segunda-feira, 8 de julho de 2013

MARCELO ALECRIM REALIZA O SÃO JOÃO DA ALE

O empresário Marcelo Alecrim, promoveu neste último sábado(5) o tradicional Arraiá da ALE.  E, entre os convidados estava a vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria.
Marcelo com Elinor e Wilma

No Boulevard, onde aconteceu a festança, o empresário recebeu funcionários e autoridades do Rio Grande do Norte, que foram animados pelo forrozeiro Waldonis.


Na matriz da empresa, em Natal/RN, e mais 49 filiais fezeram parte dos festejos juninos uma competição entre os setores que elege a Rainha da Milho e a Rainha da Pipoca.   É uma gincana que leva todos os colaboradores a decorarem os setores, se fantasiarem de matutos, encherem a empresa de comidas típicas e, ainda, arrecadar donativos para instituições carentes.


PAPA RECOMENDA SACERDOTES COMPRAR CARROS HUMILDES

Papa Francisco
Como parte de sua tentativa de tornar a Igreja Católica mais austera e concentrar-se nos pobres, Francisco disse aos jovens padres e freiras em treinamento de todo o mundo que ter o mais recente smartphone ou acessório de moda não era o caminho para a felicidade. “Me machuca ver um padre ou uma freira com o mais recente modelo de carro, você não pode fazer isso”, disse ele.
“Um carro é necessário para fazer um monte de trabalho, mas, por favor, escolha um mais humilde. Se você gosta do mais extravagante, basta pensar quantas crianças estão morrendo de fome no mundo”, disse ele.
Desde que sucedeu o Papa Bento 16, em março, o argentino Jorge Bergoglio evitou algumas das maiores armadilhas da ostentação de seu cargo e optou por viver em uma casa de hóspedes do Vaticano, ao invés dos opulentos apartamentos papais. A agência de notícias ANSA disse que o carro escolhido pelo papa para se deslocar na Cidade do Vaticano é um Ford Focus compacto.
Do Terra

ESTRADA TOUROS-JOÃO CÂMARA INDIGNA MOTORISTAS E ALUNOS

Os motoristas de ônibus escolar das cidades de São Miguel do Gostoso, Touros e Rio do Fogo que trafegam diariamente pela RN 023 – João Câmara Touros com alunos do Instituto Federal – IFRN, estão indignados e revoltados com a situação da estrada no que se refere ao trecho de 10 kilometros Riacho seco-João Câmara praticamente intransitável e o governo do Estado nem um DER faz nenhum tipo de melhoria. Com as chuvas a situação se agravou ainda mais com a  buraqueira.
Motoristas e estudantes não descartam a realização de um grande ato público interditando as BRs 406(João Câmara) e 101(Touros) como forma de chamar a atenção do governo do estado para que faça urgentemente a recuperação da rodovia. Os buracos são de palmo em palmo e o asfalto praticamente não existe mais. Quando candidata no ano passado, a governadora Rosalba Ciarlini prometeu recuperar a RN 023, mas até o momento nada foi feito e os motoristas que precisam trafegar pela RN diariamente estão ficando com o prejuízo de carros quebrados devido a buraqueira.

AS MANCHETES DOS JORNAIS DESTA SEGUNDA

Diário do Nordeste: Municípios descumprem lei e ficam sem punição
Globo: Exclusivo – Brasília abrigou base dos EUA de espionagem por satélite
Folha: Itamaraty cobra explicação dos EUA sobre espionagem
Estadão: Planalto reage a espionagem de brasileiros pelos EUA
Correio: Dilma busca médicos para salvar a saúde
Valor: Manifestações aceleram a redução do consumo
Estado de Minas: As dores do crescimento
Jornal do Commercio: Vândalos serão punidos
Zero Hora: Fogo na alma da Capital

sexta-feira, 5 de julho de 2013

PREFEITURA DE TOUROS E SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DESATAM MAIS UM NÓ DEIXADO PELA ADMINISTRAÇÃO DE LUCIANA FARIAS

Por Dione Nascimento
Prefeito Ney Leite
Desde o início do ano letivo de 2013 que a Secretaria de Educação de Touros vem contando com a sensibilidade do prefeito Ney Leite em manter as 36 escolas do município que não estavam recebendo o PDDE-Programa Dinheiro Direto na Escola.  A ausência destes recursos faz muita falta ás escolas municipais, que sem esse suplemento passam a onerar os custos das mesmas para o município.

Coordenadora Neide
Rosângela Silva, Margarete e Luciene
Segundo, Edneide Alves, coordenadora Administrativa da Secretaria de Educação, “essas escolas estavam sendo prejudicadas em virtude da falta da prestação de contas dos anos 2010 e 2011, quando da gestão da prefeita Luciana Farias e da então secretária de educação Maria do Rosário de Assunção Farias, deixando o município sem receber os valores necessários para manter as escolas.  O prefeito Ney Leite juntamente com a Secretaria de Educação,  fez o impossível para que não faltasse o material necessário para o andamento das aulas, concluiu Neide.

Socorro França - Secretária
“A falta da prestação de contas deixou o município inadimplente, entravando o trabalho pedagógico nas escolas, inviabilizando o  papel ofício, toner, cartolina, entre outros.   No entanto, o prefeito Ney Leite não mediu esforços dando todo suporte necessário para que as escolas não parassem”, disse Rosângela Silva, coordenadora pedagógica.

Sec. Adjunto, Prof. Chagas
Durante viagem a Brasília, onde participou do 14º Encontro Nacional de Educação, a secretária Maria do Socorro Coutinho França, procurou viabilizar o repasse de verbas do PDDE, quando constatou a falta da prestação de contas dos anos 2010 e 2011 o que causava o bloqueio de repasse do dinheiro para as escolas.   Graças a ação da secretária, o repasse  foi desbloqueado e o município já conta com os valores necessários para dar  o suporte necessário as escolas.
Serginho e Jhon 
Nilma, Mary, Rosimery, Dorinha e Raimunda

Criado em 1995, o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) tem por finalidade prestar assistência financeira, em caráter suplementar, às escolas públicas da educação básica das redes estaduais, municipais e do Distrito Federal e às escolas privadas de educação especial mantidas por entidades sem fins lucrativos, registradas no Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), como beneficentes de assistência social, ou outras similares de atendimento direto e gratuito ao público.
SEMANA PEDAGÓGICA UMA GRANDE REALIZAÇÃO DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

FILHO DE JOAQUIM BARBOSA É CONTRATADO PELA GLOBO

Felipe Barbosa, filho do presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, é o novo contratado da Globo. Formado em comunicação social, Felipe entrou para a equipe de produção do “Caldeirão do Huck”. A informação é da coluna Outro Canal, assinada por Keila Jimenez e publicada na Folha desta sexta-feira (5).


Procurada pela coluna, a Globo e fontes na produção da atração negaram a contratação de Felipe. Disseram que ele foi apenas fazer uma visita ao Projac, no Rio. Mais tarde, a emissora confirmou a contratação.

TOUROS, GALINHOS, SÃO MIGUEL DO GOSTOSO E RIO DO FOGO TERÃO PARQUES AQUÍCOLAS

O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) vai lançar nesta quinta-feira (04), em Natal, o programa Parques Aquícolas Marinhos – já implantado no estado de Santa Catarina. Parques aquícolas são áreas destinadas a criação de pescado.

A ideia, de acordo com a Secretaria Nacional de Planejamento e Ordenamento da Aquicultura,  é implantar dez parques para cultivo de peixes marinhos e algas no Rio Grande do Norte ainda este ano e elevar, com isso, a produção de pescado do estado em 1 milhão de toneladas. O Ministério não fixou uma data para atingir esse volume.

Segundo o MPA, os  parques serão implantados nos municípios de Touros, Baía Formosa, São Miguel do Gostoso, Porto do Mangue, Rio do Fogo, e Galinhos – selecionados após a realização de estudos técnicos.

TOUROS SEDIARÁ OFICINA SEBRAE DE EMPREENDEDORISMO

Como é desejo do prefeito Ney Leite, o SEBRAE tem estado presente desde que foi dado início a sua administração.  O próximo evento será a realização no período de 15 a 19 de julho, com o apoio da Prefeitura de Touros, da Oficina SEBRAE de Empreededorismo (OSE), que é uma metodologia avançada de estímulo ao empreededorismo em que os participantes têm a oportunidade de vivenciar diversas situações que fazem parte de um negócio.

As inscrições estarão sendo abertas no Centro de Turismo de Touros de 8 a 12 de julho, em horário integral, no valor de R$-15,00, tendo como principal objetivo a gestão de pequenos negócios voltada para o sucesso de seus participantes.

O público preferencial da OSE é formado por empresários de micro e pequenas empresas, empreendedores individuais e potenciais empresários, incluindo os empreendedores informais de Touros, independentemente de grau de instrução.

DILMA AFIRMA, TEMOS QUE PAGAR BEM O PROFESSOR


Nesta quinta-feira (4), a presidenta Dilma Rousseff voltou a enfatizar a importância do investimento em educação e do reconhecimento dos professores, que devem ser valorizados e bem remunerados. Para isso, ela lembrou da necessidade de se dedicar os recursos advindos do petróleo para o setor. “Professor nesse país, por que tem de ter mais dinheiro dos royalties? Porque nós temos de pagar bem a professor, nós temos de transformar a profissão de professor nesse país numa das coisas que todo mundo vai querer e se esforçar pra ser. Quem vai ser professor nesse país tem de ser os melhores”, afirmou. Para a presidenta, o país só será melhor quando a educação for de qualidade, com creche, ensino em tempo integral e alfabetização na idade certa, garantindo igualdade de oportunidade a todos os brasileiros.

quinta-feira, 4 de julho de 2013

PRESIDENTE DILMA SE EMOCIONA AO ABRAÇAR ROBERTO CARLOS

A presidente Dilma Rousseff chegou a se emocionar, nesta quarta-feira (3), ao se encontrar com Roberto Carlos durante a reunião com artistas para tratar de direitos autorais.
Além do rei, cantores como Erasmo Carlos, Caetano Veloso, Carlinhos Brown, Fafá de Belém, Lenine, Gaby Amarantos, Fernanda Abreu e Rogério Flausino participaram do encontro, para discutir com a presidente mudanças no Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição).
Presdiente Dilma se emociona ao abraçar Roberto Carlos
Ao abraçar Roberto Carlos, a presidente ficou visivelmente emocionada. Os outros artistas também se comoveram e ficaram de pé para aplaudir o abraço dos dois.
Dilma Rousseff desligou os microfones e disse a Roberto, Caetano e Erasmo que os três a fizeram lembrar da juventude dela e que as canções dos artistas foram marcantes em sua vida.
O encontro com os artistas durou aproximadamente uma hora e ocorreu em um clima bastante amistoso. Os servidores da presidência mais próximos de Dilma também aproveitaram para tietar os cantores.
O grupo deixou o Planalto somente depois que a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, ligou para o gabinete de Dilma avisando que os senadores estavam iniciando a votação do projeto e lei que determina, entre outras coisas, que o ECAD seja fiscalizado pelo governo.
Enquanto os artistas se apressavam para partir para o Congresso Nacional, Roberto Carlos pediu para ficar mais um pouco, em conversa privada, com Dilma.
Depois do encontro particular, Roberto Carlos, supersticioso, saiu pela mesma porta que entrou.
Fonte: blog: Vavádaluz.com.br

GOVERNADORA DO RN ESTABELECE REDUÇÃO DA ALÍQUOTA SOBRE TRANSMISSÃO CAUSA MORTIS E DOAÇÕES DE QUAISQUER BEM E DIREITOS


PRESO EM TOUROS PELA POLÍCIA MILITAR DA PARAÍBA DAMIÃO BACTÉRIA

Nesta Terça Feira por volta das 16h00min da tarde na cidade de Touros no RN, a Polícia Militar da Paraíba, mais precisamente o 12º BPM de Catolé do Rocha, prendeu Damião da Silva Oliveira (Bactéria) de 31 anos. Contra ele havia um mandato de prisão.
Foto:  Domício Filho
A prisão de Damião foi feita através de um trabalho de investigação por parte dos policiais do 12º BPM de Catolé do Rocha sob o comando do Coronel Campos, que foi pessoalmente com outros policiais da cidade de Touros no RN e efetuou a prisão de Damião.

De acordo com o Coronel Campos, Damião não esboçou reação. Damião estava trabalhando com confecções em uma das principais avenidas da cidade, na Deyvid Variedades, quando foi surpreendido.

Após a prisão Damião foi trazido para a cidade de Catolé do Rocha e entregue na 8ª Delegacia Regional de Polícia Civil e em seguida encaminhado para o Presídio Padrão Manoel Gomes da Silva em Catolé do Rocha.

Também Foi apreendido uma moto Honda XRE 300 2011 vermelha Placa OEZ 3297 Catolé do Rocha PB.Contra a moto não há nenhuma restrição.

Domício Filho- Blog Panorama Notícias

SALÁRIO DE MÉDICO EM TOUROS É DE 7 MIL REAIS, ENQUANTO EM CAICÓ É 5 MIL REAIS

Dr. Elísio Galvão
Do Dr. Elísio Galvão durante audiência pública que tratou da saúde de Caicó, realizada nesta quarta-feira(3) à noite:

- O salário de um médico é de R$ 5 mil reais.  Enquanto nosso piso nacional é de R$ 19 mil e não vejo ninguém do ministério público falar disso. 

Confesso que fico chateado sabendo que dou minha carga horária completa e alguns colegas não, mas eu faço porque gosto, finalizou doutor Elísio.

Comentário do Blog:  Enquanto isso, em Touros o salário do médico é de 7 mil reais, e mesmo assim, são muitas as dificuldades para se encontrar médicos para preencher as vagas nos PSFs.  

Diante de todo o caos que a saúde apresenta em todo o país, inclusive no Rio Grande do Norte, atualmente, Touros tem o dobro de médicos especialistas do que na gestão passada, com salário mais alto do que muitos municípios do estado.  Isso, não se publica nas redes sociais, porque será?  Por acaso alguém está com medo de dizer que o prefeito Ney Leite é CORAJOSO?

FIM DE 10% DO FGTS POR DEMISSÃO SEM JUSTA CAUSA



O Plenário aprovou nesta quarta-feira (3) o Projeto de Lei Complementar 200/12, do Senado, que extingue a contribuição social de 10% sobre todo o saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), devida pelos empregadores no caso de demissão sem justa causa. A matéria, aprovada por 315 votos a 95, será enviada à sanção presidencial.

O argumento dos defensores da proposta é que a multa, criada em 2001, já cumpriu o seu fim – a recomposição das contas do FGTS – e acabou se tornando um imposto extra. Segundo a proposta, a extinção será retroativa a 1º de junho de 2013.

quarta-feira, 3 de julho de 2013

FAROL DO CALCANHAR COM NOVO HORÁRIO DE VISITA AO PÚBLICO: SÁBADO E DOMINGO 14 AS 17 HORAS

Farol do Calcanhar em Touros-RN
Com 100 anos de existência completados dia 21 de dezembro de 2012, o Farol do Calcanhar é um dos pontos turístico mais procurado de Touros, por ser o maior da América Latina e o segundo maior do mundo, competindo com o Farol de Jeddah, na entrada do Porto da Arábia Saudita, o mais alto do mundo.

Para celebrar seu centenário, o Farol do Calcanhar receberá mais turistas e visitantes, ampliando o seu horário de visitação a partir do próximo dia 6, das 14 às 17 horas, aos sábados e domingos.

Segundo o Secretário Adjunto de Turismo, Luiz Penha, “em contato com o Serviço de Sinalização Náutica SSN3, da Marinha do Brasil, conseguimos ampliar o horário de visitação ao Farol do Calcanhar, que era somente aos domingo, das 14 às 17h”, informou o secretário.

Através de telefonema o Comandante Bruno, deu a boa notícia que foi fruto de conversação junto ao secretário com o comando, a respeito dessa possibilidade.

terça-feira, 2 de julho de 2013

PREFEITURA DE TOUROS AVALIA BENEFÍCIOS TRAZIDOS PELA MOTONIVELADORA QUE SIGNIFICAM PROGRESSO, ECONOMIA E SEGURANÇA PARA O MUNICÍPIO

Por Dione Nascimento
Motoniveladora em frente a Prefeitura de Touros
Touros-RN, um entre as centenas de municípios que foram beneficiados com motoniveladora, no dia 3 de junho, quando a presidente Dilma Rousseff, fez a entrega de 250 tratores a 149 municípios do Rio grande do Norte.  

Numa avaliação positiva do benefício que a máquina traz como sinônimo de progresso, economia e segurança trazendo desenvolvimento para agricultores, assentados e quilombolas no município.

Para o secretário de agricultura Erivaldo Costa e Silva “Pachola”, “o município de Touros tem uma grande extensão de estradas vicinais e essa máquina é de grande serventia no que diz respeito principalmente as estradas que são utilizadas por agricultores, famílias e alunos”, avaliou Pachola.
Secretário Pachola no dia do recebimento da motoniveladora
Desde 21 de junho, dia em que a motoniveladora chegou em Touros, a máquina vem sendo utilizada beneficiando primeiramente as estradas.  O primeiro trabalho foi no distrito de Boqueirão, se estendendo para Vila Assis, Baixa do Quim, Vila Israel, Geral, Carnaubinha e Perobas.
Motoniveladora ação (Foto: Frco. Assis)

O motoniveladora faz toda a diferença no período de chuvas.   Touros tem um motoniveladora na Prefeitura para trabalhar para o município em geral, atender aos distritos e assistir a todas as famílias, que são beneficiadas principalmente com a melhoria das estradas vicinais e consequentemente com a produção local.

TOUROS COM FEIRA E CHUVA

Dia de feira livre em Touros, e é bonito de ver o povo indo a feira com a chuva caindo.  Tanto que se orou pedindo chuva, e aí está o resultado, Deus ouve as preces dos justos e até dos injustos, porque todos são seus filhos.   Terça-feira(02/07) com chuva, muda o cenário da cidade praiana.
Touros tem uma terça-feira com chuva

FILHO ADULTO QUE NÃO VISITAR OS PAIS VAI PRA CADEIA

Uma lei que entrou em vigor nesta segunda-feira (1º) na China pune com cadeia os filhos que não visitarem os pais idosos.
As novas regras da Lei do Direto dos Idosos foram criadas para tentar amenizar o crescente problema do isolamento de idosos no país.
A lei determina cuidados mínimos de adultos para com seus pais, como ‘nunca renegar ou ignorar as pessoas mais velhas’ e zelar por suas ‘necessidades espirituais’.

FÁTIMA FOI A ÚNICA POTIGUAR SELECIONADA PARA PRÊMIO NO CONGRESSO

Fátima Bezerra (PT) foi a deputada mais votada pelos jornalistas na pré-seleção da categoria especial “Destaque na Defesa da Educação”, do Prêmio Congresso em Foco. Fátima obteve 16 votos dos profissionais da imprensa que cobrem a atuação parlamentar no Congresso Federal.
Dep. Fátima Bezerra (Foto:  Arquivo)
De 09 de julho a 09 de setembro todos os parlamentares pré-selecionados pelos jornalistas serão submetidos à votação na internet nas duas categorias gerais (“Melhores Deputados” e “Melhores Senadores” do ano) e oito categorias especiais, dentre elas “Destaque na Defesa da Educação”, que a deputada concorre.
“É com o sentimento de muita alegria, mas sem qualquer vaidade que recebo essa indicação na categoria Defesa da Educação, do Prêmio Congresso em Foco. Essa indicação me enche de mais entusiasmo e determinação para continuar na luta em defesa da educação pública”, disse a deputada.
Além da deputada Fátima, os senadores Cristovam Buarque (PDT-DF) e Ana Amélia (PP-RS), e o deputado Ivan Valente (Psol-SP) também foram pré-selecionados.

DETRAN DO RIO GRANDE DO NORTE ENCERRA GREVE

A informação do fim da greve do DETRAN do Rio Grande do Norte, foi dada pelo secretário geral do Sindicato dos Servidores da Administração Indireta (Sinai/RN), Santino Arruda, ao G1/RN. Os servidores do Detran estavam em greve desde o dia 15 de maio. Além da promessa de novas reuniões, o governo ficou de pagar o valor do ponto de junho, que foi descontado da folha salarial dos grevistas.

Ainda na reunião, ficou acertado que os grevistas irão apresentar um plano para repor os dias parados.
De acordo com o secretário estadual de Administração, Alber Nóbrega, a proposta ainda passará pela direção do Detran/RN, que fará uma análise do plano.
O secretário geral do SINAI/RN e o secretário Alber Nóbrega confirmam ainda uma reunião com o Detran e outros órgãos da administração indireta para o próximo dia 9.   Na avaliação de Arruda, a abertura do diálogo foi determinante para a volta ao trabalho dos servidores.