terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Touros: Vereador Ney Leite é escolhido para receber troféu TOUROS1501



Ney Leite foi escolhido o vereador mais atuante da Câmara Municipal de Touros em 2012 e irá receber o troféu TOUROS1501, que será entregue em janeiro/2013.
O vereador Ney Leite, obteve 58% dos votos dos internautas que participaram da ENQUETE.  Além de Ney, outras personalidades serão indicadas a receber o referido troféu.    Confira o resultado:

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Será que os mortos estão dormindo?

Quando morremos, somos julgados ou ficamos dormindo?

Haverá vida após a morte?
Os Protestantes e os Testemunhas de Jeová em sua maioria ensinam que os mortos estão “dormindo” e que somente na volta de Jesus haverá a ressurreição de todos; portanto, para eles, não há ninguém no Céu ainda, mesmo que seja apenas com a alma, como ensina a Igreja Católica. Por isso não acreditam na intercessão dos Santos.

Ora, desde os primórdios da Igreja ela acredita na imortalidade da alma, e que cada pessoa é julgada por Deus, imediatamente após a morte, recebendo já o seu destino eterno. E isto é muito claro nas Sagradas Escrituras.

A Carta aos Hebreus diz claramente, “como está determinado que os homens morram uma só vez, e logo em seguida vem o juízo”. (Hb 9,27)

 “Até que o Senhor venha na sua majestade e todos os anjos com ele (cf Mt 25,31), e até que lhe sejam submetidas, com a destruição da morte, todas as coisas (cf. 1Cor 15,26-27), alguns dos seus discípulos peregrinam na terra, outros, já passados desta vida, estão se purificando, e outros vivem já glorificados, contemplando “claramente o próprio Deus, uno e trino, tal qual é”; todos, porém, ainda que em grau e de modo diversos, comungamos na mesma caridade para com Deus e para com o próximo, e cantamos o mesmo hino de glória ao nosso Deus… Em virtude da sua união mais íntima com Cristo, os bem-aventurados confirmam mais solidamente toda a Igreja na santidade, enobrecem o culto que ela presta a Deus na terra e muito contribuem para que ela se edifique em maior amplitude (cf. 1Cor 12,12-27). Porque foram já recebidos na Pátria e estão na presença do Senhor, (cf 2Cor 5,8) – por ele, com ele e nele – não cessam de interceder em nosso favor junto do Pai, apresentando os méritos que – por meio do único Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, (cf. l Tm 2,5)… Na verdade, a solicitude fraterna dos bem-aventurados ajuda imenso a nossa fraqueza.” (LG, 49)
Prof. Felipe Aquino

Assembleia concede Medalha do Mérito Legislativo ao prefeito Jaime Calado

Deputado-conselheiro Poti Júnior entrega homenagem a Jaime Calado
Na manhã desta segunda-feira (10) o prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado recebeu da Assembleia Legislativa o reconhecimento da vida pública e serviços prestados ao Rio Grande do Norte, em forma de homenagem. Jaime foi um dos agraciados com a Medalha do Mérito Legislativo, a maior comenda concedida pela casa. A proposição da homenagem foi do deputado estadual Poti Júnior que entregou pessoalmente a medalha e o certificado.

Nelson Patriota lança na ANL o “Livro das Odes”

O escritor e crítico Nelson Patriota lança nesta terça-feira, 11, a partir das 18 horas, na Academia Norte-rio-grandense de Letras (R. Mipibu, 443 – Petrópolis), o “Livro das Odes”, editado pela Sol Negro Edições. Na ocasião, o autor também estará relançando sua obra “Uns Potiguares”.

Dilma embarca para viagem de uma semana a França e Rússia

A presidente Dilma Rousseff deixou Brasília na manhã deste domingo (9) rumo à Europa, onde realiza visitas de Estado à França e à Rússia. Em Paris e Moscou, ela cumpre extensa agenda, incluindo reuniões bilaterais, encontros com autoridades e eventos empresariais. O retorno a Brasília está previsto para sexta (14), com chegada no próximo sábado, segundo o Itamaraty.
Dilma e o presidente François Hollande, durante a Rio+20, em junho (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)
Dilma e o primeiro-ministro da Rússia, Dmitri Medvedev, em encontro dos Brics em abril, na China (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)


Vereador Ney Júnior será o prefeito de Natal a partir de quinta-feira

Ney Júnior
O vereador Ney Júnior (DEM) será prefeito de Natal a partir de quinta-feira.
É que o prefeito Paulinho Freire, que será diplomado vereador na sexta-feira, renunciará ao mandato na quinta.

Pela lei, assumiria o presidente da Câmara, Edivan Martins.
Mas Edivan trava disputa judicial para se manter vereador, e mesmo que não esteja apto a ser diplomado, o fato de assumir a Prefeitura poderá inviabilizar recursos em esferas superiores da Justiça.

Ney Júnior assumirá como vice-presidente da Câmara e como não foi reeleito e não será diplomado para o legislativo, não está impedido de ser prefeito.

Em clima de despedida José Adécio faz confraternização com colaboradores da Ceasa

Governadora participou da festa no Ceasa
Os diretores da Central de Abastecimento do Rio Grande do Norte (Ceasa) reuniram no início da tarde, em um almoço de confraternização, os colaboradores que participam dos projetos sociais da instituição. Os programas Mesa da Solidariedade e Sopão...
E o diretor da Ceasa, José Adécio recebeu a governadora Rosalba Ciarlini. Todo mundo sabe que José Adécio aguarda o julgamento do recurso do deputado Dibson Nasser (PSDB), que pede reformulação da decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que cassou o mandato do jovem-deputado. José Adécio tem esperanças de retomar no próximo ano a Assembleia Legislativa.

Dom Jaime nomeia novo secretário

Flávio Herculano - Foto: Cacilda Medeiros
O Padre Francisco Flávio Herculano do Nascimento é o novo secretário do Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha. O novo secretário assumirá a função nesta terça-feira, 11 de dezembro. Padre Flávio dará expediente, na secretaria do Arcebispado, no Centro Pastoral Pio X – subsolo da Catedral, de terça a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13h30 às 17h30.


Atualmente, Padre Flávio Herculano administra a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, de Canguaretama.

Touros: Ibama divulga fotos de galos feridos em torneio realizado no interior do município

Aves foram apreendidas no último sábado (8), em Touros.  Mais de 30 pessoas realizaram um campeonato com 90 galos.
Muitos galos estavam bastante feridos em consequência das brigas (Foto: Divulgação/Ibama)
Segundo o Ibama, 90 aves foram usadas no torneio (Foto: Divulgação/Ibama)
Mais de 30 apostadores foram autuados e veículos apreendidos (Foto: Divulgação/Ibama)
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no Rio Grande do Norte divulgou fotos dos galos apreendidos durante um torneio realizado numa rinha na cidade de Touros, a 90 quilômetros de Natal. A apreensão das aves, muitas bastante machucadas, aconteceu no último sábado (8). O G1 divulgou a notícia e mostrou o trabalho realizado pelo Ibama em parceria com a Polícia Militar.

Lei de licitações do país poderá ficar mais rigorosa

Depois de meses de debates que envolveram a participação de 8.500 internautas por meio do portal e-Democracia, do Congresso Nacional, deve chegar nesta semana à Comissão de Constituição e Justiça um amplo e polêmico projeto de reforma da lei das licitações.

Quase 20 anos depois de sua aprovação, no auge da CPI do Orçamento, quando escândalos envolvendo empreiteiras pipocavam no país, a lei 8.666/93 não só não reduziu a corrupção como é vista como uma das principais amarras que impedem o setor público de ser mais ágil e mais eficiente.

Pelo texto a ser apresentado pelo deputado Fabio Trad (PMDB-MS), empresas ou indivíduos que fizerem doações de campanha não poderão participar de licitações na esfera de administração do político ou partido eleito.

Entre outras medidas, o projeto também acaba com a brecha das OS (Organizações Sociais) e das Oscip (Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público) ao exigir que sejam submetidas ao processo licitatório para firmar contratos de gestão com a administração pública.

Confira as principais mudanças propostas:
 

Justiça proíbe propaganda de cerveja e vinho entre 6h e 21h‏

Da Revista Exame 
A Justiça Federal restringiu a veiculação de publicidade de toda bebida com teor alcoólico igual ou superior a 0,5 grau, uma medida que atinge principalmente cervejas e vinhos, entre 6h e 21h em emissoras de rádio e televisão.
Cerveja e Vinho proibidos das 6h às 21h
A decisão, tomada pela 1ª Vara Federal de Florianópolis, foi publicada no site da Procuradoria Geral da República e vale para todo país. Mas cabe recurso.
Com a determinação ficam proibidas propagandas que associem as bebidas a esportes olímpicos ou de competição, ao desempenho saudável de qualquer atividade, à condução de veículo e a imagens que mostrem maior êxito ou sexualidade das pessoas. A utilização de trajes esportivos, ligados a esportes olímpicos, também está vedada.

A ação é de autoria do Ministério Público Federal, por meio da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão de Santa Catarina, e tem efeito nacional. A sentença da Justiça Federal obriga a União e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a adotar as medidas restritivas à publicidade de bebidas alcoólicas.

Câmera da Nasa captura ‘bola de fogo’ no céu do Texas

Da Folha de São Paulo
Moradores da região descreveram o fenômeno como “uma bola de fogo com uma cauda azul-esverdeada”.

O clarão pôde ser observado também nos Estados vizinhos da Louisiana e do Novo México.
Especialistas da Nasa dizem acreditar que o fenômeno foi provocado pela desintegração de um meteoro que teria entrado na atmosfera entre as cidades de Dallas e Houston.
A agência identificou pequenos fragmentos que caíram ao norte de Houston e vai análisá-los para comprovar sua origem.

São José de Mipibu sediou a VIII Parada Gay do Agreste

Blog de Daltro Emerenciano
A cidade de São José de Mipibu sediou na noite de ontem(08), a VIII Parada Gay do Agreste. O evento foi promovido pela Sociedade Terra Viva, recebendo apoios de entidades governamentais e não governamentais.

UERN é a pior universidade pública do RN, constata MEC

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) foi a instituição pública de ensino com menor nota no Índice Geral de Cursos (IGC), divulgados na quinta-feira (6) pelo Ministério da Educação (MEC). Obteve média 3, considerado o mínimo aceitável. O máximo é 5.

A Universidade Federal do RN (UFRN), a Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN) alcançaram nota 4.

Das faculdades privadas, dez foram reprovadas no Estado, entre elas a Faculdade de Ciência e Tecnologia (Mater Christ – Mossoró), cuja nota 2 é considerado insatisfatória pelo MEC

As outras instituições privadas com a mesma nota foram: Faculdade de Ciências Empresariais e Estudos Costeiros de Natal (FACEN – Natal) União Americana (União Amreicana – Parnamirim); Estácio de Natal; do Seridó (FAZ – Currais Novos); Católica Nossa Senhora das Vitórias (FCNSV – Assu); Católica Nossa Senhora das Neves (FCNSN – Natal); e a Católica Santa Teresinha (FCST – Caicó).

domingo, 9 de dezembro de 2012

Touros: Fim de semana agitado

Muitas famílias que veraneiam em Touros, fugiram do Carnatal e aproveitaram para curtir a praia e arrumar suas casas para o verão/2013.  

A noite desta sexta e sábado foram agitadas, com serestas, agitos e baladas.



Pastoral Familiar da Paróquia de Touros realiza curso de preparação para o sacramento do matrimônio



Doze casais de Touros e os distritos de Boa Cica, Cajueiro e Lagoa do Sal, se reuniram neste domingo(09), na Escola Municipal Dr. Orlando Flávio Junqueira Ayres, para participar do curso de preparação para o sacramento do matrimônio, a cargo da Pastoral Familiar da Paróquia de Touros. 
George-Andrea-Henrique e Tereza

Durante o ano de 2012, quatro jornadas foram realizadas, sentindo-se a necessidade de uma 5ª jornada.   O encontro é formado de objetivos, testemunhos e palestras.  

Na 3ª palestra, o casal Cláudio e Verinha, casados a 16 anos, pais de 3 filhos, expuseram  a importância da preparação para o casamento e a harmonia conjugal e familiar.   Mostrando que muitos são os obstáculos conjugal, mas, é possível superar essas dificuldades, administrando-as com amor.             


Descontente, um dos representantes disse: -  “os administradores da paróquia não tem prestigiado os encontros da Pastoral Familiar”lamentando a ausência dos sacerdotes. 

Outro membro da pastoral lembrou que no Planejamento/2012, a Pastoral Familiar não foi citada, ficou de fora. 


O objetivo do curso é principalmente auxiliar os casais a refletir a cerca do casamento e da vida a dois, no conjunto de direitos e obrigações que estão assumindo, inclusive na vida religiosa.


“Ninguém pode casar-se de qualquer maneira”, disse Henrique.   

Constatamos que a Pastoral Familiar leva a sério o seu trabalho de conscientização de que  casamento e família são realizações que necessitam de um projeto.   Os que se propõem a casar querem a felicidade do companheiro(a).  Ninguém se casa por fatalidade, não se improvisa uma vida a dois, os filhos não podem chegar sem que haja uma previsão, um estudo do que se deseja para o futuro.
Clívia anima os participantes
 
Casal Cláudio x Verinha
 
Elizandra x Josenilson

Casal:  Liliana x Eudes e Eudes Filho

Touros: Otaciana esposa do Brisa internada no Walfredo Gurgel

Otaciana e Brisa na Matriz de Touros
Otaciana Oliveira, esposa de Luiz Lourenço "Brisa", encontra-se internada no Hospital Walfredo Gurgel, em Natal, desde quata-feira(5), vítima de um AVC.  

Segundo a filha Geane, sua mãe recupera-se favoravelmente.  E espera em breve tê-la de volta a Touros, para participar da festa do Bom Jesus dos Navegantes.   Novos exames foram solicitados pela equipe médica.

Touros: Ibama e PM estoura rinha de galo

O Ibama e a Polícia Militar fecharam nesta tarde uma rinha de galos no município de Touros, a cerca de 90 km de Natal. No local, onde acontecia um torneio, cerca de 30 pessoas realizavam apostas e colocavam em combate 90 galos, muitos deles já bastante feridos.

Com os apostadores foram encontrados dinheiro, anotações de apostas, troféus, anabolizantes para aves e também esporas, instrumentos de metal que ajudam a ferir os galos durante as brigas.

Todos serão autuados por crime de maus-tratos contra os animais e poderão pegar até um ano de detenção, além de multa de R$ 500 a R$ 3 mil por animal molestado. O Ibama alerta que além da multa em dinheiro e do processo criminal os envolvidos podem perder também os veículos encontrados no local da rinha.
Pedra Preta Real

TCE promoverá encontro com prefeitos nesta segunda-feira(10)

A Escola de Contas do TCE, em parceria com a Controladoria-Geral da União/RN, o Tribunal de Contas da União-SECEX/RN e a Federação dos Municípios do RN, realiza nesta segunda-feira (10) o evento: “Encontro com Prefeitos”.  Será a oportunidade dos prefeitos eleitos e daqueles que estão encerrando o mandato trocar informações e debater temáticas sobre a boa governança, incluindo orientações básicas aos gestores que iniciam ou terminam a gestão pública.

Na ocasião será realizado o lançamento da Resolução Nº 027/2012 do TCE que dispõe sobre a equipe de transição para o cargo de Prefeito, com base na Constituição Federal e na Lei de Responsabilidade Fiscal(LRF).