sábado, 29 de março de 2014

GINCANA CULTURAL ENCERROU A PROGRAMAÇÃO DO ANIVERSÁRIO DE TOUROS

Dublagens, danças, interpretações e humor, foram a marca das apresentações das escolas municipais.
Ao final de tarde desta sexta-feira (28) aconteceu a Gincana Cultural, dentro das comemorações dos 179 anos de emancipação política do município de Touros, no largo do Santuário do Bom Jesus dos Navegantes.
As escolas participantes foram a escola municipal Orlando Flávio Junqueira Ayres, com a equipe “Guerreiros do J.A”; escolas estaduais, Isabel Barbosa Vieira, com a equipe “ISA 2014” e Tabelião Júlio Maria, com a equipe “Caras e Bocas” e Centro Educacional Lápis na Mão, escola privada, com a equipe “Adrenalina”.
A gincana foi composta de seis tarefas sendo a primeira, uma homenagem à cidade pelos seus 179 anos de emancipação; a segunda, nossa gente, nossos costumes; a terceira, apresentação de um programa humorístico; a quarta, concurso de dança (Axé, Carimbó e Forró); a quinta, uma dublagem e a sexta, a mais bela garota e garoto 179 anos da cidade.
A Comissão Julgadora foi formada pela blogueira, Dione Nascimento; presidente da Explosão de Cores, Danilo Melo; graduado em História, Francisco Júnior; graduado em História, Laércio Cardoso e graduanda em Turismo/UERN, Maria Aline.
Escola Junqueira Ayres lembrou a criação da bandeira do município
Em meio ao público presente, a participação das torcidas organizadas das escolas, que a cada tarefa cumprida entoavam o seu grito de guerra.
Texto:  Luiz Penha / Imagens:  Dione Nascimento


PARABENIZANDO OS ANIVERSARIANTES DESTE SÁBADO (29)

Aos irmãos Paulo Estanislau Júnior e Helder, nossos votos de muitas alegrias, saúde e sucesso.  Um forte abraço neste dia especial.  Parabéns!

sexta-feira, 28 de março de 2014

GOVERNADORA ROSALBA CIARLINI ENTREGA TÍTULOS DE POSSE DE TERRA A AGRICULTORES DE TOUROS

Governadora entrega títulos de terra - Foto: Elisa Elsie
Localizada há aproximadamente 21 quilômetros de Touros, moradores do povoado Santa Luzia foram até a sede do Idema, na manhã desta sexta-feira (28), para receber das mãos da Governadora Rosalba Ciarlini o documento que certifica a posse de terra aos agricultores. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Assuntos Fundiária (SEARA), entregou ao todo 244 títulos aos moradores da cidade e adjacências.

Vizinhas há quase 50 anos, Maria da Paz Miranda, de 68 anos e Maria Belchior, de 77, foram juntas receber o documento, que autentica a posse e assegura a propriedade. “Durante quase 50 anos nós fomos posseiras, mas agora com esse documento eu posso dizer que a terra é minha”, disse Maria Belchior.

A entrega de títulos de terra acontece em o todo o Rio Grande do Norte.  Nos últimos três anos o Governo do Estado já entregou cerca de cinco mil títulos, a maior ação já realizada no Rio Grande do Norte.

TOUROS É HOMENAGEADA PELO CENTRO EDUCACIONAL LÁPIS NA MÃO NO AMANHECER DESTA SEXTA-FEIRA (28)

Os tourenses foram surpreendidos na manhã desta sexta-feira (28), com o desfile da Escola Lápis na Mão, homenageando Touros pelos seus 179 anos.   Ame-o ou deixe-o!
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Uma prova de amor!

MISSA DOS 179 ANOS FOI MARCADA PELA HISTÓRIA DA CIDADE CONTADA PELO PÁROCO DE TOUROS E ENTRADA TRIUNFANTE DO PREFEITO COM A BANDEIRA DO MUNICÍPIO

Após a missa foi servido um bolo com 9 metros de tamanho com festejos de parabéns e queima de fogos.
Prefeito conduz a pavilhão do município acompanhado de sua mãe Evani
A missa de aniversário dos 179 anos de Touros, foi celebrada pelo pároco padre Edvaldo Alexandre de Brito, que recebeu o prefeito Ney Leite trazendo o pavilhão do município.  Também se fez presente o secretário, senhora Evani Leite, demais familiares e populares.
Durante a homilia, o pároco da cidade lembrou que o “Padre Frederico Augusto Raposo da Câmara, em 1890, ao chegar em Touros encontrou um lugarejo com 30 e poucas casas habitadas por pescadores.  Que saindo de Natal a Touros gastava-se 3 horas de viagem, vindo pelo massapé e pelas dunas.  E que devido a extrema pobreza não era permitido nem vir de barco”, relatou padre Edvaldo.
O prefeito parabenizou a cidade e lembrou do desejo de ver realizado os seus feitos.  “Continuarei lutando pelo bem comum de todos, para que Touros, seja a Touros que desejamos.  Parabéns!”  expressou Ney Leite.

Após o encerramento da missa, foi servido o bolo de 9 metros x 80 centímetros, com o cântico de parabéns e queima de fogos.
Bolo de 9 metros é distribuído para todos
  

PARÓQUIA DE TOUROS SE PREPARA PARA CAMINHADA QUARESMAL DO 7º ZONAL

Acontecerá no próximo sábado 29/03, a Peregrinação Quaresmal do 7º Zonal na Paróquia de Bom Jesus dos Navegantes.   Quinze padres estarão presente para confissões em preparação durante a quaresma.

Está sendo esperado caravanas de todas as 15 paróquias que fazem parte da 7ª zonal, além de caravanas com paroquianos.   Para o almoço será cobrado o valor de R$-10,00 (dez reais). 

Confira a programação:
08h30 – Acolhida as paróquias;
09h30 – Mística – Espiritualidade – Pastoral do Santuário e Pe. Edvaldo;
10h - Palestra – Espiritualidade da Quaresma;
11h – Mutirão de Confissões (todos os padres presentes);
11h40 – Missa ...com a Coroa do Bom Jesus;
Presidente: Pe. Ivanilson Alexandrino – Coordenador do Zonal;
Pregador: Pe. Helenildo Marques – Pároco de Taipu;
12h40 – Almoço – tempo livre;
14h30 – Continuação das Confissões;
15h – Ofício da Agonia do Senhor;
15h30 – Bênção e Envio – Retorno às paróquias.

Lembramos que teremos 02 ônibus saindo da Paróquia de N. S. Mãe dos Homens as 6h30 de frente a Igreja Matriz, e aqueles que desejarem participar, devem procurar a secretaria paroquial para dar o nome.

O almoço custa R$ 10,00.
Divulgue e participe. 

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA SE PREPARA PARA NOVAS INSTALAÇÕES

Durante visita nesta manhã de segunda-feira (24), o prefeito Ney Leite acompanhado  da secretária e coordenadora de educação, fizeram vistoria das novas salas, no Centro de Turismo.

“É muito importante para a Secretaria de Educação funcionar num espaço que pertence ao município.   Como é pretensão do prefeito transformar o atual Centro de Turismo em Centro Administrativo, nada mais justo do que já irmos nos adaptando à nova casa”, expressou a secretária Socorro França.  


A partir da próxima semana deverão estar funcionando no Centro de Turismo, as secretarias de Turismo, Educação e Cultura, coordenação de Esportes, CRAS e SEBRAE.

009 supermercado-araujo.jpg

quinta-feira, 27 de março de 2014

TOUROS AMANHECE COM ALVORADA EM COMEMORAÇÃO AOS SEUS 179 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA

Um bolo de 9 metros por 80 centímetros será distribuído após a missa.

PROGRAMAÇÃO PARA ESTA QUINTA-FEIRA (27)
07h30 - Desfile Cívico;
08h00 - Hasteamento das Bandeiras;
08h30 - Apresentação do Grupo dos Desbravadores;
09h00 - Apresentação do Hino do Município;
19h00 - Missa em Ação de Graças;

Distribuição do bolo;

4º APAE FOLIA ABRE AS COMEMORAÇÕES DOS 179 ANOS DE TOUROS

Comemorando a Copa do Mundo 2014, a Associação de Pais e Excepcionais de Touros-APAE, levou as ruas os seus foliões, caracterizados, em clima de copa.

“A prefeitura de Touros sempre será parceira da APAE, mesmo diante das dificuldades.  Parabéns pelo evento de mais um APAE Folia!” disse o prefeito Ney Leite.
Para Ana Colônia, presidente da instituição, “ser mãe e ser presidente da APAE é muito importante poder realizar cada evento que acontece na APAE.   Tenho tido o apoio da população, principalmente dos sócios e, da prefeitura, que sempre se dispõe a nos ajudar” expressou.
O evento foi encerrado com distribuição de sopa para todos os presentes.

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

IGREJA CATÓLICA CELEBRA NESTA SEGUNDA(20) SÃO SEBASTIÃO


TARTARUGA É ESMAGADA POR CARRO EM SÃO MIGUEL DO GOSTOSO

Um carro de grande porte ( uma caminhonete?) passou por cima desta indefesa tartaruga. O impacto foi tão forte que o casco do animal afundou - vejam que há sangue no local. Isso ocorreu na manhã deste sábado (18), na praia do Santo Cristo, em São Miguel do Gostoso.

Desta vez foi uma tartaruga, mas poderia ter sido um ser humano - e crianças, alvos mais fáceis de serem atropeladas por este trânsito maluco que inferniza as praias desta cidade. Qualquer que seja a situação, isso é triste e trágico para uma  cidade que diz respeitar a vida - seja de animais ou de humanos. A cena choca e abala a imagem de São Miguel do Gostoso.

Uma tartaruga vive até 200 anos - um dos animais de maior longevidade. A tartaruga da foto deve ter sobrevivido a outros riscos, como ser devorada por tubarões ou outros peixes ferozes. Mas o caso desta tartaruga é diferente: ela foi destroçada por carros que trafegam pelas praias de São Miguel do Gostoso.

E olhem que São Miguel do Gostoso é uma referência no cuidado com tartarugas. Um grupo de voluntários trata destes animais com muito carinho. Seus ninhos são monitorados, isolados por fitas amarelas para que os carros não os destrocem. Mas muitos destes ninhos acabam esmagados pelos carros nas praias. Agora é a época da desova de tartarugas em São Miguel do Gostoso.

Emanuel Neri(NoBalacobaco)

VERÃO EM TOUROS REALIZA CORRIDA DE JANGADA

O Verão em Touros teve continuidade neste último domingo(19) com a corrida de jangada, na praia do porto.  Veja as imagens:
Jangadas vencedoras aportam na praia (Imagens:  Touros1501)
Pescadores vencedores: 1ª categoria
Pescadores vencedores:  2ª categoria

PARABÉNS AO ANIVERSARIANTE DESTA SEGUNDA-FEIRA(20)

Hoje o aniversário é dele, José Eudo Câmara, jornalista e radialista.  Zé Eudo, é gerente da Rádio Farol AM de Touros-RN onde vem desempenhando um excelente trabalho, trazendo o ouvinte de volta as ondas da 1390 Kmz.  Zé Eudo, mostra todo o seu potencial colocando o tourense em dia com os acontecimentos.

Parabéns Zé!  Saúde, alegrias e sucesso, você merece.

SE NÃO PODE COM O POTE, NÃO CARREGUE A RUDIA

Durante a minha adolescência, nos encontros corriqueiros da  nossa antiga Touros, ouvi muitas vezes o nosso pandeirista Ceru dizer:  - Não confunda amizade com liberdade.

Nesta semana que passou, uma empregada doméstica, na sua simplicidade, disse em tom de sabedoria, ao ver um jovem com uma tatuagem no corpo:  - do que adianta trazer Jesus pintado no corpo, se o seu lugar é no coração.   Amei de montão!

Acho tão interessante, gente que pega microfone sem dar oportunidade  para outros falarem, e diz o que quer, mesmo que seja, pura contradição, e o povo sabendo de toda a verdade.  Agora explique, se tiver coragem!   Pena que o Papa Francisco não passe por aqui.

Nos chega a informação de que existe terreno em Touros que foi negociado para construção de casas populares há alguns anos.  Hoje, é condomínio de luxo.  Aonde foi feita a negociação, o dia, o valor e quem estava lá, muitas pessoas sabem, mas se acovardam.    É tão bonito ser humilde e saber assumir os seus erros, do que tentar explicar o que não pode.  Aliás, Touros tem sorte!  Tem gente que além de estar errado, adora intimidar.  

domingo, 19 de janeiro de 2014

SEGURADO DO INSS QUE NÃO RENOVAR SENHA PODE FICAR SEM RECEBER

Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) devem procurar a agência bancária onde recebem o benefício para comprovar que estão vivos e renovar senha. Quem não fizer, terá o benefício bloqueado pela Previdência Social. 

Os bancos tem até o dia 28 de fevereiro de 2014 para finalizar o processo de comprovação de vida e renovação de senha dos beneficiários que recebem por meio de conta-corrente, poupança ou cartão magnético.

ENVOLVIDOS NO GOLPE DA MEGA SENA SÃO PROCURADOS PELA POLÍCIA FEDERAL

A Polícia Federal procura três envolvidos no desvio de R$ 73 milhões da Caixa Econômica Federal, no maior golpe registrado na história do banco público. Dez mandados de busca e apreensão em Goiás, no Maranhão e Tocantins foram cumpridos nas últimas horas. Permanecem presos o gerente-geral da agência da Caixa em Tocantinópolis (TO), Robson Pereira do Nascimento, e o suplente de deputado Federal, Ernesto Vieira Carvalho Neto.
Para o delegado federal Omar Pepow, entretanto, é improvável que novas prisões aconteçam em breve. “Nós estamos procurando os outros envolvidos. Nos próximos dias, os advogados devem entrar com os pedidos de revogação dos mandados de prisão. Eles devem ficar escondidos enquanto os advogados trabalham”, afirmou Pepow.
O delegado disse à Agência Brasil não acreditar que os procurados tenham fugido do país, porque muitos não receberam dinheiro suficiente para isso. Segundo Pepow, no primeiro momento, as investigações se concentraram na identificação das contas que receberam valores mais altos. Agora, um levantamento das contas que receberam valores menores começará a ser feito em conjunto com a Caixa. “Essas pessoas vão ser chamadas a explicar de onde veio o dinheiro. Por que entrou o dinheiro na conta dele? Se entrar 750 mil na sua conta, você tem que saber dizer da onde veio esse dinheiro”, disse o delegado.