HISTÓRIA

Marco Português de 1501 - Touros-RN
No dia 7 de agosto de 1501 uma expedição portuguesa formada por três naus, contando com o famoso navegador italiano Américo Vespúcio - que dá nome ao continente americano - em sua tripulação, deixou um monumento de pedra na altura do que hoje é a Praia de Touros, Litoral Norte do Estado, como um marco de que aquelas terras pertenciam ao Reino de Portugal. O início da comemoração da chegada da expedição, comandada pelos navegadores Gaspar de Lemos e André Gonçalves, a mando do rei português D. Manoel I, só foi demarcada há pouco mais de 11 anos, pela Lei Estadual 7.831/2000, de 30 de maio, assinada pelo então governador Garibaldi Alves Filho, definiu esta data, como o Dia do Rio Grande do Norte.  O Projeto de Lei foi criado pelo então deputado Valério Mesquita, por sugestão do historiador e publicitário, Marcus Cesar Cavalcanti de Morais, sócio-efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, que teve como base o fato histórico da chantadura do Marco de Touros, na posse colonial do Brasil, na praia de Touros, estabelecendo o dia 7 de agosto como data oficial. Apesar do simbolismo poucas são as pessoas que sabem o que é comemorado neste dia.

A expedição que passou pela Praia de Touros e demarcou o território do que seria solo potiguar foi de fundamental importância para a identificação das terras portuguesas de "além-mar". "Esta expedição foi a primeira promovida após o descobrimento, realizado por Pedro Álvares Cabral em 1500. Após passarem por aqui, seguiram pelo litoral deixando outros marcos e nomeando os acidentes geográficos com os santos de cada dia, como era de costume".  O prosseguimento desta expedição marítima acabou batizando o que hoje são os cabos de São Roque e Santo Agostinho, além da Bahia de Todos os Santos, por exemplo.

O marco deixado por Gaspar de Lemos e André Gonçalves, feito de pedra lioz e contando com o brasão de armas do rei de Portugal e a cruz da Ordem de Cristo, esteve na Praia de Touros até 1976. Foi retirado da praia dos Marcos devido a deterioração. Hoje o marco encontra-se no Forte dos Reis Magos. Apesar da marcação do que seria o território norte-riograndense ter sido realizada logo na segunda expedição portuguesa que oficialmente esteve na terra brazilis, a ocupação foi bastante tardia. Somente a partir do fim do século, por volta de 1598, que iniciaram-se processo de habitação da então capitania do Rio Grande. "À época, o interesse de Portugal não era nossas terras, mas sim no comércio com o Oriente.  O abandono da capitania hereditária do Rio Grande e a forte resistência indígena à ocupação portuguesa, segundo o professor, também contribuíram para a demora quase secular na ocupação das terras potiguares.

No século XVIII, quando os portugueses começaram a se fixar definitivamente, chegou à região a imagem de Bom Jesus dos Navegantes padroeiro do município, cuja origem é difusa não se sabendo se veio por mar ou por terra, se foi promessa ou doação. A construção da sua capela  teve início em 1778, sendo concluída em 1800 Em 1832 foi instalada a freguesia do Bom Jesus dos Navegantes do Porto de Touros.

No dia 11 de abril de 1833, pela Resolução do Conselho do Governo, Touros foi desmembrado de Ceará-Mirim tornando-se município do Rio Grande do Norte.
Mapa de Touros-RN
“TOUROS, terra do Bom Jesus dos Navegantes. Terra de uma rica história, conhecida por muitos, e colocada em prática por poucos, ao esquecer que este povo bom e hospitaleiro, poderia também sobreviver da sua própria história, se fosse bem empregada no turismo local, dando condições de qualidade de vida através da cultura a jovens que estudam na esperança de galgar um lugar digno na sociedade.

Touros, aqui, neste teu chão, assim como és o nosso chão natural, dos nossos pais, aqui também foi descoberto, no dia 7 de agosto de 1501, a nossa Pátria, o Brasil.



Câmara Cascudo

Para Câmara  Cascudo,o Marco de Touros muda a rota do Descobrimento.Suas pesquisas e estudos comprovam que a posse e a propriedade do Brasil se deram ,não em Porto Seguro na Bahia, mas na praia de Touros, a 145km de Natal O marco é o mais antigo objeto de presença européia em continente americano.Foi colocado na praia por Américo Vespúcio.Cascudo descobriu o monumento, identificou o Marco e fez um livro sobre o assunto.


O Professor Diógenes da Cunha Lima,confirma que pouca gente sabe que o Brasil nasceu juridicamente no Rio Grande do Norte.Para ele, não existe em Porto Seguro, nada da presença de Pedro Álvares Cabral, ao contrário do que sucede no Rio Grande do Norte, onde a passagem de Vespúcio é confirmada em documentos.
Já o escritor e pesquisador Lenine Pinto autor de uma tese sobre o assunto, assegura que o Brasil foi descoberto em Touros e que o Monte Paschoal era a Serra do Cabugi.Tese polêmica,que tem gerado muitas discussões entre pesquisadores.

Lenine Pinto
A tese de que o Brasil nasceu aqui, no Rio Grande do Norte, defendida pelo pesquisador Lenine Pinto,demonstra uma série de dados a serem contestados na história oficial.

Entre seus argumentos, a chantagem do Marco de Touros é uma das peças chaves de esclarecimentos. Para ele era normal chantar um marco no ponto onde chegavam e ao alcançarem o mar chantavam o segundo marco. "O Brasil tinha dois padrões (marcos), um em Touros e outro em Cananéia, em São Paulo", ressalta Lenine. Em documentos há relatos de que Cabral percorreu duas mil milhas na costa brasileira. "Duas mil milhas é exatamente a distância entre a ponta do calcanhar (RN) e Cananéia", afirma.



Outros Argumentos que sustentam a tese de Lenine,estão relatados no seu livro "Reinvenção do Descobrimento" lançado pela editora : RN Econômico -Emp. Jornalística -1968. Vale a pena conferir!

Touros-RN ou Bahia?
Os defensores da tese de que o Brasil foi descoberto em Touros, argumentam que: "Portugal era muito pequeno.Se dissesse qual o verdadeiro caminho, em pouco tempo, navegadores ou "piratas"espanhóis ou italianos estariam lá. Porto Seguro foi uma embromação dos portugueses, para fugir da concorrência! (Gildson Oliveira- Livro:Câmara Cascudo-um homem chamado Brasil Ed.Brasília Jurídica -1999 )
Para o historiador baiano Pedro Calmon,o Marco que Porto Seguro ostenta é apenas um "Comemorativo" do descobrimento, provavelmente posto ao iniciar-se a colonização" o que remeteria a uma data a partir de 1535.

Rio Grande do Norte ou Bahia?
Como seria interessante se as nossas Escolas e Universidades promovessem esse debate! Não como dísputa política, mas como uma investigação que nos levasse a pesquisar, pensar, estabelecer hipóteses.Melhor que continuar insistindo em passar para as gerações a fabulosa história de que nossos heróis portugueses nos descobriram por acaso, depois de passar todo tipo de provações no desconhecido caminho que percorreram.