terça-feira, 30 de julho de 2013

SÍMBOLOS DA JMJ SERÃO ENVIADOS AO VATICANO

Durante coletiva de imprensa com o arcebispo da Arquidiocese do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, hoje (30), ele que afirmou que os símbolos da Jornada Mundial da Juventude – a Cruz Peregrina e o Ícone de Maria – serão encaminhados à Roma nos próximos quinze dias e ficarão em uma capela reservada no Vaticano.
Diferente do que aconteceu no Brasil, quando os símbolos foram entregues aos representantes brasileiros logo após o término da JMJ em Madri, em 2011, a Polônia deverá seguir o mesmo procedimento de todas as demais jornadas.
A cidade de Cracóvia receberá os símbolos uma semana antes do Domingo de Ramos, no ano que vem, quando jovens brasileiros se encontrarão com os jovens poloneses para entregar oficialmente os símbolos e trocar informações de balanço da JMJ Rio2013.
Dom Orani explicou ainda que no caso do Brasil, a situação foi diferente porque o país tinha menos tempo para a organização da Jornada, visto que, por conta da realização da Copa do Mundo no Brasil em 2014, a Jornada Mundial da Juventude que tradicionalmente de 3 em 3 anos, foi realizada com um ano de antecedência.
O arcebispo também afirmou que a o tamanho territorial do Brasil e o grande número de arquidioceses nas quais os símbolos deveriam peregrinar, também foi um motivo para que o país já recebesse os símbolos em agosto de 2011 e começassem a peregrinar pelo estado de São Paulo.

Publicidade

TOUROS NAS ÚLTIMAS POSIÇÕES NO IDH CONFORME CENSO DE 2010

 Matéria publicada na Tribuna do Norte desta terça-feira(30)

Apesar dos avanços conquistados nos últimos vinte anos nos indicadores sociais, especialmente nas áreas de saúde e renda (queda da mortalidade infantil e combate à miséria),  apenas  quatro municípios do Rio Grande do Norte conseguiram atingir o grau de alto desenvolvimento humano das Nações Unidas. São eles: Parnamirim, Natal, Mossoró e Caicó. O novo IDHM – Índice de Desenvolvimento Humano Municipal – com base nos dados coletados pelo IBGE no Censo de 2010, e divulgado ontem em Brasília, mostra que no RN  93 municípios, ou 55,69% do total, estão enquadrados na faixa de médio desenvolvimento humano, enquanto 70, ou 41,92%, tem baixo IDH. Nenhum atingiu o grau “muito alto”.

1º ARRAIÁ DA GERACINA AGRADOU A POPULAÇÃO DE TOUROS

Quadrilha Geracina no Arraiá de Touros
Carlos Penha, prof. Chagas, Luquinha e Jacy
Música para todos os gostos, brincadeiras, alegria e, é claro, solidariedade.    Foi assim o I Arraia da Geracina que aconteceu na última sexta-feira(26), na Rua Coronel Antônio Antunes, em Touros-RN.   O arraiá teve início com a benção do padre Edilson Lima, vice-prefeito de Extremoz que veio abrilhantar o evento.  Adauto Evangelista Neto e a esposa Cláudia foram os padrinhos.  Os primeiros a se apresentar foi o Pastoril Estrelas Vivas da praia de Carnaubinha, que foi reverenciado pela tradicional Bandeirinhas de Touros.  As 23 horas a Quadrilha  Geracina no Arraia de Touros se apresentou composta por pais, filhos e netos, todos membros da Casa de Apoio Geraldo Gonzaga.
Dr. Carlos Penha fala sobre a cultura de Touros

Além da diversão, o encontro teve o lado beneficente, onde o objetivo foi arrecadar recursos para a criação da Banda de Música de Flauta Doce Luar de Touros, com 52 crianças.

Luiz Penha, Adauto, Pe. Edilson e Zezinho
Para a vice-presidente da Casa e organizadora do evento, Dione Nascimento, a festa teve um saldo positivo, pois o seu principal objetivo foi unir as famílias e resgatar a cultura de Touros.

“Nós conseguimos unir diversão, resgate cultural, luta contra o preconceito e solidariedade num só espaço.   Mais de 500 pessoas participaram do 1º Arraia da Geracina, entre autoridades municipais, prefeito Ney Leite, secretariado, comerciantes, vereadores, empresários e as famílias.   Estamos felizes e agradecidos a todos e já pensamos na festa do próximo ano. 

Em suas palavras, Carlos Penha relatou de forma sucinta a cultura de Touros e lembrou de figuras marcantes na história popular do município.

Com isso, a Casa de Apoio Geraldo Gonzaga fundada em 1990, deseja dar continuidade ao trabalho sócio-cultural-religioso e conta com a sua parceria para que possa realizar eventos em prol da sociedade tourense e do bem comum.