domingo, 19 de maio de 2013

PENTECOSTES: PLENITUDE DO ESPÍRITO SANTO, MISSÃO DA IGREJA E CARISMA

Celebramos, neste domingo, 19, a Solenidade de Pentecostes, que acontece este ano após a realização de grandes acontecimentos: as emoções de celebrar a Festa de Nossa Senhora de Fátima no “altar do mundo”, em Portugal, onde consagramos os jovens e a Jornada Mundial da Juventude à intercessão de Senhora do Rosário e participamos da consagração do Pontificado do Papa Francisco, feita pelo patriarca de Lisboa.
O grande segredo da Igreja é a ação do Espírito Santo, que a conduz no caminho de conversão e a leva adiante em sua missão. Ele nos faz saborear as coisas do alto e compreender as palavras de Jesus. Ele conduz a Igreja pelos caminhos da missão evangelizadora através da história.

No Dia de Pentecostes (no fim das sete semanas pascais), a Páscoa de Cristo se realiza na efusão do Espírito Santo, que é manifestado, dado e comunicado como Pessoa Divina: de sua plenitude, Cristo, Senhor, derrama em profusão o Espírito. Ora, esta plenitude do Espírito não devia ser apenas a do Messias; devia ser comunicada a todo o povo messiânico. Por várias vezes Cristo prometeu esta efusão do Espírito, promessa que realizou primeiramente no dia da Páscoa, e em seguida, de maneira mais marcante, no Dia de Pentecostes.

Repletos do Espírito Santo, os apóstolos começam a proclamar “as maravilhas de Deus” (At 2,11), e Pedro começa a declarar que esta efusão do Espírito é o sinal dos tempos messiânicos. Os que então creram na pregação apostólica e que se fizeram batizar também receberam o dom do Espírito Santo.


Jesus ordenara aos 11 que esperassem em Jerusalém a vinda do Consolador. Dissera-lhes: “Dentro de pouco tempo sereis batizados no Espírito Santo” (At 1, 5). Seguindo as orientações de Jesus, do Monte das Oliveiras, onde tinham se encontrado pela última vez com o Mestre, eles retornaram ao Cenáculo e ali, juntamente com Maria, permaneceram assíduos na oração.


Os dons do Espírito, concedidos a todos por ocasião do batismo e intensificados na crisma, nos capacitam para servirmos à Igreja de Cristo, através dos irmãos. Os carismas são, portanto, dons de poder para o serviço da comunidade cristã.
Dom Orani João Tempesta, O. Cist.Arcebispo do Rio de Janeiro

PREFEITURA DE TOUROS MOBILIZA POPULAÇÃO E PEDE APOIO AO COMBATE AO ABUSO E A EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES


A população tourense mobilizou-se durante esta semana, para mostrar a importância da Rede de Atendimento e Proteção de Crianças e Adolescentes.     A data de 18 de maio é instituída como Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto-Juvenil. 
 
A Prefeitura  de Touros, através da Secretaria de Assistência Social e o Centro de Referência Social-CRAS, unidas as demais entidades, realizaram caminhadas nos distritos e na sede, trazendo aos olhos da realidade a necessidade da conscientização para o combate a um dos crimes mais perverso que é o de explorar a criança e o adolescente em todos os aspectos.
Atividades educativas, panfletagem, faixas e apresentações destacaram a importância da mobilização em repúdio a pessoas que se utilizam da fragilidade e vulnerabilidade de menores, a começar pela violência doméstica a se estender até os templos religiosos, muitas vezes administrados por senhores da “lei”.
A omissão ainda é um dos principais problemas dos crimes contra o abuso.    Nas imagens de Francisco de Assis, fica o alerta de que A LUTA CONTINUA...
Redação Dione Nascimento