segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Touros: retrato do descaso na limpeza pública “de quem é a responsabilidade?”



Há mais de 20 dias (Grupo Escolar Antº do Lago)
Andando pelas ruas de Touros, não é difícil descobrir que o seu retrato é de uma cidade desgovernada e abandonada.   Em cada rua ou avenida encontra-se lixo, metralha, árvores derrubadas, material que não tem sido recolhido para contribuir com o bem estar dos habitantes e visitantes.

Por mais que se queira dizer que Touros é um paraíso, não se pode esconder a realidade, porque está diante dos olhos de todos.
Rua Severino R. Santiago
Tv. Severino R. Santiago c/ Cel. Antº Antunes
R. Cel. Antônio Antunes
Com  22 garis efetivos e 12 contratados, num quadro de 84 concursados, 62 estão distribuídos em outras funções, e a cidade é quem sofre as consequências.   

Final de Novembro, mês anterior a 5ª maior festa religiosa do estado do Rio grande do Norte, que tem início dia 22 de dezembro.   A cidade de Touros vive a expectativa de ouvir da voz de Dom Jaime Vieira Rocha, a autorização para a criação do Santuário do Bom Jesus dos Navegantes. 

Nas palavras do secretário de obras, João Maria França(52), os maiores problemas encontrados na sua gestão foi: - a falta de gari para desenvolver o trabalho, e o lixão próximo ao distrito de Santa Luzia.   - Se eu tivesse todos os garis a disposição da Secretaria de Obras, a cidade de Touros seria um “brinco”, acrescentou João Maria.    Lembrando que 62 garis estão assumindo outras funções.
Sec. de Obras - João Maria França
Uma pesquisa de rua, feita na manhã desta segunda-feira(26), pelo blog touros1501, mostra que 90% dos garis preferem trabalhar a noite, e a sua maioria são mulheres.
Garis:  Eduardo, João Gonzaga, João Mª, Luciano, Valdeci e Raimundo
O que é possível fazer para transformar Touros numa cidade limpa e aconchegante?  Se esta resposta depende de você, é hora de fazer a sua parte.
Por Dione Nascimento – touros1501

Visitará Touros nos próximos dias filha do casal Junqueira Ayres

Valéria e Richard

Valéria Junqueira Ayres, filha do casal Orlando Flávio Junqueira Ayres e Djalmira Santiago Junqueira Ayres, fundadores da maior escola municipal de Touros, visitará a cidade nos próximos dias. 

Residente em Thonon-les-Bains, na França, Valéria está fazendo um city tour, acompanhada do esposo Richard Toth.  Já passaram por Portugal, estão em Recife e visitarão Touros, onde Valéria viveu a sua infância.

Será uma grande alegria para todos os tourenses.
Sejam bem vindos!  
Dione Nascimento – touros1501

Colônia Z-2 de Touros convoca associados para reunião sobre Seguro-Desemprego



Nalvinha da Colônia
A presidente Nalvinha da Colônia, convoca todos os associados para reunião, na sede da Colônia de Pescadores Z-2, nesta terça-feira(27), às 14 horas, quando o assunto a ser tratado será Seguro-Desemprego do pescador Artesanal, também conhecido por Recepção ao Seguro defeso 2013.  

O Superintendente do Trabalho em parceria com a Superintendência Federal de Pesca e Aqüicultura divulgou nesta terça-feira(23), às 15hs, o calendário para recepção do Seguro Defeso 2012/2013 que teve início no dia 15 de outubro e vai até o dia 15 de março de 2013.

O Seguro-Desemprego do pescador Artesanal, também chamado de Seguro Defeso irá beneficiar mais de 60 mil pescadores injetando na economia local aproximadamente R$ 150 milhões, de acordo com os dados do SRTE-AM.

Os pescadores receberão auxílio nas agências da Caixa Econômica Federal, Caixa Aqui e Casas lotéricas, através do cartão cidadão ou diretamente no caixa com documento de identificação. O benefício é pago em quatro parcelas mensais no valor de um salário mínimo, atual de R$ 622,00.

O benefício é destinado ao pescador profissional que “exerça a sua atividade de forma artesanal, individualmente ou em regime de economia familiar sem contratação de terceiros, respeitando o período em que a pesca é proibida para garantir a reprodução da espécie de acordo com Portaria n° 48 de 06 de novembro de 2007, expedida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (IBAMA)”.
Por Dione Nascimento – touros1501

UFRN divulga gabarito oficial das provas do 1º dia do Vestibular 2013

O Gabarito das 60 questões aplicadas neste domingo (25), primeiro dia do Vestibular 2013 da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), foi divulgado pela Comissão Permanente do Vestibular (Comperve). Nesta segunda-feira (26), os candidatos farão provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, respondendo às questões de português e literatura; e de Ciências Humanas e suas Tecnologias, com provas de história e geografia; além da redação. Segundo o edital, o período para interposição de recurso contra o Gabarito Oficial Preliminar é de 28 a 29 de novembro.

As provas do vestibular 2013, serão aplicadas até terça dia 27 de novembro. Prova de Ciências da Natureza e Matemática e suas tecnologias (1 a 48) – Linguagens, códigos e suas tecnologias 49 a 60. CLIQUE AQUI e veja mais detalhes.

Fuleco é escolhido como nome do mascote da Copa do Mundo de 2014

Fuleco é o mascote da Copa 2014
A Fifa anunciou neste domingo o nome do mascote da Copa de 2014. O tatu-bola foi batizado de Fuleco. O nome foi escolhido em votação pelo site oficial da dona do Mundial e divulgado no programa Fantástico, da TV Globo. Três opções foram dadas aos torcedores. As votações foram abertas no dia 16 de setembro, quando o mascote foi mostrado para o público. Os nomes disponíveis na eleição foram Amijubi, que mistura as palavras amizade e júbilo; Fuleco, união dos termos futebol e ecologia, e Zuzeco, composição dos verbetes azul e ecologia.

O nome Fuleco recebeu 48% dos votos, contra 31% de Zuzeco e 21% de Amijubi. Além de nome, o mascote ganhou também uma música tema. A canção “Tatu Bom de Bola” já foi gravada e mixada. A canção é interpretada por Arlindo Cruz, e foi mixada pelo produtor de música eletrônica Mister Jam. O trabalho de produção, seguindo indicação da Fifa, foi feito pela Sony Music. A letra da canção foi composta por Arlindo Cruz, Rogê e Arlindo Neto.

São Miguel do Gostoso deve ganhar fundação, a partir de 2013, para atuar em atividades sociais e culturais

Tudo ainda faz parte de um projeto que está sendo discutido entre os membros da família Neri. Se este projeto prosperar, São Miguel do Gostoso terá, provavelmente a partir do próximo ano, uma fundação com foco sócio-cultural para atuar na cidade. Também promoverá a cidadania.
Esta entidade deve se chamar Fundação Nilo e Isabel Neri. Como é de conhecimento de grande parte da população local, Nilo e Isabel constituíram uma das famílias mais tradicionais de São Miguel do Gostoso. Foram pioneiros em negócios e desenvolveram atividades comunitárias. Tiveram 15 filhos e mais de 30 netos.
A Fundação deve ocupar o prédio em que funcionou, por muitos anos, a atividade  comercial da família, na avenida dos Arrecifes, no centro da cidade. A idéia é transformar este imóvel num importante centro de ações sociais, culturais e de exercício da cidadania.
A Fundação Nilo e Isabel Neri deve ser uma Oscip (Organização da Sociedade Civil de interesse Público). Com isso, ela poderá ser mantida com ajuda da família e de órgãos e entidades –inclusive públicas - que queiram participar de suas atividades.
A sede da fundação deve ser uma espécie de espaço multiuso, onde deverá  ter área para cinema e teatro. Também servirá para a realização de reuniões, seminários e atividades educacionais e de treinamento de mão-de-obra de jovens e adultos. 
Por Emanuel Neri