segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

TRE cobra da Assembleia Legislativa explicações sobre cassação de Dibson e posse de José Adécio

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte emitiu um ofício solicitando explicações sobre o motivo pelo qual a Assembleia Legislativa ainda não cumpriu a determinação de cassar o deputado estadual Dibson Nasser (PSDB) e dar posse ao suplente José Adécio Costa (DEM). O ofício foi emitido no dia 13 de dezembro e foi assinado pelo Juiz Federal Jailsom Leandro.

Desde o início da semana passada, a Justiça Eleitoral cassou o mandato de Dibson e determinou a posse do suplente José Adécio Costa. No entanto, até o momento, a Assembleia Legislativa ainda não cumpriu a decisão do TRE.

Diplomação dos eleitos em São Bento do Norte, Pedra Grande e Caiçara do Norte será nesta terça-feira

O juiz Eleitoral da 52ª Zona de São Bento do Norte, Dr. Ricardo Augusto de Medeiros Moura, diploma, na próxima terça-feira (18), na Câmara de vereadores de São Bento do Norte, os 36 vereadores, os oito Suplentes de Vereadores, quatro candidatos a prefeito, com seus respectivos vices eleitos no pleito de 2012, das cidades pertencente a 52ª Zona Eleitoral. 
 
A solenidade terá início às 17h, com presença do Dr. Ricardo Augusto de Medeiros Moura, Juiz Eleitoral, e do excelentíssimo Promotor Eleitoral Dr. Glaucio Pinto Garcia.
A última etapa do processo eleitoral, quando os representantes escolhidos pelo povo recebem seus certificados de aptidão à posse.
Informática e fotos

Prefeito eleito Ney Leite adia divulgação do seu secretariado

Ney Leite com a prefeita eleita de São Miguel do Gostoso, Fafá Neri
Nesta manhã de domingo(16), o prefeito eleito de Touros, Ney Leite, pediu desculpas pela não divulgação do seu secretariado, programada para o dia 15/12.   Isto posto, garantiu que a referida lista será divulgada dia 1º de janeiro de 2013, dia da posse, às 20 horas.  

Touros: Oca do Índio inova no ambiente e no paladar

Restaurante Oca do Índio em Touros
O Restaurante Oca do Índio, ampliou suas acomodações para melhor atender sua clientela.  Com uma nova administração, traz para os seus clientes música ao vivo no sábado à noite, além de um cardápio variado e de qualidade.

Fátima Ayres, sua nova administradora, inovou o ambiente e o paladar.

Veja algumas especialidades do Restaurante Oca do Índio:   Camarão, Peixe, Galinha caipira, Frango, Carneiro, Doce caseiro, caipirinha, entre outros.

Na “Esquina do Brasil”,  Restaurante Oca do Índio, no Centro de Turismo de Touros.
 
 
 
Imagens:   @touros1501

domingo, 16 de dezembro de 2012

Mãe de Maria Betânia e Caetano Veloso sofre AVC aos 105 anos

Dona Canô
A mãe dos cantores Caetano Veloso e Maria Bethânia, conhecida por Dona Canô, sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) na noite de sábado e encontra-se internada no hospital de São Rafael, em Salvador (Brasil), desde quinta-feira.
 
Aos 105 anos, Claudionor Viana Teles Veloso está na Unidade Cardiovascular Intensiva (UCI) do hospital, mas continua lúcida e já conversou com o filho, Caetano, no hospital.

De acordo com o jornal ‘O Globo’, assim que souberam da notícia do estado de saúde da mãe, os filhos acorreram à unidade de saúde.
 
“Apenas fiquei conhecida por causa de meus dois filhos que nunca se esqueceram de onde vieram nem da mãe que têm”, disse um dia Dona Canô, que é hoje tida como um símbolo das baianas.

Corinthians ganha bi-campeonato mundial de futebol; vitória da superação e da raça corintiana

E aquilo que poucos acreditavam – a não ser a fiel Nação Corintiana – acabou acontecendo. O glorioso Corinthians foi Campeão Mundial nesta manhã deste domingo (16/12), vencendo o poderoso Chelsea, da Inglaterra, por um a zero.
 
Mais do que o apertado resultado do jogo, o que valeu mesmo foi a superação corintiana. Time sem grandes estrelas, mas com um esquema tático e disciplinar impressionante – e foi com isso que ganhou os principais títulos de futebol que disputou, nos últimos anos.
Foi campeão de São Paulo, do Brasileiro, do Sul Americano, da Libertadores da América – e finalmente bi-campeão do mundo, em jogo disputado em Tóquio, no Japão. 
 
O Corinthians é time de massa – mais de 50% dos torcedores paulistanos torcem por ele; o resto torce pelos demais clubes. É também, junto com o Flamengo, o time de maior torcida do Brasil – segundo o DataFolha, 17% da torcida brasileira é corintiana.
 
Este também é o time da Gaviões da Fiel, maior torcida organizada de São Paulo – que tem até escola de samba -, de São Jorge, o santo guerreiro corintiano, do gavião, símbolo do time, e do “bando de loucos”, como é chamada sua torcida...
Emanuel Neri

Formiga vira prato no Interior de SP


Quando os trovões ecoam nas tardes da primavera, começam a estourar nas panelas da pacata cidade de Silveiras, no Vale do Paraíba, interior de São Paulo, as formigas içá. O inseto conhecido como uma ameaça à lavoura vira refeição, sendo servido de várias formas. A caça movimenta grande parte da população do município, que tem pouco mais de 6 mil habitantes, e que esperam o ano todo ansiosamente para saborear a iguaria.
 
Os trovões são um alerta de que chegou a temporada da caça às içás, as fêmeas da formiga saúva, conhecidas também como bitu ou içá-bitu. Após as pancadas de chuva ocorrem as revoadas de acasalamento entre as içás e os bitus. Mas, em vez de saírem do formigueiro para encontrar parceiros e darem origem a uma nova colônia, os insetos têm um outro destino: as panelas.
 
A tradição é centenária e leva adultos e crianças à busca pela iguaria entre os meses de outubro e novembro.O hábito foi herdado dos indígenas e passado através dos tempos aos tropeiros. A tradição se mantém até hoje.

Devido a seca, rebanho não resiste e morre de sede e fome

Foto: Magnus Nascimento (TN)
O ano de 2012 não foi bom para os agricultores e criadores de gado do Rio Grande do Norte. Após uma das mais severas secas dos últimos anos, o Estado viu a produção de grãos cair, o rebanho bovino ser dizimado em algumas localidades e a oferta de água nas comunidades rurais passar a ser racionada. Um dos dados disponíveis demonstra o impacto que a estiagem trouxe para o RN: o número de cadastrados para obter o milho subsidiado pelo Governo Federal cresceu mais de quatro vezes do ano passado para 2012, segundo dados da Conab/RN. Eram 3,5 mil em dezembro de 2011. Hoje são 14,3 mil cadastrados.

Após o agravamento do problema, o poder público, incluindo o Governo Federal, estados e municípios, anunciaram uma série de medidas para ajudar a população a conviver com a estiagem. Distribuição de alimento para o rebanho, oferta de água para as comunidades rurais, construção de barragens subterrâneas e poços tubulares, entre outras iniciativas. Esses foram os principais projetos anunciados. Contudo, de acordo com o que relatam produtores do interior do Estado, a ajuda ainda não foi efetiva.
 

Comentário do Blog

Blogger JOÃO NELO DE OLIVEIRA disse...
FICO FELIZ QUANDO ALGUÉM COMPLETA UMA IDADE COMO ESTA, COMO EU DESEJO QUE A MINHA CHEGUE A ESTA IDADE. PARABÉNS

MARIA DÉBORA - FELIZES 90 ANOS DE VIDA

Maria Débora do Nascimento "Parabéns pelos 90 anos de vida"

Maria Débora do Nascimento, nascida em Touros em 16 de dezembro de 1922, filha de José Luiz Tenório e Ernestina Mendes Tenório.   Viúva de Lucilo Afonso do Nascimento, com quem teve 12 filhos:  João Batista, Luiz Carlos, José Arimatéia, Pedro Afonso, Manoel Torquato, Ernestina, Maria Dione, Maria Deuza, Maria Dilma, Dione Maria, Doralúcia e Débora Maria.  Avó de 12 netos, 16 bisnetos e 5 tataranetos.  Ontem(15), recebeu de presente mais um tataraneto João Carlos, nasceu em Natal, às 15:30 horas, filho da bisneta, Layana Débora.

Seus irmãos Luiz Tenório Neto, Sebastião Tenório e João Tenório e as irmãs, Maria Fausta Tenório, Maria Carmelita Tenório, Maria Eudócia Tenório Viana e Maria Sinhá Tenório.   Seu único cunhado, o desenhista  Delfreres Ribeiro Viana(in memorian).
Viúva aos 57 anos, seu legado foi cuidar dos filhos e netos.   A exemplo do esposo, aprendeu a cultivar o exercício de cidadania, votou nas últimas eleições aos 89 anos.  O seu amor ao próximo e a Deus, a Virgem Maria e a Cristo é o bastante, para todas as gerações, que veem no seu exemplo, o verdadeiro retrato de uma mulher forte e fiel a seu Deus e a sua Igreja.   Sua maior alegria sempre foi estar em adoração a Deus, diante do Santíssimo Sacramento e na hora da comunhão.  Quem sabe, aí está a resposta do amor pela vida, mesmo tendo sido acometida de três derrames, pois para ela, em tudo está a luz do Espírito Santo.   Neste sábado ela disse:  -“ Nossa Senhora veio me visitar... como ela é linda!” 

"Chegar aos 90 anos é poder olhar a vida como uma dádiva de Deus.
É ser grata, é ser forte, é ser imagem do Criador.
É ser rima, é ser verso, é ser canção, na alegria ou na tristeza.
É ver Deus em todo o universo, naquele que ama e naquilo que ver.
É ser criatura, absorvendo a criação e vendo no outro o desejo da continuação.
Parabéns dona Débora, minha mãe, minha rainha."
FELIZES 90 ANOS DE VIDA!
Sua filha, Dione Nascimento

TOUROS LEMBRA O ILUSTRE FILHO NILSON PATRIOTA



Nilson Patriota - Touros/RN

Antônio Nilson Patriota “Nilson Patriota”, se vivo faria 82 anos.  Nascido em Touros, no dia 16 de dezembro de 1930, filho de Nelson Ferreira Patriota e Maria Segunda Patriota.

SUAS OBRAS:

Vôo de Pássaro (crônicas);  Itajubá Esquecido (ensaio biográfico);  Um Gosto Amargo de Fim (romance);  Uma Canção ao Entardecer (contos);  Touros – uma Cidade do Brasil;  Noturno de Touros (Poesias).

sábado, 15 de dezembro de 2012

Em Touros a capoeira é uma alternativa saudável para todas as idades




Contramestre Boneco Theywe
O Grupo de Capoeira Cangaço, se reúne às sexta-feira, a noite, no Clube de Idosos Maria do Carmo Ribeiro, vizinho ao Banco do Brasil, para apresentação de rodas com jovens, adolescentes e crianças que curtem a capoeira. 

Sob a responsabilidade do Contramestre Boneco Theywe, o grupo se empenha em praticar a capoeira, ao mesmo tempo em que ver no esporte uma alternativa para uma vida saudável junto a sociedade.  Confira!

Papa ameaça excomungar Dilma e o Brasil se a frase Deus seja louvado for retirada das notas

Presidente Dilma e todos os brasileiros serão excomungados pela Igreja se Deus seja louvado for removido
A polêmica continua. O governo está decidindo se retira, ou não, a frase "Deus seja louvado" das cédulas de real. Enquanto o governo não se decide, o Papa já se pronunciou, dizendo que vai excomungar a Presidenta Dilma Rousseff e todo o Brasil, se o "Deus seja louvado" for removido das notas.

"La chiesa non ammette una cosa del genere", disse um representante do Vaticano.

No Palácio do Planalto ninguém quis comentar o assunto. Nas ruas as pessoas estão assustadas. "Não quero ser excomungado, vou à Igreja todos os dias", disse o dono de casa Manoel Moreira de Melo.

O problema tende a crescer mais porque, segundo o especialista em debates polêmicos, Alfredo Angelo Alves, as igrejas não vão querer receber como pagamento de dízimo uma cédula de real sem o nome de Deus.
G17 o canal do humor

Isto É: Depois de ser alvo de seguidas broncas de Dilma, Garibaldi se especializou em planilhas

Dilma não confiava nos argumentos técnicos do ministro Garibaldi
Deu na revista IstoÉ... Todo ministro que assume uma vaga na Esplanada passa por uma espécie de sabatina desde a primeira reunião com a presença da presidenta Dilma Rousseff. Os auxiliares sabem: a chefe é durona e não gosta de papo-furado. Para ter certeza de que os ministros estão se dedicando à gestão das pastas, Dilma costuma submeter seus escolhidos a testes, como se aplicasse uma prova escolar. Muitas vezes na frente dos colegas. Se o ministro responde e demonstra domínio do assunto, ganha salvo-conduto até o surgimento de outra dúvida sobre a administração da pasta. 
 
Mas se vacila, gagueja e não demonstra segurança sobre as informações de seu ministério, passa a ser cobrado cada vez com mais rigor. Há casos até de ameaças de demissão. Ciente disso, nos últimos dois anos, alguns ministros passaram a se esforçar mais para evitar broncas. Fazem serão e trabalham até nos fins de semana, ralando para permanecer no cargo. É o caso principalmente do ministro da Previdência, Garibaldi Alves. Depois de ser alvo de uma série de esculachos públicos, ele iniciou um supletivo para conseguir gabaritar as provas da presidenta.

Prefeito de Natal anuncia seus primeiros secretários

Carlos Eduardo e o pai Agnelo Alves
O prefeito eleito Carlos Eduardo confirmou os primeiros nomes dos secretários que irão atuar a partir de primeiro de janeiro de 2013 na Prefeitura de Natal. Nem todos os nomes foram anunciados. Segundo a Assessoria de Comunicação do prefeito eleito, a relação ainda não está completa porque ainda estão sendo feitas algumas consultas e sondagens sobre nomes para ocupar outras pastas. 

Os nomes confirmados por Carlos Eduardo são os seguintes:
Sávio Hackrad, secretário do Gabinete Civil
Virgínia Ferreira, secretária de Planejamento
José Dionísio Gomes da Silva, secretário de Administração
Justina Iva, secretária de Educação
Cipriano Maia, secretário de Saúde
Heverton Freitas, secretário de Comunicação
Marcelo Toscano, secretário de Meio Ambiente
Dácio Galvão, secretário de Cultura
Ilzimar Silva Pereira, secretária de Assistência Social
Elequicina dos Santos, secretária de Mobilidade
Carlos Castim, procurador do Município
Fábio Sarinho, controlador do Município
Luiz Eduardo Machado Pereira,  secretário de Esporte
Homero Cruz Sá, secretário de Habitação

RN: Professores aposentados por invalidez são convocados para revisão de aposentadoria

Os professores aposentados por invalidez estão sendo convocados para fazer revisão da aposentadoria. A convocação vale para quem se aposentou a partir de 1º de janeiro de 2004.  A atualização é para corrigir para mais a aposentadoria de quem perdeu dinheiro sob o pretexto da reforma constitucional.
 
A convocação foi normatizada pela emenda constitucional de nº 70, de 29/03/2012 e publicado em Diário Oficial da União em 30/03/2012. De acordo com a emenda, as pensões também terão o mesmo tratamento. 
 
Quaisquer dúvidas ou esclarecimentos podem ser respondidos pela assessoria jurídica do Sindicato.

Polícia Civil fecha cerco ao tráfico de drogas no RN

No município de São Tomé, além das pedras de crack, a polícia ainda encontrou quatro Aparelhos celulares, uma quantidade de crack em um saco e várias pedras dentro de uma garrafa de cachaça
Ao serem abordados pelos policiais, dois jovens, identificados como João Everton Belmiro Rangel, 18 anos, e Francisco das Chagas da Silva, 23 anos, foram presos e um adolescente conseguiu fugir. Além das pedras da droga, a polícia ainda encontrou quatro aparelhos celulares, uma pequena quantidade de crack em um saco e várias pedras dentro de uma garrafa de cachaça. Uma substância parecida com cocaína e R$ 46,50 em dinheiro também foram apreendidos.

A dupla e a droga foram encaminhadas para a 1ª Delegacia de Polícia de São Paulo do Potengi. A Polícia Civil vem fechando o cerco ao tráfico. Em uma operação de combate ao tráfico de entorpecentes denominada "Fim da Linha", equipe da Polícia Civil de Baraúna, com o apoio da Delegacia de Furtos e Roubos (Defur), de Mossoró, prendeu em flagrante quatro pessoas acusadas de tráfico de drogas e posse ilegal de arma, na quarta-feira (12).

Com os acusados foram apreendidas drogas, armas e munições. As prisões foram na quarta-feira, 12, mas as informações só foram liberadas ontem. Os policiais prenderam em flagrante Kelly Simone da Silva, 22 anos, apontada como autora de diversos assaltos cometidos nas cidades de Baraúna e Mossoró, além de tráfico de drogas e de um homicídio em Mossoró. Também foram autuados o namorado dela, Francisco Wellison Olímpio Xavier, vulgo "Berego", de 23 anos, acusado por tráfico de drogas; Cícero do Nascimento Macêdo, 27, e Francisca Chirlane da Silva, 24, sendo estes dois últimos os proprietários da casa onde aconteceram as prisões.

Na residência, os policiais civis encontraram 21 trouxinhas de maconha e 15 papelotes de cocaína, todos prontos para a venda; dois pacotes maiores com aproximadamente 50g de cocaína cada; outro pacote com um pó branco usado para aumentar o volume dos papelotes de cocaína, além de material usado para enrolar as drogas. Também foi apreendida uma pistola de fabricação argentina, calibre 380, com cinco munições não deflagradas, uma espingarda artesanal e chumbo para municiar a mesma. Na casa, a polícia ainda encontrou diversos produtos, possivelmente, oriundos de recentes assaltos. O grupo estava sendo investigado há meses.
Fonte TN online

Rosalba empossa Rogério Marinho como secretário do Desenvolvimento Econômico

A governadora Rosalba Ciarlini empossou nesta sexta-feira (14), o economista Rogério Simonetti Marinho como secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico numa solenidade bastante prestigiada pela classe política e empresarial do Rio Grande do Norte.
Em seu discurso, a chefe do Executivo mostrou a “confiança reiterada em Rogério Marinho” e elencou “competência, conhecimento e espírito político” como virtudes de seu novo auxiliar no primeiro escalão.

O secretário afirmou que “será feito o possível para potencializar oportunidades” e que o “Rio Grande do Norte precisa entrar no rumo do desenvolvimento”.

Ei, me ajude!

Dagô recebe diploma de vereador
Na solenidade de diplomação dos eleitos em Natal, o vereador  Flaviano Dagoberto Ferreira de Andrade, o conhecido Dagô “roubou a cena” da platéia sendo bastante aplaudido pelos presentes.   Dagô, aos  62 anos foi eleito pela primeira vez a vereador de Natal pelo DEM com 5.380 votos.

Lajes: Mercado modelo é referência na região central

Centro Comercial MArcelo Montoril (Foto:Marco Montoril)
O prefeitos reeleito de João Câmara, Arisovaldo Targino de Araújo(Vavá) está na nova lista de gestores que tiveram contas julgadas e reprovadas  pelo Tribunal de Contas do Estado(TCE). A lista foi encaminhada para a Justiça Eleitoral na quarta-feira(12) e está disponível no portal do TCE-RN.
A lista é bastante extensa e inclui também ex-presidentes de Câmaras Municipais, ex-prefeitos de vários municípios do Rio Grande do Norte e pessoas que ocuparam cargos em órgãos públicos do governo do Estado.