quarta-feira, 14 de agosto de 2013

IDOSOS DE TOUROS PARTICIPAM DE OFICINAS QUE REÚNEM DANÇA, ARTE E CULTURA

Projeto desenvolvido pela prefeitura beneficia 50 idosos; A turma da terceira idade se reúne toda segunda e quarta-feira para um trabalho corporal que resgata a cultura popular.
Professor Abraão com Grupo de Idosos de Touros (Foto: Frco. de Assis)
Promover o desenvolvimento social dos idosos, através de um trabalho sério e prazeroso unindo Arte e Educação é uma das ações desenvolvidas pela Prefeitura de Touros, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho, Assistência Social e Cidadania. Este trabalho é realizado duas vezes na semana, no distrito de Carnaubinha e em Touros, beneficiando 50 idosos.

Nas oficinas "Corpo, cultura e movimento", que fazem parte da 1º Capacitação "Linguagem, Arte e expressão", os idosos tem a oportunidade de vivenciar práticas corporais, como o alongamento, aquecimento corporal e dinâmicas coreográficas, sempre ligado ao universo das culturas populares. "É muito bom poder desenvolver este trabalho com os idosos. É um resgate da nossa cultura popular brasileira, tão sufocada pela sociedade e pelas tecnologias, destacou o arte-educador Abraão Lincon.

Abraão lembrou ainda da atividade física que a turma da terceira idade desenvolve, unindo movimentos, dança, cultura e qualidade de vida. “Os idosos descobrem o prazer da dança, do movimento, e de tantos ritmos populares que o Brasil possui. Dançar é arte e também é saúde para os idosos”, enfatizou.


Dos 50 idosos atendidos, 25 são da turma de Carnaubinha (distrito de Touros) e 25 de Touros. As aulas em Carnaubinha são realizadas no Centro social, nas segundas e quartas, das 15h30h às 16h30h. Em Touros, as aulas acontecem no Clube de mães, também nas segundas e quartas, no período das 16h40 às 17h40h.

BRASILEIRO INVENTOR DE “LUZ ENGARRAFADA" TEM IDÉIA ESPALHADA PELO MUNDO

DA BBC BRASIL

Alfredo Moser poderia ser considerado um Thomas Edison dos dias de hoje, já que sua invenção também está iluminando o mundo.Em 2002, o mecânico da cidade mineira de Uberaba, que fica a 475 km da capital Belo Horizonte, teve o seu próprio momento de 'eureka' quando encontrou a solução para iluminar a própria casa num dia de corte de energia.
Para isso, ele utilizou nada mais do que garrafas plásticas pet com água e uma pequena quantidade de cloro.

Nos últimos dois anos, sua ideia já alcançou diversas partes do mundo e deve atingir a marca de 1 milhão de casas utilizando a 'luz engarrafada'.

Mas afinal, como a invenção funciona? A reposta é simples: pela refração da luz do sol numa garrafa de dois litros cheia d'água.

"Adicione duas tampas de cloro à água da garrafa para evitar que ela se torne verde (por causa da proliferação de algas). Quanto mais limpa a garrafa, melhor", explica Moser.

Moser protege o nariz e a boca com um pedaço de pano antes de fazer o buraco na telha com uma furadeira. De cima para baixo, ele então encaixa a garrafa cheia d'água.

"Você deve prender as garrafas com cola de resina para evitar vazamentos. Mesmo se chover, o telhado nunca vaza, nem uma gota", diz o inventor.

Outro detalhe é que a lâmpada funciona melhor se a tampa for encapada com fita preta.

"Um engenheiro veio e mediu a luz. Isso depende de quão forte é o sol, mas é entre 40 e 60 watts", afirma Moser.

EM TOUROS, ESCOTEIROS E CASA DE APOIO FAZEM PARCERIA EM PROL DA CIDADANIA

Escoteiros do 17º em parceria com a Casa de Apoio Geraldo Gonzaga
A Casa de Apoio Geraldo Gonzaga fechou parceria com o 17º Grupo de Escoteiro Gaspar de Lemos, neste último sábado(10), nas instalações do antigo Hotel Samburá, onde passarão a se reunir, nos sábados as 14 horas.  
O escotismo é um movimento voltado às crianças e aos jovens com o objetivo de, através de experiências campestres, colaborar para que eles assumam seu próprio desenvolvimento, trabalhando potencialidades físicas, sociais, intelectuais, afetivas e, principalmente, o caráter. 

Esta parceria só vem favorecer o trabalho Casa de Apoio que desenvolve um trabalho social, educativo, evangelizador e cultural em prol das famílias tourenses, de forma particular às crianças e adolescentes.