terça-feira, 26 de novembro de 2013

NOME DE POTIGUAR É DEFENDIDO PARA VAGA DE MINISTRA DO TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL

A Governadora Rosalba Ciarlini foi recebida na tarde dessa terça-feira (26), em Brasília, pelo secretário Nacional da Secretaria Nacional de Reforma do Judiciário, Flávio Crocce Caetano, para defender a candidatura da desembargadora federal do Trabalho Maria do Perpétuo Socorro Wanderlei de Castro para ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST). A vaga foi aberta pela aposentadoria do ministro Pedro Paulo Teixeira Manus.

Rosalba Ciarlini esteve acompanha da deputada federal Fátima Bezerra e da reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Angela Paiva Cruz.

A desembargadora Maria do Perpétuo compõe, em primeiro lugar, a lista tríplice aprovada pelo pleno do TST.

GOVERNO DO ESTADO COMEMORA 179 ANOS DA POLÍCIA MILITAR DO RIO GRANDE DO NORTE

O Governo do Estado comemora, nesta quarta-feira (27), os 179 anos de criação da Polícia Militar do Rio Grande do Norte e os 50 anos de fundação do Hospital Central Coronel Pedro Germano. O evento comemorativo em alusão às datas será realizado às 9h, no auditório Morton Mariz, no Centro de Convenções de Natal e contará com a apresentação da Banda de Música da Polícia Militar, que fará uma homenagem aos 100 anos da Valsa Royal Cinema.

Na ocasião, também serão entregues a medalha do Mérito Policial Soldado Luiz Gonzaga a mais de 100 personalidades, entre civis e militares.  Como forma de agradecimento, 30 jornalistas do estado receberão o diploma Amigo da PM, pontua o comandante geral da Polícia Militar, coronel Francisco Canindé de Araújo.  

OAB PEDE AO CNJ QUE INVESTIGUE BARBOSA

O documento aprovado por todos os conselheiros federais da Ordem dos Advogados do Brasil, presidida por Marcus Vinícius Furtado Coelho, é ainda mais grave do que uma moção de repúdio a Joaquim Barbosa; a OAB, que liderou movimentos históricos, como o impeachment do ex-presidente Fernando Collor, cobra do Conselho Nacional de Justiça uma investigação sobre a conduta do presidente do Supremo Tribunal Federal; estopim da crise foi a decisão de Barbosa de substituir o juiz responsável pela execução das penas dos condenados na Ação Penal 470; saiu Ademar Vasconcelos, entrou Bruno Ribeiro, filho de um dirigente do PSDB no Distrito Federal; decisão responde a uma cobrança feita, nesta tarde, no 247, pelo criminalista e ex-presidente da entidade José Roberto Batochio.  LEIA MAIS


APROVADO PROJETO DE FÁBIO FARIA QUE TORNA CRIME A PRÁTICA DE BULLYING

Dep. Fábio Faria(PSD)
As estimativas apontam que 35% dos alunos estão envolvidos com algum tipo de agressão ou violência no ambiente escolar. A prática de intimidação também conhecida como Bullying é um desafio para educadores de todo o mundo. Apesar da gravidade do problema, a legislação brasileira ainda não trata essa prática como crime. Para preencher essa lacuna legislativa, o deputado federal Fábio Faria (PSD/RN) apresentou o Projeto de Lei 1.011/11 que inclui a prática de intimidação no Código Penal.

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado aprovou o substitutivo apresentado pelo relator Assis Couto (PT/PR), que uniu a proposta original do deputado Fábio Faria a outros dois projetos sobre o mesmo assunto.

“Esse tipo de violência, infelizmente, pode ser facilmente identificado em escolas, ambientes de trabalho e também nas redes sociais. Recentemente, acompanhamos notícias sobre finais trágicos para agressões iniciadas nas redes sociais. A falta de legislação favorece a divulgação de informações, críticas e fotos que expõem, agridem e fragilizam as vítimas. Com esse projeto, o judiciário terá mais um instrumento legal para punir os agressores, com possibilidade de ampliar a pena de acordo com a condição da vítima, idade da pessoa atingida e também de acordo com a sequela produzida pela agressão”, explicou o deputado.

GRUPO DE TEATRO FAROL DE TOUROS ASSISTE AO ESPETÁCULO OS GIGANTES DA MONTANHA

Abraão Lincoln com o equipe do Grupo de Teatro Farol
Nesta segunda-feira(25), o Grupo de Teatro Farol, da Prefeitura Municipal de Touros, participou do espetáculo "Os gigantes da Montanha", que foi realizado no Anfiteatro da UFRN.
Coordenado pelo professor Abraão Lincoln, o Grupo de Teatro Farol, teve a oportunidade de presenciar um dos maiores grupos de teatro de rua do Brasil, o Grupo Galpão, que tem sua sede na cidade de Belo Horizonte  (MG).

(Assim como o Coral de Touros participou do Econat, valorizando e representando a cidade, desta vez, estávamos lá em Natal, num momento único de compartilhamento com o trabalho do Galpão.    Assistir  ao Grupo Galpão é uma aula de teatro para qualquer artista que trabalhe com a cena, e isso fortalece aquilo que trabalhamos dia-a-dia, nas oficinas de teatro em Touros), disse Abraão Lincoln.

CONSELHO NACIONAL DAS CIDADES ELEGE VEREADOR GEORGE CÂMARA COMO MEMBRO TITULAR

Vereador George Câmara(PCdoB) acompanhado de outros delegados 
O vereador natalense pelo PCdoB, George Câmara é indicado Membro Titular do Conselho Nacional das Cidades, representando os vereadores de todo o Brasil.

Durante a 5ª Conferência que ocorreu entre os dias 20 a 24 no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, mais de 3.000 delegados representando diversos seguimentos se fizeram presente.

O evento foi presidido pelo ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, e teve como tema “Quem muda a cidade somos nós:   reforma urbana já”.

PAPA DEFENDE REFORMA DA IGREJA CATÓLICA PARA DIMINUIR DESIGUALDADE

Papa Francisco
O papa Francisco defendeu a reforma da Igreja Católica e a inclusão de iniciativas que diminuam a riqueza e a hierarquia do Vaticano, em sua primeira exortação apostólica, divulgada nesta terça-feira pelo Vaticano. No texto, o pontífice ainda defende a posição contra o aborto e critica a "tirania" do capitalismo.

Francisco convidou o clero a fazer uma reforma profunda das instituições eclesiásticas, de modo que a Igreja "se torne mais fiel ao sentido que Jesus Cristo quis dar-lhe e às necessidades atuais da evangelização". Ele disse estar aberto a sugestões de reforma para o que chamou de "conversão pastoral".

"Prefiro uma Igreja Católica arranhada, ferida e suja porque veio das ruas que uma instituição doente por estar confinada e agarrada à sua própria segurança", disse, criticando ainda a insistência de sacerdotes em expor as doutrinas e a centralização do Vaticano que, para ele, atrapalha o trabalho missionário.

Francisco defendeu as reformas como uma forma de aumentar a ação eclesiástica para diminuir a exclusão social e a desigualdade. Para o pontífice, ambas situações geram violência no mundo e podem provocar uma explosão.

"Até que não se revertam a exclusão e a iniquidade dentro de uma sociedade e entre os distintos povos será impossível erradicar a violência".