sábado, 23 de junho de 2012

Tradição nas ruas de Touros


As "Bandeirinhas" saem as ruas

Francisquinha e o filho, Emanuel
“São João foi tomar banho,
Com 25 donzelas,
As donzelas caíram n´agua,
São João caiu com elas”.

Para melhor celebrar os santos juninos, há mais de 80 anos, foi fundado uma sociedade, formada por mulheres, que criaram entre elas o “Banho da Meladinha”.    Isto acontecia com um banho no rio das Mulheres, (fluente do rio Maceió), à meia noite. 

Com o passar dos anos apareceu um vendedor ambulante cearense, que trazia para vender “bandeiras” de São João, São Pedro e Sant’Ana, o que provocou a ideia de criar as “bandeirinhas”.

Em 1991 - Pelas ruas de Touros em direção ao rio
Da sociedade faziam parte Francisca Anacleto, Luiza de Pretinha, Babá Mariquinha, Júlia de Honório, Chiquinha Cunduru, Nene (Ernestina Tenório), Geracina, Jovelina, Rita, Maria Chiquinha, Rosa, entre outras.

Dona Finha com o candieiro, ilumina o rio à meia-noite para o banho
Daí a tradição de ser comemorado na residência de uma família tourense, as “bandeirinhas”, com comidas típicas, forró pé de serra só para as mulheres, fogos de artifício, fogueira e bebidas quentes.

Atualmente estas celebrações acontecem nos clubes de idosos da cidade, presididos por Da Paz Felipe e Vitória Monteiro, fugindo um pouco a tradição, mas prevalecendo a continuidade dos eventos culturais.


Francisca de Assis Cruz (Francisquinha), 66, é a filha de Josefa Odete de Melo (dona Finha), 91, de quem recebeu a incumbência de dar continuidade aos acontecimentos, das "Bandeirinhas" oficiais na cidade.
DIONE NASCIMENTO
repórter1501