quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

O alerta do Ministério Público Federal aos prefeitos que saem e aos que entram

Do site do Ministério Público Federal:

MPF/RN envia recomendação a prefeitos eleitos e aos que deixarão os cargos

O Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN) está enviando recomendações aos prefeitos que assumem o cargo em 1º de janeiro, bem como aos que deixam as prefeituras no final deste mês, com o objetivo de alertar a todos e evitar a prática de diversas possíveis irregularidades em suas administrações.
Em linhas gerais, as recomendações, cujos conteúdos só não serão enviados aos reeleitos, tratam principalmente de medidas que garantam a lisura dos convênios e licitações, bem como a devida prestação de contas, entre outras ações necessárias à continuidade dos serviços e obras municipais. O MPF adverte que, em caso de descumprimento injustificado, os atuais e futuros prefeitos não poderão alegar desconhecimento da recomendação, seja ao responderem processos administrativos ou judiciais.
“E o Ministério Público Federal, por meio dos seus procuradores da República, atuará na rápida responsabilização dos infratores, com a promoção das ações penais e de improbidade administrativa cabíveis, sem prejuízo da provocação de outros órgãos federais ou estaduais, como a Controladoria-Geral da União, o Tribunal de Contas da União, a Receita Federal, o Ministério Público Estadual e o Tribunal de Contas do Estado.”
Para os que estão saindo das prefeituras, o MPF destaca a obrigação legal de prestarem contas da utilização de recursos públicos recebidos por intermédio de convênios ou contratos celebrados com os governos federal e estadual, cujos prazos se encerrem até o próximo dia 31. A não prestação de contas, lembra a recomendação, pode resultar na condenação do político por crime de responsabilidade e por ato de improbidade administrativa.
O Ministério Público Federal alerta ainda quanto à necessidade de os prefeitos repassarem aos sucessores todos os documentos relativos aos convênios e contratos cujo prazo para prestação de contas se encerre após o dia 31 de dezembro de 2012. Eles também são advertidos quanto à necessidade de permitirem condições para que haja a continuidade dos serviços prestados à população, em especial dos essenciais como saúde, educação e limpeza pública.
Os atuais ocupantes dos cargos devem apresentar aos sucessores informações sobre as dívidas e receitas do município; a situação das licitações, contratos e obras; assim como a respeito dos servidores, folha de pagamento e estado dos prédios e bens públicos. A recomendação solicita a designação de, pelo menos, dois servidores para compor equipe de transição, junto com o prefeito eleito e o seu vice; e sugere que, por cautela e segurança, providenciem cópias e guardem toda a documentação relacionada aos convênios executados durante suas gestões, se os prazos dos mesmos se encerrarem na gestão seguinte.
O texto destaca que os prefeitos não devem assumir obrigação cuja despesa não possa ser paga no atual exercício financeiro (a menos que fique recurso disponível em caixa para o pagamento), nem autorizar ou executar aumento de despesa com pessoal. A manutenção em dia do pagamento dos servidores, incluindo o 13º salário, é outra recomendação do MPF.
Já com relação aos eleitos, o alerta é para que nomeiem como secretários pessoas com grau de instrução compatível com a responsabilidade dos cargos e, se possível, com conhecimento específico da área de atuação, o mesmo valendo em relação aos integrantes das comissões permanentes de licitação.
Os novos prefeitos, segundo o MPF, devem ainda arquivar adequadamente toda documentação relativa a convênios ou contratos de repasse e promover licitações antes da contratação de empresas, salvo nas exceções previstas em lei. O convite ou habilitação de empresas “de fachada” poderá configurar crime.
Outras recomendações incluem a manutenção e atualização regular do sistema informatizado do Tribunal de Contas do Estado, assim como dos equivalentes sistemas federais; e lembretes com relação ao último ano do futuro mandato (2016), nos mesmos termos dos endereçados aos atuais prefeitos que deixarão seus cargos.
As recomendações enviadas pelo MPF/RN estão sendo assinadas pelos procuradores da República Rodrigo Telles de Souza, Kleber Martins de Araújo, Ronaldo Pinheiro de Queiroz, Gilberto Barroso de Carvalho Júnor, Caroline Maciel da Costa, Cibele Benevides Guedes da Fonseca, Marina Romero de Vasconcelos, Cleber de Oliveira Tavares Neto, Fernando Rocha Andrade e Clarisier Azevedo Cavalcante de Morais.

Gerações Alves

E na festa de premiação ao deputado Walter Alves, 3 linhas da família Alves.
O deputado estadual e ex-prefeito de Natal e de Parnamirim, Agnelo Alves….
O deputado homenageado Walter Alves…
E o vereador eleito Felipe Alves.
Agnelo, Walter e Felipe Alves (Foto: Thaise Galvão)

Ney Lopes Júnior já é prefeito de Natal

O prefeito de Natal já é Ney Lopes Júnior (DEM).
Ney Lopes Jr.já é prefeito de Natal
Depois da renúncia de Paulinho Freire (PP), na sede da Prefeitura, Ney foi empossado na Câmara Municipal.
Por Thaise Galvão

Jornais de Natal denunciam onda de violência que amedronta a população de São Miguel do Gostoso

Onda de inseguraça em São Miguel do Gostoso
Dois importantes jornais de Natal – Tribuna do Norte e Novo Jornal – trataram, em suas últimas edições, da onda de violência em São Miguel do Gostoso. Ambos alertaram as autoridades de que a situação de furtos e roubos na cidade está fugindo do controle.
 
“São Miguel do Gostoso – um paraíso amedrontado”, é o título da reportagem da Tribuna em sua edição de quarta-feira, dia 12/12. “População de São Miguel do Gostoso pede socorro”, diz título do Novo Jornal, em edição da terça-feira, 11/12.
 
A reportagem da Tribuna afirma que São Miguel do Gostoso, “que até há pouco tempo era pacata e tranquila, hoje vive realidade de constantes roubos e furtos”.
 
Os jornais dão números de ocorrências criminais na cidade. Nos últimos dois meses, segundo o Novo Jornal, pelo menos 15 pousadas sofreram ação de criminosos.
 
Além das pousadas, onde são furtados objetos de valor de turistas, a população também sofre os efeitos da onda de crimes na cidade, segundo estes jornais. Casas  foram furtadas e houve uma morte na tentativa de se resgatar dinheiro de um roubo.
 
Outro caso envolveu um professor da cidade, que foi esfaqueado por um menor ao reagir a um assalto.  Para a Tribuna e o Novo Jornal, a população local está muito amedrontada com esta onda de violência. E teme consequências no turismo. 
 
As ocorrências em São Miguel do Gostoso não param de acontecer. Na noite desta quarta-feira (12/12), mais uma pousada foi arrombada na Ponta do Santo Cristo. Como sempre, levaram objetos de valor e passaportes de turistas estrangeiros.
 
Os jornais alertam que, se não houver providências imediatas das autoridades, o turismo de São Miguel do Gostoso poderá entrar em colapso, arruinando a economia local. O turismo é a maior fonte de receita e de emprego do município...
Por Emanuel Neri

Vivas a Mano Macário neste dia 13

Vivas ao amigo Luiz Antônio "Mano Macário".   Que esta data seja uma, entre tantas que deverá comemorar com os seus familiares e amigos.   Parabéns!

E-mail do LEITOR

Nome:   Marcos Senna
E-mail: joaonascimentotur@otmail.com
Mensagem:    Querida Dione, eu sou o sr. Marcos Senna, gostaria de saber, se possivel, o estado de saúde da esposa do Brisa.    Abraços. marcos Senna.
Telefone:

RESPOSTA:
para joaonascimento.

Olá Marcos, que bom receber sua postagem.
A Otaciana continua internada no Walfredo Gurgel, sem previsão de alta.
Um forte abraço, desejando-lhe um FELIZ NATAL e um ANO NOVO repleto de alegrias.

Touros: Diplomação de Ney Leite e Júnior da Emater acontece hoje(13)

Ney Leite x Júnior da Emater
O Juíz da 14ª Zona Eleitoral, Kennedi de Oliveira Braga, diplomará hoje, os eleitos, para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador.   
Serão diplomados os prefeitos e vice, respectivamente, Ney Rocha Leite(PSD) e Júnior Damasceno(PCdoB) de Touros; e Maria de Fátima Tertuliano Dantas Neri(PMDB) e vice, de São Miguel do Gostoso.  A solenidade acontecerá às 18 horas, no Espaço das Dunas Casa Show.
VEREADORES DE TOUROS:  Edvaldo Medeiros, Francisco Vieira, Flávio de Tetê, Diego França, Pedro de Cajueiro, Nalvinha da Colônia, Fernanda Rocha, Felipe França, Di Assis, Virgílio Câmara, Dr. Joab, Dedé da Serra Verde, Professora Bel.

VEREADORES DE SÃO MIGUEL DO GOSTOSOTia Clésia(PSD), Márcio Neri(PSD), Márcio Neri(PSD), Zé de Luzenário(PC do B), Irmã Letinha(PMDB), Micarla Catarina(PSB), Jubenick(PT), Beto de Agostinho(PSB), Bebé, Izabel de Matos(DEM), Nene de Lala (PMDB).

13 de dezembro - Dia de Santa Luzia - A santa protetora dos olhos

Santa Luzia
Santa Luzia (ou Santa Lúcia), cujo nome deriva do latim, é muito amada e invocada como a protetora dos olhos, janela da alma, canal de luz.

Conta-se que pertencia a uma família italiana e rica, que lhe deu ótima formação cristã, ao ponto de Luzia ter feito um voto de viver a virgindade perpétua. Com a morte do pai, Luzia soube que sua mãe queria vê-la casada com um jovem de distinta família, porém pagão. Ao pedir um tempo para o discernimento foi para uma romaria ao túmulo da mártir Santa Ágeda, de onde voltou com a certeza da vontade de Deus quanto à virgindade e quanto aos sofrimento por que passaria, como Santa Ágeda.

Vendeu tudo, deu aos pobres e logo foi acusada pelo jovem que a queria como esposa. Santa Luzia, não querendo oferecer sacrifício ao deuses e nem quebrar o seu santo voto, teve que enfrentar as autoridades perseguidoras e até a decapitação em 303, para assim testemunhar com a vida, ou morte o que disse: "Adoro a um só Deus verdadeiro, e a ele prometi amor e fidelidade".

Somente em 1894 o martírio da jovem Luzia, também chamada Lúcia, foi devidamente confirmado, quando se descobriu uma inscrição escrita em grego antigo sobre o seu sepulcro, em Siracusa, Ilha da Sicília. A inscrição trazia o nome da mártir e confirmava a tradição oral cristã sobre sua morte no início do século IV.

Mas a devoção à santa, cujo próprio nome está ligado à visão ("Luzia" deriva de "luz"), já era exaltada desde o século V. Além disso, o papa Gregório Magno, passado mais um século, a incluiu com todo respeito para ser citada no cânone da missa. Os milagres atribuídos à sua intercessão a transformaram numa das santas auxiliadoras da população, que a invocam, principalmente, nas orações para obter cura nas doenças dos olhos ou da cegueira.

Hoje 13 de Dezembro aniversário de 100 Anos do Rei do Baião Luiz Gonsaga

Luís Gonzaga do Nascimento, nasceu numa sexta-feira no dia 13 de dezembro de 1912, numa casa de barro batido na Fazenda Caiçara, povoado do Araripe, a 12 km de Exu (extremo oeste do Estado de Pernambuco, a 700 km do Recife), segundo filho de Ana Batista de Jesus (‘Mãe Santana’) e oitavo de Januário José dos Santos. O Pe. José Fernandes de Medeiros o batizou na matriz de Exu em 5 de janeiro de 1913.

Luís Gonzaga sofreu de osteoporose por anos. Morreu vítima de parada cardiorrespiratória no Hospital Santa Joana, na capital pernambucana.   Foi velado em Juazeiro do Norte (a contragosto de Gonzaguinha, que pediu que o corpo fosse levado o mais rápido possível para Exu, irritando várias pessoas que iriam ao velório e tornando Gonzaguinha "persona non grata" em Juazeiro do Norte) e posteriormente sepultado em seu município natal.