quinta-feira, 27 de junho de 2013

TOUROS: CASA DE APOIO GERALDO GONZAGA ADIA ARRAIÁ DA GERACINA PARA 26 DE JULHO

A diretoria da Casa de Apoio Geraldo Gonzaga e seus associados acharam por bem adiar o Arraiá da Geracina para o dia 26 de julho, véspera de Sant’Ana.  

A mudança da data vem favorecer o quadro de eventos na cidade que irá encerrar os festejos juninos de 2013, neste dia.
CÂMARA DE TOUROS ENTRA EM RECESSO
O Poder Legislativo de Touros entra em recesso a partir do dia 1º de julho até o dia 30.  Durante esse período, a câmara poderá se reunir em caráter extraordinário para apreciar e colocar em votação projetos considerados de urgência enviados pelo Executivo Municipal.

CHEIRO DE TRAIÇÃO NA POLÍTICA DE TOUROS
Os boatos são muitos na cidade de que traições estão acontecendo no âmbito político de Touros.   O pior é que, para o povo não é novidade, já era de se esperar.   Traições existem antes de Cristo vir ao mundo e por causa delas, todos pagam pelas consequências. 

PREFEITO DE TOUROS NOMEIA NOVO PROCURADOR DO MUNICÍPIO
O Diário Oficial dos Municípios trouxe nesta quarta-feira(26) a publicação do nome do novo Procurador Geral do Município de Touros.   Trata-se do Advogado Alisson Taveira Rocha Leal que foi nomeado através da Portaria de Nº 389/2013 do dia 14.

SECRETARIA DE SAÚDE DE TOUROS CAPACITARÁ AGENTES COMUNITÁRIOS
No dia 3 de julho às 13h30, no Centro de Turismo, a Secretaria de Saúde de Touros estará capacitando Agentes Comunitários de Saúde que estarão atendendo as famílias de Touros.   A capacitação ajudará o Agente a trabalhar contra a violação dos direitos do idoso.  

A DITADURA PODE ESTAR VOLTANDO
Há políticos na região do Mato Grande que está pedindo aos jornalistas para antes de publicar as matérias que trazem o seu nome ter primeiramente a sua autorização.   E agora colegas, como é que vai ficar?   A imprensa é livre ou não?

MULHER ARRANCA AS DUAS MÃOS DO MARIDO PARA ELE NÃO ASSINAR O DIVÓRCIO

A polícia de Itajaí (SC), prendeu Catarina Cândido da Costa, 33 anos, por tentativa de homicídio. Segundo os policiais, Catarina estava inconformada com o pedido de divórcio e resolveu arrancar as duas mãos do marido para ele não assinar os papéis da separação.
Presa, Catarina disse que se arrependeu em partes. “Deveria ter arrancado só a mão direita, que é a mão que ele usa pra escrever”, disse em depoimento prestado à polícia.
No Hospital, o marido revelou que não foi apenas o divórcio que provocou a atitude violenta de Catarina. “Ela não fez isso apenas para me impedir de assinar o divórcio, porque eu assino até com uma caneta na boca, mas sim porque na semana passada fui para os protestos levantando com as mãos um cartaz pedindo pena mais dura para a mulher que bate no homem, sem as mãos não terei mais como levantar o cartaz”, disse.
E a Lei Maria da Penha, aonde está?

PREFEITO DE NATAL DEVE DECRETAR CALAMIDADE NA SAÚDE

A Tribuna do Norte também destaca que o prefeito Carlos Eduardo deverá decretar na próxima semana estado de calamidade na saúde pública. A informação foi repassada ontem pelo secretário municipal de Saúde, Cipriano Maia, após retorno de reunião realizada em Brasília no Ministério da Saúde para liberação de recursos em caráter emergencial para reparos em 15 unidades de atendimento básico que estão prestes a fechar as portas. Segundo Cipriano Maia, o decreto tem o objetivo de caracterizar a urgência do pedido e garantir os recursos.


A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) precisa de R$ 3 milhões para recuperar as quinze unidades da rede que correm risco de fechar as portas. Além destas, outras 22 estão com problemas de infraestrutura. O titular da pasta, Cipriano Maia, informou que buscou justificar junto ao Ministério da Saúde que a intensificação das chuvas em Natal criou uma situação de emergência na Saúde Municipal. “Nos pediram para justificar melhor e explicaram que a situação ficaria melhor caracterizada se estivesse condicionada ao reconhecimento de situação de calamidade”, explicou o secretário.

MATERNIDADE JANUÁRIO CICCO SUSPENDE PARTOS POR FALTA DE PEDIATRAS

A Maternidade Escola Januário Cicco suspendeu, nesta quarta-feira (26), a realização de partos por falta de pediatras. De acordo com a diretora da maternidade, Maria da Guia Medeiros, a maternidade não tem pediatras para atender na sala de parto, nem o centro cirúrgico obstétrico.
Maternidade Januário Cicco

Essa situação não é novidade na Unidade, que na semana passada ficou dois dias sem pediatras. Maria da Guia afirma que a suspensão do atendimento vai acontecer cada vez que não tiver pediatra no plantão


A maternidade conta com 25 pediatras, mas o número ainda não é suficiente por causa da superlotação. A unidade realiza 800 partos por mês quando a capacidade é para 500 atendimentos.

quarta-feira, 26 de junho de 2013

FESTIVAL DE QUADRILHAS ANIMA OS FESTEJOS JUNINOS EM TOUROS-RN

Os festejos juninos em Touros estão a todo vapor e a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Turismo, vai realizar a 6ª edição do Festival de Quadrilhas “Vitalina Bota Pó”, nos próximos dias 26 e 27, as 19 horas, na quadra de esportes da Escola Junqueira Ayres.
Na quadra os preparativos para o Festival

Para resgatar a cultura nordestina no município,  a Prefeitura de Touros realiza um grande “Arraiá” com direito a forró pé de serra, trio de sanfoneiros, comidas típicas e disputa de quadrilhas juninas.   Todos estão convidados a “arrastar o chinelo” no salão.    Prepare o chapéu de palha, o vestido de chita e capricha na maquiagem porque a festa promete ser animada e a competição bastante “arretada”.

A competição vai premiar os três primeiros lugares nas categorias:  Tradicional e Estilizada. Quadrilhas dos municípios de Pureza, São Paulo do Potengi, Ceará Mirim, Extremoz, Lajes, Parazinho e Natal já confirmaram presença na disputa.    A premiação é patrocínio da iniciativa privada de Touros, onde o primeiro lugar de cada categoria receberá R$ 3 mil, o segundo R$ 2 mil e o terceiro R$ 1 mil reais.   Touros participará da disputa apenas na categoria estilizada com as quadrilhas “Explosão de Cores” e “Tradição Junina”. 

Para a competição serão analisados itens importantes como: animação, coreografia, alinhamento, entrada e saída do Arraial, alegorias e adereços, figurino, repertório musical e melhor marcador.   A equipe julgadora é composta de profissionais de outros municípios com experiência neste tipo de festival.
Assessoria

BANCÁRIOS PROTESTARAM CONTRA O DEPUTADO JOSÉ ADÉCIO EM FRENTE A AL
O ato foi do Sindicato dos Bancários, em frente à Assembleia Legislativa, contra a “truculência” do deputado José Adécio (DEM)”, que humilhou um funcionário da agência do Banco do Brasil na Assembleia Legislativa, na última terça (18).

Humilhação tal, com palavras ameaçadoras, como “vou acabar com a sua vida”, que o funcionário ficou dois dias de licença e entrou com pedido de transferência para outra agência. Ele estava tirando férias de outro e ficou transtornado com atitude do democrata.

FÁTIMA BEZERRA COMEMORANDO VITÓRIAS NO SEU TWITTER
A educação Brasileira agradece!   Viva a democracia.   Viva ao Povo Brasileiro!”RT   Hj foi Dez!!!!   CLICK AQUI

PELO SINAL DA SANTA CRUZ...
Dizem as más línguas que em Touros tem gente fazendo pacto com o “capirote” e até bebe sangue de bode para obter sucesso no que faz.
No entanto, no centro de macumba na hora do despacho, quase volta para Touros sem uma das pernas.   Esse é o presente de quem vive desejando mal as pessoas e levando a sua alma para o infer...  SANGUE DE CRISTO TEM PODER!

JÁ DIZIAM MEUS AVÓS:  A VOZ DO POVO É A VOZ DE DEUS
Nunca vi tanto político com medo do povo.  Só que tem um porém:   não é para ter medo, é para respeitar o povo.  Pode bater palmas, que é hora de comemorar, estar só começando.  Já ganhamos a PEC37 e os ROYALTIES

SERÁ QUE O PREFEITO VAI ESTAR HOJE NA CÂMARA?
Hoje é dia de sessão na Câmara.   Será que o prefeito de Touros vai estar por lá?  Já virou rotina, nem precisa os vereadores chamar.   Todos falam que a Câmara nunca esteve tão bem frequentada pelo povo.  Também, o prefeito Ney Leite só vive lá esclarecendo os fatos para que não haja dúvidas.  Há, mas que o povo está gostando, está.

CÂMARA APROVA ROYALTIES DO PETRÓLEO PARA EDUCAÇÃO E SAÚDE

A presidente Dilma Rousseff queria 100% dos royalties do Pré-Sal para a Educação.
Mas os deputados, sempre tão gentis, foram mais além:  incluíram a saúde.


E aprovaram, à meia-noite, 75% dos royalties para Educação e 25% para a Saúde.

PEC 37 É VOTADA E REJEITADA NA CÂMARA DOS DEPUTADOS

BRASÍLIA — Sob pressão das manifestações de rua, a Câmara dos Deputados rejeitou nesta terça-feira à noite a proposta de emenda constitucional que restringia o poder de investigação do Ministério Público. Numa reviravolta do cenário político, em que partidos até então favoráveis à medida mudaram de posição, 430 deputados votaram contra a PEC 37. Apenas nove foram a favor, e dois se abstiveram.
— Está derrotada a proposta de emenda constitucional por quase unanimidade desta casa. Vai para o arquivo! — anunciou o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN).


DELFIM NETTO DIZ NÃO SE ARREPENDER DE TER ASSINADO O AI-5

Na reunião, Delfim disse não se arrepender de ter assinado, em 1968, o Ato Institucional Nº5, que extinguiu direitos civis e agravou a repressão no país.
Delfim Netto

Pelo visto tem muita gente com saudade da "chibata".   Vejam a cara cínica desse louco. 

terça-feira, 25 de junho de 2013

TOUROS FOI REPRESENTADA POR 25 DELEGADOS NO COIME/2013

Na última sexta-feira(21), a Secretaria de Educação de Touros participou da Conferência Intermunicipal de Educação do Rio Grande do Norte, que foi realizada no Hotel Pirâmide em Natal.
Além das autoridades do Estado em educação, também se fizeram presente a deputada federal Fátima Bezerra e o deputado estadual Fernando Mineiro.

A secretaria de educação de Touros, teve uma considerável representação com 25 delegados, tendo a frente Maria do Socorro Coutinho França, secretária do município, entre outros eleitos nas conferências municipais, além de professores, secretários de educação, gestores e demais representações da sociedade.
Touros e seus 25 Delegados durante a COIME/2013
Foram avaliados documentos que antecedem o CONAE, cujas contribuições serão objeto de deliberação, garantindo as diretrizes da formulação e materialização de políticas de Estado, sobretudo na construção de um PNE e de suas políticas, programas e ações que fornecerão as bases para criação e consolidação do Sistema Nacional de Educação. 




JOAQUIM BARBOSA DEFENDE REDUÇÃO DO PODER DOS PARTIDOS POLÍTICOS E DIZ QUE O POVO SE CANÇOU DOS "CONCHAVOS"

Destaque d'O Globo... O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, defendeu o voto distrital e o “recall” para políticos nesta terça-feira. A proposta é que os eleitores fiscalizem os atos dos eleitos para ocupar cargos públicos. Caso as autoridades não estejam fazendo jus aos mandatos, a sociedade teria o direito de expulsar o político do cargo e eleger novo ocupante. O ministro deu a declaração em entrevista concedida após reunião com a presidente Dilma Rousseff, a quem sugeriu propostas para resolver o que chama de “crise grave de representação política” no país. Embora não tenha exposto o “recall” à presidente, ele aproveitou a ocasião para criticar os partidos políticos brasileiros.

- Não falei para a presidente, mas sou inteiramente favorável, acho que seria medida adequada à nossa realidade, adotar a possibilidade do recall. O que é o recall? A pessoa é eleita, claramente identificada como eleita, havendo a possibilidade de o mandato ser revogado por quem a elegeu, ou seja, os próprios eleitores. Medida como essa tem o efeito muito claro de criar uma identificação entre o eleito e eleitorado, impor ao eleito responsabilidade para com quem o elegeu. (Isso) falta ao sistema político brasileiro, especialmente na representação dos órgãos legislativos - afirmou.


OSVALDO CRUZ E RAFAEL GODEIRO TEM BENS BLOQUEADOS PELO STJ

Os desembargadores do Tribunal de Justiça Osvaldo Cruz e Rafael Godeiro, aposentado desde fevereiro, estão com todos os seus bens bloqueados. A ordem judicial partiu do Superior Tribunal de Justiça (STJ), onde a dupla responde a uma ação penal por peculato (crime praticado por funcionário público contra a administração em geral). Em virtude do processo correr em segredo de Justiça não foi possível listar os bens confiscados.
O processo diz respeito às suspeitas de participação deles nos desvios feitos na Divisão de Precatórios do TJ-RN - durante o período em que presidiram a instituição - e Carla Ubarana comandou o setor. Ela foi condenada, junto com o esposo George Leal, a mais de dez anos de prisão por conta do desvio de, pelo menos, R$ 14 milhões.A carta de ordem com a decisão de bloqueio dos bens foi emitida pelo ministro Napoleão Nunes Maia Filho no mês passado e já foi recebida pelo TJ-RN. Nunes é o relator do processo que corre em segredo de justiça no STJ.
Fonte: Novo Jornal

MISS MUNDO RIO GRANDE DO NORTE 2013 FAZ ANIVERSÁRIO HOJE(25) E É PARABENIZADA PELOS TOURENSES

Hoje é dia de cantar parabéns para a querida Miss Mundo Rio Grande do Norte 2013, Heloísa Campos. No auge da sua carreira, Heloísa completa 23 anos, nesta terça-feira(25) e recebe dos familiares e amigos o carinho e votos de sucesso com saúde e muitas realizações.   De forma particular o carinho e parabéns do prefeito Ney Leite e todo o seu secretariado.   
Heloísa receba o carinho da família Touros1501
Heloísa, que viveu a sua adolescência em Touros, tem laços afetivos neste chão onde residem seus pais Cosme Francisco e Maria José, além de ser admirada e querida pelo povo tourense.

TOUROS AMANHECE FESTEJANDO SÃO JOÃO COM FORRÓ E MUITA CHUVA

Com a realização da 103ª noite das Bandeirinhas, o povo de Touros amanheceu esta segunda-feira ao toque da sanfona, pandeiro, zabumba e triângulo, no rítimo do xote, forró pé de serra, baião e até valsa.     
Geralda Moura a fiel pastora conduz o estandarte de São João
Mesmo com o tempo chuvoso a cidade não parou, e só as 2 da madrugada foi que a Bandeirinha fez a sua saudação ao anfitrião da festa São João Batista.   Na voz da fiel pastora, tipicamente vestida, Geralda Moura, São João foi louvado com suas respectivas cantigas, sendo saudado com palmas e viva São João!  no Clube de Idosos Maria do Carmo Ribeiro que reuniu a comunidade nesta véspera de São João para celebrar os festejos juninos.
“Viva São Joao cercado de flor, até para o ano se nós viva for”.
E todos cantam parabéns para Geralda Moura que completa 78 anos
No Clube Tereza Penha de Souza, a bandeirinha tradicional teve desfalque das pastoras que não compareceram em número desejado, terminado à 23h30, após a saudação ao santo, primo de Jesus e filho de Izabel.    Ambas não saíram para o banho tradicional em virtude da chuva que caiu durante a tardinha se estendendo até a madrugada.  Mas, nem a chuva parou o forró.  Veja nas imagens de Dione Nascimento:


















JOÃO CÂMARA SE PREPARA PARA RECEBER A VI FEIRA DE NEGÓCIOS DO MATO GRANDE E LITORAL NORTE

Nildinha Freitas, coordenadora (Foto:Marco Montoril)
A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico-SEDEC e a Câmara De Dirigentes Lojistas – CDL – João Câmara, estão nos preparativos finais para a realização da VI Feira de Negócios do Mato Grande e Litoral Norte, que acontece nos dias 27, 28 e 29 deste mês na praça Monsenhor Freitas.
Segundo Nildinha Freitas, coordenadora da Feira em João Câmara, foram vendidos 83 estandes, um pouco mais que a feira do ano passado. Ela disse ainda que está sendo esperado também um público maior e um volume também superior em negócios.
A estrutura do evento já começou a ser montada desde a semana passada e a empresa garante que até quinta-feira(27), tudo estará pronto para abertura da Feira.
Fonte:  Assis Silva