sexta-feira, 24 de maio de 2013

EQUIPES DA SAÚDE DE TOUROS SE REUNEM PARA COMEMORAR O DIA DA ENFERMAGEM

Evânia explica como manter a pele hidratada (Imagens: D.Nascimento)
A Secretaria de Saúde, promoveu pela primeira vez em Touros, uma semana de enfermagem em parceria com o SAMU, Hospital Paulo de Almeida Machado e o PSF.    Celebrando o dia do enfermeiro e da enfermagem, a secretaria, em parceria com os demais seguimentos da saúde no município convidaram a estudante de estética e cosméticos pela UNP, Evânia Gomes, para dar uma demonstração de como manter a pele saudável e protege-la dos riscos provocados pelo câncer.
Ulyvânia(SAMU), Ana Teresa(SST) e Marilack(PSF)
O Dia Internacional da Enfermagem ou Dia Internacional dos Enfermeiros é comemorado mundialmente desde 1965, e sua data oficial é 12 de maio.
Hugo, Bárbara, Fátima e Ivanise
Ulyvânia Medeiros e Costa , coordenadora de enfermagem do SAMU lembrou que “na praia o fator de risco de câncer de pele é grande.   Essa demonstração não é apenas para os funcionários da saúde, mas para a população em geral”, disse a coordenadora.
Evânia, Andrea, Lara, Ulyvânia e Marilack
Necessário se faz, informar ao paciente que ele necessita tomar bastante água, comer mais frutas e legumes, alimentar-se de forma saudável para manter uma pele hidratada e um corpo sadio.
Iracilda, Sávio e Carla
A coordenadora do PSF, Marilack Pinto disse que “momentos como esse é de suma importância, porque, além de adquirir conhecimentos é uma oportunidade das equipes estarem reunidas discutindo metas em clima de descontração”, comentou Marilack.
Fátima Campos, Iracilda(SAMU) e Roberto
O encontro realizou-se no Centro de Turismo, na tarde desta quinta-feira(23), e segundo a coordenadora do PSF, outros encontros acontecerão com o propósito de elevar a alto estima, o humor e o profissionalismo dos que fazem a saúde em Touros.  

PREFEITO COMPARA FÁTIMA BEZERRA A NEYMAR E DIZ QUE ELA MARCA "GOL DE PLACA" PELA EDUCAÇÃO DO RN

Dep. Fátima Bezerra é comparada a Neymar
O prefeito de Ipanguaçu, Leonardo Oliveira, do PT, durante audiência pública realizada no último dia 21, na Câmara Municipal do Assú, para discutir a expansão do ensino superior no Vale do Açu, comparou o trabalho da deputada federal Fátima Bezerra, em prol da Educação do Rio Grande do Norte, com as jogadas geniais do famoso craque do time do Santos, Neymar, um dos mais cobiçados jogadores de futebol do mundo.
Para o prefeito, a luta e a determinação política da deputada pela melhoria da Educação do Estado são comparados aos gols de Neymar que encantam os torcedores nos estádios. Ele citou o Instituto Federal do Rio Grande do Norte – IFRN – Ipanguaçu, como exemplo de gol de placa da deputada petista e destacou que o movimento que reivindica a instalação de campus da Ufersa em Assú é outra jogada genial dela e outro gol de placa.

OSVALDO CRUZ CONTINUA AFASTADO DO TJRN

Desembargador Oswaldo Cruz
O desembargador Oswaldo Cruz, suspeito de envolvimento no esquema de desvio dos precatórios, permanecerá afastado do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte.  O Supremo Tribunal Federal (STF) negou, no último dia 17, mais um mandado de segurança impetrado por sua defesa.
O relator do processo no STF, o ministro Dias Toffoli  argumenta na decisão que não há abuso de poder do Conselho Nacional do Justiça (CNJ) em manter o desembargador afastado como medida cautelar.
Blog do BG 

SANTA CRUZ TERÁ A PRIMEIRA AULA DE ENERGIA EÓLICA NESTE SÁBADO(25)

O INSTITUTO DE ENERGIA RENOVÁVEL-IER, iniciará na cidade de Santa Cruz-RN, neste sábado(25), o Curso de Energia Eólica, a partir das 7 horas, na Escola Municipal Miguel Lula.
O IER faz a sua 1ª ação social em Santa Cruz
O IER, trabalha com o social, fazendo parceria e colaborando para o desenvolvimento da sua cidade, do Estado e do País.

O profissionalismo deixa o cidadão pronto para à competição no mercado, transformando-o num cidadão respeitável e qualificado no seu trabalho e na sociedade.
Atualmente o país tem 71 parques que produzem a energia limpa e renovável, onde a Região Nordeste é campeã nacional de geração de energia do vento e o Rio Grande do Norte está em 1º lugar.

O IER, torce por você e pelo seu sucesso.  Afinal, somos uma família de empreendedores. 

Seja bem vindo(a) e boa sorte! 

quinta-feira, 23 de maio de 2013

ROBSON FARIA 37% CONTRA 17% de ROSALBA - PESQUISA CERTUS

Prefeito Ney Leite com Robson e o vice de Touros Jr. da Emater (Foto: D. Nascimento)

Robinson Faria, do PSD, eleito novo governador do Estado com 37 pontos percentuais a mais que a segunda colocada e única adversária, Rosalba Ciarlini, do DEM. Esse foi o resultado da pesquisa de intenção de voto feita pelo instituto Certus, em parceria com O Jornal de Hoje, e divulgada com exclusividade pelo vespertino. O vice-governador, se as eleições fossem hoje, alcançaria a marca de 54% das intenções de voto, contra apenas 17% da atual governadora, Rosalba Ciarlini.
É importante ressaltar que a pesquisa considerou apenas esses dois nomes porque Rosalba é a atual governadora e, por isso, naturalmente disputaria a reeleição e Robinson foi o único a assumir sua condição de pré-candidato a governador. De volta à pesquisa, além das intenções de votos para os dois, a Certus apontou que os eleitores ainda demonstram certa indecisão tendo como únicas opções Rosalba e Robinson. Mais de 22% disseram não votar em nenhum dos dois e cerca de 5% responderam “não sei” a pergunta “se a eleição para governador do RN fosse hoje e os candidatos fossem estes; em qual deles votaria?”
Jornal de Hoje

CÂMARA DE TOUROS FORMA COMISSÃO E VISITA DISTRITOS


Nesta quinta-feira(23), uma Comissão formada pelo presidente da Câmara de Touros e os vereadores Flávio, Pedro, Nalvinha da Colônia e Fernanda Rocha, visitaram os Postos de Saúde e Escolas de Carnaubinha e Perobas, para ver de perto a situação de cada prédio e como estão os seus funcionamentos.
Comissão de vereadores com Naldinha, Diego França, Flávio, Pedro e Fernanda Rocha
Segundo o vereador Diego França(face), presidente da Casa, este é um trabalho de fiscalização para que possa apresentar ao prefeito Ney Leite a realidade do município. 

IER CURSOS TRAZ PARA JOÃO CÂMARA E TOUROS, INGLÊS BÁSICO, INTERMEDIÁRIO E AVANÇADO


O IER CURSOS - Instituto de Energia Renovável, está trazendo mais uma inovação para as cidades de João Câmara e Touros, o 1º curso de Inglês Básico, Intermediário e Avançado da região do Mato Grande.

Na manhã do próximo sábado(25), na Escola Estadual Antônio Gomes, em João Câmara, das 8 às 14 horas, o IER Cursos estará fazendo palestra de apresentação do curso e os alunos presentes ganharão 60% de desconto nas mensalidades e estarão concorrendo no final do ano, ao sorteio de uma MOTO HONDA 125, zerinho.

Em Touros, esta promoção será no sábado 1º de junho, na Escola Municipal Junqueira Ayres, das 8 às 14 horas.

Compareça com documentos em mãos e garanta a sua vaga.
A Copa é de todos, capacite-se!

POLÍCIA CIVIL DE TOUROS PRENDE QUADRILHA EM SANTA LUZIA

Uma quadrilha formada por 3 elementos, foi presa no Distrito de Santa Luzia, pela PCRN de TOUROS/RN, na tarde desta quarta-feira(22).    A quadrilha é acusada de furtar o PETI de Santa Luzia, subtraindo diversos aparelhos eletrônicos e a comida da merenda das crianças, tendo como participantes Edjailson Gomes Santana, Michael Gomes da Silva Barbosa e Michel Gomes da Silva Barbosa.

Parabéns ao trabalho da Polícia Civil de Touros... O povo clama por segurança.
Fonte:  PC de Touros

TOUROS É DESTAQUE NO NORTE-NORDESTE


Atletas do município de Touros participaram do Norte-Nordeste no Mangueirão na capital de Belém, Pará, e acrescentam nos seus currículos ótimas classificações.  
3º lugar:  Holanda, Angélica e Fran subiram ao pódio
Participantes da equipe CAUPV de Touros, os atletas Maycon Garcia e Angélica Santana brilharam, destacando-se  nos primeiros lugares, com o empenho do professor William Barbosa, treinador.

O incentivo do comércio local e estadual, juntamente com os poderes executivo e legislativo estimulará os atletas locais a representar o município de Touros, trazendo muitos outros títulos.  As equipes estão aguardando o seu patrocínio.  
Fonte:  Equipe CAUPV

PARABÉNS AOS ANIVERSARIANTES DO DIA

Na sociedade tourense, dia de festa com comemoração para os amigos Nailton Miguel e Jeofran Brito.  As felicitações da família "touros1501".

PREFEITURA DE TOUROS MUDA HORÁRIO DE ATENDIMENTO DO SETOR DE TRIBUTAÇÃO PARA MELHOR ATENDIMENTO AOS CONTRIBUINTES

A Secretaria de Tributação da Prefeitura de Touros, alterou o horário de atendimento do SETOR de TRIBUTOS,      que passa a ser das 8 às 15 horas, ininterruptas, ou seja, sem intervalo para almoço.
O secretário de Tributação da Prefeitura de Touros, Joermeson Silva de Sá, acrescenta que a mudança serviu para ajustar o funcionamento do setor aos horários do expediente bancário.
Instalado no andar superior do Palácio Porto Filho, sede oficial da administração municipal, na praça Bom Jesus (ao lado do Santuário), centro da cidade, o Setor Tributário disponibiliza de informações relativas a IPTU, ISS, Taxas de Licença para Funcionamento, Notas Fiscais e outros serviços. 

“PADRE DAS ESTRADAS” LEVA A PALAVRA DE DEUS EM ALTAR MÓVEL


Padre Arno Longo, membro da Congregação da Pastoral Rodoviária, cumpre com o que diz Cristo na Palavra:  "Ide a todo mundo e pregai o Evangelho a toda criatura".   

Atendendo a confissões e aconselhamentos antes das celebrações da Missa, o padre missionário Lazarista, percorre comunidades no Caminhão da Pastoral Rodoviária.    Após as missas acontece a bênção dos carros e motos. 
Pastoral Rodoviária
O caminhão, que serve de capela para a Santa Missa geralmente para nos Postos de Combustível.  Ao abrir a porta traseira do veículo estão o altar, as caixas de som, o microfone, os folhetos da celebração, as folhas de cânticos e tudo o que é necessário para a realização do ato religioso.   A missa é celebrada obedecendo a liturgia da Igreja Católica.

quarta-feira, 22 de maio de 2013

TOUROS FOI REPRESENTADO NO 14º FORUM NACIONAL DA UNDIME PELA SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO

Socorro França (direita) no 14º Forum Nacional 
Durante o 14º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, realizado de 14 á 17 de maio no Município de Mata de São João/BA, o município de Touros esteve representado pela secretária de educação Maria do Socorro Coutinho França.

Conferências, palestras e mesas redondas debateram as seguintes temáticas:
- O DME e avaliação da Educação Básica.
- O DME e a articulação com o terceiro setor.
- O DME Valorização dos profissionais de Educação com formação e carreira.
- O DME Processo de inclusão Social.
Os participantes também tiveram a oportunidade de ter acesso as informações sobre politicas Públicas e programas oferecidos pelo Governo Federal.

TOUROS SUPERA META DA CAMPANHA CONTRA GRIPE

Na última campanha de vacinação contra a gripe em 2013, Touros superou a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, batendo recorde das campanhas anteriores num total de 78%, ficando a frente da maioria dos municípios.     

Enfermeira e coordenadora Kelly Lima
A Campanha teve como público-alvo idosos, crianças de até dois anos de idade, profissionais de saúde, indígenas e população prisional.  Mulheres com até 45 dias após o parto e pacientes crônicos foram inseridos no grupo prioritário esse ano por terem maior risco de desenvolver casos graves da gripe. O risco de morte também é maior neste grupo.

De acordo com Kelly Lima, enfermeira e coordenadora de epdeumologia  em Touros, “por ser uma campanha voltada para os idosos, a secretaria de saúde encontra dificuldade de conscientizá-los em tomar a vacina.  A meta de 78% foi comemorada, porque a maioria dos idosos não aceitam a vacina, por medo”, afirmou Kelly.  

Segundo a coordenadora, mesmo com o término da Campanha, os pacientes dos grupos prioritários, ainda podem procurar as Unidades de Saúde para tomar a dose da vacina, já que o período de maior circulação do vírus (Influenza) é entre os meses de junho e julho.

A vacinação contra a gripe tem como objetivo reduzir a internação e mortes causadas pela doença na população.

TOUROS TEM SALDO POSITIVO NOS PRIMEIROS 15 DIAS DO EXPRESSO JUDICIÁRIO NA COMARCA

Com um atendimento de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas, o Forum de Touros teve nesta semana o seu atendimento suspenso no auge dos trabalhos, para organizar de forma efetiva a Comarca, favorecendo um atendimento mais satisfatório durante a presença do Expresso Judiciário em Touros, tornando o andamento dos processos mais ágil.
Sede do Forum de Touros
De acordo com Fernando José Araújo Costa(45), atual diretor de secretaria da Comarca de Touros, “o Expresso Judiciário tem como principal objetivo, reorganizar a Comarca dentro de um modelo de gestão que possibilite uma administração processual melhor.   O Expresso tem uma atuação de quatro juízes designados e um grupo de servidores especificamente para agilizar, triar e organizar a comarca, é exatamente o que está sendo feito”, afirmou Fernando.
Montante de processos sendo organizados para  julgamento
Diversas audiências já foram realizadas e, segundo Fernando, a atuação maior é na área de família, onde há uma demanda reprimida inclusive com relação ao juizado e há também um número grande de execuções fiscais.

Mais de 3 mil processos deverão ser julgados nas áreas de família, cível, criminal e de juizados.   Só na área de Juizados Especiais, serão 650 processos a serem analisados pelo grupo integrante do Expresso Judiciário em Touros.

O MUNDO CATÓLICO CELEBRA SANTA RITA DE CÁSSIA

Em missão na cidade de Santa Cruz

DIA 22 – QUARTA-FEIRA
07h – Missa no Santuário – Celebrante: Pe. Vicente Fernandes
09h – Missa Solene (Matriz) – Celebrante: Dom Matias Patrício.
11h – Leilão
12h – Missa da Coroa – Celebrante: Pe. Aerton Sales
15h – Missa dos Peregrinos de Santa Rita – Celebrante: Dom Jaime Vieira Rocha (Arcebispo Metropolitano).
16h – Procissão da Imagem de Santa Rita de Cássia pelas ruas de Santa Cruz
18h – Bênção do Santíssimo no Largo da Igreja Matriz e Arreamento das bandeiras.

TOUROS RECEBE VISITA DE COMUNICADORES CONTRATADOS PELA CHESF PARA ESCLARECIMENTOS SOBRE A EXECUÇÃO DE PROGRAMAS


O Palácio Porto Filho, recebeu na tarde desta segunda-feira(20), representantes da Biodinâmica Engenharia e Meio Ambiente Ltda, contratada pela CHESF-Companhia Hidro Elétrica do São Francisco, para dar esclarecimentos sobre a execução do Programa de Comunicação Social e Educação Ambiental da Linha de Transmissão (LT) 230kV João Câmara – Extremoz II C1 e Seccionamento.
Mariana, Lilian, Dione Nascimento, Jean, Karoline, Socorro França e Neide e Andrea Karine(ausente na imagem) tomaram parte nas discursões
Com aproximadamente 84 Km de extensão, esse empreendimento atravessa oito municípios entre eles Parazinho, João Câmara, Touros, Pureza, Maxaranguape, Ceará-Mirim, Extremoz e São Gonçalo do Amarante.
As linhas de transmissão João Câmara e Extremoz II chegam até o complexo Zabelê, que compreende Quilombo dos Palmares, Santo Antônio e Aracati, no município de Touros.  

Duas linhas de energia eólica já começaram a trabalhar no município de Touros com pretensão para conclusão em setembro deste ano.  

Os técnicos da Biodinâmica, que é uma empresa de consultoria ambiental,  Jean Marx(educador ambiental) e Mariana Pollitano(socióloga), estão percorrendo a região de implantação desse empreendimento, visitando sedes municipais e instituições representativas, com o objetivo de levantar e repassar informações e dados necessários para a conceituação e execução das atividades do referido Programa. 

terça-feira, 21 de maio de 2013

TOUROS REALIZARÁ PELA PRIMEIRA VEZ A 5ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DAS CIDADES E COMISSÃO PREPARATÓRIA SE REUNE PARA DEFINIR METAS

Nesta segunda-feira(20) pela manhã, a Comissão Preparatória da 5ª Conferência Municipal das Cidades, reuniu-se na sede da Prefeitura, para discutir as metas para o evento que acontecerá nos dias 28 e 29 deste mês, no Espaço das Dunas, a partir das 13 horas. 
Comissão Preparatória reunida nesta 2ª feira
Desde que  o Ministério lançou o evento, é a primeira vez que o município de Touros participa.     A Conferência terá como tema:   Quem muda a cidade somos nós:   Reforma Urbana Já!  

Toda a população tourense está sendo convidada a se fazer presente, isto porque  um de seus objetivos é incentivar a participação da população na discussão e definição de políticas públicas visando à construção de um pacto social de desenvolvimento urbano.
  
A Conferência vai abordar as discussões sobre a habitação, saneamento, transporte, segurança, cultura, trânsito, saúde e planejamento urbano. 

A próxima reunião está marcada para esta quarta-feira(22) às 14 horas.

TOUROS: AGENTE COMUNITÁRIA TRABALHA PELA SAÚDE DO POVO


Há algum tempo o tourense não via um agente de saúde fazendo a visita domiciliar.   Pouco se fala sobre a importância do trabalho destes profissionais.   Por esta razão este portal resolveu registrar as maravilhas que a visita de um agente de saúde pode proporcionar a uma família.
Karliane surpreende a todos com simpatia e profissionalismo
Nesta segunda-feira(20), Karliane Paiva Panattoni(30), esteve visitando a rua Coronel Antônio Antunes.  Agente Comunitária de Saúde, Karliane atua com profissionalismo e simpatia.  Transferida do distrito de Santa Luzia, a agente está locada atualmente no Posto do Largo de Nossa Senhora e, é exemplo de profissional atuante e comprometida com o que faz.

Os agentes comunitários de saúde, trabalham no programa “Saúde da Família” do Ministério da Saúde.     Estes profissionais são o elo entre a UBS e a comunidade atendida.   Estão em contato permanente com as famílias, o que facilita o trabalho de vigilância e promoção da saúde, realizado por toda a equipe do posto.

Karliane é responsável  pelo  atendimento das ruas Coronel Antônio Antunes, Augusto Severo, Coronel Del Prett e Praça do Mercado.

Parabéns a Secretaria de Saúde do Município de Touros que faz voltar o trabalho de visita as famílias, principalmente as pessoas idosas, impossibilitadas de sair de suas casas para o atendimento no Posto.

ESCOLA MUNICIPAL JUNQUEIRA AYRES PRESENTEIA AS MÃES NUMA TARDE DE FESTA

Diretora da Escola, Fátima Freire fala as mães presentes ao evento

Na manhã do último sábado(18), a Escola Municipal Dr. Orlando Flávio Junqueira Ayres comemorou o Dia das Mães, com distribuição de presentes e uma feijoada.  Mais de 100 mães comemoraram o seu dia na companhia dos filhos e dos professores da escola.   Imagens:  Dione Nascimento
Distribuição de presentes as mães
A diretora da escola, professora Fátima Freire, iniciou o evento com um discurso, lembrando a importância da mãe na vida dos filhos e os compromissos dos filhos com a mãe.  
Mãe contemplada com um cheque de R$-100,00, presente do IER Cursos
Músicas e poemas foram citados em homenagem as mães que aplaudiam entusiasmadas. 
O IER Cursos – Instituto de Energia Renovável, presenteou uma mãe com um cheque de 100 reais.