sexta-feira, 9 de agosto de 2013

PREFEITURA DE TOUROS E EXÉRCITO REALIZARÃO AÇÃO CÍVICO-SOCIAL

Major Fábio, major Josiane e seu auxiliar Silva Gomes
Atendimentos médicos e odontológicos em diversas áreas. Palestras educacionais e preventivas. Jogos e atividades de lazer e cultura.  Estas e outras ações serão desenvolvidas graças a uma parceria entre a prefeitura de Touros e o Exército Brasileiro nos próximos dias 16 e 17, das 8h às 17h, na avenida Vinte e Sete de Março (em frente ao Hospital da cidade).

Serviços disponibilizados

A Ação Cívico-Social de Touros irá oferecer atendimento médico-odontológico, palestra sobre escovação, tendo a frente profissionais do Hospital de Guarnição de Natal em parceria com as Secretarias Municipal de Saúde e Educação.   Além disso, serão desenvolvidas atividades de recreação e palestra sobre DST;  apresentação da Banda de Música do Exército;  serviço militar, de identificação civil, de cartório ao cidadão, e atividades do sistema ‘S’.

Segundo o major Fábio, “além do atendimento médico, laboratorial, odontológico, serviço de farmácia e enfermagem, também, em paralelo, teremos apresentações culturais.  É muito importante que  jovens com 17 anos e 6 meses de idade, que não se apresentou, compareça para regularizar a sua situação militar em razão de que qualquer situação que ele necessite para concurso ou emprego, sem essa regularização não vai ser possível.  Esses jovens deverão comparecer na sexta-feira(16) para que recebam o documento no dia seguinte”,  concluiu o major.

A ação é feita uma vez ao ano, sempre em municípios do estado ou bairros da capital, em comemoração ao aniversário do Hospital de Guarnição de Natal que completará este ano seu 60º aniversário, no próximo dia quinze.

Publicidade

TOUROS FESTEJARÁ FERIADÃO DE SETEMBRO COM SIRANO & SIRINO


APOSENTADOS RECEBERÃO 13º SALÁRIO A PARTIR DO DIA 26

O Ministério da Previdência Social informou nesta terça-feira (6) que a antecipação da primeira parcela do décimo terceiro salário de aposentados e pensionistas, que começará a ser paga no dia 26 de agosto próximo, representará uma injeção extra de mais de R$ 12 bilhões na economia. O pagamento se estenderá até o dia 6 de setembro.

"Serão contemplados com a antecipação 26.530.647 benefícios em todo o Brasil, levando-se em consideração os benefícios pagos em julho. O extrato mensal de pagamento estará disponível para consultas na página do Ministério da Previdência Social na internet e nos terminais de autoatendimento da rede bancária a partir do dia 19 de agosto", informou o ministério.

Publicidade

EM TOUROS ARENA FOLIA SERÁ REABERTA COM FLÁVIO & PIZADA QUENTE


APAE DE TOUROS COMEMORA 30 ANOS DA INSTITUIÇÃO


MISS RN 2013 É DE PARNAMIRIN E A MISS TOUROS É A MAIS VOTADA PELOS INTERNAUTAS

A candidata de Parnamirim, Cristina Alves, foi escolhida como a Miss Rio Grande do Norte de 2013.   A advogada de 24 anos foi a escolhida entre 25 candidatas que disputaram o título na cerimônia no Vila Hall, na Via Costeira, na noite dessa quinta-feira (9).     

Próxima etapa será a nacional, que acontecerá em Belo Horizonte (MG), no mês de setembro.
A Miss Touros não ficou pra traz, foi a mais bem votada pelos internautas, contagiando os olhos dos que estavam aguardando o resultado final numa bela noite de glamour.

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

PELÉ VISITA O MUNICÍPIO DE TOUROS EM COMPANHIA DO EX-PREFEITO CARLÃO

Pelé visita Touros em companhia do ex-prefeito Carlão
Um grupo de pescadores estavam batendo aquela velha "Pelada" nesta última semana, na comunidade de Lagoa do Sal, zona rural de Touros/RN, quando foram surpresos pelo o Rei Pelé. O Rei, passava em seu carro, quando humildemente foi ao encontro dos amadores. Todos ficaram felizes com a presença do grande ídolo.

As visitas de "Pelé" a essa Região vem se tornando frequente, pois se comenta que o mesmo é proprietário de terras em Touros/RN.
Fonte: Blog Folha de Pedra Grande/RN (texto adaptado)

UNIDADE MÓVEL DA FUNASA CHEGA EM TOUROS PARA ANÁLISE DA ÁGUA

Presidente do SAAE-Jacy Nascimento com o prefeito Ney Leite 
A Unidade Móvel de Controle da Qualidade da Água (UMCQA) encaminhada pela Superintendência Estadual da FUNASA no Rio Grande do Norte(SUEST/RN), chegou ao município de Touros, nesta quarta-feira(7), com o objetivo de realizar análises da água de todos os poços da área urbana que serão utilizados para abastecimento.

O presidente do SAAE, Jacy Silva do Nascimento, relatou a visita da FUNASA que é de suma importância para o município, visto que é uma preocupação do prefeito Ney Leite.  “Esse é um dos compromissos de campanha da atual gestão, de que Touros tenha água de boa qualidade. E, para que isso se concretize o SAAE uniu-se a FUNASA através de convênio, que ao meu ver, não existe melhor caminho para atingir o nosso objetivo que é ter água de qualidade para a população”, concluiu Jacy.  

Jacy e Ney com os ténicos da FUNASA
Cabe aos técnicos fazerem análises físico-químicas e bacteriológicas da água de Touros, que segundo Isaura Amália de Medeiros Azevedo, farmacêutica bioquímica da FUNASA, responsável pelo controle e qualidade da água “primeiro será feito um levantamento das águas que são levadas diretamente para os poços, inclusive comparando os que tem e os que não tem cloração.  Em seguida, será analisada a água de pontos da cidade como escolas, hospital e coletar a água para ver como estar chegando na ponta da rede para descobrir se é de qualidade”, relatou a farmacêutica.

Atualmente, Touros tem 11 poços, que serão devidamente analisados pela equipe da FUNASA que entregarão um laudo ao SAAE e a Prefeitura.

Para o prefeito Ney Leite, “é importante saber se a água consumida em Touros é realmente de qualidade.  Até porque, muitas das regiões do município tem água salobra que ocasiona doenças de hipertensão, entre outras.  A responsabilidade com a saúde tanto é do prefeito, quanto da sociedade, a começar pelo abastecimento da água, e nada melhor do que um estudo para mostrar a nossa realidade”,  concluiu o prefeito.

Essa está sendo a primeira atuação da UMCQA em Touros, atendendo ao SAAE-Serviço Autônomo de Água e Esgoto, na pessoa do presidente Jacy Silva do Nascimento, que ao constatar que os poços não eram limpos há mais de 30 anos, preocupou-se em realizar a análise da água o mais breve possível, tendo total apoio do prefeito municipal.


PM QUE TERIA SIDO MORTA POR FILHO FEZ DENÚNCIA CONTRA COLEGAS DE TRABALHO

O coronel Wagner Dimas, comandante do 18º Batalhão da Polícia Militar, afirmou que a cabo da PM Andreia Regina Pesseghini, encontrada morta junto com a família, havia denunciado colegas de trabalho que estariam envolvidos com roubos a caixas eletrônicos. A informação foi confirmada durante entrevista à Rádio Bandeirantes, nesta quarta-feira (7).
O corpo da mulher foi encontrado dentro de sua casa na Brasilândia, zona norte de São Paulo, na segunda-feira (5). Além dela, os corpos do marido, do filho e de mais duas familiares também foram achados com tiros. O filho é apontado como principal suspeito do crime.
Durante a entrevista, Dimas afirmou que a investigação não chegou a uma conclusão e nenhum policial foi preso. Alguns agentes, porém, foram transferidos. O comandante negou ainda que a cabo já tivesse relatado qualquer tipo de ameaça e disse que as denúncias contra os colegas eram sigilosas.
O coronel disse ainda não "estar convencido" na versão apresentada até agora pela polícia de que o filho tenha matado toda a família e depois se suicidado. Ele não descartou a possibilidade do crime estar relacionado com a denúncia feita pela policial.
Fonte: Com informações do r7.com

ESCOTEIRO É EXEMPLO PARA JOVENS DE TOUROS

Mais que lazer e jogos, o escotismo tem como um dos principais objetivos, auxiliar na formação do caráter dos jovens.   Presente em mais de 216 países, e com mais de 28 milhões de meninos e meninas fazendo parte de grupos, o escotismo é o maior movimento de jovens do mundo.
Paulo Henrique acompanhado do seu pai Paulo Ernesto
Em Touros, temos o exemplo de Paulo Henrique dos Santos Nascimento, 17 anos, estudante, que faz parte do Grupo de Escoteiros Gaspar de Lemos à 8 anos.   Procurado pelo portal “touros1501”, Paulinho disse que “no movimento de escoteiro aprendi a ser disciplinado, honrar meus pais, respeitar e obedecer.  O meu recado para os jovens e crianças é que não percam essa oportunidade, ingressem num grupo de escoteiros, pois esse é o melhor caminho para afastar os jovens das drogas e da bebida”, concluiu o vencedor de inúmeras modalidades esportivas dentro do escotismo.

Paulo Ernesto do Nascimento, funcionário público do INCRA, acrescentou:  “meu filho é motivo de orgulho e exemplo para mim e todos da família”,  declarou o pai do Paulinho.

Os escoteiros de Touros reúnem-se todos os sábados as 14 horas, por traz do Clube de Mães Tereza Penha.

O escotismo é um caminho seguro para afastar os jovens das drogas e  reduzir a violência e a criminalidade.   Governantes, pensem nisso!

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

ASSEMBLEIA DE DEUS DE TOUROS REALIZA CULTO DA RESTAURAÇÃO EM PREPARAÇÃO AOS SEUS 50 ANOS DE FUNDAÇÃO

Reunidos nesta quarta-feira(7), a Igreja Evangélica Assembleia de Deus, realizou durante toda manhã, tarde e noite, o 1º Culto da Restauração do mês de agosto.  

Na coordenação do Pastor Josino Maciel, a congregação recebe os fiéis para momentos de curas, milagres e louvor.    
Segundo a irmã Maria de Fátima Coutinho, a Assembleia de Deus está se preparando para a comemoração dos seus 50 anos de fundação em Touros, que será no próximo dia 31 deste mês, quando haverá uma grande celebração.


Em todas as oportunidades os evangélicos lançam o convite de aceitação do evangelho e os interessados levantam as mãos para aceitar a religiosidade cristã.
Publicidade

TOUROS SERÁ REPRESENTADA POR BRUNA NOGUEIRA NO MISS RN


CLIQUE AQUI e VOTE
Faltando apenas um dia para a realização do concurso que irá eleger a mulher mais bela do Estado, o portal “touros1501” indica a candidata BRUNA NOGUEIRA, 22 anos, 1.74m de altura, 49 quilos, modelo e estudante de odontologia, natural de Touros, que concorrerá ao título de Miss Rio Grande do Norte 2013 com mais 24 candidatas.

Nesta noite de quinta-feira(8), no palco do Villa Hall, na Via Costeira, Bruna Nogueira estará concorrendo a faixa e a coroa que representará o Estado do RN.   Para votar na representante de Touros basta clicar na foto e informar o código e clicar em “enviar voto”.

terça-feira, 6 de agosto de 2013

PREFEITURA REALIZA ATO CÍVICO PARA CELEBRAR 512 ANOS DO MARCO DE TOUROS

Primeiro e mais antigo monumento histórico do Brasil, trazido pelos portugueses na expedição de Gaspar de Lemos, já foi considerado símbolo milagroso
O mais antigo padrão colonial do Brasil foi chantado em território brasileiro (praia de Ubranduba, Touros, RN) no dia 7 de agosto de 1501
A Prefeitura de Touros, por meio da Secretaria de Turismo, irá realizar nesta quarta-feira (7), às 9h, no Centro de Turismo, um ato cívico em comemoração aos 512 anos da chegada do Marco de Touros, na chamada Praia do Marco. Durante o evento, será lido um breve histórico sobre o símbolo mais antigo do país, trazido na expedição comandada por Gaspar de Lemos.

A programação contará também com a apresentação da Banda de Música de Touros e execução do hino do município. “Todos estão convidados a participar do evento que resgata, não só a história de Touros, mas a história da descoberta do nosso país”, disse o secretário de Turismo, Habib Chalita.

Desde 1975, o Marco de Touros foi encaminhado a Fortaleza dos Reis Magos em Natal, por iniciativa do Patrimônio Histórico do Rio Grande do Norte, onde está exposto aos visitantes.   Na época, houve uma forte resistência da população na retirada do Marco do local original para o Forte.   Muitos temiam que o símbolo fosse destruído ou sofresse algum dano.

Em Touros, é possível conhecer um pouco mais sobre a história deste símbolo no Museu de Touros, onde há uma réplica e documentos históricos que detalham a chegada do Marco.

Chegada do Marco
Quando os portugueses chegaram ao Brasil em 1501, na expedição de Gaspar de Lemos, deixaram um marco colonial na praia do Marco, tomando posse da terra para Portugal. Essa pedra, mais conhecida como Marco de Touros, é considerada o monumento mais antigo do Brasil. Por possuir em suas faces a Cruz da Ordem dos Cavaleiros de Cristo, o Marco passou a ser considerado como sagrado. Os moradores raspavam a pedra de puro mármore para fazer chá, segundo a crença, curava doenças.

Fonte: Assessoria de Imprensa

AGENTES E ESCRIVÃES DA POLÍCIA CIVIL DECIDEM ENTRAR EM GREVE

Os agentes e escrivães da Polícia Civil decidiram entrar em greve por tempo indeterminado.   A decisão foi tomada em assembleia na noite dessa segunda-feira(5) na sede do Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança Pública do RN (SINPOL-RN). Os trabalhadores paralisarão as atividades já a partir de hoje(6).
As reivindicações são diversas: nomeação de concursados, mudança na carga horária, modernização da polícia, plano de cargos e implantação de carreira única, além de aprovação do estatuto do Instituto Técnico-Científico do de Polícia do RN (ITEP).

Publicidade 

SPORT DE TOUROS É O CAMPEÃO DA I COPA DE FUTEBOL NIVALDO LEITE

Sport Futebol Clube de Touros é o campeão da I Copa de Fut. Nivaldo Leite
Prefeito Ney acompanhado de sua mãe Evani, entregam troféu ao jogador Adenis do Sport 
Miramar Futebol Clube
A I Copa de Futebol Nivaldo Leite terminou neste domingo(4), com quatro equipes participando da final que foi disputada pelo:  Sport x São Paulo(juvenil) e no principal, Sport x Miramar.

As 14 horas iniciou-se a partida juvenil
O trio de árbitro:  Sérgio Carlinhos e Pedrinho
entre Sport x São Paulo, que no decorrer do tempo normal o resultado ficou em 2 x 1, com gols de Luiz Joaquim e Rogério do Sport, e Leandro do São Paulo, com o Sport campeão juvenil.
  

O resultado final com a equipe principal deu à equipe do Sport o título de Campeão da Copa Nivaldo Leite.  Com o resultado de 2 x 0 para o Sport, com gols de Suedson e Adenis.
São Paulo Futebol Clube

Na cerimônia de entrega o prefeito Ney Leite, acompanhado de sua genitora Evani Leite, viúva do homenageado, fizeram entrega da premiação e os troféus de primeiro e segundo lugar das equipes juvenil e principal da copa.


Sport Futebol Clube (Juvenil)
O Prefeito disse que “o esporte é o caminho que leva crianças, jovens e adultos para a integração social, eleva o estima e faz bem pra saúde. Parabenizou a todos que participaram do campeonato e disse que vitorioso é aquele que compete independente do resultado final”, finalizou Ney Leite.

Comentário do Blog:  Segundo informação do coordenador de esportes do município, Juliano Pereira, esta Copa foi realizada a pedido dos atletas como preparação para a Copa oficial que terá início em setembro.

Público prestigiou o evento (Imagens: Francisco de Assis)

FAMÍLIA DE LINDONOR PATRIOTA DO NASCIMENTO SE REUNE EM TOUROS PARA LEMBRAR 1 ANO DE SUA MORTE

A familia do tabelião, escritor e historiador tourense Lindonor Patriota do Nascimento, lembraram um ano de sua morte com uma missa no Santuário do Bom Jesus dos Navegantes, no último sábado(3), as 17 horas.   
"Ama e faz o que queres.  Se calares, calaras com amor;  Se gritares, gritarás com amor;
Se corrigires, corrigirás com amor;  Se perdoares, perdoarás com amor.
Se tiveres o amor enraizado em ti, nenhuma coisa se não o amor serão os teus frutos".
(Santo Agostinho)
Além dos familiares, amigos se fizeram presente na celebração.   Lindonor, faleceu em 29 de julho de 2012, deixando viúva Terezinha Machado do Nascimento com quem constituiu família e tiveram os filho Carlos Rogério, Tereza Neuma, Ana, Gorete, Carla, Adriana, Roberta, Lindonor Júnior, Alexandre e Julinho.   Netos, bisnetos e tataranetos estavam presente na celebração e vestiam camiseta branca com a foto de Lindonor e levavam uma rosa branca na procissão de entrada da missa que foi celebrada pelo padre Josenildo Bezerra dos Santos.












SAAE DE TOUROS ESTUDA PROCEDIMENTO DE PAGAMENTO DE USUÁRIO EM BANCO

O presidente do SAAE de Touros, Jacy Silva do Nascimento, recebeu na última sexta-feira(2), a visita do prefeito da cidade Ney Leite que foi acompanhado da Secretária de Finanças, Miralice Leite, para estudarem a forma de instaurar procedimento administrativo para credenciar bancos à procederem recebimento das contas de água e esgoto da autarquia.
Prefeito Ney Leite, Presidente do SAAE Jacy, Tesoureira Miralice e demais funcionários do SAAE
Durante a reunião todos os funcionários foram ouvidos e participaram de forma democrática, com sugestões para a realização do feito.  O prefeito Ney Leite disse que “esta é a melhor forma de fazer um trabalho transparente e seguro para a autarquia e para a população.  Qualquer usuário poderá pagar o seu débito junto ao SAAE aonde estiver, sem precisar deslocar-se até Touros, mantendo as suas contas em dia e sem burocracia”, disse o prefeito.


O presidente do órgão que desde o início da administração vem estudando essa possibilidade disse que “diante de tanta insegurança, não existe método melhor do que o usuário pagar o seu débito em banco.   O processo administrativo já está em andamento para que as medidas sejam definidas e entregue em mãos, às instituições financeiras.  Será bom para o SAAE e para a população”, concluiu Jacy.

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

TOUROS É ALERTADO PELA MARINHA DE POSSÍVEIS ONDAS GIGANTES ATÉ QUARTA-FEIRA(7)

A Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos, divulgou nesta segunda-feira (25) um Aviso de Ressaca aos navegantes do litoral do Rio Grande do Norte. Na área oceânica entre as cidades de Aracajú (SE) e Touros (RN), a partir das 21h de hoje até às 9h da próxima quarta-feira (7), a previsão são de ondas gigantes que variam de 2,5 a três metros de altura.

A recomendação é de que as embarcações de pequeno porte evitem navegar no mar nestes dias e que as demais redobrem a atenção quanto ao material de salvatagem, estado geral dos motores e casco, bomba de esgoto do porão, equipamentos de rádio e demais itens de segurança.


Mais informações sobre as previsões meteorológicas da Capitania dos Portos podem ser obtidas no site do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM).

Publicidade

ARQUIDIOCESE DE NATAL PROMOVERÁ SEMINÁRIO DE ESTUDOS

Pe. Edvaldo Brito - Coordenador
A Comissão Missionária da Arquidiocese promoverá seminário de estudos, como o tema "Comunidade de Comunidades: paróquias missionárias", dia 31 de agosto, das 8 às 16 horas, no auditório do SESC Centro - Cidade Alta, em Natal. O seminário se destina, especialmente, aos membros dos conselhos pastorais e missionários das paróquias, da infância, juventude e famílias missionárias e coordenadores diocesanos de pastorais, serviços e movimentos. O assessor será o Pe. Jaime Patias, das Pontifícias Obras Missionárias, de Brasília.

As inscrições podem ser feitas na sala da coordenação de pastoral, situada no subsolo da Catedral Metropolitana, das 8 às 11h30 e das 14 às 16 horas, de segunda a sexta-feira. Cada pessoa pagará uma taxa de R$ 20,00, que dará direito a uma camiseta e ao almoço. "Esse seminário contempla uma das ações da Urgência Um, do Plano Pastoral Arquidiocesano, que pede a formação de uma consciência Missionária, priorizando, sobretudo, a formação dos leigos engajados", afirma Pe. Edvaldo Brito, coordenador da Comissão Missionária.

Fonte:  Arquidiocese de Natal