quarta-feira, 11 de setembro de 2013

CÂMARA DE TOUROS APROVA PROJETO QUE DETERMINA PAGAMENTO DO PISO NACIONAL AOS EDUCADORES

Prefeito de Touros, Ney Leite, participou da sessão ordinária que aprovou por unanimidade o pagamento do Piso Nacional aos profissionais do magistério público; valor será R$ 1.567.
Prefeito Ney Leite apresenta na Tribuna Popular o Projeto de Lei 013/2013
Em sessão ordinária, nesta quarta-feira (11), a Câmara Municipal de Touros aprovou por unanimidade o Projeto de Lei nº 013/2013, encaminhado pela Prefeitura, que autoriza o Executivo Municipal a instituir o piso nacional salarial no âmbito municipal para os profissionais do magistério público da educação básica. Por 13 a zero, os vereadores foram favoráveis ao prefeito Ney Leite, no que diz respeito, ao pagamento dos educadores de Touros, de acordo com outros municípios do País que seguem a Lei Federal.

De acordo com o artigo 2º, do Projeto, o piso salarial profissional no âmbito municipal, em conformidade com o disposto no piso nacional fixado pela Lei Federal nº 11.738/2008 para os profissionais do magistério público da educação básica será de R$ 1.567 mensais, para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais, exigida habilitação mínima de formação em nível médio, na modalidade Normal.

TOUROS-RN: MORADORES DA SERRA VERDE SÃO SURPREENDIDOS COM ÁGUA NAS TORNEIRAS

Prefeito Ney Leite(PSD) fez questão de ir pessoalmente à Região contar a novidade aos moradores. Cerca de 300 famílias serão beneficiadas; local era abastecido por carros pipa.

Os moradores da região da Serra Verde foram surpreendidos nesta terça-feira (10) com a notícia de que a Prefeitura de Touros resolveu todo o trâmite burocrático que impedia a distribuição de água no local. Mesmo após a construção, realizada com recursos Federais (Funasa), a rede de abastecimento d’água no local interligada a adutora do Boqueirão, há cerca de quatro anos, não funcionava e a população continuava a ser abastecida por carros pipa.

“Há anos a população ouvia promessas. Existia um processo burocrático que precisava ser resolvido o mais rápido possível. O mais difícil era a rede de abastecimento e a adutora, e isso nós já tínhamos. Não fazia mais sentido essa região sofrer com a falta d’água. É um problema que poderia ter sido resolvido em anos anteriores, mas se não fizeram, estamos aqui para fazer e fizemos. Agora o Saae será responsável por esta distribuição e fico feliz em fazer parte de mais uma vitória para a região da Serra Verde. Mas não paramos aqui, sei que ainda temos outras pendências na região”, enfatizou o prefeito de Touros, Ney Leite.
Jaci(SAAE), com o Vereador Dedé e prefeito Ney Leite
Todo o processo de ligação foi finalizado na tarde desta terça-feira (10). Em seguida, o prefeito Ney Leite fez questão de ir pessoalmente a região contar a novidade. Algumas casas já tem água nas torneiras, outras aguardam o enchimento das caixas d’água.

“Em breve, volto a região para comemorarmos este que é um direito de todo cidadão. Sei que há muitos anos a população pedia agilidade e sonhavam com água jorrando das torneiras. Isso não é mais um sonho, é realidade. E este é o trabalho do gestor, fazer o melhor pela população”, concluiu o prefeito de Touros.

O diretor do Saae, Jaci Silva do Nascimento, explicou que a população passa a usufruir água de qualidade. “Há um século essas pessoas sofrem com a falta d’água. Agora, passam a receber água de qualidade através da Adutora do Boqueirão que passa para São Bento e faz essa distribuição contribuindo para que o problema seja solucionado”, explicou.

O trabalho da rede de abastecimento foi possível, por meio de um acordo entre a Prefeitura de Touros, através do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) responsável pela distribuição de água no Estado.

EQUIPES DO PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA DISCUTEM MELHORIAS NA ATENÇÃO BÁSICA

Profissionais debateram nesta quarta-feira (11) sobre a metodologia e ações do Nasf no município de Touros. Atualmente o município conta com 15 equipes completas do PSF.


Profissionais da saúde reunidos durante encontro
Profissionais da Saúde que fazem parte das equipes do Programa Saúde da Família se reuniram nesta quarta-feira (11) para discutir e colocar em prática a metodologia estabelecida pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf). Cerca de 60 profissionais entre psicólogos, assistentes sociais, fonoaudiólogos, nutricionais e fisioterapeutas participaram do encontro realizado no Centro de Turismo.

Prefeito Ney Leite, fala durante o encontro
“Este encontro tem como objetivo principal o redirecionamento do Programa Nasf no município de Touros. O Nasf é uma estratégia inovadora que tem por objetivo apoiar, ampliar, aperfeiçoar a atenção e a gestão da saúde na Atenção Básica. Muitos profissionais estavam sentindo dificuldades em cumprir as metas e propostas do Núcleo que representa um trabalho conjunto. Ao assumir a Saúde, me comprometi em trabalhar para utilizar a proposta do Programa, de acordo com o Ministério da Saúde, e colocá-la em prática como deve ser feita, sempre um profissional trabalhando em conjunto com o outro e não de forma isolada”, explicou a secretária de Saúde, Veruska Fonseca.

Na abertura do evento, o prefeito de Touros, Ney Leite, destacou a importância do trabalho dos Programas de atenção às famílias e ressaltou a preocupação da administração municipal em manter a Saúde de Touros sempre funcionando.

PARAZINHO: É DELICADO O ESTADO DE SAÚDE DO EX-PREFEITO ANCHIETA VARELA

Anchieta Varela
O ex-prefeito do município de Parazinho, Anchieta Varela, encontra-se internado na UTI do Hospital Walfredo Gurgel desde a semana passada quando sofreu um AVC. 
Segundo informações de amigos de Anchieta, seu estado de saúde é preocupante, onde ele apresenta um quadro com suspeitas de doenças pulmonares que só complicam sua situação. Atualmente, o ex-prefeito mora sozinho no distrito de São José, município de Touros.
O quadro clínico de Anchieta preocupa muitos parazinhences, tendo em vista que este foi prefeito do município por três mandatos, e era carinhosamente chamado de "painho".
Blog de Pereiros/Assis Silva

VEREADORA BEL CONVIDA PROFESSORES A SE FAZER PRESENTE NA CÂMARA MUNICIPAL NESTA QUARTA-FEIRA(11)

VEREADORA E PROFESSORA BEL

Estou convidando todos os professores. para se fazer presente na Câmara de Vereadores. na sessão de amanhã ,11.09.13, as 9 horas, onde estará sendo votado o Projeto de Lei que regulariza o pagamento do PISO SALARIAL de 2011. 

Uma grande alegria para toda categoria e principalmente para nós (professores e prefeito Ney Leite) que tivemos esse direito por tanto tempo desrespeitado e agora teremos o nosso sonhado piso na integra como temos direito.

Abraço a todos os amigos que acreditam que as dificuldades existem, mas quando se quer, dar-se sempre um jeito para sanar os problemas.