terça-feira, 4 de junho de 2013
GIRO GERAL...
CAMPINA GRANDE INICIA PROGRAMAÇÃO DE SÃO JOÃO NESTA
SEXTA-FEIRA
A programação do São João de
Campina Grande inicia na próxima sexta-feira(07) com Flávio José, Dorgival
Dantas, Capilé, Biliu de Campina e Jairo Madruga. Para o evento são esperados milhares de
turistas que contarão com um esquema de segurança a altura do evento.
ROSALBA EVITA VIAGENS LONGAS PARA ROBSON NÃO ASSUMIR
Matéria publicada no jornal O
Globo no último sábado mostra as relações de conflitos ente gestores e seus
vices no Brasil. Uma dos estados citados, está o Rio Grande do Norte onde de
acordo com a reportagem Rosalba Ciarlini e Robinson Faria não tem afinidade
nenhuma e “sequer conversam”. Além disso a governadora chega a deixar de fazer
viagens longas para que o vice, Robinson não assuma o cargo momentaneamente.
“CORRUPTOS FAZEM MUITO MAL À IGREJA. SANTOS SÃO A LUZ” DIZ PAPA FRANCISCO Redação,
com Rádio Vaticano
Pecadores, corruptos e santos.
Foi sobre este trinômio que o Papa Francisco centrou sua homilia da Missa
celebrada nesta segunda-feira, 3, na Casa Santa Marta. O Santo Padre ressaltou
que os corruptos fazem muito mal à Igreja porque são adoradores de si mesmos.
Os santos, ao contrário, fazem muito bem: são a luz na Igreja.
PRESIDENTE DA PETROBRAS É A MULHER DE4 NEGÓCIOS MAIS
PODEROSA DO BRASIL
A presidente da Petrobras, Maria
das Graças Silva Foster, foi apontada pela revista americana Forbes como a
mulher mais poderosa no setor de negócios do Brasil. A executiva já havia sido
considerada a terceira mulher mais poderosa do mundo, na categoria Negócios, no
ranking internacional da publicação.
INFORMAÇÃO COMPLETAPRESIDENTE DILMA ANUNCIA INVESTIMENTOS NO RN
A presidenta Dilma Roussef participou no inicio da tarde desta segunda-feira(03), na Escola de Governo Cardeal Eugênio de Araújo Sales, no Centro Administrativo em Natal, de cerimônia em que anuncia a liberação de recursos e assina ordem de serviços que totalizam a destinação de R$ 1,6 bilhão em obras estruturantes para o Rio Grande do Norte. Na mesma ocasião, fez a entrega de 101 retroescavadeiras e 70 motoniveladoras aos 149 municípios do Estado que se encontram em estado de emergência por conta da seca.
![]() |
| Henrique, Dilma e Rosalba |
A presidenta foi recepcionada pela governadora Rosalba Ciarlini, presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, e pelo prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves. Também participam da solenidade, os ministros do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vagas, José Eduardo Cardoso, da Justiça; César Borges, dos Transportes; Garibaldi Filho, da Previdência Social; Gastão Vieira, do Turismo e Helena Chagas, da Comunicação Social.
A bancada federal do Rio Grande do Norte acompanha a programação da presidenta Dilma em Natal. Estão presentes o senador Paulo Davim e os deputados federais Fábio Faria, Fátima Rosado, João Maia, Betinho Rosado e João Maia.
Fonte: Assis Silva
segunda-feira, 3 de junho de 2013
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE TOUROS PRESTA CONTAS DOS 100 PRIMEIROS DIAS NA ADMINISTRAÇÃO NEY LEITE
Por Dione Nascimento
A
Secretaria Municipal de Educação de Touros, tendo a frente a secretária Maria do Socorro Coutinho
França, e sua equipe, traz a público os primeiros 100 dias de administração. Durante os meses de janeiro, fevereiro e
março a secretaria desempenhou um trabalho nunca feito antes em início de
gestão no município.
| Coordenadora Neide, Secretária Socorro França e Sec. Adjunto professor Chagas |
Segundo
a secretária, “muitas das escolas reformadas na administração passada, ficaram
com obras inacabadas como foi o caso de Cajueiro, Vila Assis, Boqueirão, Zabelê,
Boa Cica e outras. Na maioria delas com
infiltração, o gesso caindo e instalação elétrica que tiveram de ser totalmente
mudada. E o pior, estas escolas estão
com placas de inauguração como tenham sido reformadas até dezembro/2012”,
lamentou a secretária. Mesmo diante do
quadro negativo encontrado, podemos avaliar e dizer que realizamos o trabalho
de um 1 ano em 100 dias, graças a determinação do prefeito Ney Leite. Vejamos:
Ampliação e melhoramento
no transporte escolar;
Participação da SME na
Assembleia Cidadã;
Recuperação de 665 alunos
para rede municipal em 2013 que estavam estudando em outros municípios;
Pintura e reparos em 85%
das escolas da rede municipal;
Reposição de material
mobiliário;
Realização da Semana
Pedagógica;
Implantação e adesão do
pacto nacional de alfabetização na idade certa em parceria com governo federal
e estadual;
Formação de orientadores
de estudo em Natal;
Olimpíadas de Matemática;
Criação e ampliação de
mais um CEMEI-Centro Municipal de Alfabetização na cidade, com 160 crianças;
Pagamento de transporte
escolar em dia, além de intensificar a fiscalização do transporte;
Salas climatizadas;
Melhora na qualidade da
alimentação escolar;
Planejamento e acompanhamento
diretamente nas escolas;
Reforma do Conselho do
FUNDEB, Educação e CAI;
Criação do Forum
Municipal;
Aumento no atendimento aos
universitários com mais 1 ônibus;
Transporte para alunos de
Touros que estudam na Escola Técnica de Jundiaí;
Alunos do 9º ano são
preparados para o IFRN;
Alusão ao Programa PACTO;
Renovação dos Programas PROINF e Brasil Alfabetizado.
Segundo
Socorro França, “a equipe da secretaria
de educação está voltada para um trabalho de qualidade e não tem medido
esforços para que sejam realizados. Isto
nos surpreendeu, até porque os
educadores estavam desestimulados com a administração passada. Hoje, os educadores sentem-se acolhidos ao
chegarem a secretaria. O nosso sistema
de trabalho é cooperativo e integrado para que todos cresçam juntos. Os méritos não devem ser apenas da
secretária, do adjunto ou de coordenadores, todos colaboram com o mesmo objetivo
que é ensino-aprendizagem e trabalho em equipe”, concluiu a secretária.
A
coordenadora Neide Alves da Silva(36), lembrou que uma das maiores dificuldades
de se iniciar o ano letivo no município de Touros, foi a recuperação das
escolas que estavam sem condições de receber os alunos em virtude da estrutura
física e a falta de material que não foi encontrado. Ou seja, faltava principalmente carteiras e
quadros. A luta continua, mas, já
alcançamos 70% da meta desejada para este ano.
EMPRESÁRIO TOURENSE FARÁ PALESTRA EM NATAL
Por Dione Nascimento
Marcelo
Henrique Alecrim, presidente da
Distribuidora de Combustível ALE, estará participando da segunda edição do Fórum Empresarial do RN,
no próximo dia 11, no Teatro Riachuelo em Natal.
Duas
trajetórias de sucesso serão apresentadas pelos empresários potiguares, tendo
como palestrante e autor Jussier Ramalho. TOUROS: POPULAÇÃO DE BOA CICA AGRADECE AO PREFEITO NEY LEITE PELA ÁGUA DE QUALIDADE
Por Dione Nascimento
![]() |
| Jacy - Presidente do SAA de Touros |
Atendendo a uma reivindicação antiga dos
moradores do distrito de Boa Cica,
a Prefeitura de Touros resolveu de forma definitiva o problema da falta d´agua
no Tabuleiro.
Segundo o presidente do SAAE, Jacy Silva do Nascimento, o prefeito Ney Leite pediu que todos os esforços
fossem feitos para resolver o problema existente em Boa Cica. “Procuramos
substituir a bomba deficitária por outra mais potente, tendo-se também alongado
a encanação até o Tabuleiro, possibilitando a população água de qualidade e
resolvendo o problema da falta d´agua, existente a décadas”, disse Jacy.
COMERCIANTE DE TOUROS EXPLICA COMO MANTÉM O MESMO PREÇO HÁ 15 ANOS
Por Dione Nascimento
Comerciante há mais de 30 anos, Raimundo Felipe da Costa(58), mas conhecido por Raimundo da Lanchonete, recebeu a
repórter1501 na noite deste domingo(2), com quem teve uma conversa de
conterrâneos.
| Raimundo Felipe com Dione Nascimento |
Diante do aumento nos preços do
leite, da farinha de trigo entre outros, a repórter perguntou ao tourense
Raimundo, qual o segredo para que ele venha mantendo a 15 anos o mesmo preço do
salgadinho.
Raimundo: “Trabalho com a fé. Nunca me preocupei com quanto custa o litro
de leite, da farinha ou do produto para recheio. Fiz votos a Deus de que o seria obediente e
nunca mais trairia a minha esposa”, disse o comerciante casado com a tourense
Sônia Oliveira da Costa.
| Cantinho do Doce |
Segundo Raimundo, desde 1998
nunca mais lhe faltou o necessário. O
preço do pastel que é de R$-0,50 (cinquenta centavos), vem sendo mantido há 15
anos, com uma produção diária acima de 2 mil salgadinhos, que depende de 15
funcionários em sistema rotativos, e diga-se de passagem, o melhor da cidade.
PREFEITURA DE TOUROS INICIA CORTE DE TERRA COM AGRICULTORES DO MUNICÍPIO
Por
Dione Nascimento
O Prefeito de Touros-RN, através da Secretaria de Agricultura Municipal, e a
parceria com associações e proprietários de tratores, iniciou no dia 1º de maio
o corte de terra, nas propriedades dos agricultores cadastrados pelo programa
que visa atender a essa categoria, apesar dos números apontando para um ano
muito ruim de inverno, os agricultores não perderam as esperanças de que as
chuvas viriam a cair.
| Secretário Pachola |
O
prefeito de Touros, Ney Leite, superando as dificuldades e num gesto corajoso, atendeu
ao pedido dos agricultores e colocou a disposição 18 tratores para o corte das
terras, algo nunca visto no município.
Segundo
o secretário de agricultura Erivaldo Costa e Silva(51) - Pachola, tanto o
prefeito, quanto a secretaria teem sido parabenizados pela forma como o
processo tem sido conduzido. “O potencial é grande na área agrícola em
nosso município e o corte de terra veio para o agricultor, não importando em quem ele votou ou vai votar. Não foi fácil implantar o sistema em 4 meses
de administração, mas conseguimos”,
disse o Secretário.
O
agricultor Artur, residente em Zabelê, testemunhou que “o corte de terra está sendo muito proveitoso na sua região e que esta
campanha está sendo a melhor já vista por ele.
Como exemplo, cita o povoado de Zabelê onde 300 agricultores estão sendo
beneficiados com o corte de terra. Duas
horas de corte, totalizando 600 horas, foram autorizadas pelo prefeito Ney
Leite”, concluiu Artur.
Outras
regiões estão sendo contempladas, a Serra Verde, Chico Mendes I e II, Arribão,
Tubiba, Cajá, Boqueirão, Vila Assis, Vila Mayne, Vila Israel, Baixa do
Quinquim, todas as agrovilas e distritos estão sendo beneficiadas com a corte de
terra.
A
prefeitura em acordo com as associações, licitou 3 mil horas de corte de terra
para atender 1.500 agricultores no município que tem 75% de área agrícola, com
aproximadamente 5 mil agricultores. “Por falta de equipamento não estamos atingindo
um número maior. Temos consciência de
que é um número baixo, mas no futuro pretendemos aumentar a quantidade de corte
chegando a atingir os 100%, pois essa é uma promessa de campanha do prefeito
Ney Leite, que deseja ser cumprida”, concluiu Pachola.
domingo, 2 de junho de 2013
ESGOTAMENTO MENTAL NÃO É FRESCURA; SAIBA COMO COMBATER O PROBLEMA
Depois de andar para lá e para cá o dia inteiro, trabalhar, ir à academia, fazer compras no mercado, seu corpo está esgotado e precisa de um descanso. Seu cérebro também. Muitas vezes não nos damos conta que, após um intenso trabalho intelectual, o cérebro também fica "cansado", e também precisa de um tempo para relaxar. Ignorar essa necessidade pode causar uma série de problemas.
No mundo moderno, em que uma grande parcela da população trabalha em frente a um computador, e em que cada vez mais se exige pensamento rápido, criatividade e empreendedorismo, é muito fácil deixar o cérebro "cansado". Além disso, muitas vezes exige-se que ele trabalhe com energia total por períodos muito longos. "Podemos dizer que o excesso de demanda da química necessária para manter o corpo e a mente ativados se 'esgotam' em algum momento", alerta Sergio Klepacz, psiquiatra do Hospital Samaritano de São Paulo.
Ele explica que essa química é composta por hormônios e neurotransmissores como cortisol (um dos grandes responsáveis pela preparação do organismo para os enfrentamentos dos desafios do dia a dia e das situações de perigo) e noradrenalina (neurotransmissor responsável pela sensação de motivação e também da atenção).
"Vários estudos mostram queda nessas substâncias durante esses períodos de estafa", diz. Por isso, as consequências mais imediatas são falta de atenção, dificuldade de memória, perda de concentração, pensamento mais lento, desânimo, alterações no sono e, é claro, cansaço – excessivo e crônico.
Às vezes o cansaço é tanto que é sentido fisicamente, com dores no corpo, dores de cabeça e até problemas gastrointestinais, como gastrites e úlceras. Por isso muitos pesquisadores afirmam que o esgotamento mental pode ser até mesmo mais grave do que o físico, pois pode causar danos tanto corporais como emocionais. Outro perigo é que muitas vezes ele é ignorado; então o cansaço se acumula e as consequências se agravam.
Fonte: G1
Fonte: G1
LULA VOLTOU A SE TRATAR NO SÍRIO LIBANÊS AFIRMA COLUNISTA
![]() |
| Ex-presidenjte Lula volta ao Sírio Libanês |
O jornalista Elio Gaspari, colunista da Folha e do Globo, pode ter lançado, neste domingo, uma nova onda de boatos sobre a saúde do ex-presidente Lula.
Recentemente, num evento do jornal Valor Econômico, o próprio Lula negou que o câncer na laringe tenha voltado, após tossir enquanto discursava.
sábado, 1 de junho de 2013
FÁTIMA BEZERRA: DESEJO SER CANDIDATA AO SENADO
A deputada federal Fátima Bezerra confirma em entrevista a Tribuna do Norte, que tem interesse em ser candidata a senadora Embora afirme que o projeto prioritário, até agora, seja disputar a reeleição, ela admite que está com o nome disponível para a disputa ao Senado. Essa candidatura, revela a deputada, já foi discutida, inclusive, com a direção nacional do Partido dos Trabalhadores, fato que chegou ao conhecimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Para o pleito de 2014, ela afirma que o partido tem metas definidas: fazer três deputados estaduais, manter a vaga de deputado federal e lançar um nome ao Senado.Mas, quando o assunto é o Governo, a deputada federal é mais cautelosa. Afirma que é preciso definir o candidato, que ela não descarta ser do PT, com base em critérios de densidade eleitoral e capacidade de agregar.
Ela observa que é legítimo o vice-governador Robinson Faria se colocar na postulação ao Executivo, mas destaca que as definições ocorrerão apenas no próximo ano.
EM TOUROS, NOSSA SENHORA É COROADA EM GRANDE ESTILO
Na noite desta sexta-feira(31), a celebração solene da missa de encerramento do mês de maio, foi pelo padre Josenildo Bezerra dos Santos. Simbolicamente e no coração dos cristãos católicos a Mãe do Salvador foi coroada em grande estilo, no Santuário do Bom Jesus dos Navegantes. Veja as imagens de Dione Nascimento:
![]() |
| LEMBRANDO que neste sábado(1º de junho) Missa da Coroa as 10 horas no Santuário |
![]() |
| A Missa solene foi encerrada com a benção do Santíssimo após a coroação |
sexta-feira, 31 de maio de 2013
TOUROS: CASA DE APOIO GERALDO GONZAGA FAZ DISTRIBUIÇÃO DE PRODUTOS AGRÍCOLAS PARA FAMÍLIAS CADASTRADAS
Aproximadamente 160 pessoas estão sendo contempladas pela distribuição de
produtos agrícolas através da Casa de Apoio Geraldo Gonzaga, graças a parceria
com o PAA-Programa de Abastecimento Social.
| Distribuição de produtos na Casa de Apoio Geraldo Gonzga |
Com 8 anos de fundação a Casa de Apoio Geraldo Gonzaga, não tinha
conseguido encontrar colaboradores para dar continuidade ao seu trabalho
social. No governo Ney Leite, graças a abertura
de parcerias com as associações e ongs, esta possibilidade está se tornando
realidade e para a direção da Casa é motivo de alegria e esperança de que muito
podemos fazer.
Nesta sexta-feira(31), percebia-se a alegria das famílias contempladas
com o recebimento dos produtos. Esta distribuição acontecerá uma vez na semana e
o objetivo é contribuir para a melhoria da suplementação alimentar das famílias cadastradas.
TOUROS REALIZOU A 5ª CONFERÊNCIA DAS CIDADES
A 5ª
Conferência das Cidades aconteceu nos dias 28 e 29 em Touros, e teve o tema “Quem
muda a cidade somos nós: Reforma Urbana,
Já! e contou com a presença do prefeito Ney Leite.
![]() |
| Prefeito de Touros participando da 5ª Conferência Municipal |
Foi
discutida a importância do avanço e crescimento de Touros, mantendo e
valorizando sua identidade, a uma cidade histórica e cultural.
O
Plano Diretor foi um dos assuntos discutido para que seja adequado a
necessidade do desenvolvimento da cidade.
![]() |
| Gildenes e a secretária de Administração, Maria Aparecida com representantes de grupos |
Segundo o secretário de Articulação Política, Gildenes Raimundo dos Santos, "a 5ª Conferência foi de suma importância para o desenvolvimento e a participação da população que discute as melhorias do seu município", disse o secretário.
As prioridades apresentadas pelos cinco grupos: destinar 40% do fundo para saneamento básico; construção de casas populares; construção de
usinas em forma de consórcio na sede e distritos; duplicação da entrada da
cidade com ciclovias; construção de
meios de contenção do avanço do mar e urbanização; pavimentação; revitalização
dos rios, lagoas e mananciais; melhoria e tratamento da água; prevenção e
aparelhamento na segurança pública; modernização da estrutura administrativa; regionalização
da saúde e rede de iluminação pública.
Um dos objetivos desse encontro foi sensibilizar as cidades participantes sobre a importância das Conferências Municipais, que elegem os delegados para etapa estadual a ser realizada em setembro. Esta, por sua vez escolherá os representantes tourenses para a Conferência Nacional em Brasília, que será entre os dias 20 e 24 de novembro.
PREFEITO DE TOUROS MANTÉM EM DIA PAGAMENTO DO FUNCIONALISMO
A Prefeitura
de Touros pagou nesta quinta-feira(30), o salário do funcionalismo público
municipal referente ao mês de maio.
Segundo a secretária de finanças da Prefeitura, Miralice
Leite, o pagamento já está na conta dos servidores.
EM TOUROS FIÉIS SAEM EM PROCISSÃO NO DIA DE CORPUS CHRISTI
Em Touros, o dia de Corpus
Christi amanheceu com jovens enfeitando parte da avenida prefeito José Américo, interditada
pelo DEMUTRAN, nesta quinta-feira(30).
![]() |
| Touros: Fieis acompanham a procissão de Corpus Christi (Imagens: D. Nascimento) |
O tapete colorido por figuras
sacras foi preparado para a passagem da procissão vinda da igreja de São Pedro,
chegando ao Santuário do Bom Jesus dos Navegantes onde foi dado início a missa,
celebrada pelo padre Josenildo Bezerra dos Santos, que encerrou com exposição
do Santíssimo Sacramento, para adoração dos fiéis.
Os devotos acompanharam com o
pálio - espécie de tenda que é levado por fies no percurso em cima dos tapetes
-, com o ostensório e a hóstia consagrada, que representam o sangue e o corpo
de Cristo, fonte de vida para a Igreja.
quinta-feira, 30 de maio de 2013
CORPUS CHRISTI - O MISTÉRIO DE FÉ DA IGREJA CATÓLICA
| O Corpo de Cristo é adorado em todos os altares |
TOUROS: Jesus na Eucaristia, está sendo adorado no Santuário do Bom Jesus dos Navegantes até as 12 horas.
12 as 16 horas, na Igreja de São Pedro no conjunto Ponta do Calcanhar.
16 horas - Procissão pelas principais ruas da cidade, encerrando com celebração da Missa .
O Papa Francisco indicou duas intenções para este momento de oração que foram recordadas por Dom Fisichella.
Primeira: “Pela Igreja espalhada em todo o mundo e hoje em sinal de unidade, recolhida na Adoração da Santíssima Eucaristia”.
Segunda: “Por todos aqueles que nas diversas partes do mundo vivem no sofrimento devido às novas formas de escravidão e são vítimas de guerras, do tráfico de pessoas, do narcotráfico e do trabalho escravo; pelas crianças e mulheres que são submetidas a qualquer tipo de violência”.
SECRETARIA DE SAÚDE DE TOUROS É ELOGIADA DURANTE SESSÃO NA CÂMARA
Touros é um dos poucos municípios
do Brasil que vai ao legislativo municipal prestar contas de suas atividades
O trabalho que vem sendo
desenvolvido pela equipe a frente da Secretaria de Saúde de Touros nos últimos
cinco meses é digno de todos os elogios.
A afirmação foi feita durante a sessão
da Câmara Municipal, nesta quarta-feira, pelos vereadores Dr. Joab, Diego França,
Di Assis, professora Bel e Fernanda, sem contestação da bancada de oposição.
“Doutora Ana Tereza não é política é técnica. Trabalha com segurança e conhecimento e está
moralizando a saúde em Touros”, disse o vereador Joab, durante o pequeno
expediente.
Com a palavra a vereadora Bel ,
relatou que “dentro de 15 dias a saúde de
Touros terá uma pasta exclusiva para tratamento a portadores de glaucoma e
catarata sem os pacientes precisarem se deslocar para outros municípios. O tratamento será feito em Touros, algo nunca
feito antes. Isto, é motivo de orgulho
para a população tourense”, destacou a vereadora.
O presidente da Casa, vereador
Diego França disse que “a secretária de saúde Ana Tereza, precisa continuar a frente da saúde em Touros”.
O vereador Di Assis acrescentou
que “Ana Teresa teve a capacidade de
enfrentar os problemas mais diversos encontrados no início da administração e
superá-los com trabalho”, tendo a vereadora Fernanda complementado o assunto.
Assinar:
Postagens (Atom)





























