quarta-feira, 23 de outubro de 2013

CAMINHADA DAS MULHERES ENCERRA PROGRAMAÇÃO DO OUTUBRO ROSA EM TOUROS

Durante todo o mês, a Secretaria Municipal de Saúde realizou atividades educativas, de prevenção e, principalmente, de conscientização sobre o câncer de mama.

Prefeito Ney Leite na Caminhada do Outubro Rosa: (Credito da foto:  Dione Nascimento)
A programação do “Outubro Rosa” em Touros foi encerrada na manhã desta quarta-feira (23), com uma grande caminhada pela Avenida Prefeito José Américo, reunindo toda equipe da Secretaria Municipal de Saúde, servidores e população em geral. Vestidos com camisas da cor da campanha, homens e mulheres, alertavam os moradores e, principalmente, as mulheres sobre a necessidade da prevenção contra o câncer de mama – doença que  mais mata mulheres no país.  LEIA MAIS

PREFEITO NEY LEITE ESTUDA EXONERAÇÃO DE CARGOS COMISSIONADOS E OUTROS

Municípios enfrentam dificuldades financeiras pela queda de recursos do FPM e FUNDEB. A decisão foi definida, após um estudo realizado pela própria prefeitura.

Prefeito Ney Leite(PSD)
Na tarde desta terça-feira (22), o prefeito Ney Leite, reuniu os secretários e vereadores da bancada governista para discutir sobre a grave situação financeira que os municípios do Rio Grande do Norte tem enfrentado devido a queda do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FUNDEB). 

“Infelizmente, esta realidade não é só em Touros, mas em muitos outros municípios do Estado que passam por graves situações financeiras. Ainda assim, em Touros, temos uma Saúde de qualidade, professores recebendo o Piso Nacional e todos os programas da Assistência Social funcionando, e aí eu faço questão que os setores não parem”, explicou Ney.

De acordo com a real situação, o prefeito decidiu a exoneração de todos os cargos comissionados e outros, após ser realizado um estudo detalhado sobre a situação financeira do município de Touros e para evitar problemas com a Lei de Responsabilidade Fiscal.

“Se fizermos um comparativo dos valores que os municípios recebiam o ano passado e receberam, neste mesmo mês em 2013, conseguimos entender o que estou falando. Por isso, decidimos exonerar todos os cargos comissionados, e, após um estudo, e a situação for sendo estabilizada iremos chamando de volta”, disse o prefeito. 

Na segunda-feira(21), o prefeito participou do encontro SOS Municípios sob a coordenação da Federação dos Municípios do Rio Grande de Norte (FEMUM) e Federação das Câmaras Municipais (FECAM) e confirmou as dificuldades enfrentadas em Touros, também nas outras administrações municipais.

“Esperamos que este encontro possa dar resultados. Muitas autoridades políticas nacionais estavam presentes e ouviram as dificuldades enfrentadas pelas prefeituras do Rio Grande do Norte. Vamos aguardar o retorno do Governo Federal. Tanto o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves como do Senado, Renan Calheiros, estiveram presentes e se comprometeram em olhar pelo Estado. O presidente da FEMUM, Benes Leocádio pediu que o Congresso Nacional vote Proposta de Emenda à Constituição (PEC 39/13) que amplia em 2% os recursos do FPM.  Até lá, vamos tomando outras medidas”, lembrou Ney.


EM TOUROS, AULA INAUGURAL DA E-TEC CONTOU COM A PRESENÇA DO PREFEITO NEY LEITE

Prefeito Ney Leite na aula inaugural
O Curso Técnico em Informática E-TEC, que teve sua aula inaugural nesta terça-feira(22), às 19 horas, na Sala de Reuniões “Escritor Geraldo Gonzaga”, no Centro de Turismo, contou com a presença do prefeito Ney Leite, que pronunciou-se a respeito da importância do curso.  “Estou surpreendido com a quantidade de alunos matriculados.  Isso é motivo de alegria para o prefeito que se preocupa em ver o seu povo qualificado para que o município tenha pessoas em condições de assumir vagas que venham a surgir, sem necessitar trazer profissionais de fora.  A prefeitura de Touros está de portas abertas para recebê-los nas suas reivindicações.  Sejam bem vindos e desejo sucesso a todos”, disse o prefeito.
Sala completa na aula inaugural do E-TEC
No pólo, Touros a organização curricular do curso constará de 3 módulos, com 25 vagas, num período de integralização de 3 meses, para habilitação de Ténico em Informática de Nível Médio, com carga horária de 1.050 horas.  Tendo como coordenador Carlos Júnior; tutor a distância, Igo Pedro de Lima; tutor presencial de cooperativismo, Maria Aparecida do Vale e tutor presencial, João de Lelis.
O curso de Técnico em Informática tem previsão de encerramento para o mês de janeiro de 2014, qualificando 25 profissionais que atuarão na área. 
Igo Pedro de Lima - Tutor Presencial de Cooperativismo