SAAE


quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

SAAE DE TOUROS ABRE POÇO COM CAPACIDADE DE PRODUZIR ATÉ 80 MIL LITROS DE ÁGUA POR HORA PARA ATENDER OS MAIORES CONJUNTOS HABITACIONAIS DA CIDADE

Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), autarquia da Prefeitura, colocou em operação na segunda(14), um novo poço para atender os conjuntos Esquina do Brasil e Frei Damião, os maiores da cidade.
Poço do SAAE no Loteamento Atlântico
“Com a entrada em operação deste novo poço vamos melhorar a oferta de água e solucionar o problema de desabastecimento nestes conjuntos.  Este é um compromisso de campanha do prefeito Ney Leite, dar melhor qualidade de vida ao povo de Touros.  E, não há nada mais importante para o ser humano do que a água”, disse Jacy, presidente do SAAE, que finalizou com o slogan “NÃO TOME ÁGUA MINERAL, TOME ÁGUA NATURAL DO SAAE, QUE É MAIS BARATO E DE QUALIDADE”.

A construção deste poço, que fica no Loteamento Farol, tem uma profundidade de 58 metros e uma capacidade de produção de até 80 mil litros de água por hora, com recursos do SAAE, que garante entregar ao consumidor, no prazo de 15 dias. 
Segundo Valdo da Costa, operador de máquina da empresa JT Perfurações “o teste de vazão trouxe água de excelente qualidade, inclusive para consumo.  Cabe agora ao eletricista dizer qual a bomba  que deverá ser utilizada para dar vazão ao líquido até as torneiras dos consumidores”, disse Valdo.

Tendo encontrado o SAAE com um déficit de 240 mil reais, Jacy Silva do Nascimento, atual presidente, conseguiu reverter o quadro caótico da autarquia, arrecadando mais de 160 mil reais em 2013, comparado ao ano de 2012.    LEIA MATÉRIA COMPLETA

sábado, 28 de dezembro de 2013

SAAE DE TOUROS CONVOCA A POPULAÇÃO E REALIZA 2ª AUDIÊNCIA PÚBLICA COM O OBJETVO DE CRIAR O PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO


O SAAE de Touros, órgão responsável pela abastecimento d’água da cidade, promoveu na manhã desta sexta-feira(27) a segunda Audiência Pública para discutir o Plano Municipal de Saneamento Básico  e também o projeto de Políticas Públicas de Resíduos Sólidos.
Jaci faz abertura da 2ª audiência pública do SAAE
O evento aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores e contou com a participação do prefeito Ney Leite(PSD); do presidente da Câmara, Diogo França; do presidente do SAAE em Touros, Jaci Silva do Nascimento; da representante da Funasa, Kamila dos Santos Marinho; do Grupo de Escoteiros Gaspar de Lemos, Juscelino Kubichek Alves da SilvaBete Alvares, representando o IBAMA; Técnicos consultores da ALFA Engenharia, Felipe, Aslan e Valério; Representando o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Damião de França Pinheiro, vereadoras Izabel Cristina e Fernanda Rocha; presidente da Casa de Apoio Geraldo Gonzaga, Dione Maria do Nascimento, secretários municipais e representantes da sociedade organizada.   LEIA MATÉRIA COMPLETA

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

SAAE DE TOUROS REALIZARÁ SEGUNDA AUDIÊNCIA PÚBLICA NESTA SEXTA-FEIRA(27)

O SAAE de Touros, realizará nesta sexta-feira(27), na sede da Câmara Municipal, a 2ª Audiência Pública sobre o Plano Municipal de Saneamento Básico. O objetivo da audiência, é ouvir a população sobre as necessidades que o município tem na área de saneamento.
Jaci Silva do Nascimento, presidente do SAAE 
Na oportunidade serão apresentados dados técnicos e relevantes sobre os serviços básicos de saneamento (água, esgoto e resíduos sólidos) na cidade, percepção social, condicionantes, deficiências e potencialidades.

“Nesta segunda audiência pública semelhante a primeira, será mais uma oportunidade da população tourense mostrar o interesse em participar dos processos e serviços que o SAAE e a Prefeitura de Touros executam no município”, disse o presidente.

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

SAAE DE TOUROS RECEBE REPRESENTANTE DA CAERN PARA FINALIZAR PROCESSO DE NEGOCIAÇÃO NA DISTRIÇÃO DE ÁGUA DA ADUTORA DO BOQUEIRÃO PARA REGIÃO DA SERRA VERDE


Estiveram reunidos nesta terça-feira(17), na sede do Palácio Porto Filho, Jorge Fagundes, gestor de Órgãos Públicos da CAERN, o presidente do SAAE, Jaci Silva do NascimentoErivan Medeiros(coordenador de unidade) e o economista Giordano Filgueira, para dar prosseguimento ao processo de negociação, onde foi definida a operação de continuidade ao sistema de atendimento de água nascomunidades, distritos e assentamentos beneficiados no município.
Erivan Medeiros, Jorge Fagundes(centro) e Giordano Filgueira
Segundo Jorge Fagundes, “os últimos ajustes serão apenas para fechar o processo de negociação, já que o SAAE será responsável pelo compromisso assumido junto a CAERN e tudo está bem esclarecido”, concluiu.   LEIA MATÉRIA COMPLETA
quarta-feira, 8 de agosto de 2013

UNIDADE MÓVEL DA FUNASA CHEGA A TOUROS PARA ANÁLISE DA ÁGUA

A Unidade Móvel de Controle da Qualidade da Água (UMCQA) encaminhada pela Superintendência Estadual da FUNASA no Rio Grande do Norte(SUEST/RN), chegou ao município de Touros, nesta quarta-feira(7), com o objetivo de realizar análises da água de todos os poços da área urbana que serão utilizados para abastecimento.
Jaci Nascimento(presidente do SAAE) com o prefeito Ney Leite
O presidente do SAAE, JacI Silva do Nascimento, relatou a visita da FUNASA que é de suma importância para o município, visto que é uma preocupação do prefeito Ney Leite.  “Esse é um dos compromissos de campanha da atual gestão, de que Touros tenha água de boa qualidade. E, para que isso se concretize o SAAE uniu-se a FUNASA através de convênio, que ao meu ver, não existe melhor caminho para atingir o nosso objetivo que é ter água de qualidade para a população”, concluiu Jacy.


Cabe aos técnicos fazerem análises físico-químicas e bacteriológicas da água de Touros, que segundo Isaura Amália de Medeiros Azevedo, farmacêutica bioquímica da FUNASA, responsável pelo controle e qualidade da água “primeiro será feito um levantamento das águas que são levadas diretamente para os poços, inclusive comparando os que tem e os que não tem cloração.  Em seguida, será analisada a água de pontos da cidade como escolas, hospital e coletar a água para ver como estar chegando na ponta da rede para descobrir se é de qualidade”, relatou a farmacêutica.

Atualmente, Touros tem 11 poços, que serão devidamente analisados pela equipe da FUNASA que entregarão um laudo ao SAAE e a Prefeitura.

segunda-feira, 20 de maio de 2013

SAAE DE TOUROS PRESTA CONTAS DOS 100 DIAS DA ATUAL ADMINISTRAÇÃO


A mudança ocorreu em janeiro de 2013, quando  JacI Silva do Nascimento assumiu a presidência do SAAE-Serviço de Água e Esgoto de Touros.  Neste período o SAAE manteve um ritmo dinâmico de trabalho, em todos os aspectos.  E, para celebrar reuniu a comunidade tourense, no último dia nove, com a presença do prefeito Ney Leite e o seu secretariado. LEIA MATÉRIA COMPLETA
Sede do SAAE DE TOUROS - Rua Dr. Markembug Carneiro, S/N