segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Grupo Escoteiro Gaspar de Lemos festeja 30 anos


Família de Mons. Penha recebe homenagem
Monsenhor Penha

O Grupo Escoteiro Gaspar de Lemos, de Touros, comemorou seus 30 anos de fundação, neste domingo(05), na presença do presidente dos escoteiros do Rio Grande do Norte, Carlos Pinto, que se fez presente, a celebração da missa, realizada na matriz do Bom Jesus dos Navegantes às 19:30 horas.

Fundado no dia 5 de agosto de 1982, pelo monsenhor João Penha de Souza Filho, que foi homenageado com um diploma de Honra ao Mérito, entregue a Carlos Penha, que representou a família.

Na imagem ao lado, Monsenhor Penha, quando condecorado pelo escotismo do Rio Grande do Norte, entregue pela governadora Wilma de Farias.
Carlos Pinto, Carlos Penha e Juscelino
O Grupo Escoteiro Gaspar de Lemos, recebeu este nome em referência ao comandante da expedição da esquadra portuguesa que foi enviada pelo rei de Portugal, desembarcando em Touros em 1501.    O grupo funciona atualmente com mais de 100 componentes, tendo como presidente Juscelino Kubitschek, e assessor administrativo Miguel Neto.

Diretoria do Escotismo no RN, com Pe. Josenildo
Diante do Fogo de Conselho foram apresentadas dinâmicas, danças, brincadeiras e discursos lembrando o legado do seu fundador, que faleceu aos 84 anos, em Natal, no dia 17 de janeiro de 2011.  
 
A comemoração foi encerrada com uma grande recepção no Centro Pastoral João Paulo II, ao lado da matriz de Touros.
Grupo Escoteiro Gaspar de Lemos (30 ANOS) - Touros-RN

DIONE NASCIMENTO - repórter1501

sábado, 4 de agosto de 2012

Candidata do PPS mobiliza a cidade de Touros com seus colerigionários

Ministro Garibaldi prestigiou o arrastão 23 neste sábado(04)

Como estava previsto, a coligação "Touros seguindo em frente" iniciou a sua caminha com uma grande carreata, que só chegou ao palanque às 22 horas.  Os candidatos vieram em carro aberto acenando para o povo que acomnpanhava pelas ruas.    No discurso Luciana mostrou as obras já realizadas, ao lado da vice Tetê de Cajueiro, lideranças do município e do deputado Walter Alves, senador Paulo Davin e Ministro Garibaldi Filho.
Veja nas imagens de Dione Nascimento:
Candidatos em carro aberto
Antônio Câmara fala ao povo

Homenagens a Lindonor na Missa de 7º Dia

Uma família saudosa abraçando o seu povo
Padres Luiz e Josenildo



Com a presidência da celebração a cargo do padre Josenildo Bezerra dos Santos, concelebrada por padre Luiz, a matriz do Bom Jesus dos Navegantes, recebeu nesta manhã de sábado(04), os familiares, amigos, afilhados, comadres, compadres e autoridades, que vieram para se solidarizar com a família, na missa de Sétimo Dia, de Lindonor Patriota do Nascimento, falecido no dia 29 de julho, em Natal, e sepultado em Touros, terra onde nasceu no dia 27 de novembro de 1929.


Henrique(genro), os filhos Tereza, Carla e Carlinhos



Durante o momento de Ação de Graças usaram da palavra sua afilhada Dione Maria do Nascimento, Heriberto Machado, sua nora, médica Celimá Silva do Nascimento, que em nome da família, fez a leitura de uma mensagem,  leia na íntegra.
Robson(genro), Gorete(filha e netos
Lindonor Patriota do Nascimento casou aos 21 anos com Terezinha Machado, que tinha apenas 15 anos de idade.  Estiveram casados por 61 anos e cumpriu o compromisso perante o Bom Jesus dos Navegantes, de amar, respeitar, ser fiel na saúde ou na doença, até que a morte os separe.     Lindornor dizia orgulhoso, que nunca foram dormir zangados, um com o outro.  Suas últimas palavras foram:  “Terezinha...Terezinha...Terezinha...”
Diplomata Antônio Patriota (primo) e Jacy(irmão)

Tiveram 10 filhos, e quando pequenos costumavam cobri-los na madrugada e enxuga-los caso estivesse xixados.   Foi um pai participativo, amoroso, cuidadoso, atencioso, preocupado com o bem estar de todos eles.   Acolhia com alegria, mesmo em tempos difíceis, os vários amigos de seus filhos, durante os veraneios.  A garagem de sua casa ficava entrelaçada de redes.  Costumava dizer a cada aniversário, que tinha colocado 10 filhos no mundo e deu conta de todos eles. 
Teve 20 netos e 7 bisnetos.  Ficava maravilhado ao vê-los juntos e gostava de tê-los ao seu redor.  Acompanhava o que faziam e gostava, inclusive, dos paredões de som que eles ligavam em sua porta.  Tinha para eles um abraço aconchegante, um olhar carinhoso e estava sempre preocupado se já haviam se alimentado.  Procurava saber de suas vidas, o que estavam fazendo, como estavam nos estudos ou no trabalho.
 
José Joaquim(irmão) e a cunhada Crizelda
No ano de 2007, por motivo de saúde de sua esposa Terezinha, foi morar em Natal, afim de lhe oferecer melhor suporte terapêutico.  Retornava nos finais de ano, quando participava da festa do Padroeiro Bom jesus dos Navegantes, como guardião da Bandeira da Paróquia, e Presidente de Honra.  A cada dia 2 de janeiro, ao som da Banda de Música que leva o nome de seu pai tabelião Júlio Maria, caminhava da igreja, após o encerramento oficial da Festa do Padroeiro, junto com o clero e os fiéis, até sua residência aonde recebia das mãos do sacerdote a incumbência de guarda-la até a abertura da próxima Festa dia 22 de dezembro.  Missa esta que deverá ter continuidade por seu filho primogênito Carlos Rogério.
Dep. Antônio Câmara-Marli e dona Débora
Nos anos 60 foi vereador em Touros, obtendo a maior votação já ocorrida, então no município.
Como profissional, superou as dificuldades com  responsabilidade.  Honrou com dignidade a função de tabelião e oficial público. 
Por telefone, um juiz de direito, que trabalhou nesta comarca, disse a seu filho Carlos Rogério: -  “Ele me ensinou a ser profissional”.

Filhos e netos
Escreveu na Folha do Mato Grande, crônicas sobre Touros, intituladas “Touros do Meu Tempo”, norteando alunos e também professores do município e da UFRN em suas tarefas e teses de mestrados.  Ele que não tinha curso superior.
Teve muitos amigos e soube preservar e valorizar cada amizade.   Costumava presentear no Natal as muitas comadres que deixou em Touros.
Foi ativo, gostava de dançar e caminhar.  Tinha espírito jovem e aventureiro.  Foi caridoso, amável, meigo, paciente, puro e simples.  Tinha suas gracinhas e gostava de contar causos.   

E, como disse seu sobrinho:  - não existe outro igual.  Deus fez a forma e destruiu a fórmula! 

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Touros para na despedida a Lindonor


Adeus a Lindornor Patriota do Nascimento

A cidade de Touros despediu-se do ilustre filho tabelião Lindonor Patriota do Nascimento, na manhã, desta segunda-feira(30/07), às 11:30 horas.
Missa de corpor presente na matriz
O corpo de Lindonor foi trasladado às 9 horas de sua residência para a Igreja Matriz, onde aconteceu a celebração da missa de corpo presente, que foi presidida pelo administrador paroquial padre Josenildo Bezerra dos Santos, e concelebrada pelos padres Vicente Neto, que fez a leitura do Evangelho, tendo a homilia, ficado a cargo do padre Bianor Júnior.  Na despedida, doutor Carlos Penha falou sobre Lindonor.

Via-se claramente no semblante das pessoas, um sentimento de saudade, do homem bem sucedido, mas, simples, solidário com os outros, católico, pai, avô, irmão, tio, sogro, padrinho, amigo.  Presente, os filhos, netos, bisnetos, noras, genros, sobrinhos, afilhados amigos e autoridades.   Notava-se uma ausência, da esposa e companheira Terezinha Machado do Nascimento, que por precaução e recomendação médica, permaneceu em Natal.
Os padres Vicene Neto, Josenildo e Bianor Jr.
No trajeto da matriz ao cemitério o filho Carlos Rogério e a esposa Celimá, traziam a frente, o estandarte do Bom Jesus dos Navegantes, que lhe foi conferido no dia 2 de janeiro de 1997, e concedeu-lhe o título de Presidente de Honra da Festa do Padroeiro de Touros, a pedido de sua afilhada Dione Maria do Nascimento.
Recomendação do corpo
 Coube aos netos, conduzir o caixão do avô à sepultura, ao som do trompete que tocava “O Silêncio”, homenagem da Banda de Música Tabelião Júlio Maria, da qual era Membro Hemérito.  
A caminho do cemitério
Na presença dos irmãos José Joaquim do Nascimento e Jacy Silva do Nascimento.  Dos filhos Alexandre, Lindonor Jr., Tereza, Carla, Adriana, Roberta, Ana, Gorete e Carlinhos, com a ausência de Júlio, os restos mortais de Lindonor, foram sepultados com aplausos, no cemitério de Touros, cidade onde nasceu, cresceu e viveu com a família.
DIONE NASCIMENTO – repórter1501

domingo, 29 de julho de 2012

Touros se despede do tabelião Lindonor Patriota


Família enlutada convida para sepultamento
foto:  dione nascimento
Com pesar, noticiamos o falecimento do tabelião tourense Lindonor Patriota do Nascimento.

O velório será realizado na cidade de Touros, em sua residência na avenida Prefeito José Américo.  Às 7 horas, desta segunda-feira(30), o corpo será transladado para a Igreja Matriz da cidade, onde permanecerá até às 10 horas, horário da celebração da missa de corpo presente, seguido de sepultamento.

Lindonor estava em tratamento intensivo contra um câncer no fígado, não tendo resistido.  Vindo a óbito nesta tarde de domingo(29), na Casa de Saúde São Lucas, onde estava internado desde terça-feira.

Os familiares consternados, convidam parentes e amigos para este ato de fé e solidariedade cristã.

sábado, 28 de julho de 2012

Condinho bacharel em Ciências Contábeis


Marcondes um exemplo a ser seguido

Dr. Marcondes com a esposa Dra. Maria Antônia
Parabenizamos Francisco Marcondes Moreira do Nascimento, carinhosamente conhecido por “Condinho de Zé Joaquim”.  

Como exemplo, aos 52 anos, Marcondes comemora a conclusão do Curso de Bacharel em Ciências Contábeis, que recebeu dia 18, pela Universidade Potiguar, em Mossoró, onde reside atualmente.  

Condinho é natalense, mas, viveu a sua infância e adolescência em Touros.  Filho do ex-prefeito e vereador de Touros José Joaquim do Nascimento e Crizelda Moreira do Nascimento.  É casado com a professora universitária, tourense, doutora Maria Antônia Teixeira da Costa.

Nos unimos a você neste momento de completa alegria.
DIONE NASCIMENTO – repórter1501

Seu voto tem consequência


Ética e dignidade na política

Ano de eleições municipais, cuidado com os candidatos, que prometem e não cumprem, dê a ele o que merece:   DERROTA!

A eleição municipal é a mais disputada e próxima do eleitor, isto porque o prefeito e o vereador são os políticos mais próximos de você.   Portanto, cobre aos mesmos, o plano de governo em prol do município e da população.

Em cidades menores eles costumam visitar casa a casa, simplesmente, entram e saem fazendo promessas e depois nem lembram que você existe.
Prefeitura de Touros
Câmara Municipal de Touros

Muitos prefeitos e vereadores quando eleitos, procuram dar empregos em troca de favores.  Termina uma eleição, começa outra.  E a maneira de agir, que em latim diz "modus operandi" é a mesma coisa.
 
Lembrando daqueles que te ofereceram uma porta, uma janela, 200 tijolos, canos, pagamento de conta de água, energia, tratamento médico, etc.    Na verdade é tudo dinheiro seu.     
Não vote em qualquer pessoa, procure colocar no poder pessoas que tenha compromisso com você, o seu município, colocando a frente os interesses do povo.
DIONE NASCIMENTO - repórter1501

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Casamento milionário em Touros


Fernanda Miranda se casará em Touros neste sábado
Foto:  Revista Caras - Portugal

CONTO - Era uma vez uma garota do litoral potiguar, que sonhava ter boa vida. Um dia, ela cresceu, casou e foi tentar vencer no outro lado daquele grande mar que banhou sua meninice. Em Portugal, teve um filho e arrumou trabalho numa loja de shopping. Sua beleza morena e tropicana chamava a atenção dos clientes que circulavam no espaço comercial da cidade do Porto, a segunda mais importante da boa terra. Até que certa vez, o olhar de um famoso milionário esbarrou no seu. Ele, 72 anos; ela, 23.


São esperados no aeroporto de Parnamirim dezenas de ricaços portugueses, empresários importantes de Lisboa e do Porto, autoridades políticas do país e personalidades famosas. Jornalistas de TV, revistas e jornais portugueses deverão cobrir o evento. Estima-se que jatos particulares atravessarão o Atlântico entre Lisboa e Natal trazendo figuras de proa de Portugal. Na realização do seu sonho de menina pobre, Fernanda Miranda reedita pelo ar a navegação marítima dos antigos nobres da Coroa Portuguesa.

A Praia de Touros vai parar no sábado para receber de volta sua versão Cinderela morena. E os olhares de Portugal estarão voltados para um casamento de luxo num ambiente bucólico. As origens distintas dos noivos reunidas sob um céu de nuvens de cristal.
Fonte: Folha do Mato Grande