sábado, 3 de novembro de 2012

Em dezembro acontece encontro de prefeitos eleitos para discutir “transição e a fiscalização do TCE”

Prefeito eleito Ney Leite
O Tribunal de Contas do Estado (TCE), através do conselheiro Paulo Roberto Alves anunciou que, no dia 10 de dezembro, a Escola de Contas vai realizar um encontro com os gestores eleitos no último pleito municipal para tratar da “transição e a fiscalização do TCE”, orientando os novos prefeitos como proceder a transição de forma transparente, sem maiores percalços. 
E o encontro será realizado em parceria com a Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), Controladoria Geral da União (CGU) e Tribunal de Contas da União (TCU). O presidente do TCE, conselheiro Valério Mesquita, informou que a Consultoria Jurídica do TCE está elaborando um documento de orientação aos novos gestores, que deverá ser divulgado durante o encontro.

Falta fiscalização no litoral Norte

Foto:  Magnus Nascimento
A falta de fiscalização por parte das autoridades tem transformado um dos mais importantes atrativos turísticos do Estado - a praia de Jenipabu, no litoral norte - uma "terra" onde as leis são ignoradas por motoristas que aproveitam para exibir seus carros em meio aos pedestres, frequentadores ou moradores da praia.

Os riscos e a falta de cuidados com um dos cartões postais do Rio Grande do Norte são rapidamente observados. O "feriadão" maximiza as infrações e, consequentemente, os riscos aos quais estão expostos os banhistas. É um vai e vem de bugres e outros veículos, especialmente os de tração 4x4, na faixa de praia repleta de crianças e adultos.

Enquanto os banhistas curtiam o sol deitados no chão da praia ou usufruíam do espaço com a prática de algumas modalidades esportivas, era necessária uma atenção constante, ou poderia ser atropelado. "É complicado. Você vem à praia para tentar fugir do trânsito e da rotina diária. Mas quando chega, se depara com o mesmo trânsito", reclama Daisy Nunes, de 30 anos. A turista sul-riograndense Alda Osório, de 80 anos, está pela primeira vez em Natal e não imaginava a praia de Jenipabu dessa forma.

São Miguel do Gostoso inicia temporada de verão com ares de abandono de obrigações da Prefeitura

A menos de 60 dias do final de 2012, São Miguel do Gostoso não está nem um pouquinho preparada para enfrentar a temporada de verão. E isso porque a cidade tem grande parte de sua economia – empregos e renda – sustentada pela forte atividade turística local.
 
Os problemas começam na entrada da cidade. As obras iniciadas no pórtico da cidade não foram concluídas. Está uma buraqueira desgraçada, não há desvios sinalizados e, além da péssima impressão causada aos visitantes, há riscos de acidentes.
 
Então, senhor prefeito, quando é que as obras da entrada cidade vão ser finalizadas?
 
O mesmo problema ocorre com o posto de saúde. As obras de reforma começaram, mas não terminaram. Com isso, o sistema de atendimento da saúde na cidade, que já era precário, está em péssimas condições. A população sofre muito com isso.
 
Há outros problemas sérios na cidade. Um deles é a coleta de lixo. A cidade nunca esteve tão suja como está atualmente. Há lixo nas praias e nas ruas. Não há a mínima preocupação de limpar a cidade, que beneficiaria a população e os turistas.
 
A impressão que se tem é que São Miguel do Gostoso está entregue às baratas. O prefeito Miguel Teixeira está em fim de mandato, mas não pode deixar a cidade assim ao Deus dará. O cuidado tem que ser o mesmo com o que começou o mandato.
 
Há problemas também com o abastecimento de água. E o pior é que, com o início do verão – quando aumenta o calor e cresce a população flutuante da cidade – este problema se agrava muitíssimo. Este ano, como antes, vai faltar água novamente.
 
Outros problemas são com a segurança pública. O policiamento da cidade é muito deficiente. Nem todos os crimes são esclarecidos. A segurança é responsabilidade do governo do Estado, mas a cabe à Prefeitura pedir ajuda para reforçar o policiamento.
 
Outra coisa. O verão está aí e a Prefeitura não disciplinou ainda o trânsito nas praias urbanas. Carros e motos continuam trafegando livremente pelas praias, pondo em risco a vida da população. Há sérios prejuízos para a fauna e flora da orla urbana.
 
A estrada que liga a BR-101 a São Miguel do Gostoso até que melhorou. Os buracos foram fechados, com a colaboração do governo do Estado. Mas quando você chega à cidade e vê aquela buraqueira toda, dá vontade até de voltar correndo para Natal.
 
O prefeito Miguel Teixeira não fez uma má administração. Manteve as finanças da prefeitura organizada e fez algumas obras, como a estrada que liga o Reduto aos Morros, pela orla. Mas abandonou muito a cidade no final de seu mandato.
 
É preciso que o prefeito retome o cuidado com a cidade, principalmente agora que está chegando o verão e o período de maior demanda turística. É o período em que a cidade fatura alto -pousadas , restaurantes e comércio funcionam a todo vapor.
 
O turismo é importantíssimo para a economia de São Miguel do Gostoso. É importante, portanto, que a Prefeitura esteja sintonizada com isso, preparando a cidade para que o turista se sinta confortável na sua visita, que não se decepcione.
 
Se a Prefeitura cumprir com suas obrigações, a economia da cidade e o turismo vão agradecer muito.
Por:  Emanuel Neri

Locais de provas abrem às 11 horas

Na reta final de preparação para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cujas provas serão aplicadas hoje e amanhã em todo o país, centenas de estudantes recorreram aos aulões organizados por cursinhos em várias escolas da capital durante todo o dia de ontem. Para esses candidatos, não foi feriado.

 O Ministério da Educação recomenda que os participantes do exame verifiquem com antecedência o local da prova no site do Enem e procurem conhecer antes o caminho para não haver atrasos.

O Enem terá quatro provas objetivas, com 45 questões cada uma, e a redação. Hoje, acontecem as provas de ciências humanas e suas tecnologias, com 4h30 disponíveis para respostas. Já amanhã, serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias. Os estudantes terão 5h30 para concluir as provas.

Neste ano, a UFRN vai disponibilizar metade das vagas para a seleção através da nota do Enem.
Fonte:  Tribuna do Norte

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Aniversariante do Dia, Maria das Graças

Graça com a filha Fávia
Nosso parabéns neste dia (2), é para Maria das Graças do Nascimento Cardoso, neta do saudoso Lucilo Afonso do Nascimento e Maria Débora.  Celebrando está data, com parentes em Touros.

Dia de Finados - "Dia da Saudade"

A Igreja Católica nos convida a oração e reflexão
Há pouco, reverenciamos nossos irmãos falecidos. A Igreja dá à data litúrgica de 2 de novembro o título de “Comemoração de todos os fiéis defuntos”. É um dia no qual nós cristãos rezamos principalmente pelos nossos irmãos na fé, ou seja, os batizados em Cristo que já morreram. Claro que toda a humanidade – e não só os cristãos – são objeto da oração e solicitude da Igreja, que é Corpo de Cristo, o Salvador de todos! Diariamente, na Santa Missa, a Igreja recorda não somente os “nossos irmãos que partiram desta vida”, mas também “todos aqueles cuja fé só vós conheceis”!

Seja como for, o Dia de Finados nos coloca diante de uma questão fundamental para nossa existência: a questão da morte. Nosso modo de enfrentar a vida depende muito do modo como encaramos a morte e vice-versa. Atualmente, há quatro modos possíveis de encará-la, de colocar-se diante da realidade da morte: 
os que cinicamente a ignoram. Vivem como se um dia não tivessem que morrer; preocupam-se tão somente com esta vida:  Há ainda aqueles que, diante da morte, angustiam-se, apavoram-se até ao desespero. A morte os amedronta;  Há também um terceiro grupo: o dos otimistas ingênuos. Vemo-los nessas seitas esotéricas de inspiração oriental e em todas as doutrinas reencarnacionistas;   Há ainda um último modo de encarar a morte, tipicamente cristão.

A morte existe sim! E dói, machuca! Não somente existe como também marca toda a nossa existência: vivemos feridos por ela, em cada dor, em cada doença, em cada derrota, em cada medo, em cada tristeza… até a morte final!
Na entrada do cemitério novo a venda de flores
Jazido da família de Lindonor Patriota no cemitério novo

Retoques no túmulo de Joaquim Seabra (o maior flamenguista de Touros)
Pela manhã é grande o número de visitantes aos cemitérios de Touros
Luiz Varela e Noêmia sepultados no 2º cemitério de Touros
Túmulo da família João Câmara Sobrinho e Ivonete
Jazido da família Neri
Em toda parte acontece uma demonstração de amor e saudade a um ente querido.   Todos os cristãos se voltam a este dia de oração e reflexão.   

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Prefeita de Touros concede incorporação de valores a seus aliados


O que se viu durante a gestão da prefeita de Touros, desde 2009, foi que o funcionalismo público concursado não poderia receber seus direitos adquiridos porque, segundo Luciana Vieira da Silva Farias “Luciana Farias”, as incorporações ultrapassariam o que determina a Lei de Responsabilidade Fiscal.    

Nesta terça-feira(30) de outubro, o Diário Oficial dos Municípios publicou as Portarias 096/2012, 097/2012 e 098/2012.

E agora, como explicar as incorporações de valores a cargos comissionados dos seus aliados: Edvânia Câmara França de Farias(R$-1.400,00), André Jones da Silva(R$-2.700,00) e Joacildo Augusto Barbalho Filho(R$-1.400,00)?     Confira você mesmo:
 
 
Sob os olhos da justiça de Deus e dos homens, algo de errado está acontecendo, mesmo citando a Lei Orgânica do Município de Touros.

O Jornal de Hoje comemora 15 anos

Marcos Aurélio, Jener Tinoco, Robinson Faria e Washington Olivetto
Alexandre Mulatinho representou a governadora Rosalba Ciarlini
Dickson Júnior, Rafael Motta e Bertoni Marinho
Em grande estilo, ‘O Jornal de Hoje’ comemorou na noite desta quarta-feira (31), seus 15 anos de circulação, com palestra do renomado-publicitário Washington Olivetto, no Centro de Convenções, prestigiado por políticos, empresários e autoridades.

O Diretor e Editor, jornalista Marcos Aurélio de Sá, proferiu palavras de agradecimento, aos parceiros e amigos pelo sucesso do vespertino.

Olivetto fez a palestra ‘A Grande Ideia’, em que abordou temas como comunicação, publicidade e o futuro da propaganda.

Na oportunidade, o publicitário afirmou que não acredita no fim do jornal impresso.

Fátima apresenta proposta de reajuste do Piso do Magistério ao presidente da Câmara

Nesta quarta-feira (31) a deputada federal Fátima Bezerra (PT) acompanhada do presidente da Comissão de Educação, deputado Newton Lima (PT) e do presidente da CNTE, Roberto Leão, apresentou ao presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT), a nova proposta de atualização do Piso Salarial do Magistério. Proposta garante não só a reposição da inflação, mais também ganho real, ou seja: os professores terão garantidos a reposição salarial pelo INPC e mais 50% equivalente ao crescimento das receitas do Fundeb, anualmente. 
 
Fátima Bezerra, que coordena o grupo de trabalho na Câmara criado para discutir o reajuste, ressalta a participação dos parlamentares que fazem parte do grupo e enaltece a contribuição que a CNTE, Undime, Campanha Nacional Pelo Direito à Educação, entre outros, deram para que a proposta chegasse a um consenso. 
 
“O resultado final do grupo foi muito positivo. Tivemos a capacidade de construir uma proposta que garante o ganho real para o salário do professor. Essa proposta ao mesmo tempo em que tem sustentabilidade orçamentária e financeira dialoga com a meta 17 do PNE no que diz respeito à valorização salarial e profissional do magistério”, explica Fátima.

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Comércio de Touros investe no mercado de flores para Dia de Finados

Enquanto as lojas investem na variedade de flores para atender a clientela que deseja homenagear os seus familiares falecidos, as imagens dos cemitérios são de abandono e descaso com a população.
2º Cemitério mais antigo de Touros
Estas são imagens desta quarta-feira(31), no 2ºcemitério mais antigo da cidade de Touros.
Túmulo de Lucilo Afonso do Nascimento
Mesmo diante do descaso as famílias já visitam os túmulos levando flores naturais ou artificiais, velas e orações.

MISSAS DIA DE FINADOS EM TOUROS
16 horas - Cemitério Novo
19 horas - Matriz do Bom Jesus dos Navegantes
16 horas - Distrito de Boa Cica
17 horas - Distrito de Santa Luzia

Tomba comemora aniversário com o povo de Santa Cruz

Deputado Estadual Tomba Farias faz aniversário

O deputado estadual Tomba Farias (PSB), como faz todos os anos,  convida a população de Santa Cruz e região para participar do seu aniversário que acontecerá nesta quinta-feira (01), a partir das 20h.

Segundo Tomba, que conseguiu eleger sua mulher prefeita, este é um momento de agradecimento. “Estamos felizes com as metas e com os objetivos alcançados e por isso devemos agradecer por tudo”.

A ordem dos eventos se inicia com uma missa na igreja Matriz, às 20h, seguindo com uma festa aberta ao público na praça da igreja às 22h. As bandas Grafith, Cavaleiros do Forró e Forró de Torar comandarão a animação da festa.

Estudantes marcham em Brasília em defesa dos Guarani Kaiow

Índios, estudantes e simpatizantes da causa fazem manifestação na Esplanada dos Ministérios
Com rostos pintados, estudantes de escolas e universidades de Brasília se reuniram com representantes de movimentos sociais e indígenas de vários Estados, como São Paulo e Mato Grosso, para manifestar o apoio aos guarani kaiowá que lutam há décadas para conseguir a posse da terra em que vivem em Mato Grosso do Sul.
Aluna de uma escola pública, Bianca Gomes de Souza, 16 anos, explicou o motivo da presença dos estudantes no manifesto: "Esta semana, assistimos a um filme sobre a luta dos guarani. Não sabíamos. Decidimos vir para ajudar no protesto. Queremos que a terra seja dada aos índios já que a terra é deles", disse.
Bisneta de um índio da etnia Guarani Kaiowá do Rio Grande do Sul, a nutricionista Denise Camargo da Silva disse que só soube dos episódios em Mato Grosso do Sul pela rede social Facebook. Denise criticou a falta de informações sobre o que ocorre nas regiões onde vivem índios no País.
"Trabalhei em um projeto pela UnB (Universidade de Brasília) e visitei algumas etnias em vários lugares do País. Independentemente do local, eles índios sofrem, são segregados, discriminados e violentados. E a língua deles poucas pessoas falam. Até isso estamos perdendo e são nossos ancestrais", criticou a nutricionista.
O manifesto também contou com o apoio de representantes de outros grupos indígenas. É o caso de Manuel Claudionor, índio da etnia Mutina, de Mato Grosso. Ele é estudante e disse que soube do protesto pelas redes sociais. "Vim pelo que acontece na terra dos guarani, que estão perdendo a terra, muitos estão sendo assassinados ou estão se matando pela perda de seu espaço, da sua cultura. Somos índios e temos convicção de que todos temos os mesmos direitos. Somos os primeiros habitantes do Brasil", disse.

"Os guarani estão sofrendo muito e alguns consideram que eles estão invadindo fazendas, sendo que a terra é deles. Tem que demarcar para que eles possam viver lá e sejam respeitados como povo", defendeu.
O ato que marcou a primeira manifestação pública a favor do povo Guarani Kaiowá nas ruas da capital federal, desde que os conflitos entre índios e fazendeiros foram retomados, começou a ser organizado por um grupo de estudantes da Universidade de Brasília (UnB). "Começamos a divulgar nas redes sociais e rapidamente tivemos a adesão de centenas de pessoas que começaram a mudar seus nomes no perfil do Facebook acrescentando o nome da etnia Guarani Kaiowá aos sobrenomes e confirmaram a presença na passeata. Essas pessoas divulgaram várias informações sobre a realidade desse povo", explicou Luiza Oliveira, estudante da UnB.

Ontem, o governo federal anunciou a suspensão da liminar que determinava a retirada dos índios guaranis kaiowá da Fazenda Cambará, em Mato Grosso do Sul. Com a decisão da Justiça, cerca de 170 índios que vivem no acampamento atualmente devem permanecer no local até que a demarcação de suas terras seja definida. Representantes do governo ainda garantiram que vão agilizar o processo de estudos para demarcação da terra indígena.
De acordo com o Ministério da Justiça, a Fundação Nacional do Índio (Funai) vai apresentar, em 30 dias, o relatório final com a delimitação da área reivindicada pelos índios.

Locais de prova do Enem 2012 estão disponíveis para consulta pela internet

Os candidatos inscritos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2012 já podem consultar os locais de prova na internet. O exame, que será aplicado em todo o país nos dias 3 e 4 de novembro, será realizado por mais de 5,7 milhões de estudantes.
Para fazer a prova, o candidato tem que levar, além de um documento oficial com foto, o cartão de confirmação. Ele contém número de inscrição, data, hora, local das provas e a opção feita pelo estudante para a prova de língua estrangeira.
Segundo o Inep, organizador do exame, os cartões começaram a ser distribuídos pelos Correios no dia 10 de outubro. Estima-se que até o dia 25 deste mês todos os cartões tenham sido entregues nos endereços informados pelos candidatos no ato da inscrição.
Caso o estudante não receba o cartão em casa, basta imprimi-lo pela página de acompanhamento da inscrição, no site do Enem, e leva-lo no dia da prova. Para acessar o cadastro no site, é preciso informar o número do CPF e a senha cadastrada durante a inscrição. Quem não se lembra da senha pode recuperá-la nas opções do site.
Se o cartão de confirmação não chegar em casa e o estudante não conseguir imprimir o documento pela internet, é possível obter a informação do local de prova por meio de ligação ao telefone 0800 616161. A ligação só está disponível por telefone fixo ou telefone público.

Enem 2012

Os candidatos farão quatro provas objetivas: ciências humanas e suas tecnologias;  ciências da natureza e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias; e  redação e matemática e suas tecnologias. Cada  prova tem 45 questões de múltipla escolha.

Depois de ser afastada da Prefeitura, Micarla de Sousa permanece em casa e recebe visita de ex-secretários

Micarla de Souza
Depois de ser afastada por decisão judicial da Prefeitura de Natal, a gestora Micarla de Sousa permaneceu em casa durante a manhã de hoje. Ela ainda não concedeu entrevistas.

Nesta quarta-feira, ela recebeu a visita de secretários municipais.

Solo de Marte é semelhante ao do Havaí, diz Nasa

O equipamento CheMin da sonda Curiosity analisou o solo de Marte
Uma sonda enviada pela agência espacial americana Nasa a Marte descobriu que o solo do planeta é semelhante ao do Havaí. Um instrumento chamado CheMin, colocado na sonda Curiosity, analisou com raio-X partículas do terreno marciano. O objetivo é descobrir pistas sobre a história geológica recente do planeta.

Como os cientistas já desconfiavam, a maior parte do solo é composta por materiais basálticos de origem vulcânica, exatamente como o terreno das ilhas do Havaí, nos Estados Unidos. As amostras tiradas em Marte contêm tanto poeira que estava a milhares de quilômetros do local da sonda, mas foi trazida por tempestades, quanto areia originária da região.

"Até agora, os materiais que a Curiosity analisou são consistentes com nossas ideias iniciais que tínhamos sobre a cratera Gale, mostrando uma transição no tempo de um ambiente úmido para um seco", diz David Bish, um dos pesquisadores do projeto CheMin.

Em Ceará-Mirim contas de Peixoto são aprovadas

Peixoto, prefeito de Ceará Mirim
A eleição de Ceará-Mirim não terá terceiro turno como alguns chegaram a imaginar.

As contas do prefeito reeleito Antônio Peixoto (PR) foram aprovadas na noite desta última terça-feira (30).

Um empate de 4 votos foi decidido pelo presidente da Câmara, Julio Cesar(PSD), candidato derrotado para Prefeitura.

São Miguel do Gostoso: Defesa Civil Estadual reúne municípios da Operação Pipa

O coordenador Estadual de Defesa Civil, Ten. Cel. Acioli, esteve reunido com os Comitês Municipais de Fiscalização e pipeiros dos municípios do Alto Oeste, em Pau dos Ferros, nos dias 25 e 26. A reunião teve como objetivo orientar os Comitês quanto aos procedimentos que deverão ser realizados durante a fiscalização dos pipeiros da Operação Carro Pipa (OCP) do Governo do Estado.
 
O Comitê Municipal de Fiscalização tem como objetivo regular os procedimentos a serem observados por ocasião da execução das atividades da Operação Carro Pipa (OCP), visando inibir e/ou coibir impropriedades e identificar irregularidades, tudo para garantir o êxito da Operação. 
 
Nesta quarta-feira (31), a Defesa Civil Estadual irá se reuniu com os Comitês Municipais de Fiscalização do Seridó Central, em Acari. E no dia 1º de novembro, a reunião será realizada no município de São Miguel do Gostoso.
Fonte:  Blog de Assis Silva

Coroa do Bom Jesus dos Navegantes na matriz de Touros



Dia 1º de cada mês, a matriz de Touros, celebra a partir das 11 horas, a Coroa do Bom Jesus dos Navegantes.   Cristãos católicos se reúnem para viverem a fé, com as bênçãos do padroeiro da cidade.   Além da reza da Coroa, também haverá celebração da missa e benção do Santíssimo Sacramento.   

Você é convidado a viver este momento de louvor, oração, celebração e adoração ao Senhor.

“Bom Jesus dos Navegantes,
Dos teus filhos protetor.
Sede meu advogada,
Na alegria ou na dor.”