quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Nova carteira de pescador profissional começou a ser entregue

Brasília – A nova carteira de identificação de pescador profissional começou a ser distribuída a partir hoje(9). Os primeiros 100 documentos foram entregues nesta quarta-feira pelo Ministério da Pesca e Aquicultura a pescadores do Distrito Federal, que trabalham no Lago Paranoá.
 
O documento é semelhante a uma carteira de identidade e terá um chip com todos os dados do trabalhador. A carteira tem validade contínua, não precisa ser renovada. O novo documento foi criado para desburocratizar a concessão de benefícios aos pescadores e evitar fraudes.
 
Antes, a carteira só poderia ser retirada nas capitais. Agora, pode ser adquirida nas 1.200 colônias de pescadores do país e nas superintendências estaduais do ministério.

Touros: Prefeito Ney Leite fala ao Jornal de Hoje - Prefeitos decretam "emergência" em meio a dívidas e caos administrativo no interior -

Veja matéria completa:   http://issuu.com/jornaldehoje/docs/09012013/5


Em Touros, cidade litorânea localizada a 87 quilômetros de Natal, por exemplo, o novo prefeito Ney Leite, do PSD, afirmou ter encontrado uma “situação caótica, precária e sem estrutura” na administração municipal. Ele substituiu Luciana Farias, prefeita a quem fez oposição durante toda a última legislatura (Ney era vereador) e não teve outra escolha a não ser decretar situação de emergência administrativa e financeira na cidade por 90 dias.

Segundo Ney Leite, na maio-ria dos setores públicos do Município não havia dados, arquivos, documentos, materiais, controles, omissão na continuidade dos serviços públicos essenciais, como a falta de contratos e aditivos. Até mesmo processos administrativos licitatórios em andamento desapareceram.

Claro que essa não foi a única medida tomada por Ney Leite. O novo prefeito também instituiu neste início de gestão o livro de ponto por unidade operacional, como forma de acompanhar o nível de assiduidade de todos os servidores dessa área; e determinou aos servidores municipais, com desvio de função, devem retornar e se apresentar, imediatamente, às suas repartições de origem, sob pena de suspensão do pagamento e aplicação das sanções disciplinares cabíveis.

NOTA: Em Touros, a ex-prefeita Luciana Farias não pagou o mês de NOVEMBRO/2012, aos ASGs, pagamento este que acontecia dia 30 de cada mêsProvavelmente, venham a receber no próximo dia doze.

Imagens do assalto em São Miguel do Gostoso chegam ao portal “touros1501”



Assaltantes e material apreendido em São Miguel do Gostoso
O portal “touros1501” recebeu imagens do resultado da prisão dos assaltantes em São Miguel do Gostoso, na noite deste sábado (5/1), quando um argentino que mora na cidade, Horácio, foi assaltado à mão armada, em sua casa.   Passou horas terríveis de medo e tensão.

Os bandidos chegaram com revólveres e levaram dinheiro e objetos pessoais.  Os vizinhos perceberam a movimentação na casa de Horácio e acionaram a polícia.  Imediatamente a polícia chegou e horas depois os bandidos já estavam presos.   

Os assaltantes Aldeci Francisco Rodrigues Soares, vulgo “Merinho”, que é bastante conhecido pela população por prática de roubos, e Jerônimo Rosa da Silva, natural de Ceará Mirim e foragido do presídio provisório Raimundo Nonato, na Zona Norte de Natal.  A polícia conseguiu recuperar em poder dos assaltantes 1 moto(de propriedade do vereador assaltado), aproximadamente 120 reais, 1 celular, 1 receptor de parabólica, 1 revolver calibre 38 com numeração raspada e 4 munições intactas.

Na delegacia foi descoberto que era o “Merinho” que estava trazendo assaltantes de fora da cidade para realizarem os roubos, isto porque, ele já estava “malhado” pelos moradores e a polícia da cidade.     

MP investiga ex-prefeita de São José de Mipibu por terminar mandato sem pagar salário de servidores

Do Jornnal de Hoje... O Ministério Público do RN instaurou um inquérito civil público para apurar suposta prática de improbidade administrativa pela ex-prefeita de São José de Mipibu, Norma Ferreira, do PSD, justamente, pelo fato dela ter terminado o mandato sem pagar o funcionalismo público. O caso de Norma, claro, foi diferente. No dia 31 de dezembro terminou o segundo mandato da prefeita, mas os salários não foram pagos. Por sinal, a dívida herdada pelo novo prefeito da cidade, Arlindo Dantas, do PHS, chega a casa dos R$ 25 milhões, segundo números divulgados pelo próprio administrador – que também se viu “obrigado” a decretar situação de emergência na cidade.

O inquérito civil do MP foi instaurado pela promotora Heliana Lucena Germano e, em seu texto, visa apurar a “suposta prática de improbidade administrativa pela ex-prefeita constitucional do município, Norma Ferreira Caldas, ao deixar de efetuar o pagamento dos salários dos professores do Município referente ao mês de dezembro de 2012 e buscar a regularização de tais pagamentos pelo Município de São José do Mipibu, com prioridade sobre os demais débitos existentes, por se cuidar de verba alimentícia”.
 

TOUROS: ABERTURA DO VERÃO VIVO/2013 ACONTECERÁ DOMINGO COM A PRESENÇA DO SECRETÁRIO DE TURISMO CHALITA JR

Por Dione Nascimento

Mesmo tendo encontrado o gabinete sem energia elétrica, e automaticamente, sem condições de usar o ar condicionado e os equipamentos necessários para dar andamento a informações, contatos e pesquisas via internet, o secretário adjunto, Luiz Cláudio Penha da Silva, tem estado presente  no Centro de Turismo de Touros, tomando providências para que os trabalhos não parem.   Isto só comprova a nota “zero” que a ex-vereadora Tetê de Cajueiro, deu ao turismo de Touros.   Diante da constatação do descaso, pergunta-se:  - aonde funcionava o gabinete da  ex-secretária de turismo?


Luizinho Penha, deixa as dificuldades de lado e já tem definida a abertura do Verão em Touros/2013, que será dado início neste domingo(13), com modalidades esportivas, escolha do Rei Momo e Rainha do Carnaval/2013, bandas locais, Show de Calouro e Torneio de Pesca.   Às 15 horas, início de Pacote Cultural  com Fernando Banda Show e Show com Lane Cardoso.   A noite, telão na praça com retrospectiva do que aconteceu durante o dia.


A Rainha do Carnaval/2013, terá um fim de semana na Pousada Siri, na Perobas Beach.


Convidado pelo prefeito Ney Leite, o secretário de turismo de Touros, Habib Chalita Júnior, empresário, hoteleiro, produtor de eventos e presidente da Associação Brasileira Indústria de Hotéis do RN, aceitou o convite e forma uma ótima parceria com o secretário adjunto, jornalista Luiz Cláudio Penha da Silva, para desenvolvimento do turismo no município. 

Programa de inclusão educacional amplia atuação e oferece vagas em João Câmara

O Educa Mais Brasil acaba de firmar parceria com instituição de João Câmara e a partir de 2013 começa a disponibilizar bolsas de estudo de até 50% para graduação EAD na cidade.
As inscrições são gratuitas e realizadas exclusivamente pela internet, através do site www.educamaisbrasil.com.br, onde é possível verificar os critérios para o processo seletivo e escolher a instituição e o curso de preferência. Vale ressaltar que as vagas são limitadas e que a seleção é realizada enquanto houver processo seletivo nas instituições parceiras. Mais informações também podem ser obtidas pelo telefone 0800 724 7202.

Educa Mais Brasil – Bolsas de Estudo
O Educa Mais Brasil atua nacionalmente há nove anos e está presente em mais de 500 municípios, oportunizando o acesso ao ensino médio e superior através de bolsas de estudo de até 50% do valor da mensalidade. Hoje são mais de 150 mil alunos beneficiados em todo o país e mais de 2.500 instituições de ensino parceiras - entre universidades, centro universitários, faculdades e escolas.
Fonte:  Assis Silva

GTO de Touros autua em flagrante 2 traficantes em menos de 24 horas

Flávia e Raysse presas em flagrante com drogas em Touros
Após denúncia anônima, a viatura do GTO de Touros, saiu em diligência, nesta terça-feira(08), e encontrou no Terminal Rodoviário, acusada Flávia, que portava várias pedras de crack, num total de 18 pedras.   Indagada sobre o destino da droga, Flávia confessou que iria vender na cidade vizinha de São Miguel  do Gostoso.   A portadora da mercadoria, está presa na Delegacia da cidade.

Em menos de 24 horas, nesta madrugada(09), a viatura da GTO em patrulhamento deparou-se com um casal, na avenida Avelino André de Souza, no conjunto Frei Damião, que ao serem abordados, foi encontrado com Raysse Fernandes Garcia(28), natural de Mossoró, 2 pedras de crack, 1 troxinha de maconha e a quantia de R$-55 reais.   Raysse, juntamente com o companheiro Diógenes Souza da Silva, foram conduzidos para a DP de Touros, onde Raysse assumiu que a droga era sua, tendo sido autuada em flagrante delito por tráfico de drogas.

O Serviço de Inteligência da Polícia, está sendo aplicado na cidade de Touros e São Miguel do Gostoso, onde a população tem pedido segurança, paz, ordem  e silêncio.

Parabéns ao trabalho conjunto das polícias Militar e Civil que tem procurado manter a ordem nas cidades vizinhas.   É notório um clima de segurança e ordem, principalmente com relação ao silêncio noturno.

Touros: Ex-prefeita Luciana Farias mostra seu descaso com o município


Ex-prefeita deixa Matadouro Público de Touros em situação caótica
 
O atual prefeito Ney Leite, herdou muitos problemas administrativos no município de Touros.  Entre eles, o Matadouro Municipal, que se encontra em condições suspeita para o uso dos marchantes e de quem consome os seus produtos.

A equipe deste portal esteve visitando o prédio localizado em frente ao Assentamento Nossa Senhora Aparecida, e registrou através de imagens, o abandono em que se encontra o bem público.

No local, o mau cheiro da fossa que a anos não é esgotada, chega a ser insuportável.    Os restos cadavéricos dos animais abatidos  estão espalhados por toda parte, mostrando a céu aberto, um cemitério de cabeças com sorrisos expostos aos urubus.

As imagens podem parecer ser no sertão, quando em tempo de seca.  Mas, não é!  Estas imagens são no Matadouro de Touros, no Rio Grande do Norte, fruto do descaso, deixado pela administração da ex-prefeita Luciana Farias.  Com todas a precariedade, o matadouro continua funcionando, com energia cortada e esgoto a céu aberto.    

Não obstante, está o Matadouro Municipal, registrado no Conselho Federal de Medicina Veterinária-CFMV, como pessoa jurídica, atuante.
O Matadouro Municipal foi construído  na administração do então prefeito Josemar França, e você é convidado a visitação para ter certeza da veracidade da matéria.   

Prefeitos recebem amanhã primeira parcela do FPM; gestores receberão ainda IPTU e o repasse do ICMS

A coluna Notas e comentários, da Tribuna, destaca que os novos prefeitos receberão amanhã (10), a primeira parcela do Fundo de Participação, de janeiro. Tem ainda o IPTU e o repasse do ICMS, para iniciar as novas obras. As contas do passado devem passar por uma análise rigorosa e encaminhadas ao TCE.

Nesta quinta vence, também, a primeira parcela e a cota única do Imposto Predial, Territorial Urbano (IPTU), de Natal. Um bom reforço de caixa que pode chegar aos R$ 18 milhões, para aliviar a escassez de recursos neste início de administração.

Prefeito Padre Jocimar visita João Câmara e é recebido por familiares

Luiz de Berré, prefeito Jocimar, Josafá Araújo e Lourdinha
O primeiro prefeito reeleito da história política de Jardim do Seridó, Padre Jocimar Dantas (PMDB) esteve no último domingo (6), visitando a cidade de João Câmara, localizada na microrregião da Baixa Verde, distante a 79 km de Natal e aproveitou a oportunidade para rever alguns familiares.
Na ocasião, Padre Jocimar Dantas foi recebido pelos seus primos: Josafá Costa de Araújo e Luís de Berré, vice-prefeito da cidade e vereador, respectivamente. “Foi um momento de rever os familiares e amigos em uma das cidades mais importante daquela região”, disse.
Fonte:  Assis Silva