quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Para o jornalista Alexandre Garcia o Brasil foi descoberto em Touros e não na Bahia

Alexandre Garcia parece ter lido Lenine Pinto. Em um artigo para um grande jornal de circulação nacional, o apresentador e comentarista político da Rede Globo afirmou:" Será nossa História confiável? Estou convencido, por exemplo, de que Cabral aportou em Touros, no Rio Grande do Norte, e não em Porto Seguro, na Bahia.Além disso, Alexandre também questiona a maneira como a Proclamação da República foi contada nos livros. Para ele a história foi totalmente diferente.
 
EVIDÊNCIAS Segundo a tese do historiador potiguar Lenine Barros Pinto, Touros é o local onde o Brasil foi descoberto. A pedra padrão encontrada nesta praia tinha todas as características do marco original descrito por Cabral, ao contrário do marco encontrado em Porto Seguro, na Bahia, que veio de Portugal entre 1503 e 1526, datas posteriores ao marco chantado no Rio Grande do Norte. O marco colonial potiguar é o monumento histórico mais antigo do Brasil. Em 23 de agosto de 1962 foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN.
Fonte: W&C artigos e notícias

Marco Maia assume a Presidência da República

Marco Maia
O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), assume interinamente nesta quinta-feira (15) a Presidência da República. Maia, que é o terceiro na sucessão presidencial, ocupa o cargo porque a presidente Dilma Rousseff e o vice, Michel Temer, estão em viagem oficial para o exterior.

Touros amanhece com a luz do sol nesta quinta-feira(15)

 
 
 
 
 
 
 
 
 

Vivas a Dr. Adequinal Campos Jr.

Dr. Adeguinal Jr. com a esposa
Amigo Adguinal comemora aniversário nesta quinta-feira(15), em pleno feriadão.  Parabéns por mais um ano de vida, com saúde, paz e sucesso.

A Proclamação da República



Doente,  D. Pedro II estava cada vez mais afastado das decisões políticas do país.  Enquanto isso, o movimento republicano ganhava força no Brasil.

No dia 15 de novembro de 1889, o Marechal Deodoro da Fonseca, com o apoio dos republicanos, demitiu o Conselho de Ministros e seu presidente. Na noite deste mesmo dia, o marechal assinou o manifesto proclamando a República no Brasil e instalando um governo provisório.

Após 67 anos, a monarquia chegava ao fim. No dia 18 de novembro, D.Pedro II e a família imperial partiam rumo à Europa. Tinha início a República Brasileira com o Marechal Deodoro da Fonseca assumindo provisoriamente o posto de presidente do Brasil. A partir de então, o pais seria governado por um presidente escolhido pelo povo através das eleições. Foi um grande avanço rumo a consolidação da democracia no Brasil.