ARQUIVO

06 de Dezembro de 2013


GOVERNADORA ROSALBA CIARLINI COMEMORA RESULTADO DO SORTEIO DOS JOGOS NA ARENA DAS DUNAS

Arena das Dunas
Uruguai, Itália, Japão, Estados Unidos, Gana, México, Camarões e Grécia. Estes são os países que jogarão na Arena das Dunas, estádio que será palco da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 em Natal. Após tanta expectativa, finalmente o mundo pode conhecer os locais de jogos de cada uma das 32 seleções que irão estrelar o maior evento esportivo do planeta, durante o Sorteio Final da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, que aconteceu na tarde desta terça-feira (06), na Costa do Sauípe, Bahia.

Duas das seleções de futebol mais importantes de todos os tempos, os campeões do mundo, Uruguai e Itália, se enfrentarão em jogo histórico na capital potiguar no dia 24 de junho, às 13h. Esta era a partida mais aguardada de todas que serão realizadas em Natal.

A seleção uruguaia de futebol, também conhecida como Celeste ou Celeste Olímpica, possui uma das mais gloriosas histórias do futebol mundial, tendo conquistado um total de 21 títulos internacionais oficiais, sendo a seleção com mais títulos oficias no mundo. A seleção Italiana, tetracampeã do mundo, chega como uma das favoritas ao título, com seu principal atacante Mario Balotelli.

A Governadora Rosalba Ciarlini ficou bastante satisfeita com o resultado do sorteio, elogiando a diversificação das equipes que se enfrentarão em Natal, com destaque para as grandes seleções do Uruguai e da Itália, no último jogo da primeira fase.

“É uma grande alegria saber que receberemos seleções tão importantes para jogar na nossa Arena das Dunas. Tenho certeza de que todos farão um grande espetáculo, principalmente no jogo entre Itália e Uruguai. Também fico feliz em saber que os Estados Unidos estarão de volta, para mais uma vez fazer parte da história de Natal”, comemorou a Governadora.

Para o secretário Extraordinário da Copa no RN, Demétrio Torres, a escolha das seleções que jogarão em Natal foi muito positiva, reunindo povos de todos os continentes na capital potiguar. “O melhor de tudo é que jogarão times de cinco continentes diferentes, promovendo uma união dos povos na festa do futebol mundial e nós proporcionaremos o palco”.

O Sorteio Final foi realizado na tarde desta sexta-feira (06), no complexo Costa do Sauípe, na Bahia e transmitido para 180 países. A solenidade foi aberta com uma homenagem a Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul, que faleceu nesta quinta-feira (05), aos 95 anos. O show foi apresentado pelo casal de atores brasileiros Rodrigo Hilbert e Fernanda Lima, com os shows de Alcione e Emicida, Vanessa da Mata e Alexandre Pires, Olodum e Margareth Menezes.

Em seu discurso, a presidente Dilma Rousseff deu as boas vindas aos fãs do futebol e disse
estar muito empolgada com a realização da Copa no Brasil. “Eu acho que a copa no Brasil tem um significado especial. O Brasil é o país do futebol. O esporte está no coração de todos os brasileiros. Essa será a Copa das Copas, e o Brasil está muito feliz em receber a todos, pois somos um país alegre e acolhedor. Somos um povo que honra a sua cultura e as suas tradições”.

Para o presidente da FIFA, Joseph S. Blatter, já estava mais que na hora de o Brasil sediar a Copa novamente. “Já se passaram 60 anos desde a última copa aqui e nesse meio tempo, o Brasil já venceu o torneio cinco vezes. Era necessário voltar para o Brasil, para essa terra de multidiversidade, que tem mais de 200 milhões de habitantes e que fará uma grande festa para unir todos os povos amantes de futebol. Por isso, sejam todos bem vindos e aproveitem o espetáculo”, disse Blatter.

A tabela dos jogos em Natal ficou assim:          
Dia 13 de junho, às 13h: México x Camarões
Dia 16 de junho, às 19h: Gana x Estados Unidos
Dia 19 de junho, às 19h: Japão x Grécia

Dia 24 de junho, às 13h: Itália x Uruguai

05 de dezembro de 2013

GOVERNADORA PARTICIPA DE SORTEIO FINAL DA COPA 2014 E LEMBRA DO ESFORÇO PARA CONSTRUIR ARENA DAS DUNAS E GARANTIR EVENTO NO RN

A Governadora Rosalba Ciarlini embarca para Salvador na tarde desta quinta-feira (5),  a convite do presidente da Fifa, Joseph Blatter, e do presidente do Comitê Organizador da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014, José Maria Marin, para acompanhar, a partir das 13h da sexta-feira (6), o sorteio final que determinará os oito grupos que darão forma à Copa do Mundo de 2014, na Costa do Sauípe, a 76 quilômetros ao norte da capital.

A Chefe do Executivo potiguar estará acompanhada do Secretário-Chefe da Casa Civil, Carlos Augusto Rosado, do Secretário da Copa, Demétrio Torres, e do Secretário de Comunicação Social, Paulo Araújo.  

Desde a última terça-feira, o Rio Grande do Norte já marca presença no evento da Fifa na Bahia com um stand onde estão sendo divulgadas as potencialidades turísticas do Estado, informações sobre a Arena das Dunas e servindo como ponto de passagem para os mais de 2 mil jornalistas estrangeiros credenciados para cobrir o sorteio.

O evento ocorrerá às 13h (14h horário de Brasília), será transmitido pela TV para 193 países e contará com a presença de diversas autoridades brasileiras, entre elas a Presidenta Dilma Roussef. "Estamos prontos para acolher todas as seleções que forem sorteadas para jogar em Natal", declarou a Governadora Rosalba Ciarlini, que lembrou do empenho, mesmo antes de assumir o Governo do Estado, em janeiro de 2011, para garantir a construção da Arena das Dunas e a realização da Copa no Rio Grande do Norte.  

"Nossa Arena foi a última a começar a ser construída e entregaremos ela ao povo potiguar até o final de dezembro, como uma das mais lindas do Brasil", frisou Rosalba Ciarlini. "Chegou a hora do mundo se encantar ainda mais com a nossa terra por meio da divulgação espontânea que teremos", lembrou a Governadora, que já recebeu em Natal equipes das TVS Al Jazeera, do Catar, Canadá, França, Espanha e Japão.

No sábado (7), 20 jornalistas estrangeiros que trabalham como correspondentes no Brasil chegarão à Natal para conhecer a cidade e a Arena das Dunas. Na segunda-feira (9) será a vez dos presidentes das delegações que forem sorteadas para jogar em Natal visitarem o Estado.

O sorteio de sexta-feira (6) na Costa do Sauipe será conduzido pelo secretário-geral da Fifa, Jerôme Valcke e contará com o auxílio dos craques uruguaio Alcides Ghiggia, do inglês Geoff Hurst, do brasileiro Cafu, do italiano Fabio Canavarra, do argentino Mario Kempes, do espanhol Fernando Hierro, do francês Zinedine Zidane e do alemão Lothar Mattaus.

Durante o sorteio haverá shows musicais de Alcione e Emicida, Vanessa da Mata, Alexandre Pires, balé da companhia Débora Colker, Margareth Menezes e Olodum.

27 de novembro de 2012
PREFEITO DE TOUROS DESMENTE OPOSIÇÃO SOBRE PRIVATIZAÇÃO DO SAAE

Caros amigos, vou aproveitar este meio de comunicação para informar que muitas estórias publicadas por grupos ou pessoas da oposição, só servem para confundir a nossa população, por isso, antes de qualquer esclarecimento, cuidado com o que vocês leem!

Estamos realizando um trabalho sério e responsável na Prefeitura de Touros, tivemos que tomar decisões radicais justamente para evitar problemas futuros e, principalmente, não comprometer os serviços essenciais do nosso município. Mas a dificuldade da chegada de recursos na nossa cidade, não é algo exclusivo de Touros, não diz respeito a má gestão, como dizem por aí, é uma crise nacional. Não é só o prefeito de Touros que enfrenta problemas financeiros, são os prefeitos do país, e, sobre isso, basta ter um pouco mais de atenção aos jornais de grande circulação do nosso Estado e assistir aos telejornais. 

Infelizmente, a oposição gosta de confundir o nosso cidadão, não apresentam saldos reais, passam informações incompletas, imagens montadas, só fazem criticar e não apresentam soluções. Se vocês prestarem atenção, são sempre as mesmas pessoas, e nunca falam das coisas boas da nossa cidade, nem se preocupam em contribuir com o melhor para o local onde eles mesmos vivem.

 Mas quando as mentiras podem prejudicar a nossa população, aí sim, eu venho esclarecer. E, gostaria de aproveitar este espaço, onde tenho muitos amigos que me acompanham, que não há nada, nenhum projeto ou pensamento do prefeito em privatizar o SAAE. Isso não existe! É uma mentira! Quer dizer, é MAIS UMA MENTIRA!

 Como prefeito, não vou poder estar sempre aqui desmentindo essas pessoas, por isso, peço apenas que tenham atenção as coisas que são publicadas ou ditas nas ruas por pessoas que não se preocupam em fazer o bem, não se preocupam com a nossa cidade. Eu preciso trabalhar! Ao contrário “deles”, tenho muito o que fazer, e não posso estar perdendo tempo com pessoas assim. Na verdade, nem eu, nem vocês!

Espero que me entendam, e que, a partir de agora, prestem atenção aos “boatos destrutivos” e se afastem de pessoas que não contribuem pelo melhor do nosso município. Conto com vocês e sempre que posso respondo as dúvidas dos amigos do facebook.

Lembro também que as portas da prefeitura estão sempre abertas, e o meu gabinete sempre pronto para receber cada um de vocês, talvez, na correria, porque eu não paro, vocês me conhecem, mas jamais deixarei de atendê-los.

Um beijo no coração e vamos trabalhar!

DELEGAÇÃO DO RN SE PREPARA PARA 5ª CONFERÊNCIA NACIONAL DAS CIDADES E TOUROS TERÁ A SUA REPRESENTANTE


As passagens estão sendo compradas por determinação da Governadora pela SETHAS e, o grupo embarcará nesta quarta-feira(20) a 1h55.

Os  delegados que compõem o grupo que irá representar o Rio Grande do Norte na 5ª Conferência Nacional das Cidades, se preparam para as estratégias de participação no encontro, que acontecerá de 20 a 24 em Brasília-DF, e terá o tema: “Quem muda a cidade somos nós:  Reforma Urbana Já”.
Delegação do RN  que estará  na Nacional 
“É importante destacar a necessidade de vocalização dos movimentos sociais e a atuação destes para além dos espaços institucionalizados de participação.  Estar presente na 5ª Conferência Nacional das Cidades é poder dizer que os movimentos sociais são atuantes e é necessário a sua participação nos governos”, disse a delegada Dione Nascimento, representando os movimentos sociais de Touros, Casa de Apoio Geraldo Gonzaga e região norte litorânea.

O Segmento dos Movimentos sociais e populares, as passagens estão sendo compradas por determinação da Governadora pela SETHAS.  Vale ressaltar a luta da CONAM/FECEB e MLB, com relação a decisão do Governo para o translado custeado pelo Governo do Estado, sobre a coordenação de Ivani Matias Xavier Trigueiro, coordenadora executiva da 5ª Conferência das Cidades do RN.

Nos dias 28 e 29 de Maio, a 5ª Conferência Municipal se deu em Touros, sobre a coordenação de Gildenes Raimundo dos Santos, onde foram escolhidos os delegados para a estadual:  Evânia, Gildenes, Dione, Theyjesa e Felipe.

CONFIRA:  CONFIRA
Em Natal, foi a vez da Conferência Estadual realizada nos dias 18 e 19 de setembro, quando foram escolhidos os delegados para a Nacional.

04 de outubro de 2013

DEMUTRAN, GTO E CONSELHO TUTELAR DE TOUROS, REALIZAM OPERAÇÃO SURPRESA DURANTE FERIADO E APREENDEM 25 MOTOS

“A população precisa colaborar denunciando o que está errado, isto porque a polícia não trabalha sozinha, necessita do apoio da sociedade”. Sargento Eli, comandante do GTO de Touros

A Repórter1501/Dione Nascimento, esteve às 22h45, no local da 2ª Operação Surpresa montada pelo DEMUTRAN, Polícia Militar e Conselho Tutelar, realizada nesta quinta-feira(3), feriado, que teve mais de 25 motos apreendidas.  Na oportunidade, foram entrevistados o comandante do GTO de Touros-Sargento Eli, o presidente do Conselho Tutelar-Juscelino Kubschek e Joermeson Sá-Diretor do DEMUTRAN.
Fotos:  Wesly Viana
A Operação teve início as 9 horas, com a finalidade de resolver assuntos abordados pela população nos últimos meses, entre eles:  menores fazendo algazarras em motos com canos adulterados; e carros com som, acima do permitido por Lei, numa das mais belas praias do Litoral Norte Potiguar:  Touros.  Diante da grande quantidade de denúncias, comprova-se que os tourenses querem sossego, segurança e paz. 

Repórter1501 - Qual a razão principal para que essa operação fosse necessáriaacontecer?

Sargento Eli – O serviço de plantão do GTO tem recebido diariamente muitas  reclamações, principalmente à noite e final de semana.

Repórter 1501 – Comandante, diante de uma reclamação recebida, qual a primeira atitude da Polícia Militar?
Sargento Eli – A primeira providência é ir ao local averiguar o que está acontecendo.  Se for constatado, apreende-se o veículo, e se tratando de menor, entra-se em contato com o Conselho Tutelar para que os pais sejam notificados.

Repórter1501 – No caso de canos adulterados, quais são as medidas tomadas, já que esta, tem sido uma das grandes causas de reclamações da população?

Sargento Eli – Por se tratar de uma operação educativa, apreende-se a moto até que o proprietário mude o cano, receba as instruções devidas e a moto é liberada.

Repórter1501 - Quanto a poluição sonora, quais são as medidas que estão sendo tomadas?

Sargento Eli – Já deu uma diminuída, a população está começando a entender o nosso trabalho.  Estamos sendo obrigados a ser mais rígido.  Quando constatado, é retirado o som.  E, se necessário, o carro é automaticamente apreendido, só podendo ser liberado por ordem judicial e pagamento de multa.

Repórter1501 – Estamos num município, onde a população ainda não está acostumada a ser multada e, os proprietários de veículos dizem que não existe Lei que proíba menor dirigir, trocar canos de motos, som alto, dirigir embriagado, entre outros.   Qual o amparo legal que tem a autoridade policial no município de Touros, nesses casos?

Sargento Eli – Trabalhamos amparados pelo Código de Trânsito que diz:  “a partir do momento em que é sanado o problema, o veículo é liberado, caso contrário o veículo fica preso na Delegacia de Polícia”.

Repórter1501 – Diante do quadro apresentado pela Polícia Militar, qual é a participação de crianças e adolescentes utilizando veículos automotores no município de Touros?

Sargento Eli – Infelizmente os maiores culpados são os pais, que compram uma traxx e coloca nas mãos do menor, com 10, 11 anos de idade.  Antes, os pais compravam uma bicicleta.  Atualmente é uma moto e dar de presente aos filhos, uma atitude irresponsável.

Repórter1501 – Diante desse consenso entre Polícia Militar, DEMUTRAN e Conselho Tutelar, quais são as medidas que estão sendo tomadas para coibir proprietários de veículos que agem de forma irregular?

Sargento Eli – As barreiras continuarão, sem dias previstos.  É necessário que a população compreenda que cabe as autoridades tomar as providências necessárias para colocar ordem na cidade e no município, mesmo que tenha que desagradar alguns.

Repórter1501 – Além da Lei Federal, o município de Touros necessita de uma Lei municipal para respaldar o trabalho que começa a ser realizado?

Sargento Eli – Não!  A Lei Federal supera a municipal.  Estamos trabalhando com o Código de Trânsito, e isto basta! 

Número para reclamações:  190 ou 3263.3981

Joermeson Sá (Foto:  Wesly Viana)
O Departamento de Trânsito de Touros, também empenhado na Operação, “consiste em abordar qualquer pessoa que esteja fazendo uso de motos com canos adulterados ou dirigindo de forma irregular”, disse Joermeson Sá-Diretor do DEMUTRAN.

Repórter1501 – A população comenta que o DEMUTRAN não tem autoridade jurídica para realizar o trabalho de fiscalização no trânsito e até de multar, se necessário, isto procede?

Joermeson Sá – Não procede!  O Departamento de Trânsito de Touros-DEMUTRAN, foi criado em 2008 e desde então, começou a ter capacidade jurídica de atuações.  O que na verdade dificulta o trabalho é a falta de um número maior de agentes.  Mas, já estamos estudando os meios de solucionar o problema.

Repórter1501 – Com um ostensivo reduzido de apenas 5 membros para atender a todo o município de Touros, quais as medidas encontradas para solucionar o problema?

Joermeson Sá – O DEMUTRAN necessita de pelo menos 10 pessoas, isto porque, o município cresceu, a quantidade de veículos também e automaticamente aumentou o trabalho de fiscalização junto a população.

Juscelino Kubschek (Foto:  Wesly Viana)
Para Juscelino Kubschk, presidente do Conselho Tutelar de Touros “a participação do Conselho é basicamente na prevenção das crianças e adolescentes, em virtude dos pais liberarem veículos, violentando os direitos dos menores de idade ao entregar nas suas mãos uma arma, que é uma moto ou um carro, onde o Código de Trânsito diz que é acima de 18 anos”, enfatizou Juscelino.

Cabe ao Conselho Tutelar notificar os pais a comparecer ao Conselho e encaminhar ao Juiz de Direito da Comarca, para as devidas providências.


A população tem a sua disposição o número 3263.2321 ou Disque 100, no horário comercial.  Caso necessário, pode telefonar diretamente para a Delegacia de Polícia, que se responsabiliza de entrar em contato com os conselheiros.

ERRATA:  Aonde lia-se comandante da PM DE Touros, leia-se, comandantee do GTO de Touros.

28 de setembro de 2013

SENADO APROVA ANTONIO PATRIOTA PARA REPRESENTAR O BRASIL NA ONU

Embaixador foi eleito por unanimidade do Senado Federal

Com um discurso em defesa da reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas e críticas a medidas unilaterais adotadas por alguns países em situações de crise como a vivida pela Síria, o ex-chanceler Antonio Patriota foi aprovado por unanimidade, pelo Senado, para assumir o cargo de representante permanente do Brasil na Organização das Nações Unidas (ONU).

Patriota explicou que a ideia é definir mecanismos multilaterais para lidar com essas situações, garantindo conquistas já implementadas pelos diversos órgãos das Nações Unidas (ONU) como a soberania e privacidade dos países. O diplomata acredita que a resistência de alguns países, como os Estados Unidos, perdeu força com as denúncias recentes de que o governo norte-americano também espionou as atividades da Petrobras. “A cortina caiu. Toda espionagem e interferências eram justificadas pelo suposto combate ao terrorismo e proteção de vida. Isso caiu por terra porque você não espiona a Petrobras para proteger contra o terrorismo”, disse.

Durante quase duas horas de sabatina, o diplomata destacou o papel de liderança do Brasil sobre temas prioritários no cenário internacional e lembrou, por exemplo, que o governo brasileiro foi responsável por iniciar o debate sobre a responsabilidade das nações em proteger civis em regiões de conflito. A iniciativa ocorreu em uma crítica à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) na situação do Afeganistão que perdurou por quase 10 anos. Apenas no período entre janeiro e junho de 2010, mais de 1,2 mil pessoas morreram em decorrência do confronto, segundo dados da ONU.

“Alguns países acham que tem carta branca para fazer o que entende como moralmente correto. O debate foi lançado”, disse, afirmando que o novo conceito não vai substituir o conceito da responsabilidade de proteger. “É uma semente que está germinando que vou acompanhar na ONU”.

Patriota disse que outra tarefa que vai levar entre as prioridades na representação na ONU será a defesa pela reforma do Conselho de Segurança do organismo. “Espero que a reforma se concretize num futuro relativamente próximo. O debate está colocado na pauta há 20 anos”, disse. O diplomata destacou que o Brasil, ainda que não tenha assegurado um assento permanente no conselho, foi responsável por conquistas significativas sobre decisões do grupo. Patriota citou, por exemplo, o esforço feito, ao lado de países africanos e a Índia, para evitar que o colegiado internacional fechasse definitivamente as portas para uma participação permanente de países em desenvolvimento.

“A primeira vitória foi evitar déficit de representatividade que está na ausência de um membro da América Latina e África”, disse. Antonio Patriota ainda explicou que o Brasil “não está fazendo barganha, em termos de perdoar dívidas de países africanos, para obter apoio para cupar a cadeira”, afirmando que o Brasil é o candidato natural da região para o Conselho pela liderança que vem destacando em diversos debates internacionais.

Antonio Patriota, 59 anos, foi ministro das Relações Exteriores por dois anos e oito meses, e foi indicado pela presidenta Dilma Rousseff para o ocupar o cargo em Nova York, logo que deixou a pasta, em agosto desse ano. Com 34 anos de carreira diplomática, Patriota serviu na missão permanente do Brasil em organismos internacionais em Genebra, na Suíça (1999-2003) e integrou a delegação brasileira no Conselho de Segurança da ONU (1994-1999).
Fonte:  Folha do Mato Grande

 CALENDÁRIO DE PAGAMENTOS DO PIS/PASEP 2013 e 2014
Quem tem direito a receber anualmente o Pis/Pasep 2013 e 2014 já pode se 
programar. O calendário de pagamento do benefício 2013/2014 já foi aprovado pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat).

O abono salarial, no valor de R$ 675,00 será pago a partir de 11 de agosto a 18,4 milhões de trabalhadores brasileiros, no montante de R$ 9,3 bilhões.


CALENDÁRIO DO PASEP (Banco do Brasil)


NASCIDOS EM
           INÍCIO DE PAGAMENTO
  ATÉ
JULHO
15 / 08 / 2012
       28 / 06 / 2013
AGOSTO
22 / 08 / 2012
       28 / 06 / 2013
SETEMBRO
29 / 08 / 2012
       28 / 06 / 2013
OUTUBRO
12 / 09 / 2012
       28 / 06 / 2013
NOVEMBRO
19 / 09 / 2012
       28 / 06 / 2013
DEZEMBRO
26 / 09 / 2012
       28 / 06 / 2013
JANEIRO
09 / 10 / 2012
       28 / 06 / 2013
FEVEREIRO
17 / 10 / 2012
       28 / 06 / 2013
MARÇO
24 / 10 / 2012
       28 / 06 / 2013
ABRIL
13 / 11 / 2012
      28 / 06 / 2013
MAIO
21 / 11 / 2012
      28 / 06 / 2013
JUNHO
28 / 11 / 2012
      28 / 06 / 2013
CALENDÁRIO DO PIS (Caixa)
FINAL DA INSCRIÇÃO

      INÍCIO DE PAGAMENTO


      ATÉ
0 e 1
15 / 08 / 2012
           28 / 06 / 2013
2 e 3
22 / 08 / 2012
          28 / 06 / 2013
4 e 5
29 / 08 / 2012
          28 / 06 / 2013
6 e 7
05 / 09 / 2012
          28 / 06 / 2013
8 e 9
12 / 09 / 2012
          28 / 06 / 2013
TOUROS, SÃO MIGUEL DO GOSTOSO, JOÃO CÂMARA E PARAZINHO TEM PROJETOS APROVADOS PELA CPFL
Por Ricardo Teixeira – Pedra Preta Real

A CPFL Renováveis, divulgou a listagem dos projetos aprovados para execução no ano de 2013, na reunião de análise e julgamento do Comitê de Sustentabilidade da CPFL Renováveis, realizada dia 28 de junho de 2013. Serão beneficiadas 8641 pessoas nos quatro municípios da Região do Mato Grande.
PAULISTAS PODERÃO CONTAR COM ACESSO A INTERNET

Paulistanos poderão contar com acesso gratuito à internet em toda a cidade, sendo que o primeiro local a receber a novidade deve ser a Avenida Paulista. 

Em entrevista ao Estadão, o secretário municipal de Serviços, Simão Pedro, informou que o projeto-piloto entra em teste no primeiro semestre, atendendo inicialmente a cinco locais com fluxo intenso de pedestres.

Áreas centrais como Vale do Anhangabaú e regiões periféricas como Cidade Tiradentes e São Miguel Paulista (na zona leste) estão na fila do Wi-Fi grátis. Simão, que também é deputado pelo PT, disse que o projeto é um pedido pessoal do prefeito Fernando Haddad e deve ajudar a atender à demanda turística na época da Copa do Mundo de 2014.

"É um absurdo uma cidade moderna, grande como São Paulo não oferecer internet gratuita e sem fio à população. Osasco, Guarulhos, Diadema e tantas outras já oferecem", disse o secretário.

A pasta também ficará responsável por administrar e modernizar a rede de telecentros de São Paulo, algo que necessitará de uma nova licitação. "Hoje, são cerca de 350 unidades, mas a maior parte delas está defasada e com baixa qualidade de atendimento. O prefeito Gilberto Kassab (PSD) se preocupou em ampliar a rede, mas nós vamos transformá-la. A ideia é fazer minicentros de cultura digital, adequados à realidade de cada comunidade."

Jundiaí, no interior de São Paulo, já tem acesso garantido a seus cidadãos. O Olhar Digital foi até a cidade para entender como funciona isso. Confira o vídeo aqui.

26 de janeiro de 2013

Secretaria de Ação Social da Prefeitura de Touros monta “força tarefa” para atender a mais de 1.700 famílias que estão com seus benefícios bloqueados

Glorimar, Andrea e Luz Marina
A Secretaria de Ação Social da Prefeitura de Touros, sentiu-se obrigada a montar uma equipe composta por 6 pessoas especializadas  no assunto, formando uma “Força Tarefa”, em virtude do diagnóstico constatado da situação do Cadastro Único do Município, onde mais de 1.700 famílias estão sendo prejudicadas por não terem os seus cadastros atualizados.

O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal  é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, entendidas como aquelas que têm:    renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou renda mensal total de até três salários mínimos.  .   As outras irão receber outros benefícios, que não é a transferência de renda, mas são tão importantes para emancipação da família como a transferência de renda.  Famílias que fizeram o cadastro pela primeira vez e nunca vieram atualizar.   

Mais de 1.700 famílias estão com seus benefícios bloqueados, e correm o risco de serem cancelados a partir de março.  Tendo sido constatado inclusive  que essas famílias fizeram o Cadastro Único e não receberam qualquer benefício,  a prioridade do recadastramento será para essas famílias.

Segundo Luz Marina, Assistente Social da SETAS, a disposição da Prefeitura de Touros,as pessoas costumam erradamente associar Cadastro Único com Bolsa Família.   O Cadastro Único é a porta de entrada de todos os programas federais, Inclusive o PROUNE,  Minha Casa Minha Vida,  a Tarifa Social da Energia Elétrica, etc.  

Ciente da situação encontrada  o Ministério Público  achou por bem fazer uma auditoria para ver se a  família mudou, ou quem pode  ter acesso a outros programas.   Temos famílias que fizeram o cadastro em 2005, 2006 e nunca vieram atualizar", disse Luz Marina.

A partir de março, a prioridade será para os pescadores artesanais, agricultores, famílias acampadas e famílias assentadas. 

A expectativa é que até junho, tudo esteja solucionado.  Como havia essa quantidade de mais de 1.700 famílias em situação de bloqueio, foi contratada uma Força Tarefa, que a secretaria montou com mais de 6 pessoas  capacitadas no assunto, o que está mostrando um perfeito funcionamento, afirma a secretária de Ação Social, Andrea Karine Cruz Souza Ribeiro.

O Cadastro Único permite conhecer a realidade socioeconômica dessas famílias, trazendo informações de todo o núcleo familiar, das características do domicílio, das formas de acesso a serviços públicos essenciais e, também, dados de cada um dos componentes da família.
:::::::::::::::::::::::::::::::::::

04 de dezembro de 2012
O portal "TOUROS1501" premiará em janeiro/2013, várias personalidades do município de Touros e do Estado do Rio Grande do Norte. 

Você é convidado a participar das ENQUETES que serão apresentadas a partir desta terça-feira(4), escolhendo o vereador, prefeito, secretaria, pousada, colégios, comérciante, empresário, cabelereiro(a), manicure, atleta, professor(a), diretor(a), empresa, deputado(a), cantor, compositor,  banda, entre outros.   

Com o seu voto, você escolherá, aquele ou aquela que foi destaque no ano de 2012.
Boa sorte! 
 
21 de novembro de 2012 - O estado de São Paulo

Temperatura da Terra pode subir até 4 graus

Um relatório encomendado pelo Banco Mundial alerta para os efeitos de um aquecimento de 4°C na temperatura do planeta até o fim do século. Caso sejam mantidas as emissões nos níveis atuais, ondas de calor, longos períodos de estiagem, enchentes e outros desastres naturais deixariam de ser eventos ocasionais.
Segundo o estudo, o cenário para 2100 projeta um aumento de temperaturas de forma desigual – em áreas continentais, a temperatura pode subir até 6°C até meados de 2060. Os picos de calor ocorrerão nos países de maior latitude, mas o maior aumento de temperatura média será nos trópicos, com 15% a 20% a mais de elevação no nível do mar do que o restante do planeta. Secas e ciclones também serão mais frequentes nessas regiões, de acordo com o Instituto Potsdam de Pesquisa de Impacto do Clima (PIK).

Em locais como o Mediterrâneo, o norte da África e o Oriente Médio, quase todos os meses de verão devem ser mais quentes do que as ondas de calor extremo sentidas hoje. Em julho, a região do Mediterrâneo poderá ter temperaturas 9° C mais altas que as atuais.
Para o físico Paulo Artaxo, do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), os países mais pobres podem sofrer mais. “Países em desenvolvimento, como o Brasil, são mais vulneráveis pela falta de estrutura para lidar com desastres naturais. Além disso, temos áreas em que as temperaturas já são elevadas.”

Os pesquisadores estimam que desde o período pré-industrial a temperatura já aumentou em 0,8°C.

15 de novembro de 2012


Para o jornalista Alexandre Garcia o Brasil foi descoberto em Touros e não na Bahia

Alexandre Garcia parece ter lido Lenine Pinto. Em um artigo para um grande jornal de circulação nacional, o apresentador e comentarista político da Rede Globo afirmou:" Será nossa História confiável? Estou convencido, por exemplo, de que Cabral aportou em Touros, no Rio Grande do Norte, e não em Porto Seguro, na Bahia.Além disso, Alexandre também questiona a maneira como a Proclamação da República foi contada nos livros. Para ele a história foi totalmente diferente.
 
EVIDÊNCIAS Segundo a tese do historiador potiguar Lenine Barros Pinto, Touros é o local onde o Brasil foi descoberto. A pedra padrão encontrada nesta praia tinha todas as características do marco original descrito por Cabral, ao contrário do marco encontrado em Porto Seguro, na Bahia, que veio de Portugal entre 1503 e 1526, datas posteriores ao marco chantado no Rio Grande do Norte. O marco colonial potiguar é o monumento histórico mais antigo do Brasil. Em 23 de agosto de 1962 foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN.
Fonte: W&C artigos e notícias

16 de novembro de 2013
Municípios precisam responder Censo Suas até dia 30

Os Municípios tem até o dia 30 de novembro para responder a 2ª fase do Censo do Sistema Único de Assistência Social (Suas). A Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta sobre a importância do preenchimento para que os Municípios não sofram sanções administrativas.
 Nesta segunda fase os Municípios devem cadastrar informações e enviar dados sobre os Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Gestão Municipal e Conselho Municipal de Assistência Social e os Estados devem informar sobre o funcionamento da gestão Estadual e Conselho Estadual de Assistência Social. 
Entre os dias 3 e 14 de dezembro, os gestores poderão corrigir e complementar as informações de todos os questionários, caso tenha havido algum erro no preenchimento. 
O Censo é uma coleta de dados realizada pela União, que tem como objetivo avaliar e conhecer o atual funcionamento dos serviços e dos centros da rede sócio-assistencial, dos conselhos e da gestão municipal e estadual. Este Censo é realizado anualmente.

DÉCIMO - 14/11/2012
 

Nessa época de pagamento de décimo terceiro salários e férias, principalmente para os que estão deixando as administrações municipais,  é bom que se conheça a decisão do TCE, na Consulta formulada pelo prefeito de São José do Mipibu sobre o assunto.
O prefeito perguntou ao órgão de Contas se prefeitos, vice e secretários tinham direito a receber décimo e férias. 
No entendimento da Corte de Contas, a Constituição Federal assegura o pagamento de décimo terceiro e adicional de férias aos secretários municipais. 
Mas, o mesmo principio não se aplica ao prefeito e ao vice-prefeito, “por se tratarem de agentes políticos com vinculo decorrente do mandato eletivo de natureza política e de caráter temporário com a Administração Pública, remunerados por subsídios em parcela única”. 
Rosalie Arruda


25 de outubro de 2012
Diplomação dos eleitos de Touros e São Miguel do Gostoso será no dia 7 de dezembro

A Justiça Eleitoral de Touros, já marcou a data da diplomação dos eleitos no último pleito, será no dia 7 de dezembro(sexta-feira), às 10 horas, local ainda a ser definido.  
Na oportunidade serão diplomados os prefeitos eleitos Ney Rocha Leite(PSD)-Touros, e Maria de Fátima Tertulino Dantas Neri(PMDB)-São Miguel do Gostoso, e seus respectivos vices, além de 22 vereadores eleitos nos dois municípios.
ATENÇÃO:  O Cartório Eleitoral lembra que o requisito principal para recebimento do Diploma é:  “estar com a prestação de contas aprovada até 6 de novembro”.

TOUROS
Edvaldo Medeiros
Francisco Vieira
Flávio de Tetê
Diego França
Pedro de Cajueiro
Nalvinha da Colônia
Fernanda Rocha
Felipe França
Di Assis
Virgílio Câmara
Dr. Joab
Dedé da Serra Verde
Professora Bel

SÃO MIGUEL DO GOSTOSO
Tia Clésia(PSD), Márcio Neri(PSD)
Márcio Neri(PSD)
Zé de Luzenário(PC do B)
Irmã Letinha(PMDB)
Micarla Catarina(PSB)
Jubenick(PT)
Beto de Agostinho(PSB)
Bebé, Izabel de Matos(DEM)
Nene de Lala (PMDB)


Sábado, 6 de outubro de 2012
Em Touros denúncias e ameaças

Você se sente livre para votar, ou é mais um que vende o seu voto?

Por:  Dione Nascimento


Não entende-se o desespero de adversários políticos, que agindo de forma irregular, tentam até mesmo, inibir o serviço da Polícia Federal.


Todo o Rio Grande do Norte é sabedor que 118 municípios pediram a presença da Polícia Federal, das Forças Armadas e de policiais civis, em virtude das inúmeras denúncias que o TRE tem recebido. 

  

Compras de voto no município de Touros, não é mais novidade.   Distribuição de sacolão, cimento, tijolo, telha, dinheiro,  óculos, dentadura, pagamento de contas de água e luz, exames e consultas que só são marcados nas secretarias se for através de candidata ou candidato tal.  Enfim, não é novidade para os moradores, são anos de sofrimento e humilhação, telefones grampeados e internet rastreada.



O que deixa todos estarrecidos, e muitos não falam por medo, são ameaças as famílias de Touros, como aconteceu com esta repórter, por ter fotografado a presença da Polícia Federal em Touros, na residência de determinado vereador, além de outras ameaças que tem recebido através de  comentários para o próprio Blog touros1501, como forma de inibir e querer calar a verdade.   Neste mesmo dia do acontecido, perguntei ao vereador suspeito de compra de voto, se o soldado Cleber tinha invadido a sua residência e ele disse que “NÃO”, ele tinha-o convidado para entrar em sua casa.   No entanto, em um determinado blog foi divulgado que o soldado Cleber tinha “INVADIDO” a casa do vereador.



Ontem(5), três jovens, residentes em determinado conjunto residencial procuraram esta repórter para dizer que estavam sendo ameaçados.    Neste mesmo conjunto, o “leite” tinha sido suspenso por perseguição política.    O pior, que muitas vezes, o representante executivo não tem conhecimento desses fatos.



Neste sábado(6), pela manhã, aconteceu mais uma vez, ameaça ao candidato a prefeito Ney Leite, com as palavras “se você ganhar, você não assume”.   



Muitos que subiram nos palanques para pregar a “democracia” no País, vivem no entanto, a pregar a continuação de um “coronelismo” barato que atua de dois em dois anos, nos períodos de eleição em Touros.



Aonde está a liberdade de um povo, que tem o direito de escolher democraticamente os seus representantes?



Neste domingo, 7 de outubro, é dia de dar o seu  grito de independência.   Vote consciente e democraticamente, não se deixando corromper.   Você não é um objeto que tem preço, você tem um valor especial, você é filho e filha de Deus, que lhe dar total livre arbítrio.



Este espaço não tem intermediário e nem recebe de nenhum poder público para fazer matérias, muitas vezes infundadas, com o intuito de denegrir quem quer que seja.  As suas matérias são assinadas e escritas em benefício de um povo, que dar a este espaço a credibilidade de ter em quatro meses e dez dias, mais de 24 mil acessos. 

A todos o nosso agradecimento.    

Vote certo, vote consciente, vote Touros.

29 de agosto de 2012
Relato de Lindonor Patriota enriquece a história de Touros

Natural de Touros, nasceu no dia 27 de novembro de 1929, filho de Júlio Maria do Nascimento e Luiza Patriota do Nascimento.  Concluiu o curso primário e fez exame de admissão no Liceu Industrial de Natal, em 1946.
Sua vida profissional teve início em 1947, como auxiliar de cartório.  Em 1952, foi aprovado em concurso para cartório.  Em 19 de maio de 1953, foi nomeado para substituir o seu pai, tabelião Júlio Maria, através do ato governamental, assinado pelo governador Sílvio Piza Pedrosa.
No dia 10 de dezembro de 1950, casou-se com Terezinha Machado do Nascimento, e dessa união nasceram Carlos Rogério, Tereza Neuma, Ana Maria, Júlio, Gorete, Lindonor Júnior, Carla, Adriana, Alexandre e Roberta.
Ingressou na vida política, tendo assumido dois mandatos consecutivos de vereador, na Câmara Municipal de Touros, no período de 1958 à 1966, na administração dos prefeitos Sebastião Celso de França e José Américo de Souza Grilo.
Teve seus direitos políticos e civis cassado, em 1967, por dez anos, por ato presidencial do general Humberto de Alencar Castelo Branco.    Em um tempo em que a ditadura mandava no país, muitos inocentes foram perseguidos e acusados de crimes, muitas vezes inexistentes.   Processos facciosos promovido por um juiz e um deputado federal, em expediente que contraria a probidade funcional da mesma autoridade, consequentemente, Lindonor, foi envolvido por fatos que desconhecia.   Foi preso, em agosto de 1969, por determinação da justiça federal.   Durante esse período teve a assistência e acolhimento do amigo Geraldo Gonzaga da Costa, coronel da polícia militar e escritor tourense.
Com sua ausência, assumiu o tabelionato no 1º Cartório de Touros, sua esposa, Terezinha Machado do Nascimento, que teve como guardião, o compadre Lucilo Afonso do Nascimento, pelos conhecimentos cartoriais que tinha.   Em seguida, foi indicado para assumir o cargo, o filho Carlos Rogério Machado do Nascimento.
Passados nove anos, Lindonor foi indutado e no ano seguinte, 1979, anistiado por decreto presidencial do General João Batista Figueiredo.   Em outubro de 1980, foi aposentado através de ato do governador do estado Lavoizier Maia Sobrinho.
Escreveu a história contemporânea de Touros, na Folha do Mato Grande, com o título de “Touros do meu tempo”.
Nos dias atuais, é tabelião substituto do Cartório Único de Touros, seu neto, Júlio José Silva do Nascimento.
NOTA:  Relato feito pelo próprio Lindonor, a funcionária do cartório Maria Antônia da Silva, no ano de 2000.   Com algumas correções por Dione Nascimento – repórter1501.

25 de agosto de 2012  
RN “voltará” a tela da Rede Globo; matéria do Fantástico mostrará clonagem de cartão de pessoas mortas
O Rio Grande do Norte voltará a ser notícia na Rede Globo. A equipe do Fantástico produziu matéria sobre clonagem de cartão de pessoas mortas. A reportagem foi produzida na manhã de ontem e culminou com a prisão de oito acusados.
Informações extra-oficiais, dão conta que a Polícia escondeu a operação de todos, para garantir a exclusividade ao programa Fantástico. O repórter da Rede Globo participou, diretamente, das diligências que levaram à prisão. Os mandados foram decretados pelo juiz Raimundo Carlyle e o trabalho da Polícia Civil foi do delegado Bem Hur Medeiros.
Alguns dos advogados dos acusados já estão se mobilizando contra o fato do processo ainda não ter sido aberto para eles, mesmo os profissionais estando com procuração.

24 de agosto de 2012
A partir do dia 30 de agosto, as ligações locais de orelhões para telefones fixos não poderão ser cobradas

Brasília - A partir do dia 30 de agosto, as ligações locais para telefones fixos feitas em orelhões da operadora Oi em 2.020 municípios não poderão ser cobradas. A medida, determinada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), faz parte do Plano de Revitalização de Telefonia de Uso Público, que começou em agosto de 2011.


quarta-feria, 15 de agosto de 2012
Receita paga nesta quarta-feira as restituições do 3º lote do Imposto de Renda 2012

A Receita Federal paga nesta quarta-feira, 15, as restituições do terceiro lote do Imposto de Renda da Pessoa Física 2012 - o qual também inclui devoluções residuais de 2011, 2010, 2009 e 2008. Ao todo, serão sete lotes neste ano, um por mês, até dezembro.
Ao todo, serão depositados R$ 2,2 bilhões a cerca de 2,3 milhões de pessoas. Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deve acessar o site da Receita ou ligar para o Receitafone 146 e informar o número do CPF.

domingo, 12 de agosto de 2012

Lucilo Afonso do Nascimento "O MEU PAI"

BIOGRAFIA (in memorian)
Por sua filha, Dione Maria do Nascimento 
Lucilo Afonso do Nascimento, brasileiro, nasceu em Touros, Rio grande do Norte, na antiga rua da Prefeitura, atualmente, rua Augusto Severo, número 96, em 31 de outubro de 1921.  Filho de Manoel Torquato do Nascimento e Honorina Leopoldina do Nascimento.  Teve 5 irmãos:  José, Antônio Ovídio, Francisco, Maria Emília e Maria Lúcia, que lhe deram as sobrinhas:  Lucila Lúcia(Lulu), Núbia, Velúzia, e Maria Conceição(Ceiça).
Concluiu o curso primário aos 13 anos de idade,  na Escola Estadual Coronel Antônio do Lago, e teve como colegas Álvaro Câmara, Antônio Câmara, Antônio Lopes(Tota) Edgar Seabra, Francisco Rodrigues(Petico), Geraldo Brito(Dadinho), Geraldo Lopes, João Pedro, Joaquim Grilo, Joaquim e Severino Gonçalves, Luzenário, Maninho Mata, Melquiades Penha, Mário e Nosinho de André, Paulo Neri, Paulo Amaral, Raimundo Bune e Zequinha Porto (Livro:  Touros á meia-tinta).  
Casou-se aos 20 anos de idade, no dia 29 de junho de 1941, na cidade de Touros, com Maria Débora Tenório.   Ela, filha de José Luiz Tenório e Ernestina Mendes Tenório, que, após o enlace matrimonial, passou a chamar-se Maria Débora do Nascimento.  O matrimônio religioso foi celebrado por Padre Bianor Emílio Aranha, e o civil contraído pelo Juiz de Paz Alfredo Aurélio do Amaral, tendo como testemunhas, os conterrâneos Luiz Câmara da Costa e Emídio Francisco da Costa.   Da união, Lucilo e Débora tiveram 12 filhos:   João Batista, Pedro, Manoel, Luiz Carlos, Ernestina, Maria Dione e José Arimatéia, (falecidos).    Com vida, Maria Deusa, Maria Dilma, Dione Maria, Doralúcia e Débora Maria, todos nascidos em Touros, na rua Severino Rodrigues Santiago, número 100.
Teve como profissão marinheiro, pescador, e funcionário público municipal.    Na Marinha do Brasil, assumiu a função de cozinheiro, durante a 2ª Guerra Mundial.   Na praia de Touros, era conhecido como o proprietário da maior embarcação de pesca.   E, na Prefeitura Municipal de Touros, foi Fiscal.   Sempre que chegava do alto mar, tinha a mania de antes do banho, tomar uma doze de conhaque, na bodega de Vitor, e distribuir moedas as crianças, que o cercavam com alegria.
Assumiu os cargos de Oficial de Justiça, Juiz de Paz e Presidente da Colônia de Pescadores Z-2 de Touros.   Foi oficial de Justiça substituto no período de 4 anos, no 1º Cartório de Touros.  - Sendo Juiz de Paz, no período de 1976 à 1980, tendo realizado o primeiro Casamento Civil, dia 1º de Janeiro de 1976, no 2º Cartório Judiciário, onde consta no Livro Nº 06, Folha 191, Registro Nº 1.771, do casal Raimundo Lucas Cordeiro e Iracilda Tarquino da Silva.    - Presidente da Colônia de Pescadores de Touros Z-2, no período de 1989 à 1981, tendo realizado seu último ato como presidente, no dia 18 de janeiro, quando sentiu-se mal, durante uma reunião, sendo a sua causa morte, estrangulamento de úlcera, chegando a óbito, dia 2 de fevereiro de 1981, aos 59 anos de idade, no Hospital Onofre Lopes.  
Em reconhecimento aos trabalhos prestados a população de Touros, e a sociedade em geral, recebeu com o seu nome a Avenida Lucilo Afonso do Nascimento, e patrono da Colônia de Pescadores Z-2 de Touros.
Foi liderança política atuante.  Amigo pessoal do Ministro da Saúde, Paulo de Almeida Machado, Senador Dinarte Mariz, deputado-governador Djalma Marinho, e o juiz Orlando Flávio Junqueira Ayres.   Nem por isso, se beneficiou de cargos públicos para si, ou para seus familiares.   
Sua residência vivia sempre cheia de pessoas que o procuravam, para casar, fazer título de eleitor, documentos no cartório, na paróquia, ou enfermos que ele conduzia para Natal.   Era raro o dia que não se via um caminhão, caminhoneta, cavalo ou jegue, em seu porta, vindos dos distritos.
Em virtude dos seus conhecimentos e amizades, alguns acontecimentos merecem ser registrados para a história  do município de Touros.   A chegada do Ministro Paulo de Almeida Machado, que pousou em um helicóptero na praia.  Onde ele aguardava acompanhado dos pescadores e da população que o acompanhava.     Após cumprir a agenda, o ministro, que estava em campanha para combater a esquistossomose, acompanhou-o, e em visita a sua casa na rua Severino Rodrigues Santiago, ele pediu: -" ministro, lhe peço para não mudar o percurso do rio Maceió, pois ele é o mais belo cartão postal da cidade.  Ao invés disso, nos ajude a combater o schistosoma. O que Touros mais necessita no momento, é de um hospital”.   Com este pedido, o ministro abraçou-o e prometeu o mais breve possível a edificação e funcionamento do Hospital de Touros.
Era católico praticante, devoto de Nossa Senhora da Conceição e do Bom Jesus dos Navegantes.  Evangelizava os pescadores, quase que diariamente, na praia ou na matriz., onde tocava lindos dobrados funébres.
Sua eloquência como orador, fazia-o um homem destemido e admirado por todos.  Detestava injustiça, hipocrisia, falsidade e preguiça.  Muitas vezes bateu de frente com autoridades civis, militares e religiosas, em favor do seu povo, defendendo-os em causas quase impossíveis, mas, acabava vencendo.  
Tinha paixão pela leitura, e uma caligrafia inconfundível.   Estudioso e pesquisador, ajudou a muitos escritores tourenses a realizarem seus feitos em publicação de livros, entre eles, Antônio Nilson Patriota e Geraldo Gonzaga da Costa.
Quando foi convocado por três vezes a ser candidato a prefeito do município de Touros, sempre respondeu:  -  “para ajudar o meu povo, não preciso ser prefeito”.
Era comum vê-lo visitando as famílias, dando-lhes assistência, principalmente, os pescadores, e os mais pobres.    Amava as crianças, e delas recebia reciprocidade.  Um pai amigo, ciumento, amoroso, sincero, trabalhador e íntegro. 
Homem de muitos conhecimentos, mas, de poucos amigos.   Tinha como mais próximos  os compadres doutor Nelson e Maria Augusta, Lindonor Patriota do Nascimento, Monsenhor Lucena Dias, mestre Antônio Pavio, Antônio André de Souza e Antônio Ponga.    O seu primo, José Joaquim do Nascimento, Raimundo dos Santos Colônia, Irmã Aloísia Gerardinger, Lourival dos Santos Colônia, Chico de Jovelina, Luiz Lourenço de Oliveira “Brisa”, Nivaldo Leite da Fonseca, o seu sogro José Luiz Tenório, e a madrinha Evany Rocha Leite.
Durante o seu cortejo fúnebre, ouvia-se o pranto dos que diziam:  “morreu o pai dos pobres”.  Seus restos mortais repousam em túmulo, no cemitério central de Touros. 
De 1981, até os dias de hoje, sua família cresceu:   12 netos, 15 bisnetos, 2 tataranetos.   Sua esposa, Maria Débora, com 89 anos de idade, está entre nós.

Touros-RN, 12 de agosto de 2012. (Dia dos Pais)

Caern realiza instalação de mais de 5 mil hidrômetros ao longo da adutora do Boqueirão

09 de agosto de 2012
Por Assessoria Caern

Durante os próximos seis meses, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) instalará mais de 5 mil hidrômetros em comunidades rurais e áreas urbanas abastecidas pela adutora do Boqueirão.   O objetivo da empresa estadual de saneamento é passar de um índice de micromedição de consumo, nessas áreas, inferior a 10% para chegar ao patamar de 100%.
O trabalho começou a ser feito em comunidades que surgiram a partir de assentamentos rurais como Santo Antônio e Zabelê, no município de Touros, onde foram instalados 158 e 300 hidrômetros respectivamente. Nesses locais há plantações de abacaxi e outras culturas.
Durante os próximos seis meses, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) instalará mais de 5 mil hidrômetros em comunidades rurais e áreas urbanas abastecidas pela adutora do Boqueirão.
A adutora do Boqueirão capta água em quatro poços perfurados nas adjacências da Lagoa que tem o mesmo nome, em Touros, e se estende a partir deste ponto, por 76 quilômetros, até o município de Caiçara do Norte.

Eólicas – O grupo Nova Asa Branca Energias Renováveis está pedindo licença junto ao IDEMA para implantação de parques geradores de energia eólica nos municípios de Parazinho, São Miguel do Gostoso e Touros.  (07/08/2012)

 Touros se despede do tabelião Lindonor Patriota

Família enlutada convida para sepultamento
foto:  dione nascimento
Com pesar, noticiamos o falecimento do tabelião tourense Lindonor Patriota do Nascimento.
O velório será realizado na cidade de Touros, em sua residência na avenida Prefeito José Américo.  Às 7 horas, desta segunda-feira(30), o corpo será transladado para a Igreja Matriz da cidade, onde permanecerá até às 10 horas, horário da celebração da missa de corpo presente, seguido de sepultamento.
Lindonor estava em tratamento intensivo contra um câncer no fígado, não tendo resistido.  Vindo a óbito nesta tarde de domingo(29), na Casa de Saúde São Lucas, onde estava internado desde terça-feira.
Os familiares consternados, convidam parentes e amigos para este ato de fé e solidariedade cristã.

Casamento Milionário em Touros
foto:  DR
Oficializado neste sábado(28), em Touros, o enlace matrimonial da tourense Fernanda Miranda e Jorge Nuno Pinto da Costa, presidente do F.C. Porto, em Portugal.
O casamento realizou-se num luxuoso resort, na praia de Perobas, em Touros-RN, na presença de parentes de Fernanda e Jorge, que eram animados por uma banda de música brasileira.http://www.blogger.com/blogger.g?blogID=8272873341977832763#editor/target=page;pageID=399899848437456631