segunda-feira, 31 de março de 2014

TOUROS RECEBEU AS PARÓQUIAS DO 7º ZONAL PARA ENCONTRO QUARESMAL E REUNIU MAIS DE MIL FIÉS NO SANTUÁRIO DO BOM JESUS DOS NAVEGANTES

Texto e imagens:   Dione Nascimento

A Paróquia do Bom Jesus dos Navegantes, reuniu neste sábado (29), as paróquias do 7º Zonal, numa acolhida de peregrinos para o “Encontro Quaresmal”.   O evento que é realizado anualmente, sempre no período da quaresma, e tem a finalidade de orientar os fiéis para uma melhor vivência as práticas do tempo litúrgico de conversão, que a Igreja marca para a preparação da Páscoa, reuniu 8 paróquias, seus paroquianos e párocos, que foram recebidos pelo padre Edvaldo Alexandre de Brito, pároco de Touros.  
Este encontro foi abençoado e estou muito feliz!  Com a participação de 8 paróquias, vivemos momentos de experiência do amor de Deus.  A palestra com o monge, cônego Karol Wojtyla, foi muito provocativa, ao ponto de todos os presente se sentirem tocados e surpresos com o conteúdo, inclusive os religiosos e sacerdotes”, expressou padre Edvaldo.
Para o monsenhor Lucena Dias, “ver o Santuário de Touros vivendo um dia como este, é motivo de muita alegria.  É a prova de que a comunidade cristã esta acolhendo a idéia, vindo fazer parte desse chamado”, disse o responsável pela criação do santuário do Bom Jesus dos Navegantes.
A programação contou com a acolhida às paróquias, momento de espiritualidade, mutirão de confissões, Santa Missa com a Coroa do Bom Jesus, tendo como presidente o padre Ivanilson Alexandrino, coordenador do 7º zonal e Administrador da Área Pastoral de Parazinho, tendo na homilia o padre Helenildo Marques, Pároco de Taipu.
“O momento mais importante que vi foi o da confissão.  Um momento penitencial onde todas as pessoas tiveram a oportunidade de fazer a sua confissão quaresmal, com todos os sacerdotes, que se colocaram a disposição para atender os fiéis”, expressou o padre Edvaldo.
Às 3 horas, o ofício da Agonia do Senhor foi o último ato antes da benção de envio.  “este ofício eu trouxe da paróquia do Bom Jesus dos Passos em Minas Gerais que tradicionalmente se reza esse ofício. Em pela primeira vez na sexta-feira Santa, iremos rezá-lo ao meio dia, aqui no Santuário do Bom Jesus”, disse o pároco da cidade.
O 7º zonal é formado pelas paróquias e áreas pastorais de João Câmara/Jardim de Angicos, Parazinho/Pedra Grande, Maxaranguape, Touros, Taipu/Poço Branco, Pureza, São Bento do Norte/Caiçara do Norte, Rio do Fogo, São Miguel do Gostoso e Touros.

DIA 31 DE MARÇO EXIGE QUE LEMBREMOS O QUE ACONTECEU

A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta segunda-feira (31), em cerimônia no Palácio do Planalto, que "o dia de hoje exige que nos lembremos e contemos o que aconteceu", em referência aos 50 anos do golpe militar de 1964.
De acordo com a presidente, 50 anos atrás o Brasil "deixou de ser um país de instituições ativas, independentes e democráticas e que por 21 anos nossa liberdade e nossos sonhos foram calados, mas que graças ao esforço de todas as lideranças do passado, dos que vivem e dos que morreram, foi possível ultrapassar os 21 anos de ditadura".  

NADA COMO UM DIA APÓS O OUTRO...DITADURA, NUNCA MAIS

Perseguida, presa, humilhada e torturada pela Ditadura Militar iniciada no Brasil em 1964... hoje, 50 anos depois, eleita democraticamente pelo povo brasileiro, Presidenta da República e reverenciada por aqueles que um dia a torturaram. Não é só uma vitória minha, é uma vitória de todos nós brasileiros!

Que a voz do povo nunca mais seja calada, que a imprensa nunca mais seja censurada e que a democracia nunca mais desapareça!

E como diria Valesca: “Desejo a todos inimigas vida longa, pra que elas vejam cada dia mais nossa vitória!”