domingo, 2 de setembro de 2012

Em Touros chegada do Fogo Simbólico inicia Semana da Pátria


O fogo ficará aceso até o dia sete

Para comemorar os 190 anos da Independência do Brasil, o Grupo de Escoteiros Gaspar de Lemos, chegou a Touros, neste domingo(02), ás 20:40 horas, trazendo o Fogo Simbólico, que ficará aceso até o dia 7 de setembro, na praça da Matriz, onde acontecerão as solenidades.
A presença do Fogo Simbólico na cidade, valoriza ainda mais as comemorações dos 180 anos da Paróquia e 212 anos da Matriz. 

Pesquisador natural de João Câmara descobre como combater a dengue


Pedro Rauel Cândido Domingos é natural de João Câmara

Foto Arquivo
O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) desenvolve estudo com um bioinseticida para o controle do mosquito da dengue, conhecido como Aedes Aegypti. O material foi criado a partir de derivados do extrato da planta Piper Aduncum, também identificada como pimenta de macaco ou pimenta longa.

Pedro Rauel Cândido Domingos, natural de João Câmara, mestre em Genética, Conservação e Biologia Evolutiva (PPG-GCBEv) do INPA, orientando da pesquisadora Miriam Silva Rafael, derivados da planta foram colhidos e examinados a fim de serem aplicados no controle das larvas do mosquito.

De acordo com o pesquisador, essa nova alternativa poderá minimizar a utilização de inseticidas sintéticos nas ações de controle e, consequentemente, o seu acúmulo no meio ambiente.

2º dia das festividades na Paróquia de Touros

Este sábado(1º/09), foi um dia de muitas atividades pela comemoração dos 180 anos da Paróquia de Touros.  No segundo dia, a matriz do Bom Jesus dos Navegantes, aconteceu a celebração da missa e a Coroa do Padroeiro.
Alguns momentos registrados por Dione Nascimento
O cristão católico é chamado a vivenciar com a sua fé e o seu testemunho, a demonstração de amor a Cristo, que ressusciado, permanece no meio de nós.

Durante as pregações e orações proferidas por Lamek Lima e Frank Castro, da RCC de Currais Novos, todo um clima de ação do Espírito Santo foi visível, no meio dos presente.

O dia encerrou com adoração e benção do Santíssimo Sacramento, que permaneceu exposto durante todo o dia na capela improvisada, no Centro Pastoral.

PROGRAMAÇÃO DE 02/09 (domingo)
09:00h – Casamentos comunitários
Animadores:  Ministério verdade e Vida
Responsável:  Pastoral Familiar
19:00h – Vídeo sobre o Dízimo
19:30h – Missa
Celebrante:  Pe. Jailson Nunes de Brito
Animadores:  Coral Santa Cecília
Responsáveis:  ECC, Pastoral da Criança e Escoteiros
NOTA:  Exposição de documentos sobre a Paróquia