terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Morre Dona Canô aos 105 anos, mãe de Caetano e Betânia

Dona Canô morre aos 105 anos
O corpo de Dona Canô foi levado no final da tarde desta terça (25) até o Memorial Caetano Veloso, na Praça da Purificação, onde os moradores poderão se despedir da matricarca da família Veloso. Familiares, amigos e populares seguiram o cortejo, marcado por muita emoção e aplausos. Maria Bethânia e Caetano, filhos ilustres de Dona Canô, foram ao memorial se despedir da mãe, morta aos 105 anos.

O sepultamento está marcado para as 10h de quarta-feira (26), no cemitério de Santo Amaro. Antes, a família vai realizar uma missa de corpo presente na Matriz da Purificação.
 
Biografia
Nascida em 16 de setembro de 1907, Claudionor Viana Teles Veloso construiu sua história no Recôncavo Baiano, no município de Santo Amaro da Purificação. Os filhos biológicos são Clara, Roberto, Caetano, Bethânia, Rodrigo e Mabel. Dona Canô adotou as filhas Irene e Nicinha. Era viúva de “Seu Zeca”, que morreu em 1983, com 82 anos.
Os filhos Caetano Veloso e Maria Betânia no velório
 

Aniversário de Natal 2012 – 413 anos

Natal-RN 413 anos
 
A cidade de Natal está de aniversário no dia 25/12 completando 413 anos e como a capital do Rio Grande do Norte faz aniversário bem no dia 25/12, o natal é uma data comemorada intensamente na cidade. Anualmente a prefeitura da cidade promove o Natal em Natal, que conta com várias atrações folclóricas, festas, shows musicais e shows pirotécnicos à beira mar.

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

FELIZ NATAL!

Uma ORAÇÃO,  um GESTO, um SENTIMENTO, uma ATITUDE, uma PALAVRA:   AMOR!
“E deu à luz a seu filho primogênito, e envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem.” Lucas 2:7 
E TODOS O ADORARAM!

Paróquia de Touros inicia Festa do Padroeiro

Festa do Bom Jesus dos Navegantes teve início dia 22
Padre José Manuel presidiu a missa de abertura da Festa


Teve início neste sábado(22), a 212ª Festa do Padroeiro de Touros “Bom Jesus dos Navegantes”.   A procissão motorizada saiu da comunidade do Geral às 18 horas para Matriz, com hasteamento das bandeiras.   A missa de abertura ficou por conta do padre José Manuel da Silva, administrador da Paróquia de São Miguel Arcanjo, concelebrada pelo padre Josenildo Bezerra dos Santos.   O tema de 2012 é “Quando eu for elevado da terra, atrairei todos a mim”, João 12-32. 
Em 2011, Lindonor cumprimenta Carlos Santos da Rede Vida(in memorian)
Tabelião Carlos Rogério, Celimá, Cyngrid e Júlio José
Familiares de Lindonor Patriota do Nascimento, presidente de Honra da Festa, visivelmente emocionados, participaram da abertura no hasteando das bandeiras.   O filho, tabelião Carlos Rogério Machado do Nascimento, e esposa, doutora Celimá, substituem o casal Lindonor e Terezinha(viúva), acompanhados do filho Júlio José e esposa, doutora Cyngrid, observavam atentamente todos os acontecimentos.  Lindonor faleceu em 29 de julho deste ano.
Entre os padrinhos família Lopes Câmara
Presente:  Prefeito Ney Leite, Miralice(cunhada) e a mãe Evani
Secretário de Agricultura Pachola e esposa, Paulo Hélio e Damiana
Neste dia 24, véspera do Natal, a programação tem início às 12 horas com reza da Coroa do Bom Jesus dos Navegantes.  Às 15 horas, reza do Terço da Misericórdia, às 19 horas, 3º dia de novena, presidindo a celebração padre Jailson Nunes de Brito, vigário paroquial.   Às 23 horas, Missa do Galo. 
Dione Nascimento - touros1501

Carnaval de São Miguel do Gostoso será aberto dia 19 de janeiro, com a tradicional Banda da Ribeira

Banda Independente da Ribeira
E em 2013 o carnaval de São Miguel do Gostoso vai começar mais cedo. No dia 19 de janeiro, um sábado, a Banda Independente da Ribeira vai abrir os festejos carnavalescos. Sai às 17hs, da praia do Maceió, e chega à praia da Xepa ás 21h.
 
Antes de chegar à Xepa, a Banda da Ribeira, como é mais conhecida, percorrerá várias ruas da cidade. Fará o mesmo percurso de outra banda da cidade, as Descoladas da Madame Chita, que sai também do Maceió, no sábado de carnaval. 
 
Leonardo Godoy, um dos pioneiros do turismo de São Miguel do Gostoso, é o fundador da Banda da Ribeira. Ele coordena a vinda da banda de Natal – Ribeira é um tradicional bairro da cidade – e teve apoio da prefeita eleita e de empresários locais. 
Emanuel Neri

Prefeitura de Rio do Fogo é inaugurada na noite desta sexta-feira

Prefeito Egídio Dantas inaugura prédio da prfeitura de Rio do Fogo
Na noite desta sexta-feira, 21/12/2012, o prefeito EgÍdio Dantas inaugurou a sede própria do Poder Executivo Municipal de Rio do Fogo. O prédio localizado na Avenida Dezessete de Setembro, centro da cidade, recebeu a população Riofoguense que foi conhecer a nova Prefeitura.

O prefeito Egidio aproveitou o momento e convidou a população para participar de uma audiência publica a ser realizada no dia 31 de dezembro às 17:hs no Ginásio de esportes da Cidade, onde irá mostrar ao povo como irá entregar o município ao novo gestor, inclusive mostrar todo acervo e saldos bancários.
Fonte:  Elson Andrade 

Eleitos da 6ª Zona são diplomados

Diplomados eleitos da 6ª Zona Eleitoral
Prefeitos, vice-prefeitos e vereadores dos municípios da 6ª zona eleitoral (Ceará Mirim, Extremoz, Maxaranguape, Rio do Fogo e Pureza), eleitos no último pleito de 7 de outubro, foram diplimados na última quinta-feira, 20.

O evento aconteceu na Estação Cultural Prefeito Roberto Varela e foi presidida pela Juíza eleitoral Dra. Valentina Helena, com a presença de representante do Ministério Público.

A diplomação é o ato jurídico que antecede a posse dos que se elegeram e que assumirão seus mandatos em 1º de janeiro de 2013.
Fonte: Blog do Iran Costa

domingo, 23 de dezembro de 2012

Oposição se arma com Robinson, Fátima e o PMDB para derrotar Rosalba em 2014

Destaque no O Jornal de Hoje ...Com a confirmação de que o PT deverá lançar a deputada federal Fátima Bezerra (PT) para o Senado em 2014, parte do palanque da oposição fica formado. Restando, agora, a definição do candidato a governador e do vice. E os partidos que irão compor este grupo. 

O vice-governador Robinson Faria, presidente estadual do PSD, percorre o estado afinando o discurso de oposição ao governo da governadora Rosalba Ciarlini. O PSD, seu partido, acaba de formalizar a pretensão de se aliar oficialmente ao governo da presidente Dilma Rousseff (PT). 

Cúpula do PMDB no RN se reúne em convenção e reconduz Henrique Alves a presidência do partido no Estado

Ricardo Motta, Tomba Farias, governadora Rosalba Ciarlini e Henrique Alves
A cúpula do PMDB do Rio Grande do Norte esteve reunida neste domingo (23) em convenção. Correligionários de todo RN saudaram a executiva do partido que reconduziu o deputado federal, Henrique Eduardo Alves, presidente estadual  do partido e elegeu o deputado estadual, Walter Alves, 1º vice-presidente do PMDB. Na ocasião o ex-governador e ex-senador, Geraldo Melo, foi eleito presidente de honra do partido. Henrique lembrou em discurso do desempenho do PMDB nas eleições municipais, o qual elegeu 52 prefeitos.   
Políticos de vários partidos também estiveram presentes, entre eles a governadora Rosalba Ciarlini, o ministro da previdência Garibaldi Alves, o presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Motta, o deputado Tomba Farias, os secretários de Estado Rogério Marinho (Desenvolvimento Econômico), Luiz Eduardo Carneiro (Trabalho, Habitação e Ação Social), Kátia Pinto (Infraestrutura) e pemedebistas históricos, além de militantes do partido da mobilização democrática brasileira.
Fonte:  Marcos Dantas

Entrevista: Deputada Fátima Bezerra assume desejo de disputar o Senado

A deputada federal Fátima Bezerra assumiu que deseja disputar o Senado Federal em 2014. Embora pondere afirmando que, neste momento, é candidata a reeleição, ela disse que há um desejo do PT nacional de que dispute o Senado e confirma que em 2013 o partido abrirá a discussão sobre o assunto. Nesta entrevista a TV TRIBUNA, a parlamentar já sinaliza para o movimento dos petistas buscarem o PMDB, caso o partido rompa com o Governo Rosalba Ciarlini.

sábado, 22 de dezembro de 2012

Touros: Praia das Garças no RN é ideal para kitesurf, diz Ney Leite

Ney Leite em coletiva com jornalistas (foto: touros1501)
Durante coletiva com a imprensa, nesta quinta-feira(20), o futuro prefeito Ney Leite, destacou a praia das Garças, em Touros, como espaço ideal para prática de kitesurf.    A praia das Garças, é no Rio Grande do Norte, uma entre poucas com mar, vento e águas perfeitas para a prática do kitesurf.

O kitesurf é um esporte que oferece um lindo espetáculo de pipas coloridas que saltam freneticamente, para delírio e deleite de quem pilota ou de quem observa os movimentos.

Ney Leite tem pressa de ampliar e adequar o turismo em Touros.  E, se coloca a disposição para alavancar com os acontecimentos, buscando meios para que se realizem.

Prática de Kitesurf (foto arquivo)
O kitesurf é um esporte que será adaptado ao Calendário Turístico de Touros, para que os campeonatos aconteçam.
Dione Nascimento - touros1501

Touros: Presa dupla que fazia arrombamentos na cidade

Carlos e Trena presos em flagrante
 
Na tarde desta sexta-feira(21), foram pegos em flagrante pela prática de crime tipificado no artigo 155, parágrafo 4º, I, do CPB, a dupla “Trena e Carlos”.  Enquanto um capinava usando uma enxada, o comparsa fazia o roubo no local, principalmente casas de veranistas.

Logo que autuados, moradores foram chegando a delegacia de Touros e reconhecendo a dupla, Carlos Aécio Xavier de Lima, 24 anos e Paulo Januário da Costa “Trena”.  Com a dupla foi encontrado panelas, bojão, fios de eletricidade, motor de geladeira, entre outros objetos.

José  Antônio, 46 anos, residente em João Câmara, e tem casa de veraneio na avenida Paulo de Almeida Machado, esteve na delegacia e reconheceu os objetos.  Disse, que a sua residência foi vítima de arrombamento pela 24ª vez, em 10 anos, e pela primeira vez foi descoberto o roubo.  

A troca do comando do policiamento local com o Ten. Jean Lima Carvalho e o Bel. Leonardo Freitas Moura, um bom reforço de policiais e de ações de investigação já estão em prática para que sejam descobertos os focos de furtos e arrombamentos que vem ocorrendo na cidade.

Cabe a população colaborar, denunciando o que perceber de errado ou suspeito, no município.   O compromisso com a sociedade, mostra o profissionalismo dos comandantes e dos policiais, que se unem para fazer de Touros um município com segurança, rumo a uma nova adminsitração.

Touros precisa continuar sendo um paraíso na "Esquina do Brasil".
Dione Nascimento - touros1501

Governo do Estado decreta ponto facultativo nos dias 24 e 31

O governo do Estado publico decreto no Diário Oficial deste sábado(22) decretando ponto facultativo nesta segunda-feira(24) véspera de natal e no dia 31, véspera de ano novo, nos órgãos e entidades da administração direta, indireta, autarquia e fundacional do Estado.
 
Veja, abaixo, o Decreto:
Art. 1º Fica declarado ponto facultativo nos Órgãos e Entidades da Administração Direta, Indireta, Autárquica e Fundacional do Estado, nos dias 24 e 31 de dezembro de 2012, excetuando-se aquelas atividades que sejam consideradas essenciais.

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Paróquia de Touros apresenta programação da Festa do Padroeiro/2013

Neste sábado(22), às 18 horas, será dado início a festa do Padroeiro de Touros, Bom Jesus dos Navegantes. Devotos são convidados a viver estes momentos de demonstração de fé, unidos ao tema "Quando eu for elevado da terra, atrairei todos a mim", (João 12,32).

 

Policiais da GTO de Touros prendem foragido da polícia

Policiais militares do GTO-Grupo Tático de Operação de Touros, prenderam,  na tarde desta quinta-feira(20/12), Fabiano Marques de Santana, foragido da polícia.  Fabiano, foi preso nas imediações da Escola Izabel Vieira, no Conjunto Esquina do Brasil. 

Na delegacia, foi constatado que o detido tinha mandato de prisão em aberto.

E-MAIL DO LEITOR

Nome: GERALDO GABI DE MIRANDA
E-mail: geraldogabi@yahoo.com.br

Mensagem: Sendo filho de Touros, por um tempo estiver meio que distante da minha terra. Neste ano de 2012, voltei ao convivio da minha gente. Parabenizo touros 1501, que mesmo não estando na terrinha, tenho todos os dias noticias dela. Meu agradecimento a todos e os votos de um Santo Natal e um Feliz Ano Novo. Estaremos juntos neste final de ano.

Um abraço a todos
Geraldo Miranda e familia
Telefone:

TOUROS: Coletiva reúne prefeito, vice, secretários e imprensa

Vice-Prefeito Júnior Damasceno e Prefeito Ney Leite
Pela primeira vez no município de Touros, um prefeito eleito reúne a imprensa para falar de transição de governo.    A coletiva realizada na noite desta quinta-feira(20/12), no Centro de Turismo de Touros, passa a ser um marco histórico para o município. 


Na presença do prefeito eleito Ney Leite(PSD), que participou juntamente com seu vice, Júnior Damasceno, perguntas foram-lhe dirigidas, iniciando pelo jornalista Rô Medeiros da 95FM, que perguntou ao futuro prefeito a possibilidade da volta do “Touros Folia”.    RESPOSTA DE NEY LEITE: - Não só o Touros Folia, mas todos os eventos que trazem benefícios para Touros estarão de volta. 

Na coletiva estiveram presente os jornalistas Assis Silva e Moisés Araújo, de João Câmara.  Marcos Oliveira e Lindó Mota, de São Gonçalo do Amarante.  Luiz Penha, Inácio Araújo, Dione Nascimento e Samuel Araújo, de Touros, Tenente Jean Lima Carvalho, vereadores, professores e secretários.


Na oportunidade o futuro prefeito Ney Leite, apresentou  os nomes que vão compor o primeiro escalão do seu governo, confira:

TRIBUTAÇÃO:  Joermeson Silva de Sá;  ARTICULAÇÃO:   Gildenes Raimundo dos Santos;

ASSISTÊNCIA SOCIAL:   Andrea Karine Cruz Souza Ribeiro;  EDUCAÇÃO:  Maria do Socorro Coutinho França;  TURISMO:   Luiz Cláudio Penha da Silva;  SAÚDE:  Ana Tereza Fiuza da Mota;   AGRICULTURA:  Erivaldo Costa e Silva (Pachola);   OBRAS:  Klaus Von Martins Poroca ;   DIRETOR DO HOSPITAL:  José Roberto;  DIRETOR CLÍNICO:  Dr. Diógenes Lopes;   ADMINISTRAÇÃO:   Carlos Júnior;  FINANÇAS:   Miralice Leite;  SAAE:  Jacy Silva do Nascimento;  DIRETOR DO HOSPITAL:  José Roberto e DIRETOR CLÍNICO:  Dr. Diógenes Lopes.

Secretários presente:  Luiz Penha, Jacy Nascimento, Andrea, Carlos Jr, Gildenes, Joermeson, Júnior(vice) e Ney(prefeito)
Durante a sua explanação Ney Leite garantiu a queima de fogos da entrada do Ano Novo na Festa do Padroeiro;  que a partir de 1º de janeiro o Hospital de Touros terá atendimento computadorizado;   que voltará os festivais do Abacaxi, da Cultura, da Gastronomia; que será criado o Instituto do Meio Ambiente de Touros, Calendário Turístico e Festival do Verão entre outros;  que investirá no Turismo Religioso, e que quer um Carnaval pronto para receber o povo.   Quer uma saúde de qualidade, contando com a parceria das prefeituras de São Miguel do Gostoso, Pureza e Rio do Fogo.  Que é muito agradecido aos professores, pois foram eles que o impulsionaram para chegar a Prefeitura de Touros. 
 
 
 
 
Finalizou lembrando que é consciente de todas as dificuldades que irá encontrar, mas, que está pronto para administrar o município de Touros e encontrar solução para os seus problemas.   “O povo do município de Touros precisa ser visto com carinho e com amor.”


O prefeito eleito Ney Leite, agradeceu a todos, de forma particular os jornalistas que se fizeram presente durante a coletiva que durou 2 horas, e os convidou para um jantar que foi oferecido no restaurante “Oca do Índio”.

Dione Nascimento – touros1501

Farol de Touros completa 100 anos de construção neste 21/12/2012



Maior Farol da América do Sul completa 100 anos
O Farol do Calcanhar celebra hoje(21/12/2012), 100 anos de construção, com 198 degraus e 62 metros de altura é o segundo maior farol do mundo e o maior da América do Sul, construído em 1912 pelo mecânico Raimundo Soares Pereira, mediante um contrato lavrado na Capitania dos Portos do Estado do Rio Grande do Norte.   


A construção teve início no dia 8 de abril de 1912, com a presença do 1º tenente-da-armada – Tilemon Fontes, Capitão do Porto, interino, e terminou na administração do capitão-tenente Romero de Araújo, tendo vindo do Rio de Janeiro, a fim de receber o Farol, o ex-mecânico da Diretoria de Faróis, Alfredo Shultz, os quais seguiram para Touros a fim de receber o Farol por estar terminada a sua construção, e fazer, no dia determinado (21 de dezembro de 1912) a sua inauguração, após o que foram tiradas as suas coordenadas: 5º 8’ 50” de latitude, e 35º 31’ 11” de longitude.


Em 1941 foi dado início ao novo Farol, de concreto armado, com 62 metros de altura, na gestão do Sr. Vice-Almirante Tácito Reis de Moraes Rego, Diretor Geral de Navegação, terminando na gestão do Sr. contra-almirante Jorge Dodsworth Martins.   A inauguração do novo Farol teve lugar no dia 10 de novembro de 1943, cujo acendimento foi comandado pelo ráo do novo Farol após um sinal do Presidente da República, que se encontrava no salão de festas do Ministério da Marinha.  


Em comemoração aos 100 anos, neste ano de 2012, uma equipe de radioamadores do NDG, Natal Digital Group, esteve operando no Farol do Calcanhar, de 30/11 à 03/12.

Na ocasião foi utilizado um indicativo especial "ZZ100FC", liberado pela ANATEL exclusivamente para este fim.   Os radioamadores utilizaram seus próprios equipamentos e antenas para comunicar-se com os demais radioamadores do mundo, nas modalidades de fonia, código morse e transmissão digital.


Nesta sexta-feira(21) a Inter TV Cabugi estará levando ao ar matéria, sob a responsabilidade da repórter Luiza Mendes, sobre os 100 anos de construção do Farol de Touros, motivo de orgulho para os tourenses.

Dione Nascimento – touros1501

TOUROS: Documentário da Jumentada de Santa Luzia produzido por alunos do PRONATEC


O mundo acaba hoje? "21/12/2012"

* Mateus 24.36: “Mas a respeito daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão o Pai” (Marcos 13.32 é uma passagem paralela idêntica).

* Mateus 24.42: “Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor”.

* Mateus 24.44: “Por isso ficai também vós apercebidos; porque, à hora em que não cuidais, o Filho do Homem virá”.

* Mateus 25.13: “Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora”. (Marcos 13.33-37 é uma passagem paralela.)

* Atos 1.7: “Respondeu-lhes: Não vos compete conhecer tempos ou épocas que o Pai reservou pela sua exclusiva autoridade”.