quarta-feira, 9 de outubro de 2013

PROGRAMAÇÃO DO OUTUBRO ROSA EM TOUROS COMEÇA COM PALESTRAS E EXAMES PREVENTIVOS

Secretaria de Saúde organiza ações diversas nos postos de saúde do município; nesta quarta-feira (9), as mulheres foram orientadas sobre a importância do autoexame da mama.

Dra Louise faz palestra sobre prevenção do cancêr
A programação da campanha “Outubro Rosa” em Touros teve inicio com ações diversas promovidas pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. Nesta quarta-feira (9), foram realizados exames preventivos e palestras sobre a importância da prevenção do câncer de mama, colo do útero, planejamento familiar e nutrição no posto de saúde do Largo de Nossa Senhora.   LEIA MAIS
Equipe do Posto do Largo de Nossa Senhora
Crédito das fotos:  Dione Nascimento

MULHER INDÍGENA DÁ A LUZ EM JARDIM APÓS SER EXPULSA DE HOSPITAL POR NÃO FALAR CORRETAMENTE O IDIOMA

Mulher indígena pare no jardim por não falar corretamente o idioma
Com dores de parto , Irma veio para o Centro de Jalapa Diaz de Saúde , quando ainda era noite, acompanhada pelo marido. A clínica estava parcialmente parada, porém teria uma equipe de emergência. Então para os poucos que estavam trabalhando disse-lhes que estava prestes a dar à luz. A paciente relatou que estava a horas tendo contrações e estava completamente dilatada.
Os médicos fizeram -lhe algumas perguntas , mas não a atenderam argumentando que a  indígena não fala espanhol perfeitamente e que não a compreenderam. Ou que , como havia sido assistido por parteiras durante a gravidez , eles não tinham certeza do que estava acontecendo. Como era, eles decidiram que não entendia e ignorou o óbvio : a mulher precisava de ajuda.  LEIA MAIS

CBF APRESENTA CAMISA DO BRASIL PARA COPA DO MUNDO 2014

Poucas são as mudanças na nova camisa da seleção brasileira.   Amarelinha, principalmente com uma gola retrô verde, combinando com o detalhe na manga.  Ver –se também os novos desenhos dos buracos de laser da Nike para dar ventilação nas laterais, em V.

Na parte de dentro, perto da gola, há uma versão diferente do canarinho, que já vem fazendo parte da camisa da Seleção há alguns anos. Com vocês, a nova amarelinha, que será apresentada oficialmente só em novembro.

terça-feira, 8 de outubro de 2013

TOUROS-RN DARÁ INÍCIO A PROGRAMAÇÃO “OUTUBRO ROSA” DE FORMA DIFERENCIADA

O início as atividades da Campanha Internacional Outubro Rosa em Touros, estão previstos para esta quarta-feira(8), a partir das 8 horas, no Posto do Largo de Nossa Senhora. 

Segundo Andréia Cristina dos Santos Rocha, enfermeira do Largo, “essa campanha será diferenciada, isto porque, além de se tratar da prevenção de câncer de mama , acrescentar-se-á a prevenção de colo de útero, que será apresentada através de palestra.  Como ensinar a fazer o auto exame, coleta de preventivo, planejamento familiar, método contraceptivo e saúde bucal, também serão assuntos de grande relevância para o momento”, enfatizou Andréia.

A  Secretaria Municipal de Saúde, através da coordenação de Epidemiologia de Touros, estarão se empenhando para alertar a população local sobre a importância da campanha.  A ideia é chamar a atenção das mulheres de como se prevenir o câncer de mama, colo de útero e da importância ao diagnóstico precoce.

Oficinas de prevenção, caminhada e a decoração de prédios públicos, também fazem parte do acontecimento que terá o objetivo de divulgar esta ação.  LEIA MAIS

TOUROS-RN: MÉDICO UCRANIANO INICIA ATENDIMENTO NA PRAIA DE CARNAUBINHA

Dr. Dimytro Petruk "Mais Médico" com equipe no Posto de Carnaubinha em Touros-RN
O médico Dimytro Petruk, ucraniano, é dos enviados pelo Programa Mais Médicos que chegou ao Brasil no último dia 15 de setembro.  Doutor Dimytro, que é casado há seis anos com uma brasileira escolheu o município de Touros para exercer a sua profissão.  “Está certo que a Europa está em crise”,  disse ele,  mas salientando que “o clima bom, quente e úmido, mas sem inverno e verão” como na Europa, foi um preponderante na sua escolha, disse o médico ao chegar ao Brasil.

Destacado pela Secretaria de Saúde para a praia de Carnaubinha, o médico deu início ao atendimento ao público, nesta manhã de segunda-feira(07/10), onde atenderá de segunda à sexta-feira das 8 às 17 horas, com intervalo para almoço.

PUBLICIDADE

DUAS GANHADORAS RECEBERÃO CAMISETA DO PORTAL “TOUROS1501”

No último domingo(6), o portal colocou a pergunta sobre em que ano se deu a imagem apresentada do Bloco Os Caramujos  CLICK NO LINK E CONFIRA A MATÉRIA.   

Diante do resultado, apresentamos as ganhadoras que responderam corretamente:  1978. Confira as respostas enviadas por e-mail:

Marcelly Varella 19:30
Boa noite, Dione!!
De acordo com informações sedidas  pela  porta-bandeira da época essa é referente ao carnaval de 1978.

COMENTÁRIO DO BLOG:  Marcelly se refere a porta-bandeira Judite Varela de Souza.
Marcelly Varella - moradora de Touros-RN 

Isabella Pontes  -  19:40
Olá,
Segundo a minha mãe, a foto postada no site do bloco dos caramujos é de 1978.
O nome dela é Sílvia Fernanda de Oliveira ......, filha de Miguel Lopes e sobrinha de Ivonete.

Isabella Pontes
Mestranda do Programa de Pós-graduação em Psicobiologia
Laboratório de Estudos da Memória - Departamento de Fisiologia - UFRN
NOTA DO BLOG:  A direção do portal, sensibilizada agradece a todos que participaram curtindo ou deixando a sua opnião sobre a matéria.

TOURENSE USA REDE SOCIAL PARA AGRADECER AO PREFEITO DA CIDADE

A cidadã Francisca Medeiros, enviou comentário para o facebook agradecendo ao prefeito Ney Leite pelo apoio no tratamento de glaucoma e fala das dificuldades que os mais necessitados teem em não poder adquirir um colírio. 


VEM AÍ: NOVEMBRO AZUL - PREVENÇÃO DE CANCÊR DE PÊNIS E PRÓSTATA

Diretoras dos institutos Ecodesenvolvimento e Lado a Lado pela Vida, foram recebidas pelo superintendente da Liga Norte-Riograndense Contra o Câncer, Dr. Ricardo Curioso, na manhã desta segunda-feira(7), onde foi solicitado o apoio da Liga na campanha “Novembro Azul”.

Assim como o “Outubro Rosa” que é o mês dedicado ao diagnóstico precoce do câncer de mama, o “Novembro Azul” é o período para discutir e mobilizar a sociedade no descobrimento e prevenção dos cânceres de próstata e de pênis.    A Liga será uma das parceiras da ação e durante todo o mês de novembro iluminará todas as fachadas dos seus prédios com a cor azul.

Na pauta da reunião também foi divulgada a 34ª edição do Congresso Nacional de Urologia que ocorrerá em Natal no período de 14 a 20 de novembro e trará os principais nomes da área. Na programação do evento está inserida uma atividade no município de Macaíba, onde será realizado um mutirão com palestras educativas sobre o câncer de próstata e ações em benefício da população.

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

NOTA DE FALECIMENTO

Com pesar, noticiamos que aos 78 anos, vítima de parada cardíaca, faleceu Helena Faustina, esposa de João Mestre.  Seu sepultamento foi realizado às 17 horas, desta segunda-feira(7/10), em Touros. 


TOUROS-RN: DISTRITO DE SANTA LUZIA REALIZARÁ CRUZADA EVANGÉLICA

Á Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Santa Luzia-Touros/RN, convida a todos para participarem da Grande Cruzada Evangelística, neste sábado, 12/10, a partir das 18h30min, na Quadra De Esportes de Santa Luzia.

Durante o Louvor, se apresentarão a Banda Geração de Adoradores e Cantores Locais, tendo como Pregador, o ex-padre do Estado da Paraíba, Lourival Luiz de Sousa.  A entrada é franca. 

EX-PREFEITO DE SÃO MIGUEL DO GOSTOSO É CONDENADO POR IMPROBIDADE

A juíza Flávia Sousa Dantas Pinto, da Comarca de Touros, condenou o ex-prefeito de São Miguel do Gostoso, João Wilson Teixeira Neri, por ter praticado atos de improbidade administrativa consistentes na não utilização das verbas do FUNDEF para a finalidade legal, destinação das mesmas para despesas diversas daquelas previstas em lei, além da sua utilização com despesas não comprovadas.


Com isso, o ex-prefeito foi condenado ao ressarcimento integral do dano, consistente no valor de R$ 133.521,08, acrescido de juros legais a partir da notificação e de atualização monetária a partir da data em que saíra dos cofres públicos. João Wilson Neri também teve suspensos os direitos políticos por seis anos e deverá pagar de multa civil de uma vez o valor do dano.
De acordo com o Ministério Público, João Wilson Teixeira Neri, na condição de prefeito do município de São Miguel do Gostoso, teria cometido diversas irregularidades na aplicação dos recursos do FUNDEF relativos ao exercício de 2001.
As irregularidades apontadas dão conta, basicamente, da realização de despesas não relacionadas com o ensino fundamental, inclusive sem a deflagração do competente procedimento licitatório e da não utilização do mínimo de 60% das verbas do fundo na remuneração dos profissionais do magistério em efetivo exercício e do mínimo de 40% na manutenção e desenvolvimento do ensino, além de despesas que não ficaram comprovadas.
Fonte:  Robson Pires

PREFEITO DE TOUROS É ELOGIADO POR ATITUDE CORAJOSA

Da Vereadora e Professora Bel 

Vereadora/Professora Bel
COMO SEMPRE USO ESSE VEICULO DE COMUNICAÇÃO PARA COMPARTILHAR OS MOMENTOS VIVIDOS NA POLITICA .  HOJE REPRESENTANDO O SINDICATO DOS SERVIDORES PUBLICOS, FICO FELIZ QUANDO CONSEGUIMOS JUNTOS (SERVIDORES E SINDICATO) VER REALIZADO OS OBJETIVOS DAS LUTAS, NESSE MES DE SETEMBRO.

 O PREFEITO NEY LEITE, DE FORMA MUITO COERENTE, DEPOSITOU NAS CONTAS DE 22 GARIS OS SEUS SALARIOS QUE LHES FOI SUBTRAIDO DO MES DE DEZEMBRO DO ANO DE 2011, QUANDO OS MESMOS TIVERAM A CORAGEM DE MOSTRAR A SOCIEDADE ALGUMAS SITUAÇÕES DE DESCONFORTOS PARA REALIZAREM SUAS ATIVIDADES, QUANDO A GESTORA DA EPOCA RESOLVEU PUNIR-LOS TIRANDO-LHES O CITADO PAGAMENTO. ESTAMOS TAMBEM NESSE MOMENTO NEGOCIANDO A INSALUBRIDADE DA CATEGORIA E O DESEJO DO PREFEITO É VER ESSA LACUNA ABERTA A MUITO TEMPO, SER FECHADA COM O CUMPRIMENTO DO DEVER, PAGANDO O QUE OS TRABALHADORES TEM DIREITO. 

NÓS QUE FAZEMOS O MOVIMENTO SINDICAL SÓ TEMOS A AGRADECER AO PREFEITO PELA RESPONSABILIDADE EM CUMPRIR COM SEU PAPEL DE GESTOR E AOS GARIS PELA PACIENCIA QUE TIVERAM EM ESPERAR E CONFIAR NO SINDICATO QUE SEMPRE VAI TER OS INTERESSES DOS TRABALHADORES EM PRIMEIRO LUGAR.

UM ABRAÇO A TODOS. VEREADORA/PROF. BEL.

COMENTÁRIO DO BLOG:  A mensagem dirigida na página do facebook, tem autorização da Vereadora Bel, aqui publicada.  

Izabel Cristina de Melo é vereadora pelo PP.

TOURENSE MARIA ESTER É ANIVERSARIANTE DO DIA E RECEBE HOMENAGEM DA FILHA

Aniversariante:  Maria Ester Neri
Obrigado por escutar meus pensamentos, por compreender meus sonhos, por conviver com meus defeitos e por me amar durante todos estes anos.   A única coisa que eu peço a Deus no dia de HOJE, e que eu possa continuar sendo abençoada com a tua presença na minha vida durante muitos e muitos e muitos anos! Obrigado por ser essa pessoa querida e afável, e por nunca ter desistido de mim! Te amo muito!

FELIZ ANIVERSÁRIO, DONA MARIA ESTER!
Sua filha Tereza Neri

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO RN TEM NOVO QUADRO PARTIDÁRIO

Foto:  Arquivo
A partir deste domingo(6) com o fim do prazo para mudança de partidos, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do norte tem novo quadro partidário. Pelo menos oito dos 24 deputados trocaram de legenda e no pula-pula que mais cresceu foi o PMDB e o PROS cada um ficou com cinco parlamentares, em seguida vem o DEM e o PSB com três, PSD com dois e os demais partidos com assento na casa, cada um tem um representante.

Novo Quadro:  
PMDB 5 - Ezequiel Ferreira, Gustavo Fernandes, Hermano Morais, Nelter Queiroz e Walter Alves.
PROS  5 - Gilson Moura, Gustavo Carvalho, Raimundo Fernandes, Ricardo Motta e Vivaldo Costa.
DEM 3 - Getúlio Rego, José Adécio e Leonardo Nogueira.
PSB 3 - Larissa Rosado, Marcia Maia e Tomba Farias.
PSD 2 - Gesane Marinho e José Dias.
PDT 1 – Agnelo Alves
PMN 1 – Antônio Jácome
PCdoB 1 – Fábio Dantas
PR  1 – George Soares
SOLIDARIEDADE 1 – Kelps Lima
 
PT 1 – Fernando Mineiro

Fonte:  Assis Silva


8º PASSEIO CICLÍSTICO CHEGA A TOUROS

Após ter início nesta manhã de domingo(6), o 8º Passeio Ciclístico de Boa Cica chegou a Touros, depois de ter passado por Rio do Fogo, Perobas e Carnaubinha.  Imagens de Sara Oliveira



domingo, 6 de outubro de 2013

NO TÚNEL DO TEMPO (06/10/2012)


ATENÇÃO:  SE VOCÊ ACERTAR O ANO, GANHARÁ UMA CAMISETA DO BLOG (Envie sua resposta para:  touros1501@gmail.com)
(Bloco "Os Caramujos", liderado por Ivonete Lopes Câmara)

COMUNIDADE DE BOA CICA REALIZA 3º PASSEIO CICLÍSTICO NESTE DOMINGO

O distrito de Boa Cica realizará neste domingo(6) o 8º Passeio Ciclístico, com saída marcada para 6h30, parada para almoço as 12 horas em Rio do Fogo.  Saída de Rio do Fogo às 14 horas, com destino a Touros, com chegada prevista para as 17 horas.

ERRATA:  Onde lia-se 3º, leia-se 8º

PUBLICIDADE

sábado, 5 de outubro de 2013

ASSEMBLEIA DE DEUS EM TOUROS, COMEMORA SEU JUBILEU DE OURO COM MAIS DE 200 BATIZADOS NA PRAIA

Imagens:  Wesly Viana
Dando continuidade as festividades do seu jubileu de ouro, a Assembléia de Deus de Touros, realizou na manhã deste sábado(5/10/2013), mais de 200 batizados no Espírito Santo.   O batismo concretizou-se na praia de Touros, sob o pastoreio de Josino Maciel Bezerra, pastor responsável pela igreja.

Nazaré, faz hoje, 78 anos de vida
Segundo Nazaré, que hoje completa 78 anos de idade, esse é um dos mais belos momentos para o evangélico.  “Estamos felizes e orgulhos, pois somos pioneiros na edificação desta Igreja.  O presente é para Deus, são novas criaturas que se encontram com Deus e passarão a conhecer o seu poder”, disse Nazaré.

As comemorações que tiveram início dia 30 de agosto, tem na programação culto diário pelas ruas da cidade que prosseguirão até dia 18/10, com o tema “Operando Deus quem impedirá?”.
Caminhada em direção a praia
 

O professor e músico Deivinho, no momento do batismo

EM TOUROS, FAMÍLIA GOMES NUNES FESTEJA A CHEGADA DE ISAAC

Isaac chega para alegria da família.  Na foto: Betinho a esposa Tatiana e Vitória(filha)
Chegou Isaac, um presente para seu pai José Roberto Gomes Nunes “Betinho” e a mamãe Tatiana Maria Ferreira Fonseca Nunes. 
 ISAAC  FONSECA NUNES, chegou às 20h35, nesta sexta-feira(4/10/2013), pesando 3,100 e 49 centímetros de altura, na enfermaria 309, no PAPI, em Natal.

PARABÉNS AOS ANIVERSARIANTES DO DIA

Aos aniversariantes do dia, Serafim Luiz de Oliveira "Serafim do Paredão"(30) e professor Francker Castro(25), na imagem com o colega, professor Nailton Leite.   Super abraço da família "TOUROS1501", com votos de saúde, sucesso e alegrias.