sexta-feira, 12 de julho de 2013

PAPA DESISTE DE PAPA MÓVEL E VAI USAR JIPE DURANTE A SUA VISITA AO RIO DE JANEIRO

Segundo a Folha, o papa Francisco abriu mão do papamóvel tradicional em sua viagem ao Rio. O pontífice optou por um jipe aberto, o mesmo que utiliza na praça de São Pedro, em Roma. Francisco quer “tornar mais familiar o contato com os jovens”, informou nesta sexta-feira a assessoria de imprensa da Jornada Mundial da Juventude.
O líder religioso vai participar do encontro internacional de jovens católicos, que será realizado entre os dias 23 e 28 de julho na capital fluminense. A Força Aérea Brasileira informou também hoje que um avião C-130 Hércules está em Roma para trazer ao Brasil os veículos do papa. Apesar de ter sido anunciado que ele só utilizará o jipe, devem ser enviados o papamóvel tradicional na cor branca e um jipe verde.
O desembarque deve acontecer na base aérea do aeroporto internacional do Galeão, no Rio, na tarde da próxima segunda-feira (15). Segundo a FAB, sete militares fizeram hoje o embarque dois veículos na aeronave. A rota de retorno deve incluir paradas em Las Palmas (Ilhas Canárias) e em Fortaleza (Ceará).

CENSO ESCOLAR TEM PRAZO ATÉ O DIA 31 E PREFEITURAS DEVERÃO PREENCHER DADOS

Os gestores municipais de todo o país têm até o dia 31 deste mês para preencher os dados do Censo Escolar da Educação Básica de 2013. As informações serão utilizadas pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) para calcular a suplementação de recursos de 2014 a creches que atendem a crianças do Bolsa Família.  

O preenchimento do censo é feito pelo Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (SIMEC), do Ministério da Educação.


Os gestores devem informar, entre outros dados, a quantidade de crianças de até 48 meses, beneficiárias do Programa Bolsa Família, atendidas em creches municipais ou conveniadas. As creches receberão, por criança, o valor corresponde a 50% do valor do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB).
Os recursos podem ser utilizados em despesas de manutenção e desenvolvimento da educação infantil e na aquisição de bens para garantir o cuidado integral e a segurança alimentar e nutricional das crianças.

GALINHOS: PREFEITA EXONERA TODOS OS CARGOS COMISSIONADOS E FAZ NOVAS NOMEAÇÕES

A prefeita de Galinhos, Joseneide Cunha, publicou portaria com data do dia 4 de julho exonerando todos os ocupantes de cargos comissionados do município. No mesmo dia fez algumas nomeações do primeiro escalão.
Confira as novas nomeações:
Ricardo de Santana Araújo – Tesoureiro
Geneviana Dantas Ferreira – Secretaria de Governo
Josefa Balbino Soares – Controladora Geral do Município
Hitamara Cristina Ferreira da Cruz – Assessora Especial do Governo
Chesma Alves Marino – Sub-secretária de Turismo
Aracelly Kelly de Morais Cruz – Secretária de Educação e Cultura
Maria das Graças Lodonio da Silva – Sub-secretária de Planejamento
Maria Margarida Gusmão – Advogada Geral do Município.

SAIBA QUANTO TOUROS RECEBERÁ DE AUXÍLIO EMERGÊNCIA DO GOVERNO FEDERAL ALÉM DE OUTROS MUNICÍPIOS DO RN

Por Anna Ruth – Panorama Político

A presidente da República, Dilma Rousseff, anunciou um apoio financeiro emergencial, durante participação na XVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) fez os cálculos, e antecipa os valores de cada ente municipal deve receber, de acordo com o anúncio de Dilma.   Segundo a entidade, os R$ 3 bilhões representam o que geralmente é repassado às prefeituras em julho, por meio do Fundo de Participação (FPM).

BBOM, TELEXFREE E MAIS ONZE EMPRESAS SÃO INVESTIGADAS POR PIRÂMIDE FINANCEIRA - A SOCIEDADE 666 DO SISTEMA DE GOVERNO MUNDIAL ANTICRISTÃO ESTÁ AQUI

Além da BBom e da Telexfree, empresas acusadas de prática de crime financeiro, outras onze companhias estão sendo investigadas pelo mesmo crime, que envolve a criação de pirâmide financeira. A ação faz parte de uma força-tarefa de promotores e procuradores do Ministério Público de diversos estados brasileiros para desmembrar esse tipo de atividade ilegal, entre eles Goiás, Espírito Santo, Acre, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Ceará e Pernambuco. 
Ao todo são treze empresas envolvidas em denúncias de irregularidades, de acordo com o promotor Hélio Telho, do Ministério Público Federal de Goiás - eram nove até a semana passada, quando o MP gaúcho começou a investigar as empresas Nnex, Multiclick, Priples e Cidiz.   CLIQUE E LEIA MAIS...


A MARCA DA BESTA CHEGOU
COMENTÁRIO DO BLOG:  Os sinais indicam que a vinda do Salvador está realmente próxima. 

PADRE EDVAN DESPEDE-SE DA PARÓQUIA DE JOÃO CÂMARA

Fonte:  Arquidiocese de Natal

Pe. Edvan Lucena
Padre Edvan Araújo de Lucena começa a se despedir das comunidades que formam a Paróquia de Nossa Senhora Mãe dos Homens, de João Câmara. No dia 4 de agosto, às 9 horas, ele presidirá a última missa, na Igreja Matriz, como administrador paroquial. 

Neste mesmo dia, estará rendendo graças a Deus pelos nove anos de vida sacerdotal. No final do mês de agosto, Padre Edvan passará a residir em Roma, onde fará mestrado em Ciências Patrísticas.

quinta-feira, 11 de julho de 2013

DILMA DISCURSA NA XVI MARCHA A BRASÍLIA EM DEFESA DOS MUNICÍPIOS


A presidenta Dilma Rousseff anunciou nesta quarta-feira (10), durante discurso na XVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que o governo federal vai transferir R$ 3 bilhões aos municípios para que possam prestar serviços de melhor qualidade à população. Os recursos serão liberados em duas parcelas: a primeira, em agosto deste ano, e a segunda, em abril de 2014. A presidenta disse aos prefeitos que o governo federal é parceiro dos municípios para encarar os problemas e buscar soluções. A presidenta ainda anunciou medidas para os municípios que totalizam R$ 20,4 bilhões.

EM TOUROS CENTRAL DE REGULAÇÃO DE EXAMES E CONSULTAS TEM ADENTIMENTO HUMANIZADO E 80% DOS CASOS ARQUIVADOS JÁ FORAM RESOLVIDOS

Por Dione Nascimento
Na Central de Regulação de Exames e Consultas o trabalho de regulação da assistência consiste em conhecer a demanda por serviços de saúde e disponibilizar, de forma ordenada, a oferta existente.
Valter Agra Jr. 

Diferente de gestões passadas quando exames eram marcados através de indicadores políticos, atualmente o trabalho vem sendo ampliado de acordo com a demanda e o grau de complexidade exigido pelo problema de saúde do usuário.  Na administração de Ney Leite, qualquer pessoa é digna de prioridade, essa é ordem passada pelo prefeito.

Segundo Valter da Silva Agra Júnior, encarregado do setor, “ao assumir a Central, foi encontrado exames de até 2009 e grande quantidade de 2011 e 2012.  Infelizmente muitos exames já estavam vencidos, causando ao paciente o constrangimento de ter que voltar ao médico para solicitar novamente o exame.  Ao entrar em contato com os pacientes para regularizar a situação, constatamos que muitos se mudaram ou até vieram há óbito”, concluiu Valter.

Na Central de Regulação, que funciona no térreo do prédio da Secretaria de Saúde, na rua Pedro II, no horário das 7h30 as 17 horas, sem fechamento para almoço, ao paciente de urgência é dado prioridade, e consultas que no momento não tem na PPI a secretaria busca licitação para que o sistema não fique parado.

No sexto mês de gestão do prefeito Ney Leite, providências foram tomadas, e mais de 80% dos casos que estavam arquivados já foram resolvidos, facilitando o andamento nos atendimentos de novos pedidos de exames e consultas.

EM TOUROS INSCRIÇÕES PARA OFICINA SEBRAE DE EMPREENDEDORISMO TERMINAM AMANHÃ(12)

Continuam abertas as inscrições para a Oficina SEBRAE de Empreendedorismo e vai até amanhã(12), no Centro de Turismo, em horário integral no valor de R$-15 reais, tendo como principal objetivo a gestão de pequenos negócios voltada para o sucesso de seus participantes.

O público preferencial da OSE é formado por empresários de micro e pequenas empresas, empreendedores individuais e potenciais empresários, incluindo os empreendedores informais de Touros, independentemente de grau de instrução.
O início da oficina será no período de 15 a 19 de julho, com o apoio da Prefeitura de Touros. 

TOUROS, SÃO MIGUEL DO GOSTOSO, JOÃO CÂMARA E PARAZINHO TEM PROJETOS APROVADOS PELA CPFL

Por Ricardo Teixeira – Pedra Preta Real

A CPFL Renováveis, divulgou a listagem dos projetos aprovados para execução no ano de 2013, na reunião de análise e julgamento do Comitê de Sustentabilidade da CPFL Renováveis, realizada dia 28 de junho de 2013. Serão beneficiadas 8641 pessoas nos quatro municípios da Região do Mato Grande.   LEIA MAIS

UTILIDADE PÚBLICA - PREFEITURA MUNICIPAL DE TOUROS

O Prefeito Ney Leite através do Decreto Nº 014/2013 de 10 de julho de 2013, estabelece o horário de expediente de todas as repartições, órgãos e autarquias públicas municipais, o horário de expediente das 7h00min as 13h00min em jornada ininterrupta.

O disposto neste Decreto não se aplica aos órgãos e repartições que funcionam em regime de plantões.


TOUROS MAIS 57 MUNICÍPIOS DO RN SERÃO BENEFICIADOS COM O PROGRAMA MAIS MÉDICOS

Por Anna Ruth – Panorama Político
MÉDICOS BRASILEIROS E ESTRANGEIROS podem se inscrever através do site: http://maismedicos.saude.gov.br

O programa Mais Médicos lançado pelo Governo Federal nesta semana ampliará a presença destes profissionais nas regiões carentes do país, como os municípios do interior e periferias das grandes cidades. Instituída por medida provisória pela Presidenta da República, Dilma Rousseff, a iniciativa ofertará bolsa de R$ 10 mil, paga pelo Ministério da Saúde, aos médicos que atuarão na atenção básica da rede pública de saúde. Terão prioridade na alocação desses profissionais 1.557 municípios de maior vulnerabilidade social, sendo 1.042 no Nordeste e 58 no Rio Grande do Norte.


Para selecionar e levar os profissionais às regiões carentes serão lançados três editais:  um para atração de médicos; outro para adesão dos municípios que desejam admiti-los; e um último para selecionar as instituições supervisoras.

Será aceita a participação de médicos formados no Brasil, que terão prioridade no preenchimento das vagas, e também a de graduados em outros países, com preferência para brasileiros. Os estrangeiros só ocuparão as vagas remanescentes após a escolha destes dois grupos.  

Confira os municípios do RN que poderão ser beneficiados preferencialmente:

Afonso Bezerra, Água Nova, Alexandria, Antônio Martins, Arês, Augusto Severo, Bodó, Bom Jesus, Caiçara do Rio do Vento, Campo Redondo, Canguaretama, Caraúbas, Ceará-Mirim, Cerro Corá, Coronel Ezequiel, Doutor Severiano, Espírito Santo, Fernando Pedroza, Frutuoso Gomes, Galinhos, Ielmo Marinho, Jandaíra, Jardim de Angicos, João Dias, Lagoa d’Anta, Lagoa de Pedras, Lagoa Nova, Lagoa Salgada, Lajes Pintadas, Macaíba, Marcelino Vieira, Martins, Monte Alegre, Natal, Nova Cruz, Olho-d’Água do Borges, Parazinho, Passa e Fica, Patu, Pedro Avelino, Pedro Velho, Portalegre, Porto do Mangue, Pureza, Riacho da Cruz, Riacho de Santana, Riachuelo, Rio do Fogo, Santo Antônio, São José do Campestre, São Miguel, São Tomé, Serra de São Bento, Serrinha, Tangará, Tenente Laurentino Cruz, Touros e Upanema.

POLICIAIS CIVIS CRUZAM OS BRAÇOS POR 48 HORAS A PARTIR DE HOJE

Os policiais civis do Rio Grande do Norte  cruzam os braços por 48 horas a partir desta quinta-feira(11). A categoria se reúne em assembleia na sede do SINPOL, na Avenida Rio Branco, a partir das 8h, quando deverá definir os atos que realizarão nestes dois dias. 

Além da paralisação de 48 horas, os policiais aprovaram ainda indicativo de greve por tempo indeterminado para o dia 18, caso o Governo do Estado não abra o diálogo com a categoria.

quarta-feira, 10 de julho de 2013

PREFEITO NEY LEITE INCENTIVA A CULTURA DE TOUROS E CONVIDA GRUPO DE XAXADO BANDO DE LAMPIÃO PARA VOLTAR AS SUAS ATIVIDADES

A integração entre a cultura e a comunidade tem sido olhada com entusiasmo pelo prefeito Ney Leite, que tem incentivado a criação de institutos, associações e reunindo grupos já existentes no município, para que a cultura seja resgatada em Touros. 
Coreógrafo Wenderson com sua mãe Dezinha Linhares e jovens durante reunião do Grupo
O Grupo de Xaxado Bando de Lampião criado em 1998, foi motivo de orgulho para a cidade de Touros durante 16 anos, com belas coreografias mostrando a história de Lampeão e a sua invasão a cidade de Mossoró em 1927.

Segundo o coreógrafo Wenderson Linhares(33), “o grupo esteve afastado dos palcos por 4 anos por questões políticas, a falta de incentivo, pois sempre negaram o transporte para que pudéssemos nos apresentar fora da cidade, entre outras necessidades”, disse Binho, como é conhecido. 

Nesta terça-feira(9), os responsáveis pelo Grupo de Xaxado Bando de Lampeão, reuniu-se com jovens no Clube de Mães Tereza Penha, para voltar as suas atividades, após uma reunião particular com o prefeito de Touros, antes de sua viagem a Brasília. 

O primeiro ensaio está marcado para a próxima quinta-feira(11), as 19 horas. 

É o resgate da cultura que enriquece a história e a vida sócio-cultural da cidade de Touros.

SECRETÁRIOS DA PREFEITURA DE TOUROS PROVIDENCIARÃO RETIRADA DE EMBARCAÇÕES QUE ESTÃO CAUSANDO DANOS A BIODIVERSIDADE

Banco abandonado no rio Maceió
O secretário de Agricultura, Erivaldo Costa e Silva, “Pachola” e Gildenes Raimundo dos Santos, secretário de Articulação Política, estiveram na manhã da última segunda-feira(8) vistoriando o rio Maceió e os principais pontos da praia de Touros, para estudar meios de retirar embarcações abandonadas.

De acordo com o Gildenes, “além das consequências que a população vem sofrendo com o descaso dos seus proprietários, isto é caso de uma Ação Civil pública, em virtude dos danos provocados ao meio ambiente”, concluiu o secretário.
Embarcação encalhada na praia a mais de 3 anos


Os trabalhos proporcionarão melhorias na entrada e saída da água do mar, além de garantir a preservação da biodiversidade local e a pesca artesanal.   Essa é uma preocupação que vem sendo discutida desde o início da administração do prefeito Ney Leite.

SECRETARIA DE OBRAS DE TOUROS INICIA LIMPEZA DAS MARGENS DO RIO MACEIÓ E PODA DE ÁRVORES

A Secretaria de Obras da Prefeitura de Touros, iniciou na semana passada um trabalho de limpeza das margens do rio Maceió e de canteiros.  E, prepara-se para a poda com o intuito de corrigir o crescimento de algumas árvores.
Margens do Rio Maceió - Foto:  Frco. De Assis
O trabalho teve início na região Central e posteriormente será feito em todos os bairros da cidade.

Com a finalização deste trabalho, a Secretaria de Obras dará início ao plantio de novas árvores em diversos pontos da cidade dando um novo aspecto a sede do município.

HOSPITAL DE TOUROS FAZ EXAME GRATUITO DE DIAGNÓSTICO DE GLAUCOMA

Os testes ocorreram no Hospital da Cidade, das 8h às 12h e das 13 as 16 horas desta terça-feira(9), com distribuição de colírios.   A próxima consulta está marcada para o dia 8 de outubro deste ano, no mesmo horário.
Foto:  Francisco de Assis
"A alteração da pressão intraocular é um dos indicativos de que pode haver algo errado no olho, e é também um dos principais exames para detecção do glaucoma", afirma o médico Pedro Paulo Cabral.

São fatores de risco para o glaucoma:  histórico familiar, pressão intraocular elevada, idade acima de 50 anos, diabetes, uso prolongado de corticóides, presença de lesões oculares e descendência negra.

Este atendimento foi dado início na gestão passada e o prefeito Ney Leite dá continuidade, beneficiando toda a população com o tratamento da doença, que não tem cura, mas que pode ser acompanhada à base de colírios, atividades físicas e boa alimentação.   Em alguns casos é possível fazer intervenções cirúrgicas para tratar o problema que não tem cura e pode levar a cegueira.

terça-feira, 9 de julho de 2013

PREFEITURA DE PARAZINHO LANÇA MARCA OFICIAL DOS 51 ANOS DE EMANCIPAÇÃO


EX-PREFEITO DE BAIA FORMOSA É CONDENADO A 5 ANOS DE PRISÃO POR DESVIO DE VERBAS

Uma denúncia do Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN) resultou na condenação do ex-prefeito de Baía Formosa, Samuel Monteiro da Cruz, a uma pena de cinco anos em regime inicialmente semiaberto, por desvio de verbas públicas. O Samuel poderá ainda tornar-se inelegível pelo prazo de até oito anos após o cumprimento da pena, caso a sentença seja confirmada por tribunal, e também inabilitado para o exercício de cargo ou função pública pelo período de cinco anos, após o trânsito em julgado.
De acordo com o MPF/RN, R$ 598.565,36 em recursos federais foram repassados pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa) para a Prefeitura de Baía Formosa, dentro do Convênio 3.004/2001, entre julho de 2002 e novembro de 2004. 
Fonte: MPF/RN

PREFEITO NEY LEITE VIAJA A BRASÍLIA PARA A XVI MARCHA EM DEFESA DOS MUNICÍPIOS

Prefeito Ney Leite
Prefeitos de todo o País estarão participando da XVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios que terá a presença da presidente, Dilma Rousseff (PT).   

A abertura oficial está marcada para hoje as 9h30 e os trabalhos devem começar com a entrega de prêmios para os 10 gestores mais bem colocados no Índice de Responsabilidade Fiscal, Social e de Gestão dos Municípios Brasileiros (IRFS) pelo presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski.