quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Em Touros feriadão de 15 de novembro será com muito sol


Praia de Touros-RN
As previsões de muito calor e sol na praia de Touros, atraindo banhistas que desejam curtir a praia com uma temperatura variando entre 21 e 30° graus.

O Banco do Brasil estará fechado ao público, com os caixas eletrônicos funcionando normalmente.  

Repartições públicas estarão fechadas, só funcionando os serviços essenciais de plantão.
Supermercados e lojas funcionarão até o meio dia.    

A farmácia de plantão será a Farmácia Santa Luzia, na Praça do Mercado, sem atendimento para pagamento de contas extras.
Por Dione Nascimento - touros1501

Dia do Diabetes trouxe as ruas de Touros estudantes de enfermagem


O Dia Mundial é organizado pela IDF (Federação Internacional de Diabetes).      Em 2007, o Dia Mundial do Diabetes se tornou um dia oficial da ONU – organização das Nações Unidas através da Resolução 61/225.

Nesta quarta-feira(14), um grupo de 10 estudantes de enfermagem do Instituro de Ensino e Cultura, promoveram em um dos canteiros da avenida prefeito José Américo, em Touros, atendimento de testes de glicemia, verificação de pressão e orientação ao portador de diabetes.
Sob a coordenação de Theijeza Lajar Fernandes da Silva(32), as estudantes de enfermagem atenderam das 8 às 12 horas, mais de 100 pessoas, num trabalho voluntário, sem fins lucrativos.    O Instituto de Ensino e Cultura, é particular, e funciona no prédio da UERN, em Touros.
Continuar e fortalecer o impulso gerado por este tido de evento e ampliar o conhecimento dos fatores responsáveis pela epidemia de diabetes, é uma forma de encontrar soluções que são necessárias para combatê-las, atraindo indivíduos envolvidos com a causa e o público em geral, disse Theijeza.
A campanha do Dia Mundial do Diabetes 2012 irá conectar a necessidade urgente de agir para proteger a saúde das gerações futuras.
Por Dione Nascimento - touros1501

Agência dos Correios de Touros em crise

Francisca Maciel, gerente dos correios em Touros-RN
 
 
Nesta quarta-feira(14), por ordem da responsável pela agência dos correios em Touros, Francisca Maciel, foi colocado no lixo, páginas completas de Lista de Distribuição Interna.  Documentos que constam de nome, assinatura e número de identidade de pessoas que fazem uso do serviço.   O vento espalhava na avenida prefeito José Américo, páginas e mais páginas, chamando a atenção de quem passava.   Inertes ao que acontecia, carteiros descarregavam o carro do SEDEX, como se nada estivesse acontecendo.   
A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos-ECT , passa por uma grande crise.   Além do ar condicionado em péssimo estado, há registros de atraso de entrega das correspondências, mal atendimento e funcionamento precário.

Procurada, Francisca Maciel, responsável pela agência, disse:  “não fiz nada de mal, e não tenho como resolver o problema”.    Isto acontece na cidade de Touros-RN, onde disse Aluízio Alves, nos anos  60, que será um futuro polo turístico.

Em 10 de outubro, ouvindo a população,noticiamos a crise na agência de Touros, confira:
http://www.blogger.com/blogger.g?blogID=8272873341977832763#editor/target=post;postID=3564308096480563628

O “mal generalizado” da forte degradação da qualidade operacional do serviço dos correios na cidade, está constatado a anos.    Que em termos financeiros, não parece haver problemas.    Em maio, a ECT apresentou faturamento 17% mais alto do que o registrado há um ano. 

Isso mostra a falta de compromisso com o que é público, mostrando que concurso público muitas vezes, só atrapalha.   Muitos querem emprego, poucos querem trabalho.   A crise não está apenas nos correios, mas, sim nos seus funcionários, como acontecesse em outros órgãos públicos federal, estadual e municipal.
Por Dione Nascimento - touros1501

Roberto Carlos dança... com Michel Teló

Michel Teló e Roberto Carlos
Roberto Carlos está animadíssimo com os primeiros ensaios com a turma que vai fazer participação especial em seu tradicional especial de fim de ano da TV Globo.  Na semana passada, a farra começou com Michel Teló, que foi convidado para cantar o hit novo, “É Nóis Fazê Parapapá”, ao lado de Roberto, com direito até à dancinha criada por Teló! 
Arlindo Cruz foi outro que passou pelo estúdio Amigo, na Urca, e, nesta semana, é a vez de Seu Jorge e As Empreguetes irem até Roberto para ensaiar os próximos passos.
Fonte: glamurama

Cinco mil pessoas devem participar da Marcha para Jesus nesta quinta-feira em Caicó

O evento evangélico, que começa às 16 horas, parte da Praça Dom José Delgado, percorre as principais ruas e avenidas da cidade até o Complexo Turístico Ilha de Sant’Ana. Chegando lá, o público vai participar de um culto de louvor e agradecimento a Deus com a presença do cantor Fábio Lima (o Rico, ex-Banda Grafith), além de cantores locais, pastores e o Ministério de Louvor Refúgio da Graça.

Michael Jackson morreu virgem, diz nova biografia do cantor


Michael Jackson

Uma nova biografia de Michael Jackson, escrita pelo ex-editor da revista americana "Rolling Stone", revela que o popstar morreu virgem.

Segundo o jornal "New York Times", o autor de "Untouchable" relata que o rei do pop nunca teve relações sexuais.

"Ele morreu como um virgem de 50 anos, nunca teve relações sexuais com nenhum homem, mulher ou criança, o que o colocou em um estado especial de solidão, que era uma grande parte do que o fez tão único como artista e tão infeliz como ser humano", escreveu Sullivan.
Fonte: New York Times

Por que Deus permite o sofrimento?

A liberdade é o toque maior de nossa semelhança com Deus
 
Para que o homem fosse “grande”, digno, nobre, Deus o fez livre, inteligente, dotado de mãos maravilhosas, sensibilidade, vontade, memória, etc., que nem as pedras, nem as árvores e nem os animais receberam.

A liberdade é o toque maior de nossa semelhança com Deus. Ele teve de correr o risco de nos fazer livres, para que fôssemos dignos, mesmo sabendo que a criatura poderia lhe voltar as costas; isto é, pecar e comprometer seu Plano de amor.

Deus não poderia impedir o homem de lhe dizer Não; senão lhe tiraria a liberdade, e ele seria apenas um robô. E Deus não quis isto. Mas Deus nos deu a inteligência, como uma luz para guiar os nossos passos, e nos deu a vontade para permanecer no bem e evitar o mal.

Luz, Lixo, Ação! Em Touros, sujeira toma conta do Rio Maceió

Coqueiros iluminados e rio na escuridão da sujeira
Imagens:  Ricardo Teixeira
O Rio Maceió que corta a cidade e deságua no Oceano Atlântico agoniza. O local, onde pescadores encontraram a imagem do Padroeiro de Touros, o Bom Jesus dos Navegantes, em 1798 e símbolo do crescimento de umas principais cidades do Brasil pede socorroes e espera uma ação concreta do omisso poder público.

A população que insiste em jogar o papelzinho de cada dia nas ruas e avenidas, infelizmente pouco colabora com o meio ambiente. Para agravar ainda mais a situação, a estação de tratamento de saneamento da cidade joga os dejetos sem as devidos cuidados biológicos e químicos.


A Secretaria do Turismo e Meio Ambiente faz vista grossa para o grave problema, enquanto o turismo de uma das cidades escolhidas pelo Ministério do Turismo para ser roteiro turístico da Copa do Mundo 2014 perde força e a saúde da população corre sérios riscos.


Então posso afirmar que não falta luz e lixo. Falta somente ação...


Comentário do Blog:

 
Não sou Biólogo (gostaria da opinião de alguém da área), mas acho que para a limpeza do Rio, dentre outras ações, poderia tentar melhorar com os "fitoplânctons". A Prefeitura recebeu mais de R$ 400 mil do Governo do RN em 2010 para a recomposição da mata ciliar do Rio com o plantio de mais de 30 mil mudas, mas ninguém até hoje sabe onde esse dinheiro foi parar. Lugar ainda é bonito, mas imagina só como poderia ser bem melhor: Com pedalinho, gôndola, fonte luminosa e limpo..
Fonte:  Pedra Preta Real

Valério Mesquita deixa hoje a presidência do TCE e o conselheiro Tarcísio Costa assume a cadeira

Tarcísio Costa
O conselheiro Valério Mesquita deixa hoje (14) a presidência do Tribunal de Contas do Estado. Em uma sessão solene, servidores e profissionais acompanharão a despedida seguida do lançamento de duas publicações que refletem momentos da sua gestão: A 14ª edição da Revista do TCE e o livro que, em um mesmo volume, reúne a nova Lei Orgânica e o Regimento Interno da instituição. A solenidade será realizada a partir das 11h no plenário do Tribunal. Na ocasião, assumirá a presidência do TCE, o conselheiro Tarcísio Costa.
A Revista do TCE foi antecipada em decorrência da aposentadoria compulsória de Valério Mesquita. A publicação presta uma homenagem ao fundador da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, Onofre Lopes, disponibilizando artigos de familiares e amigos que participaram daquele momento histórico, fundamental para o desenvolvimento do Estado.

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Diabetes: você pode ter e não saber!

BATATA YACÓN
Você sabe quanto é sua “glicemia de jejum”, isto é, quanto de glicose (açúcar) circula no seu sangue quando você acorda? Essa é a melhor maneira de saber se você tem ou poderá vir a desenvolver essa doença que assola, hoje, milhões de pessoas e faz parte do que se chama de “quarteto mortal”, junto com obesidade, hipertensão arterial e doença cardiovascular.

Infelizmente, muitas pessoas só descobrem que eram diabéticas quando seus rins começam a entrar em falência, uma das consequências da diabetes não controlado. Sabia que muitos dos casos em que os pacientes precisam fazer algum tipo de diálise (filtrar o sangue por uma máquina para tirar as impurezas) ocorrem em consequência do diabetes compensado? Mas não é “só” isso: disfunção erétil, infarto, derrame, gangrena (prejuízo da circulação periférica), cegueira e até amputação de membros são algumas das consequências dessa doença quando não controlada.

Como nutricionista, sempre incentivo a “prevenção”, isto é, procurar evitar que uma doença venha a se desenvolver por hábitos alimentares e estilos de vida saudáveis. Sabe-se que 20% é fator genético, aquilo que herdamos nos nossos pais; mas que 80% depende do meio ambiente; e aí entra nosso livre-arbítrio, as nossas escolhas.

Estima-se que cerca de 50% das pessoas que tem diabetes desconhecem esse fato por pura falta de diagnóstico, o qual se faz com uma simples gotinha de sangue, obtida furando a ponta do seu dedo. O ideal é que o resultado esteja abaixo de 99, mas, se estiver acima, isso não significa que você é diabético... ainda! Esse resultado mostra que precisamos começar a ficar atentos com nossa alimentação e hábitos de vida.
http://clube.cancaonova.com/materia_.php?id=13382 
Dra. Gisela Savioli
Nutricionista clínica e escritora

Assú: Prefeito congela por seis meses salário dele, do vice e dos secretários

Prefeito Ivan Júnior - Assú
O prefeito do Assú, Ivan Júnior, encaminhou Projeto de Lei para apreciação da Câmara Municipal do Assú no último dia 09, suspendendo por seis meses o aumento dos salários de prefeito, vice e secretários, aprovado pelos vereadores para a legislatura de 2013 a 2016.
O que motivou o prefeito Ivan Jr a tomar essas medidas, se deve ao fato de que a crise que assola todos os municípios brasileiros continua a crescer, fazendo com que os gestores realmente comprometidos com seu município, tomem a iniciativa de não conceder nenhum reajuste salarial.
 
Com a suspensão, fica mantido os salários de R$ 13,5 mil, R$ 6,75 mil e R$ 4 mil, para prefeito, vice e secretários, respectivamente.

Adivinhe se puder

Por que será que o senador José Agripino está rindo tanto, e a deputada Fátima Bezerra tão pensativa?   O que será que a governadora Rosalba pede tanto?  Adivinhe...

Que o amor seja verdadeiro


Imagens para a história de Touros

 
 
 
 

Presença da Canção Nova em Touros

Dione, Wesley, Pe. Jailson, Andrea
De férias e acompanhada, a amiga Andrea Morais, consagrada na Comunidade Canção Nova, desembarcou em Touros, com o noivo Wesley Almeida, fotógrafo profissional do Portal Canção Nova.

Nesta terça-feira(13), Wesley Almeida é destaque no quadro “Canção Nova, 17 anos formando talentos”, conheça melhor o nosso visitante conferindo a matéria completa, clicando no link abaixo:  
http://blog.cancaonova.com/redacao/cancao-nova-17-anos-formando-talentos  .

Na imagem, Wesley e Andrea, encontram-se na matriz do Bom Jesus dos Navegantes, em Touros, onde participaram da Missa, neste domingo(11).   Sejam bem vindos!
Por Dione Nascimento - touros1501

Em Touros será instalada usina de energia eólica Santo Cristo

Santo Cristo autorizada a instalar usina eólica em Touros
A usina de energia eólica Santo Cristo, com sede em Natal, recebeu autorização do Ministério de Minas e Energia para se estabelecer como produtora independente de energia elétrica. A portaria de número 233 foi publicada no Diário Oficial da União.

A decisão foi acatada mediante a implantação e exploração da Central geradora eólica denominada EOL Santo Cristo, localizada em Touros-RN, a 98 quilômetros da capital potiguar. A central terá 18 unidades geradoras de 1.600kw, totalizando 28.800kw de capacidade instalada e 15.300kw médios de garantia física de energia.

A energia elétrica produzida será destinada à comercialização, na modalidade de produção independente de energia elétrica. Deverá ser implantado, ainda, o sistema de transmissão de interesse restrito da EOL Santo Cristo, constituído de uma subestação elevadora junto à Usina e uma linha de transmissão em 69kv, interligando a subestação elevadora ao barramento de 69kv da subestação coletora de Touros.
Por Dione Nascimento - touros1501

Operação “Dible” combate máfia dos combustíveis em Taipu e mais quatro cidades

Ministério Público, Secretaria Estadual de Tributação, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Civil deflagraram nas primeiras horas da manhã de hoje (13), a Operação Drible, para combater a máfia dos combustíveis em Natal.
 
Estão sendo cumpridos 4 mandados de prisão e 16 de busca e apreensão em Natal, São Gonçalo do Amarante, São José do Mipibu, Taipu e Extremoz.
 
Segundo a investigação do GAECO o prejuízo aos cofres públicos chegam a mais de R$ 7 milhões. Além do GAECO, a Operação Drible contou com o apoio das Promotorias de Defesa do Consumidor e de Combate a Sonegação Fiscal.
 
Há indícios de formação de quadrilha, distribuição ilegal de álcool, adulteração de combustíveis, lavagem de ativos e sonegação fiscal. Segundo as investigações, o grupo opera desde 2005 e já adquiriu mais de 16 milhões de litros de álcool de forma irregular, desequilibrando a livre concorrência.
 
O álcool era retirado diretamente das usinas por meio de empresas fantasmas e revendido nos mais de 20 postos do grupo. Além disso o grupo ainda adulterava combustíveis, misturando gasolina comum com aditivada.
Nominuto

Dibson Nasser continua deputado

Dep. Dibson Nasser(PSDB)
A celeuma em torno da cassação do mandato do deputado estadual Dibson Nasser(PSDB) continua. O partido recorreu junto ao Tribunal Regional Eleitoral(TRE) contra decisão da Corte que c assou o mandato do parlamentar na semana passada.

O acórdão da cassação de Dibson foi publicado na quinta-feira(8). Nesta segunda-feira(12), o advogado André Castro, interpôs  embargo de declaração junto ao TRE, sob a alegação de que o órgão deixou de analisar uma questão de ordem pública.

“Existe uma questão de ordem pública, nulidade absoluta, que não foi apreciada pela Corte. Essa nulidade precisa ser analisada antes de se dar cumprimento à decisão de cassação” explicou o advogado André Castro.