sexta-feira, 5 de julho de 2013

PREFEITURA DE TOUROS E SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DESATAM MAIS UM NÓ DEIXADO PELA ADMINISTRAÇÃO DE LUCIANA FARIAS

Por Dione Nascimento
Prefeito Ney Leite
Desde o início do ano letivo de 2013 que a Secretaria de Educação de Touros vem contando com a sensibilidade do prefeito Ney Leite em manter as 36 escolas do município que não estavam recebendo o PDDE-Programa Dinheiro Direto na Escola.  A ausência destes recursos faz muita falta ás escolas municipais, que sem esse suplemento passam a onerar os custos das mesmas para o município.

Coordenadora Neide
Rosângela Silva, Margarete e Luciene
Segundo, Edneide Alves, coordenadora Administrativa da Secretaria de Educação, “essas escolas estavam sendo prejudicadas em virtude da falta da prestação de contas dos anos 2010 e 2011, quando da gestão da prefeita Luciana Farias e da então secretária de educação Maria do Rosário de Assunção Farias, deixando o município sem receber os valores necessários para manter as escolas.  O prefeito Ney Leite juntamente com a Secretaria de Educação,  fez o impossível para que não faltasse o material necessário para o andamento das aulas, concluiu Neide.

Socorro França - Secretária
“A falta da prestação de contas deixou o município inadimplente, entravando o trabalho pedagógico nas escolas, inviabilizando o  papel ofício, toner, cartolina, entre outros.   No entanto, o prefeito Ney Leite não mediu esforços dando todo suporte necessário para que as escolas não parassem”, disse Rosângela Silva, coordenadora pedagógica.

Sec. Adjunto, Prof. Chagas
Durante viagem a Brasília, onde participou do 14º Encontro Nacional de Educação, a secretária Maria do Socorro Coutinho França, procurou viabilizar o repasse de verbas do PDDE, quando constatou a falta da prestação de contas dos anos 2010 e 2011 o que causava o bloqueio de repasse do dinheiro para as escolas.   Graças a ação da secretária, o repasse  foi desbloqueado e o município já conta com os valores necessários para dar  o suporte necessário as escolas.
Serginho e Jhon 
Nilma, Mary, Rosimery, Dorinha e Raimunda

Criado em 1995, o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) tem por finalidade prestar assistência financeira, em caráter suplementar, às escolas públicas da educação básica das redes estaduais, municipais e do Distrito Federal e às escolas privadas de educação especial mantidas por entidades sem fins lucrativos, registradas no Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), como beneficentes de assistência social, ou outras similares de atendimento direto e gratuito ao público.
SEMANA PEDAGÓGICA UMA GRANDE REALIZAÇÃO DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

FILHO DE JOAQUIM BARBOSA É CONTRATADO PELA GLOBO

Felipe Barbosa, filho do presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, é o novo contratado da Globo. Formado em comunicação social, Felipe entrou para a equipe de produção do “Caldeirão do Huck”. A informação é da coluna Outro Canal, assinada por Keila Jimenez e publicada na Folha desta sexta-feira (5).


Procurada pela coluna, a Globo e fontes na produção da atração negaram a contratação de Felipe. Disseram que ele foi apenas fazer uma visita ao Projac, no Rio. Mais tarde, a emissora confirmou a contratação.

TOUROS, GALINHOS, SÃO MIGUEL DO GOSTOSO E RIO DO FOGO TERÃO PARQUES AQUÍCOLAS

O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) vai lançar nesta quinta-feira (04), em Natal, o programa Parques Aquícolas Marinhos – já implantado no estado de Santa Catarina. Parques aquícolas são áreas destinadas a criação de pescado.

A ideia, de acordo com a Secretaria Nacional de Planejamento e Ordenamento da Aquicultura,  é implantar dez parques para cultivo de peixes marinhos e algas no Rio Grande do Norte ainda este ano e elevar, com isso, a produção de pescado do estado em 1 milhão de toneladas. O Ministério não fixou uma data para atingir esse volume.

Segundo o MPA, os  parques serão implantados nos municípios de Touros, Baía Formosa, São Miguel do Gostoso, Porto do Mangue, Rio do Fogo, e Galinhos – selecionados após a realização de estudos técnicos.

TOUROS SEDIARÁ OFICINA SEBRAE DE EMPREENDEDORISMO

Como é desejo do prefeito Ney Leite, o SEBRAE tem estado presente desde que foi dado início a sua administração.  O próximo evento será a realização no período de 15 a 19 de julho, com o apoio da Prefeitura de Touros, da Oficina SEBRAE de Empreededorismo (OSE), que é uma metodologia avançada de estímulo ao empreededorismo em que os participantes têm a oportunidade de vivenciar diversas situações que fazem parte de um negócio.

As inscrições estarão sendo abertas no Centro de Turismo de Touros de 8 a 12 de julho, em horário integral, no valor de R$-15,00, tendo como principal objetivo a gestão de pequenos negócios voltada para o sucesso de seus participantes.

O público preferencial da OSE é formado por empresários de micro e pequenas empresas, empreendedores individuais e potenciais empresários, incluindo os empreendedores informais de Touros, independentemente de grau de instrução.

DILMA AFIRMA, TEMOS QUE PAGAR BEM O PROFESSOR


Nesta quinta-feira (4), a presidenta Dilma Rousseff voltou a enfatizar a importância do investimento em educação e do reconhecimento dos professores, que devem ser valorizados e bem remunerados. Para isso, ela lembrou da necessidade de se dedicar os recursos advindos do petróleo para o setor. “Professor nesse país, por que tem de ter mais dinheiro dos royalties? Porque nós temos de pagar bem a professor, nós temos de transformar a profissão de professor nesse país numa das coisas que todo mundo vai querer e se esforçar pra ser. Quem vai ser professor nesse país tem de ser os melhores”, afirmou. Para a presidenta, o país só será melhor quando a educação for de qualidade, com creche, ensino em tempo integral e alfabetização na idade certa, garantindo igualdade de oportunidade a todos os brasileiros.