quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Touros: Município impedido de receber convênios do governo federal

Prefeitura de Touros - Foto:  Dione Nascimento
Um, entre muitos abacaxis que o prefeito eleito Ney Leite irá encontrar na Prefeitura de Touros é a restrição no Cadastro Único de Convênios (CAUC).
A situação é considerada grave, pois o CAUC foi criado pelo Tesouro Nacional para controlar os débitos dos municípios e estados com o governo Federal.

Segundo a legislação vigente, essas irregularidades impedem o recebimento de qualquer transferência voluntária da união para os municípios relacionados. O cadastro também é usado por bancos como critério para conceder empréstimos.
Ney Leite, saberá administrar os bens públicos de Touros, e mostrará que é possível superar todos os desmandos deixados pela atual administração.
Na viagem a Brasília, Ney, está sendo assessorado pela sobrinha, Lívia Leite, estudante de Direito.  
Fonte:  Pedra Preta Real (com acréscimos)

Touros: Ney Leite é recebido por Fábio Faria em Brasília

Deputado Fábio faria e Ney Leite em Brasília
O deputado federal Fábio Faria (PSD) recebeu no seu gabinete em Brasília, na tarde desta quarta-feira (21), o prefeito eleito Ney Leite (PSD).  Em pauta, recursos de emendas indicadas pelo parlamentar para apoiar o desenvolvimento de ações e obras de infra-estrutura em Touros, no Mato Grande.
Outra grande preocupação do novo prefeito Ney Leite, atualmente, é com a área da saúde municipal.   "A população está padecendo, sem receber atendimento digno e é urgente que possamos recuperar a capacidade de oferecer esse serviço básico com eficiência", completou o prefeito.

Por sua vez, declarou Fábio Faria:  "O prefeito Ney, tem projetos muito bem definidos."
Em Brasília, Ney Leite também será recebido pela deputada Fátima Bezerra, entre outros, e permanecerá até domingo(25).
Por Dione Nascimento - touros1501 

Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira celebrou missa dos 259 anos de devoção do povo natalense

Arcebispo: o Natal será palco da abertura da Campanha da Fraternidade 2013
A missa foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, a celebração marca uma das muitas homenagens que acontecem ao longo do dia festejando os 259 anos de devoção do povo natalense desde que a imagem de Nossa Senhora foi encontrada por pescadores no Rio Potengi.
 
Dom Jaime lembrou que além das festas tradicionais que já figuram no calendário da igreja católica no Estado, o RN também será palco da abertura da Campanha da Fraternidade 2013 além de ser um dos estados que receberá missionários de todo o mundo que participarão da Jornada Mundial da Juventude, que acontece também próximo ano. “Somos hospitaleiros e queremos receber bem nossos missionários, temos que nos acostumar a grandes eventos já que teremos também a Copa do Mundo em nosso estado”, disse o Arcebispo Metropolitano de Natal.

Touros: Quarta-feira é dia de reunião na Câmara Municipal

Câmara Municipal de Touros
Restando 4 sessões ordinárias para que a Câmara Municipal de Touros entre em recesso, uma das matérias apresentada e que está em estudo pela Mesa Diretora é a mudança do horário de reunião, que acontece na quarta-feira, às 9 horas.

Na Emenda  de número 001/2012, enviada pela Mesa Diretora da Casa, apresenta mudança no horário das sessões ordinárias da Câmara de Vereadores de Touros, para às 19 horas.   Na composição da Mesa Diretora estão os vereadores Francisco Vieira, Pedro de Cajueiro, Rafael de Xixita e Edvaldo Medeiros.

Para que isso aconteça, terá que ser aprovada por pelo menos dois terços dos votos dos membros da Casa, em dois turnos.  Caso aprovada, mudará o artigo 69, inciso 1º da Lei Orgânica do Município, criada, em 3 de abril de 1990.  Nesta data, o vereador José Joaquim do Nascimento era o presidente da Câmara, e Carlos Alberto Câmara de Carvalho-Carlão, o prefeito municipal.

A Câmara de Vereadores de Touros, entrará em recesso dia 15 de dezembro, devendo retornar aos seus trabalhos legislativos em 15 de fevereiro de 2013, podendo reunir-se em sessão extraordinária.
Por Dione Nascimento - touros1501