quinta-feira, 3 de abril de 2014

PREFEITO DE TOUROS E VEREADORES BUSCAM SOLUÇÃO PARA LEVAR ÁGUA À REGIÃO DA SERRA VERDE

Prefeito, Diretor do SAAE e vereadores participaram de reuniões na Assembleia Legislativa e CAERN, para tratar do abastecimento de água para a Serra Verde.

Na manhã desta quarta-feira (02), o prefeito Ney Leite, viajou à Natal em busca do apoio do presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Ricardo Motta, para solucionar, definitivamente, o problema da falta de água para atender à população da Serra Verde. O prefeito estava acompanhado do Diretor do Serviço Autônomo de Águas e Esgoto – SAAE, Jaci Nascimento, dos vereadores Dedé da Serra, Marinalva da Silva, Di Assis de Santa Luzia, Felipe França, Fernanda Rocha, Edvaldo Medeiros, Pedro de Cajueiro e Joab Nascimento.
Deputado Ricardo Motta com o prefeito Ney Leite
A Serra Verde localiza-se na região do Mato Grande e é a mais seca das três microrregiões tourenses, que compreendem, ainda, o litoral e agreste. A região em função da distância da sede administrativa, não tem o seu abastecimento de água realizado pelo SAAE de Touros.

Há um ano a Prefeitura de Touros, por meio do SAAE, celebrou convênio com a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte – CAERN, que atende à região do Mato Grande, para levar água à população da Serra Verde. Em função de problemas técnicos, na colocação de uma bomba booster, já que a elevação da região é de 300 metros acima do nível do mar, a comunidade ainda não foi atendida satisfatoriamente.
Nesse contexto, o prefeito Ney Leite e demais representantes do município, pediram o apoio do presidente da Assembleia Legislativa, que agendou reunião com o Diretor Presidente da CAERN, Yuri Tasso, ocorrida na tarde de hoje.
Com a comitiva do prefeito a presença do deputado José Dias
O Diretor Presidente da CAERN comunicou aos presentes que ainda na tarde desta quarta-feira, iria se reunir com a equipe técnica do órgão estadual para dar uma solução definitiva ao problema.

Texto:  Jornalista Luiz Penha

Imagens:  Francisco de Assis

DEPUTADO FÁBIO FARIA DISCUTE COM MINISTRO DA INTEGRAÇÃO SOLUÇÃO PARA O AVANÇO DO MAR EM TOUROS

Deputado Fábio Faria com o Ministro da Integração Nacional
O ministro da Integração Nacional, Francisco José Coelho Teixeira, recebeu o segundo vice-presidente da Câmara dos Deputados, Fábio Faria (PSD/RN), em audiência nesta quarta-feira (2). Dentre outros assuntos, o parlamentar pediu a liberação de recursos para obras de contenção do avanço do mar no litoral do município de Touros. 
O ministro afirmou já ter conhecimento do caso e determinou agilidade na análise técnica do projeto apresentado pelo prefeito. “Os prejuízos são bem consideráveis. Hoje, a rua principal está inundada, porque a maré subiu e o rio Maceió transbordou. A Prefeitura não tem recursos para enfrentar o problema sozinha e precisa de apoio urgente do governo federal”, argumentou o deputado Fábio Faria.
O ministro Francisco José Coelho afirmou que, em vez de medidas paliativas, será preciso investir no que chama de “engordamento” da praia, com aterro, e edificações permanentes capazes de segurar o avanço da maré.