quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

ASSISTÊNCIA SOCIAL: DESTAQUE PARA CONSTRUÇÃO DE CASAS, CAPACITAÇÕES E ATENDIMENTO À POPULAÇÃO

Secretária Andréa Karine fez um balanço geral das ações da pasta que aborda Assistência Social, Habitação e Trabalho; dados foram apresentados na Câmara Municipal de Touros.
Secretária de Ação Social, Andrea Karine 
Durante a última sessão ordinária de 2013, realizada nesta quarta-feira (11), na Câmara Municipal de Touros, foram apresentadas as ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social. Na ocasião, a titular da pasta, Andréa Karine, fez um balanço das ações realizadas durante o ano de 2013, referentes ao inicio da atual gestão, destacando programas habitacionais, de capacitação e de assistencialismo.  
Andréa Karine deu inicio ao discurso falando sobre a fase de conclusão de 10 casas em Santa Luzia e inicio da construção de outras unidades habitacionais em Boa Cica. “Mas a boa notícia é é a pactuação de um grande projeto habitacional, conseguido através do empenho da Prefeitura, que irá beneficiar diretamente os agricultores, público alvo do projeto. A meta é erradicar  as casas de taipa de agricultores, pescadores e comunidades quilombolas. Na última segunda-feira (9), tivemos uma reunião com duas pessoas da equipe técnica e, já na parte da tarde, realizamos algumas visitas aqui na sede, a algumas casas que há muito tempo estavam inscritas no programa habitacional e, agora, com muito empenho, apoio e incentivo de uma equipe comprometida, vamos conseguir realizar esse grande sonho de proporcionar moradia digna aos tourenses.   LEIA MAIS

PREFEITO DE TOUROS RECEBERÁ PRÊMIO DOS 100 MELHORES DO BRASIL E O 1º DO RN

Prefeito de Touros - Ney Rocha Leite(PSD) 
O Prefeito de Touros,  Ney Rocha Leite, receberá, nesta quinta-feira(12/12/2013), em Recife (PE) troféu OS 100 MELHORES PREFEITOS DO BRASIL E 1º LUGAR NO RN.   O gestor foi classificado na pesquisa nacional da União Brasileira de Divulgação (UBD), conquistando o 1º lugar no Estado do Rio Grande do Norte.   A avaliação diz respeito aos primeiros 240 dias da Gestão. 

Por meio de pesquisa pública, por meio de critérios de saúde, educação, merenda escolar, infraestrutura e qualidade total nos serviços municipais, foram classificados os 100 Melhores Gestores com as melhores notas.

VERUSKA FONSECA FAZ BALANÇO DA SAÚDE EM 2013 E APRESENTA METAS PARA O PRÓXIMO ANO

Marco França assessora a Secretária de Saúde Veruska Fonseca
As ações da Saúde foram apresentadas na manhã desta quarta-feira (11), no plenário da Cãmara Municipal de Touros, durante a  última sessão ordinária de 2013. Com a presença do prefeito Ney Leite, a secretária Veruska Fonseca falou sobre as dificuldades da pasta, desafios e metas para 2014. Também estiveram presentes à sessão, os quatro novos profissionais do Programa Mais Médico que irão atuar em Touros.
“Temos aqui mais quatro médicos cubanos que chegaram no último sábado (7) e irão atender de segunda a quinta-feira,  nos postos de saúde do município, durante oito horas por dia. Além dos dois que já estão atendendo em Carnaubinha, Perobas e Santa Luzia. Este é um programa importante e que a Prefeitura se apressou em fazer parte”, disse ela.
Veruska Fonseca falou sobre as medidas adotadas logo que assumiu a pasta, dando continuidade aos serviços de saúde à população, revisão de contratos, solicitação de aditivos para que funcione a parte de médicos especialistas.  LEIA MAIS

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PRESTA CONTAS DAS AÇÕES REALIZADAS EM 2013

Socorro França - Sec. Educação

A última sessão ordinária de 2013, realizada na manhã desta quarta-feira (11), contou com a presença de titulares da administração direta municipal, entre eles, o prefeito de Touros, Ney Leite. No que diz respeito, a Educação, a secretária Socorro França, fez uma avaliação geral das ações já realizadas em Touros e metas para 2014.
A secretária começou o discurso falando sobre as dificuldades encontradas logo na transição do governo. “Na verdade, não houve transição, e este foi o nosso primeiro obstáculo, até as memórias dos computadores estavam apagadas. 

Programas federais, como o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) estavam bloqueados pela falta de prestação de contas dos anos de 2010, 2011 e 2012. Todas as escolas tiveram que ser mantidas pela prefeitura nos primeiros seis meses da nova gestão. Outro exemplo foi o Plano de Ações Articuladas (PAR), o sistema que tem que ser alimentado pela secretaria de educação, e através dele é feita a solicitação de equipamentos, obras para as escolas, e várias ações solicitadas ao Ministério da Educação (MEC) também estava desatualizado. Por causa desses atrasos, o município perdeu cerca de 1.200 alunos o que causou um prejuízo na educação de mais de 1 milhão de reais do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação)”, disse Socorro França.   LEIA MAIS