terça-feira, 11 de junho de 2013

DESTAQUE DOS JORNAIS DESTA TERÇA-FEIRA

EM TOUROS A SUA FESTA ESTÁ COMPELTA


IMAGEM DA SEMANA

Júlia Vasconcelos é destaque da semana no "Touros1501"

TOUROS É DESTAQUE NO ATLETISMO DO RN

Atletas de Touros:  Edjane, Dara, Bárbara e Bia 
CAMPEONATO ESTADUAL DE MENORES-RN
Atletas de Touros da equipe CAUPV participaram do Campeonato Estadual de Menores, realizado neste final de semana em Natal, evento que reuniu cerca de 300 atletas de 14 a 17 anos de todo o Rio Grande do Norte. 
Atletas de Touros:   Du, Joallyson, Danilo e Tiago
As atletas Edjane, Dara, Bárbara e Bia, foram destaque nas competições, elevando o nome de Touros no atletismo do Rio Grande do Norte, trazendo para casa 17 medalhas.
Patrocine um atleta, sua marca irá aonde ele for

segunda-feira, 10 de junho de 2013

SEGURANÇA PÚBLICA DE TOUROS FOI TEMA DE DEBATE NA ÚLTIMA SESSÃO DA CÂMARA

Por Dione Nascimento
Presidente Diego França
Atendendo à convocação feita pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Diego França, os representantes da segurança pública de Touros, Leonardo Freitas, Delegado de Polícia e o 2º Tenente Jean Lima Carvalho, comandante do 2º PPM a 2º CIPM/TOUROS-RN, compareceram à sessão ordinária da última quarta-feira(5), às 19h30, a fim de dar explicações e informações sobre o trabalho que vem sendo desempenhado no município de Touros.  A sessão também contou com a presença do prefeito Ney Leite, que mesmo acometido de uma forte gripe, se fez presente.
Ten. Jean
Convidado a fazer parte da Tribuna Popular, tenente Jean Lima levou ao conhecimento da Casa Legislativa, que o município de Touros não diverge muito dos demais municípios do País.  Segundo o tenente, Touros teria que ter pelo menos 150 militares. Quando a realidade atual é de 34 policiais, e que o Pelotão de Touros tem o maior número de efetivo com armamento no Estado do Rio grande do Norte, mesmo com a situação cinco vezes inferior ao ideal à ONU.
Aberto a questionamentos e perguntas o tenente Jean Lima respondeu ao vereador Joab Nascimento da Silva(PSB), sobre o aumento da criminalidade.  Disse o tenente que atualmente as normas são claras em não poder julgar qualquer pessoa que não seja dentro da Lei com determinações jurídicas, e isso na maioria das vezes, atrapalha. Segundo o tenente Jean, ele tem recebido tudo que solicita ao município como é o caso de internet, alimentação e combustível  e quando  necessário, até mesmo veículos.  O que mais atrapalha o desenvolvimento do trabalho é a burocracia apresentada pelo governo do estado.
Vereadora Bel
O tenente Jean sugeriu a instalação de câmeras em pontos estratégicos da cidade e distritos as quais facilitarão consideravelmente o trabalho da polícia.  O tenente também falou sobre as parcerias que já começaram a acontecer no município, tendo sido elogiado pela vereadora, professora Izabel Cristina “Bel”.  
Delegado Leonardo
Locado em 3 cidades, o delegado Leonardo Freitas, falou das dificuldades encontradas e que a polícia civil é uma polícia judiciária e investigativa.  
Sabatinado pelo vereador Joab, que admirou-se do delegado ser locado em 3 cidades, o vereador expressou a sua preocupação, porque com certeza algumas dessas cidades ficarão ociosas pela falta da presença do delegado e como é que ele consegue distribuir o seu trabalho? perguntou o vereador.   Segundo o delegado Leonardo, o sistema de trabalho que é com horário comercial, funciona através de boletins de ocorrência e que dentro do possível os casos são selecionados para serem transformados em inquérito policial.  No entanto, segundo o delegado, “dou maior atenção a Touros porque oferece melhores condições de trabalho inclusive em estrutura.  No entanto, torna-se impossível solucionar todos os problemas porque o município é muito grande”, disse o delegado.
Vereadores Di Assis, Joab e Nalvinha
O vereador Di Assis de Santa Luzia desejou saber sobre quem é preso em Touros, se está ficando na cidade ou está indo para fora?   E lembrou da dificuldade das famílias em visitar os presos que estão cumprindo pena fora da cidade.   Na resposta do delegado, não fica nenhum preso em Touros, isto porque o preso está sob a responsabilidade da Secretaria de Justiça e Cidadania.  O que Touros necessita para abrigar os presos é de uma cadeia pública.
Tendo se tornado uma constante a presença do prefeito Ney Leite nas sessões da Câmara Municipal, desta feita não foi diferente, quando convidado a fazer parte da Tribuna.  Disse o prefeito que a população de Touros não pode mais pagar pela irresponsabilidade do governo do estado e, que não mede esforços para atender a polícia militar e civil.  No entanto, o que não é admissível é a instituição sofrer as consequências do abandono ao ponto de sucatear as estruturas e que a prefeitura tem assumido o papel que é do governo para que o trabalho de segurança no município não pare. 
Prefeito Ney Leite
O prefeito Ney Leite agradeceu de forma particular ao coronel Francisco Canindé de Araújo e o major Josemário, ao mesmo tempo em que anunciou a construção da guarita no pórtico de entrada da cidade para dar mais segurança a população, além de outras medidas que já estão sendo tomadas.  Também lamentou a guarita ter sido retirada pela administração da prefeita Luciana Farias.
Segundo o prefeito Ney, convênios estão sendo feitos com a Secretaria de Segurança do Estado, e que lamenta Touros ter tantos inimigos, que poderiam ser apenas adversários políticos, contribuindo com  críticas construtivas em benefício do município.  Com trabalho e determinação Touros será transformada, concluiu o prefeito.

DESTAQUE DOS JORNAIS DESTA SEGUNDA-FEIRA

TRIBUNA DO NORTE: Polícia prende mais um suspeito de participação em morte de advogado
O MOSSOROENSE:  Começam as inscrições para o Sisu 2013
JORNAL DE HOJE:  Garibaldi descarta candidatura e afirma que decisão de rompimento só em 2014
DIÁRIO DO NORDESTE:  Quinze adolescentes são mortos por mês em Fortaleza
O GLOBO:  Para compensar alta do dólar, agências de turismo reduzem cotação em pacotes
FOLHA DE SÃO PAULO:  Bandidos matam dois em assalto a pizzaria na zona norte de SP
ESTADÃO:  Receita Federal libera consulta ao 1º lote de restituições do IR 2013
CORREIO DA MANHÃ:  Passos e Cavaco vaiados em Elvas
ESTADO DE MINAS:  Caos na porta das universidades
ZERO HORA:  Contribuintes têm dificuldade para a consulta do primeiro lote do Imposto de Renda

domingo, 9 de junho de 2013

HENRIQUE EDUARDO ALVES ASSUME A PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA

O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, assumiu na noite deste sábado (8), a Presidência da República. Ele recebeu o cargo da presidente Dilma Rousseff, na Base Aérea de Brasília, às 18h, durante o embarque da presidente  para Portugal. A presidente vai participar das festividades de encerramento do Ano do Brasil. O Vice-Presidente, Michel Teme, também está em missão oficial no exterior.
Presidente Dilma passa o cargo para Henrique Alves
 Henrique Alves disse que assumia, interinamente, a presidência da República com humildade e responsabilidade. "É um misto de alegria, emoção e responsabilidade. É uma honra representar o Rio Grande do Norte num momento como este. Aluízio Alves, meu pai, também deve está muito feliz onde ele estiver", disse o Presidente em Exercício.
 Henrique Eduardo Alves vai ficar no exercício da Presidência da República até a manhã da terça-fera (11), quando a presidente Dilma Rousseff retornará ao Brasil. O Presidente em Exercício vai permanecer o domingo (9) em Brasília e na segunda-feira(10) despacha normalmente no palácio do Planalto.

sábado, 8 de junho de 2013

IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA, SEDE A NOSSA SALVAÇÃO!


BLOGUEIRA LAURITA ARRUDA É A PRIMEIRA DAMA DO BRASIL

Primeira Dama Laurita com o Presidente Henrique Alves
A blogueira, jornalista e esposa do presidente Henrique Eduardo Alves, Laurita Arruda, passará 60 horas como primeira dama do país.

SANTUÁRIO DE TOUROS CELEBROU O SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

A grande festa do Sagrado Coração de Jesus foi celebrada em missa nesta sexta-feira(7), ás 19h30, pelo padre Jailson Nunes de Brito, vigário paroquial do Santuário do Bom Jesus dos Navegantes, em Touros.
Pe. Jailson, durante a homilia
Antes da missa os devotos e consagrados ao Sagrado Coração de Jesus sairam em procissão pelas principais ruas da cidade.
Procissão pelas ruas de Touros

sexta-feira, 7 de junho de 2013

TOUROS DARÁ INÍCIO A CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA PARALESIA INFANTIL NESTE SÁBADO, 8

A campanha nacional de vacinação contra a Poliomielite (Paralisia Infantil) terá o seu dia “D” neste sábado, 08, em todas as unidades de saúde do país.

Em Touros, os pais devem levar seus filhos de 6 meses a menores de 5 anos, a qualquer Posto de Saúde, para serem imunizados contra o poliovírus, agente infeccioso que causa a doença.   

JOÃO CÂMARA: PREFEITO DECRETA LUTO OFICIAL POR 3 DIAS

NOTA OFICIAL DE PESAR  

Todos nós Camarenses estamos entristecidos com a morte do Arquiteto Petronyo Costa. Seu legado, tanto como Arquiteto, como cidadão de nossa cidade será eternamente lembrado.


Nosso sincero pesar à família enlutada, e como forma de manifestar nossa tristeza e respeito, decretamos luto oficial de três dias.
Ariosvaldo Targino de Araújo
Prefeito de João Câmara

JOÃO CÂMARA: SEPULTAMENTO DE PETRONYO SERÁ AS 20 HORAS DE HOJE

Sepultamento será as 20 horas
O Blog do Assis Silva informa que o sepultamento de Petronyo Ulisses da Costa, será às 20h desta sexta-feira(7). O corpo virá direto de Natal, fará uma parada em frente ao ginásio José Soares(Zezão) e em seguida o cortejo seguirá até o cemitério público onde ocorrerá o sepultamento.
A morte trágica do jovem arquiteto tem dominado as redes sociais e a cidade de João Câmara inteira está indignada com a onda de violência que se instalou nos últimos dias no município, a qual atingiu o limite máximo com o desaparecimento e a forma brutal como o jovem foi assassinado.

JOÃO CÂMARA: CORPO DE PETRONYO É ENCONTRADO NA ZONA RURAL DE POÇO BRANCO

Final trágico para o caso do jovem arquiteto Petronyo Ulisses da Costa que foi assassinado e teve o corpo jogado em um rio na comunidade de Pousa, zona rural do município de Poço Branco. 
Local onde o corpo de Petronyo foi encontrado (Foto: Marco Montoril)
O corpo do jovem Petronyo, foi encontrado na manhã desta sexta-feira(7) por volta das 10h por um agente de endemias e um tratorista que o viram boiando debaixo de uma ponte sobre o rio Ceará-Mirim.
A Polícia Militar está no local fazendo a guarda do corpo até a chegada da equipe do Instituto Técnico e Cientifico de Polícia –ITEP. É grande o movimento de curiosos no local.
Petrônyo havia desaparecido a meia noite da última terça-feira(4) de um bar na praça Monsenhor Freitas. 
Por Assis Ssilva

ARQUITETO PETRONYO É ENCONTRADO MORTO

Arquiteto Petronyo encontrado morto
Recebo informações de Miralice Leite, prima do arquiteto Petronyo Ulisses da Costa, de 27 anos, sobrinho do vice-prefeito da cidade de João Câmara, que o corpo do arquiteto foi encontrado com marcas de tiros na cabeça em uma lagoa na Pousa, próximo a Santa Cruz. 

A informação foi confirmada pelo major Josemário Paiva, comandante da Polícia Militar na região. 

Segundo o tio do jovem, Josafá Araújo da Costa, o jovem estava desaparecido desde a noite da última terça-feira (4), após sair de um bar que fica nas proximidades da igreja matriz de João Câmara. "O corpo tem marcas de tiro na cabeça. Foi execução", confirmou Taveira. Ainda segundo o major, familiares reconheceram o corpo de Petronyo.

EM TOUROS DIA DO MEIO AMBIENTE FOI COMEMORADO EM GRANDE ESTILO

Escola Estadual Tabelião Júlio Maria
Alunos de Touros, saíram às ruas para prestar as suas manifestações ao dia do meio ambiente e ecologia a ser comemorado sempre no dia 5 de Junho.
Devido à data os alunos  percorreram as principais avenidas da cidade.
Crianças do CEMEI I
A comemoração foi organizada por professores e direção das escolas Tabelião Júlio Maria e CEMEI,  com o apoio da Secretaria Municipal de Educação.

A importância da data está relacionada às discussões que se abrem sobre a poluição do ar, do solo e da água, desmatamento, diminuição da biodiversidade e da água potável ao consumo humano, destruição da camada de ozônio, destruição das espécies vegetais e das florestas, extinção de animais, dentre outros.
Crianças participaram das comemorações aprendendo a conviver e respeitar o meio ambiente

Realizadas por estudantes, sob a orientação de professores das áreas de ciências e geografia, as atividades comemorativas visam à conscientização da comunidade escolar em relação à conservação do meio ambiente, numa proposta de educação/aprendizagem que venha despertá-la para a importância de trabalhar com temas como sustentabilidade, preservação da água e coleta seletiva do lixo.

GIRO GERAL...

CIENTISTAS DIZEM TER DESCOBERTO ORIGEM DO CANCÊR DE MAMA
Tumor nasce a partir de mau funcionamento de células localizadas nos ductos mamários.
Em sua essência, o câncer é uma célula entre milhões de outras que começa a funcionar mal. No caso do câncer de mama, na maioria das vezes essa célula maligna fica nos ductos que levam o leite da glândula mamária até o mamilo. Mas, por que ali e não em outra parte? O que há nesta região?
CIENTISTAS DIZEM TER DESCOBERTO A RAZÃO DA EXISTÊNCIA DO CÂNCER DE MAMA

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA APROVA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE PROFESSORA
O Governo do Estado está autorizado a contratar, em caráter temporário, professores para a rede estadual de Educação. Os deputados aprovaram hoje, por unanimidade, o Projeto de Lei de nº 139/2012 que recebeu uma emenda do deputado Fernando Mineiro (PT).

GOVERNO DO RN GASTARÁ R$ 500 MIL PARA PREMIAR QUADRILHAS
A Secretaria Especial de Cultura do Governo potiguar anunciou hoje que gastará R$ 500 mil para premiar quadrilhas juninas na Grande Natal e no interior.
Segundo a nota, serão 200 prêmios, divididos meio a meio, metade para a região metropolitana e metade para os outros municípios.Estão sendo disponibilizados também 100 grupos culturais, quadrilhas matutas e estilizadas com R$.3.500,00.

CÂMARA DO RIO APROVA 4 FERIADOS DURANTE A JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE
Os vereadores aprovaram uma emenda ao Projeto que obriga serviços essenciais como hospitais, bares, restaurantes, transporte público e pontos de cultura a funcionarem normalmente.

CÂMARA VOTA PEC 37 NO PRÓXIMO DIA 26
A emanda à Constituição pode limitar o poder de investigação do Ministério Público;  proposta indica que a apuração das infrações penais é função privativa das polícias civil e federal.

LULA DIZ A EXECUTIVOS DO PERU QUE INFLUI EM DECISÕES DE DILMA

Ex-presidente viaja a Lima a convite do Grupo Brasil, que é composto de 45 empresas com interesses no Peru, e da Câmara Binacional de Comércio Peru-Brasil.

SUSPEITOS NEGAM PARTICIPAÇÃO NO DESAPARECIMENTO DE ARQUITETO EM JOÃO CÂMARA

Anderson Barbosa Do G1 RN
Petronyo - Foto:  Arquivo família
Três adultos e dois adolescentes detidos sob a suspeita de envolvimento no desaparecimento do arquiteto Petronyo Ulisses da Costa, de 27 anos, prestaram depoimento nesta quinta-feira (6) à Polícia Civil do Rio Grande do Norte. Segundo o delegado Antônio Taveira, que comanda as investigações, todos negam qualquer envolvimento com o sumiço da vítima apesar de a polícia ter imagens gravadas  em dois pontos diferentes da cidade de João Câmara que mostram um dos presos dirigindo o carro do jovem entre 3h e 4h da madrugada da quarta (5). Nas imagens, segundo o delegado, é possível ver que o arquiteto ainda estava no veículo, um Sandero de cor prata. Josafá Araújo da Costa, que é vice-prefeito de João Câmara e tio do jovem, disse ao G1 que Petronyo foi visto pela última vez na noite da terça (4), após deixar um bar nas proximidades da igreja matriz da cidade.
O carro de Petronyo foi encontrado nesta madrugada abandonado no bairro de Mãe Luiza, em Natal, perto de uma residência onde foram detidos dois dos suspeitos. Na ocasião, foram conduzidos à  delegacia um adolescente de 16 anos e um jovem de 25 anos, que estavam de posse de um revólver. Mais tarde,dois adultos e um menor de 17 anos também foram presos suspeitos de participar do assalto e desaparecimento do arquiteto. Estes últimos foram localizados em João Câmara.
Um deles, ainda de acordo com o delegado, é justamente a pessoa que aparece nas imagens gravadas na cidade. “Mesmo assim, ele nega. Os outros também negam, mas se contradizem. Agora vou representar pela prisão temporária de todos eles”, acrescentou Taveira. Os dois menores foram encaminhados para unidades de custódia para adolescentes infratores. Os adultos continuam presos em Natal.
Ainda de acordo com o delegado, o suspeito que aparece nas imagens tem um histórico de crimes. “Ele tem envolvimento com dois homicídios, um quando era menor de idade e outro já quando maior”, revelou. “E também é envolvido com tráfico de drogas”, acrescentou.
Familiares de Petronyo estiveram na 4ª Delegacia de Polícia, em Mãe Luiza, mas preferiram não falar sobre o caso. Mais cedo, ao G1, o tio fez um apelo: “Estivemos com o secretário Aldair da Rocha (Segurança Pública) e com o comandante geral da Polícia Militar (coronel Francisco Araújo Silva). A polícia rastreou uma ligação em que ofereciam o carro do meu sobrinho por R$ 1.500. A gente só quer ele de volta, seja vivo ou morto”.
Buscas
As polícias Civil e Militar continuam realizando buscas na tentativa de encontrar o arquiteto. Diligências foram realizadas na região e os policiais também procuraram por Petronyo em uma lagoa na cidade de João Câmara. Contudo, não acharam nada.

O desaparecimento
Petronyo Costa desapareceu na noite da terça-feira (4), por volta das 22h. Segundo o vice-prefeito da cidade de João Câmara, e tio do arquiteto, o jovem foi visto pela última vez no Espetinho do Dedé, bar que fica nas proximidades da igreja matriz da cidade. O carro de Petronyo, um Sandero prata, foi encontrado na madrugada desta quinta no bairro de Mãe Luiza, na capital potiguar.
“Estivemos com o secretário Aldair da Rocha (Segurança Pública) e com o comandante da Polícia Militar. A polícia rastreou uma ligação em que ofereciam o carro do meu sobrinho por R$ 1.500. A gente só quer ele, seja vivo ou morto”, disse o tio pela manhã.
Caso ainda não é de sequestro
Para o secretário de Segurança do Rio Grande do Norte, Aldair da Rocha, o desaparecimento do arquiteto ainda não pode ser tratado como sequestro. “Sequestro, só quando há pedido de resgate. Não há notícias dele ou de alguém que tenha feito contato com a família. O caso, até o momento, é de desaparecimento”, explicou.

PAPA FRANCISCO: "QUEM CRÊ EM DEUS NÃO TEM ÍDOLOS NEM SEGUE MODA

“Vivemos pequenas ou grandes idolatrias, mas o caminho que leva a Deus passa pelo amor exclusivo por Ele, como Jesus nos ensinou”. Este foi o fulcro da homilia de Papa Francisco na missa celebrada na manhã desta quinta-feira, 06, na capela da Casa Santa Marta. O Arcebispo de Curitiba, Dom José Vitti, foi um dos concelebrantes.
 
Quando o escriba se aproximou de Jesus para perguntar qual era, segundo Ele, o primeiro mandamento, “provavelmente sua intenção não era tão inocente”, disse Francisco, comentando a leitura do Evangelho.
 
Jesus respondeu que “o Senhor é o nosso Deus”, que não é suficiente dizer “acredito em Deus; Deus é o único Deus”, mas é preciso viver realmente como se Ele fosse o único, e não ter outras divindades a nossa disposição. “Existe o risco da idolatria!”. Jesus foi claro, e pediu ao Pai que nos defendesse do espírito mundano, que nos conduz à idolatria.
 
O Papa prosseguiu afirmando que a idolatria é sutil, que “todos temos nossos ídolos escondidos”, mas que devemos procurá-los e destruí-los, porque o único caminho para seguir Deus é o da fidelidade:
 
“Os ídolos escondidos fazem com que nós não sejamos fiéis no amor. O caminho para seguir avante no Reino de Deus é um caminho de fidelidade que se assemelha ao amor nupcial”. 
Como é possível não ser fiel a um amor tão grande? - questionou Francisco, concluindo que é necessário confiar em Cristo, “que é fidelidade plena e que nos ama tanto”:

“Hoje, podemos pedir a Jesus: ‘Senhor, você é tão bom, ensina-me o caminho para estar sempre perto de Deus e afastar sempre todos os ídolos. É difícil, mas temos que começar, porque eles nos tornam inimigos de Deus”. 

Fonte: Radio Vaticano 

GUGU LIBERATO DEIXA A RECORD

Na Record desde 2009, Gugu Liberato deixou a emissora quatro anos antes do vencimento de seu contrato. A notícia vazou na manhã desta quinta-feira (6).Até o início da tarde desta quinta, a emissora ainda não havia se manifestado oficialmente por meio de sua assessoria de imprensa.
Gugu e o amigo Marquinhos
iG Gente apurou que por volta das 13h a diretoria da Record, incluindo Homero Sales , diretor do “Programa do Gugu”, estava reunida para definir de que forma seria anunciada a saída do apresentador.
A reportagem apurou nos bastidores da emissora que o motivo da quebra de contrato, que tem multa rescisória altíssima, é que a relação entre Gugu e a Record estava insustentável nos últimos tempos.
Com salário milionário, estimado em R$ 3 milhões, o apresentador não estava entregando a audiência desejada e acabou cedendo à pressão de deixar à casa. Sua vida estava sendo dificultada, já que boa parte de sua produção havia side demitida recentemente.