sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Touros: Padre Jonerikson deixa tourenses saudosos na 6ª noite de novena do Padroeiro

Pe. Jenerikson e pe. Josenildo
Nesta quinta-feira(27), a matriz de Touros se encheu de expectativa para ouvir o sermão do seu ex-pároco, padre Jonerikson Gomes da Silva.   Conhecido como um sacerdote cheio de unção e sabedoria na Palavra, não foi surpresa acompanhar a novena do Bom Jesus dos Navegantes, na sua 6ª noite. 

Durante a homilia, padre Jonerikson dirigiu-se principalmente ao exemplo de Maria Santíssima.  E, através dela, citou a Igreja una, santa, apostólica e católica.  

Falou sobre a necessidade da santificação dos jovens.   O respeito e a obediência que se deve ter ao Arcebispo e ao Papa.   Falou sobre a função da Igreja, citando São Pedro, Santa Terezinha, Santa Rita de Cássia, entre outros, como modelo vivo da Igreja Católica a exemplo de Jesus Cristo.

Dona Maria das Chagas, emocionada perguntou: - porque ele saiu de Touros?

Dona Francisca Pinheiro, 57 anos, disse que feliz é a paróquia que tem um padre com o conteúdo que tem padre Jonerickson.

Dona Maria Sinhá, disse:  por mim, eu passaria a noite inteira aqui.

O senhor Paulo Victor acrescentou que sente saudade de suas homilias.   “Ele é um verdadeiro pastor, que direciona as suas ovelhas”.

Percebeu-se que o povo se alegra quando a palavra de um sacerdote tem uma direção certa.   Padre Jonericson foi pároco de Touros e deixou em pouco tempo, uma marca de sabedoria e respeito ao sagrado, e foi aplaudido por várias vezes, nesta quinta-feira.  

Atualmente, o padre Jonerikson é administrador paroquial em Serra Caiada, na paróquia de Nossa Senhora da Conceição.   Confira alguns momentos:
 
Entre os presente estava o Secretário de Turismo Luiz Penha e a esposa Cida

Profissionais da Saúde fazem enterro simbólico de Rosalba na João Pessoa



O Sindicato dos Médicos convocou profissionais da área da Saúde para uma Manifestação pública. Trata-se de uma caminha, cuja concentração foi feita no calçadão da rua João Pessoa (Cidade Alta). Fotos do enterro simbólico da governadora estão sendo postadas a todo o tempo no facebook do Sinmed.
Blog do BG

Rádio Baixa Verde comemora 21 anos no ar

Entre os funcionários colegas:  Messias e Moises Araújo
A Rádio Baixa Verde AM, emissora pioneira na região do mato grande, comemorou este mês 21 anos no ar, levando para o ouvinte uma grade diversificada, todavia tendo no jornalismo o carro-chefe de sua programação.

Hoje, a emissora tem no ar seu site (www.baixaverdeam.com.br ). Para comemorar os 21 anos da rádio, a rádio reuniu funcionários, autoridades e ouvintes para um café da manhã em suas instalações.

A Rádio Baixa Verde foi inaugurada no dia 18 de Dezembro de 1991, em uma quarta-feira as 23:00 horas, onde o Sócio Majoritário, Iberê Ferreira, teve a honra de abrir as portas da primeira rádio da região do Mato Grande.

Fonte:  Políticas e Políticos

Termina segunda-feira prazo para recadastramento no Bolsa Família

Termina na próxima segunda-feira (31) o prazo para 566,1 mil beneficiadas pelo Bolsa Família atualizarem os dados no Cadastro Único para Programas Sociais. O número corresponde a 37,1 % das famílias que precisam se recadastrar este ano.

A revisão é importante para verificar se as famílias mantêm as condições para o recebimento do benefício, entre eles a renda mensal até R$ 140 por pessoa. Para fazer a atualização, a família deve apresentar ao rgão local que gerencia o programa os documentos comprovando renda, residência, escolaridade e dados pessoais de todos os seus integrantes.

As famílias que perderem o prazo para o recadastramento ficam com o benefício bloqueado a partir de janeiro, mas ainda podem regularizar a situação até 22 de fevereiro. Só depois dessa data, o benefício de quem não estiver com as informações em dia é cancelado.

Paulo Roberto Alves é empossado como presidente do TCE

Posse aconteceu na sede do TCE, com a presença de autoridades
O conselheiro Paulo Roberto Alves foi empossado nesta sexta-feira (28) como presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE). A cerimônia aconteceu na sede do Tribunal, com a presença de diversas autoridades. Na ocasião, também tomaram posse os conselheiros Carlos Thompson Fernandes, vice-presidente; Tarcísio Costa, corregedor; Renato Costa Dias, ouvidor; e a conselheira Maria Adélia Sales, como diretora da Escola de Contas Professor Severino Lopes de Oliveira.

Em seu discurso, Paulo Roberto ressaltou que  "a atuação dos Tribunais de Contas não se deve restringir ao estabelecimento de imposições punitivas: antes de exclusivamente punir, há que atuarem preventivamente, o que supõe uma prévia ação orientativa. É a chamada função pedagógica do processo de controle externo". Essa função, disse, tem se destacado com as ações desenvolvidas pela Escola de Contas.
Fonte:  TN online

Caju e umbu cajá se tornam boas opções para a virada do ano

Foto:  Divulgação
O caju e o umbu cajá estão se apresentando como boas opções nas mesas às vésperas do Ano-Novo, conforme o último Boletim Semanal de Variação de Preço da Ceasa-RN em 2012. No caso do caju, houve um ligeiro crescimento na produção, o que fez o produto apresentar nos últimos dias uma baixa na faixa de 9,5%. O umbu cajá, por sua vez, está apresentado uma boa safra, o que se refletiu no mercado em forma de queda nos preços médios de quase 9%.

Já entre os produtos que ficaram mais caros nos últimos dias de 2012 estão o chuchu, o tomate Santa Adélia e a batata lisa especial. Os três produtos confirmaram, mais uma vez, evolução de preços com fortes majorações, tendo como base o crescimento forte da demanda devido principalmente às festividades de fim de ano.
Fonte:  TN online

Touros: Mudança no Secretariado de Ney Leite

Professora Cida
O secretário de articulação do prefeito eleito Ney Leite, informou a pouco a substituição do nome do secretário de administração.  Segundo Gildenes dos Santos, a indicada Maria Aparecida do Nascimento(55), conhecida por Cida, substituirá Carlos Júnior, nome anunciado no último dia 20, durante coletiva com jornalistas. 


A nova indicada é professora municipal e foi chefe de gabinete e secretária de administração na gestão do ex-prefeito Josemar França.

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Sexta-feira(28), último dia útil do ano de 2012



Esta sexta-feira(28), é o último dia útil do ano para bancos e repartições públicas federal, estadual e municipal. 

Em Touros, os bancos fecham após o expediente desta sexta-feira, e só reabrem na quinta-feira, dia 3 de janeiro.

Imagens da 5ª noite da Festa do Padroeiro de Touros

 
 
 
 
 
 
 
 
 

Em Touros, Joana D'arc ao vivo - VOCÊ NÃO PODE PERDER!

RESERVE A SUA MESA PARA O SHOW DO ANO

Reveillon em Touros


Homem é flagrado tomando banho numa fossa

"Isso é que é gostar de m..."
Foto:  Jota Dantas - Currais Novos-RN
Uma cena inesperada chamou a atenção de um blogueiro na cidade de Currais Novos, na região Seridó do Rio Grande do Norte: um homem tomando banho dentro de uma fossa, praticamente mergulhado até a cabeça. Segundo Jota Dantas, que registrou as imagens, trata-se de um morador de rua identificado apenas como 'Saparil'.
Fonte:  Jota Dantas

Posto Renascer é o vencedor para receber o troféu "TOUROS1501"

O Posto Renascer, localizado na Praça da Matriz, em Touros, de propriedade do empresário Marcos Varela, foi o vencedor da ENQUETE "Em Touros qual o Posto de Combustível que foi destaque em 2012", com 50% dos votos.   

O seu proprietário será agraciado com o troféu TOUROS1501 com data de entrega a ser definida.    Parabéns!

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Carros com som altíssimo, tipo "Pancadão", abusam do direito ao sossego em São Miguel do Gostoso

Som alto traz inúmeras doenças, inclusive depressão
O que leva uma pessoa a achar que tem o direito de ligar um sonzão na maior altura e sair por aí tirando o sossego de tantas outras pessoas? Em São Miguel do Gostoso, é cada vez maior o número de carros, com som altíssimo, nas ruas da cidade.
Geralmente estas caixas de som são colocadas na carroceria de uma caminhonete ou no porta-malas de um automóvel. E aí param em um lugar de maior movimentação da cidade e tome som, estridente e insuportável, causando incômodos a todos.
No último sábado, uma caminhoneta estava estacionada próxima à entrada da praia da Xepa. Caixas enormes na carroceria, com luz neon, e um som de enlouquecer qualquer um. Quem mora ali por perto com certeza não pôde dormir à noite.
http://www.nobalacobaco.blogspot.com.br

Parazinho: rede sismológica registra novos tremores

Parazinho - RN
Depois de João Câmara, Jandaíra e Pedra Preta, agora são moradores de Parazinho que estão assustados com o registro de tremores de terra naquele município. A ocorrência de abalos em Parazinho não é novidade, pois há mais de 50 anos atrás já aconteciam tremores naquela região, segundo o moradores da época.
Na segunda-feira(24), véspera do Natal foi  registrado um tremor às 13h16 com magnitude de 2.1.
Nesta quarta-feira(26), a terra voltou a tremer por volta das 4h30 da madrugada, conforme registro na rede de sismologia da UFRN, este chegando a magnitude de 2,2.
Esses eventos foram também registrados por estações RSISNE (NPLI, Livramento-PB; NBPV, Pedro Velho-RN) e INCT-ET (PFBR, Pau dos Ferros-RN) a que se tem acesso via internet.
Fonte:  Assis Silva

Veranistas de Touros e Maracajaú reclamam por silêncio

Touros-RN
Veranistas da praia de Touros e Maracajaú, estão em busca do silêncio merecido para as férias.
Em Maracajaú o problema é o clube da praia, o Sargaços, e suas festas que começam à noite e vão sempre até às 5 da manhã.   

Em Touros são paredões, e o desrespeito dos bares nas imediações da Matriz, onde acontece a Festa do Padroeiro.   O barulho toma conta da cidade, com paredões de som que se revezam pela madrugada adentro.

Um dos responsáveis pelo "Castelinho", um bar a 20 metros da Matriz, diz que não tem o que fazer.   Numa mesa com o esposo, a senhora Lúcia, disse:  "Não sinto mais prazer em vir para um barzinho, tomar uma cerveja e comer uns petiscos.  O som é tão alto, que não conseguimos conversar com os amigos que encontramos."    
A polícia é chamada, mas…quando se afasta, tudo volta o que era antes, num desrespeito total com a autoridade policial e descumprimento da Lei.   

Reveillon de Touros terá 15 minutos de show pirotécnico, promete Ney Leite

Ney Leite: promete 15 minutos de fogos no Reveillon
O prefeito Ney Leite, a partir de 1º de janeiro, promete que na chegada de 2013, ou seja, após a benção do Santíssimo Sacramento, na Praça da Matriz de Touros, a zero hora, haverá um show pirotécnico com duração de 15 minutos. 

Responsabilidade que caberia a atual administração da prefeita  Luciana Farias.   Como a Prefeitura de Touros negou a queima de fogos, coube ao prefeito eleito Ney Leite, recorrer aos amigos empresários do ramo, a quantidade necessária para um belo show na chegada de 2013, o que é tradição na Festa do Padroeiro da cidade, desde os primórdios. 

Motivos de sobra para comemorar:  o mundo não acabou;  no dia 1º às 19 horas, será a posse de Ney Leite e vereadores eleitos; no dia 2 será oficializado o Santuário do Bom Jesus dos Navegantes;  e Ney, ama Touros e o Padroeiro da cidade. 
Dione Nascimento – touros1501

Arcebispo de Natal nomeia padre Bianor Júnior como pároco de Ceará Mirim

Convite de Formatura de Pe. Bianor Jr.
No início da Missa do Natal do Senhor, o Vigário Geral da Arquidiocese de Natal, Pe. Edilson Soares Nobre, leu a provisão canônica nomeando o Pe. Bianor Júnior como pároco de Ceará-Mirim. "Embora pareça confuso por ele já estar aqui, a função de administrador paroquial ainda permite a remoção do sacerdote com maior frequência, ou seja, ele poderia estar hoje e não estar amanhã. Já como pároco, a não ser que algo urgente aconteça, deve-se cumprir a provisão que determina um prazo de seis anos", explicou o Pe. Edilson.

Em seu agradecimento, Pe. Bianor lembrou que pela função de Vigário Episcopal Norte, tem a tarefa de acompanhar o trabalho dos colegas sacerdotes administradores paroquiais, porém não poderia exigir ao arcebispo que o nomeasse pároco. "Se aconteceu é porque o Vigário Geral e o Arcebispo confiam nas atividades que estão sendo desenvolvidas em Ceará-Mirim. Isso só aumenta a responsabilidade". Para o novo pároco, o Pe. Edilson foi o anjo Gabriel que veio trazer a boa notícia na noite de Natal.

O tempo da provisão passa a contar a partir de 08 de dezembro de 2012, dia da Imaculada Conceição, quando foi chancelada na Arquidiocese de Natal.
Fonte:  Pascom de João Câmara

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Morre Dona Canô aos 105 anos, mãe de Caetano e Betânia

Dona Canô morre aos 105 anos
O corpo de Dona Canô foi levado no final da tarde desta terça (25) até o Memorial Caetano Veloso, na Praça da Purificação, onde os moradores poderão se despedir da matricarca da família Veloso. Familiares, amigos e populares seguiram o cortejo, marcado por muita emoção e aplausos. Maria Bethânia e Caetano, filhos ilustres de Dona Canô, foram ao memorial se despedir da mãe, morta aos 105 anos.

O sepultamento está marcado para as 10h de quarta-feira (26), no cemitério de Santo Amaro. Antes, a família vai realizar uma missa de corpo presente na Matriz da Purificação.
 
Biografia
Nascida em 16 de setembro de 1907, Claudionor Viana Teles Veloso construiu sua história no Recôncavo Baiano, no município de Santo Amaro da Purificação. Os filhos biológicos são Clara, Roberto, Caetano, Bethânia, Rodrigo e Mabel. Dona Canô adotou as filhas Irene e Nicinha. Era viúva de “Seu Zeca”, que morreu em 1983, com 82 anos.
Os filhos Caetano Veloso e Maria Betânia no velório
 

Aniversário de Natal 2012 – 413 anos

Natal-RN 413 anos
 
A cidade de Natal está de aniversário no dia 25/12 completando 413 anos e como a capital do Rio Grande do Norte faz aniversário bem no dia 25/12, o natal é uma data comemorada intensamente na cidade. Anualmente a prefeitura da cidade promove o Natal em Natal, que conta com várias atrações folclóricas, festas, shows musicais e shows pirotécnicos à beira mar.