POLÍTICA

16 de outubro de 2012

VEREADORA FERNANDA ROCHA É A NOVA LÍDER DO EXECUTIVO NA CÂMARA DE TOUROS

Fernanda Rocha utilizou o plenário da Casa Legislativa, na manhã desta quarta-feira (16), para questionar a utilização da Tribuna para promoção pessoal e denúncias sem argumentos reais.

Prefeito Ney Leite com Fernanda Rocha
A jovem vereadora Fernanda Rocha (PR), é a nova líder do Executivo, na Câmara Municipal de Touros.    Nesta quarta-feira (16), antes do início dos trabalhos legislativos, o prefeito de Touros, Ney Leite, conversou e apresentou a vereadora com a sua nova função.

“Conto com seu apoio e fiscalização, temos uma bancada forte, assim como o povo de Touros. Nossos objetivos são os mesmos, melhorar a qualidade de vida do nosso povo. Vamos trabalhar juntos, eu no Executivo e você no Legislativo ao lado dos nossos colegas, sem medo de errar.   Não se constrói nada sozinho, temos que unir quanto mais força possível para fazer o melhor sempre”, declarou Ney, sobre a nova líder do Executivo na Câmara.

Na sessão ordinária desta quarta-feira (16), a nova líder do Executivo Municipal, fez questão de ressaltar as ações da Prefeitura em prol do município de Touros e criticou os adversários políticos que utilizavam a Tribuna para promoção pessoal.

“Nós (vereadores) sabemos o que devemos fazer e estamos fazendo para que os senhores aqui presentes possam nos avaliar. Essa legislatura já vem mostrando sua diferença, o que eu bato recorrentemente nesta Casa Legislativa é que oposição se faz com argumento. Para fazer oposição é preciso ter um posicionamento que seja defendido do começo ao fim, não podemos confundir as coisas. Se tomamos caminhos políticos diferentes, o que achava que era bom ou certo ontem, hoje tá esculhambando, não serve mais? Não é assim que funciona. Vamos saber separar porque isso não é oposição, é autopromoção, e isso são coisas diferentes. Vocês nos avaliam diariamente, nas ações, projetos, nas ruas. O poder de vocês vai muito mais além do que escrever em rede social, o poder de vocês está no voto. Nós não estamos questionando uma reivindicação do corte de terra, porque essa documentação já está sendo preparada e vem pra essa Casa Legislativa. Eu já perguntei ao prefeito e ele me disse que a documentação está vindo de capa a capa. Também ouvi dele que, infelizmente, ele não tem o poder de apertar um botão e resolver tudo de Toros, mas nós sabemos. Mas sabemos também que o principal nós temos, um prefeito comprometido”, declarou a vereadora.

Fernanda Rocha também questionou sobre o atendimento do Prefeito à população e vereadores. “Foi dito que as portas da Prefeitura estão fechadas. Como assim? Eu só vejo as portas abertas. O prefeito não foge do povo, muito menos dos vereadores. Todos são atendidos”, respondeu a líder do Executivo.

A vereadora finalizou seu discurso parabenizando a secretária de Ação Social, Andrea Karine, por estar entre as 50 melhores gestoras do país. “Temos aqui a secretária de ação social, está entre as 50 melhores do país, isso nos orgulha, principalmente, como assistente social. Parabéns pelo trabalho secretária”, concluiu Fernanda Rocha.

Atualmente a bancada de situação é composta por dez vereadores contra três de oposição. Formam o grupo de situação os vereadores Diego Cavalcante (DEM), Edvaldo dos Santos Medeiros (PROS), Felipe de França (PROS), Francisco de Assis (PROS), Izabel Cristina (PP), Joab Nascimento (PSB), José da Silva (DEM), Marinalva da Silva (PT do B), Pedro Barbosa (PPS) e Fernanda Rocha (PR).

11 de março de 2013

Em Touros o descaso com a verdade faz blog ser desmoralizado durante sessão na Câmara Municipal

No dia 6 de março de 2013, durante a 2ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Touros, o vereador Joab Nascimento da Silva(PSB), fez uma explanação no plenário, referindo-se a uma PESQUISA de responsabilidade do Blog Touros em Foco, que publicou o seu resultado.  Vejamos!

A pergunta foi a seguinte:  Qual a sua expectativa para nova câmara de vereadores?
RESULTADO DA PESQUISA:    Boa : 19%; Melhor que a anterior: 31%; Ruim: 33%; Tanto Faz: 15%,                   perfazendo um total de:  98%(noventa e oito por cento).   Pergunta-se:  - Para onde foi os 2%?  Uma pesquisa não tem que fechar com 100%?    Dificilmente, uma ENQUETE errará nos seus números.
O pior, no desenrolar da matéria o ilustre “colega”, ainda teve o desplante de dizer:  “que os números apresentavam algo preocupante a desconfiança da população referente a nova composição da Câmara Municipal.    

A desconfiança do povo não está na Câmara de Vereadores, que é representada por homens e mulheres dignas de representar o seu povo.  E, infeliz será aquele que não o fizer.   A desconfiança do povo está nos dados da pesquisa e no seu criador. 
Deixo um recado para você caro “colega”:  “Humildade!” E só é humilde, quem sabe esperar.

13 de novembro de 2012

Em Touros, Ney Leite investe na qualificação para o mercado de trabalho

Nesta última terça-feira(13), na sala de reuniões da Câmara Municipal de Touros, o prefeito eleito Ney Leite, apresentou como primeira meta de trabalho, a implantação de cursos profissionalizantes para jovens. 
Com o apoio do coordenador do PRONATEC, João Inácio da Silva Filho, o executivo municipal pretende profissionalizar um grande número de técnicos no município de Touros, deixando-os aptos para o mercado. 
O PRONATEC é um programa do Governo Federal que tem como objetivo expandir, interiorizar a oferta de cursos técnicos e profissionais de nível médio, assim como de cursos de formação inicial e continuada para trabalhadores.

Brasília  

Depois de encomendar pesquisa interna, Henrique é favorável ao fim do 13º e do 14º salários dos deputados

Deu no Correio Braziliense... Com a demora da Comissão de Finanças e Tributação (CFT) da Câmara dos Deputados em apreciar o projeto que dará fim aos 14º e 15º salários dos parlamentares, o prazo para que ele chegue ao plenário ainda este ano fica cada dia mais apertado. A possibilidade de o tema ser jogado para 2013 abre espaço para que o novo presidente da Casa, que será eleito em fevereiro, assuma a responsabilidade de encerrar de vez a histórica regalia. Mesmo em plena campanha pelo cargo, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) e Júlio Delgado (PSB-MG) indicam que devem encarar o assunto de frente.

25 de outubro de 2012 

Verão Vivo e Carnaval 2013 são discutidos em reunião de equipes com Ney Leite

Ney Leite, prefeito eleito, preocupado com o comércio de Touros e o seu povo, tem se reunido constantemente com sua equipe para discutir projetos para o Carnaval e Verão Vivo 2013, que serão os que farão parte do período de veraneio.  

Grupos culturais existentes no município foram lembrados para que voltem a estar em atividade nos eventos de Touros.    As Lapinhas, Bandeirinhas, Grupo de Lampeão, Grupo Zambelê, entre outros.   

O Carnaval de Touros será aberto com o “Touros com Cristo”, arrastão com trio elétrico, reunindo evangélicos, espíritas e católicos, para uma grande noite de louvor, com música, oração, pregação e vigília.

O projeto esportivo foi colocado em pauta, de forma diversificada com muitas modalidades, como também vaquejada e cavalgada.  

A intenção do prefeito eleito Ney Leite é de criar expectativas, para que todos se sintam satisfeitos, colaborando, participando e usufruindo do que for apresentado, com qualidade e segurança.
Por:  Dione Nascimento
::::::::::::::::::::::
18 de outubro de 2012
Ney Leite desmente boatos sobre cargos na Prefeitura de Touros
Ney Leite
O prefeito eleito Ney Leite, não estará indicando nomes ao processo de transição para a sua administração junto a Prefeitura Municipal de Touros, até 15 de dezembro.   “Não tenho pressa, até porque, não prometi cargos comissionados a ninguém.   Qualquer informação sobre cargos na Prefeitura de Touros, é mera especulação”, disse.    
  
Segundo Ney Leite, a sua maior preocupação é com os problemas que precisam ser solucionados de imediato junto a saúde, educação e o desenvolvimento de Touros.   O planejamento para o Carnaval 2013, os festivais culturais e religiosos, incluindo a Festa do Padroeiro Bom Jesus dos Navegantes e a Cruzada Evangélica.    “Este processo de transição é muito importante para nós que estamos chegando, precisamos fazê-lo com muita responsabilidade”, finalizou Ney.
::::::::::::::::::::::
Fátima Bezerra e Ney Leite
A deputada federal Fátima Bezerra (PT) esteve na tribuna da Câmara dos Deputados no início da noite desta segunda-feira (15), onde apresentou o resultado do PT nas eleições municipais de 07 de outubro no Brasil e no RN. Deputada também reforçou os motivos que levaram o partido a declarar apoio ao candidato Carlos Eduardo (PDT) no segundo turno em Natal.
“Reelegemos os prefeitos Francisco, em Parelhas, e Leonardo em Ipanguaçu, e ainda elegemos prefeitos e prefeitas em Ouro Branco, com Doutora Fátima, em Pureza, com Maria do Sindicato, em Serra Negra, com Urbano, em Serrinha dos Pintos, com Rosânia e em Serra do Mel, com Manuel Cândido. 
Conquistamos também as vices prefeituras de Currais Novos, Caraúbas, Parazinho, Senador Elói de Souza, Jardim de Piranhas, Jardim do Seridó, Riacho de Santana, Messias Targino e Ielmo Marinho, e ampliamos bastante os nossos vereadores e vereadoras. Na capital, o PT contrariou todas as pesquisas eleitorais e, com a força da sua militância, conseguiu obter uma expressiva votação.
:::::::::::::::::::::::::::::::::
17 e outubro de 2012
Sessão na Cãmara Municipal
O vereador Ney Leite, viajou nesta quarta-feira(17), com os colegas da Câmara Municipal de Touros, para participar do 562º Curso de Capacitação para Vereadores, Prefeitos, Vice-prefeitos, Secretários Municipais, Assessores e Servidores, que acontecerá de 17 à 21 deste, em Recife-Pe.

De Recife, o prefeito eleito segue para Brasília, onde se encontrará com a deputada federal Fátima Bezerra, Felipe Maia, entre outros.    Priorizando saúde, educação e turismo, Ney vai a capital federal a busca de sustentação para o seu primeiro ano de mandato, a partir de 1º de janeiro de 2013.
::::::::::::::::::::::::::::
Touros, 10 de outubro de 2012
Ney Leite prefeito eleito de Touros, realizará programação festiva neste feriadão.  Confira a programação:
::::::::::::::::::::::::::::
Touros, 10 de outubro de 2012
Touros:  Júlio José, presidente estadual do PT do B,  fala  sobre o êxito do partido nestas eleições.

“Julinho” é entrevistado por Dione Nascimento

Gildenes - Nalvinha - Julinho
1) Como você vê o resultado do PT do B, ao ter a vereadora mais votada da coligação “Unidos para Vencer”, com 793 votos?
R- Sem dúvidas, foi com muita alegria e orgulho que recebi o resultado da apuração dos votos da nossa candidata eleita para o cargo de vereador nos próximos quatro anos. Ainda mais por ter sido no Município onde cresci e onde tenho meus domicílios funcional e eleitoral. Portanto, como presidente regional do PT do B, nada melhor do que ter um representante em meu Município.

2) A que se dá este resultado?
R- Nosso partido sempre esteve em excelentes mãos, sob a presidência municipal de Gildenes Santos. Assim, atribuo a expressiva votação obtida por Nalvinha da Colônia ao belo trabalho que foi realizado por eles. O mérito é todo deles! Estão de parabéns!

3) Quais são as suas expectativas para com o prefeito eleito Ney Leite?
R- As expectativas são as melhores possíveis. As nossas famílias sempre caminharam juntas, politicamente, desde a campanha do meu pai, Carlinhos do Cartório, em 2004, quando, na oportunidade, Evânia Leite compôs a chapa como candidata a vice. Assim, espero que Ney consiga solucionar, senão todos, mas boa parte dos problemas que assolam a nossa cidade e o nosso Município como um todo.

4) A sua participação na campanha se deu por uma atração amorosa ao povo de Touros?
R- Infelizmente, minha participação na campanha de Ney não foi da maneira que esperava, por motivos profissionais. Mas, dentro daquilo que me propus a fazer, atuei motivado pelo amor que meus pais, avós e demais familiares têm por esta terra, pois queremos, sempre, vê-la crescer e prosperar em todos os aspectos. 

5) Na qualidade de presidente do PT do B, você pretende estabelecer uma unidade com outros partidos, ou prefere fortalecer o seu partido?
R- O momento, agora, é de pensar visando o pleito de 2014, assim, nós que fazemos o PT do B no Rio Grande do Norte estamos em busca de uma maior solidez do nosso partido que, além de Touros, elegeu vereadores em algumas outras importantes cidades, como Mossoró, Parnamirim e Patú. Portanto, a nossa meta a fazer o PT do B conquistar um patamar nunca antes atingido no espaço político do Estado.

6) Qual a postura que a vereadora eleita Marinalva da Silva “Nalvinha da Colônia”, terá que assumir como representante do PT do B em Touros?
R- Nalvinha será a nossa voz na Câmara de Touros. Como efeito disso, e por ela fazer parte da bancada da situação, através dela serão propostos os projetos de lei que irão contribuir com o desenvolvimento sustentável do nosso Município, tais como a regularização fundiária dos assentamentos urbanos irregulares, normatização para instituição de condomínios de lotes, entre outros.

7) Você tem pretensões políticas para as próximas eleições?
R- Particularmente, não tenho pretensões de imediato. Tudo vai depender do caminhar do nosso partido, que é formado, em boa parte, por membros da Associação dos Notários e Registradores do Rio Grande do Norte - ANOREG/RN. Assim, pretendemos dar uma maior estrutura ao partido para, então, cogitar os nomes que estarão à disposição dos eleitores do Estado no pleito de 2014.
:::::::::::::::::::::::::::
08 de setembro de 2012
Touros:  Blog Pedra Preta Real responde a articulador político de Luciana

Ney Leite sofre atentado 

COMENTÁRIO DO BLOG:
O senhor acredita que o candidato da oposição, que é irmão de uma das delegadas de polícia (Dra. Kalina Leite), ex-secretária estadual de segurança pública, e uma das mais respeitadas do Brasil ia se prestar a um papelão desse? O senhor foi muito infeliz na sua colocação: "Quem em seu juízo perfeito a essa altura da campanha iria atentar contra a vida de um candidato?" O senhor acha que existe momento para atentar contra a vida de algum ser humano? A matéria do Blog Touros 1501 em algum momento acusou o grupo politico da prefeita de atentado? "Na madrugada deste sábado"? 8 horas da noite o senhor considera madrugada? O senhor chama de atentado falso mesmo antes de uma investigação?

Aproveite esses últimos meses de mandato e peça para a prefeita encaminhar para a câmara de vereadores um projeto propondo a criação da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico, substituindo por sua Secretaria de Articulação Política que, na minha opinião, não é útil e não trouxe nenhum benefício para o município de Touros. Trouxe? Quais foram?

Aproveito também e peço que o senhor articule a conclusão da obra da reforma da praça do Rio Maceió que a prefeitura pagou integralmente e não concluiu. Articule a explicação sobre o destino dos mais de R$ 400 mil (pagos a empresa Pé de Serra Produção Agrícola, a mesma que venceu a licitação para reformar uma escola na zona rural) do convênio entre o governo do estado (SEMARH) para recomposição da mata ciliar e o plantio de mais de 20 mil mudas do Rio Maceió que nem sequer uma placa para identificar o convênio existiu (tem fotos?). Por que a prefeitura não informou a população que o serviço foi concluido e pago? Articule a conclusão da reforma do hospital de Touros que recebeu recursos do governo do estado e até agora nada de conclusão e o povo sofre precisando fazer cirurgias em Alexandria a as mulheres fazendo partos em outros municípios.  

Eu sei que o seu grupo político acessa o meu blog e tem medo do que eu posto, mas tenho um aviso: Não sou de pipocar no que escrevo porque eu provo e comprovo!

Secretário quem vai perder a campanha é o grupo político que o senhor faz parte (uns poucos privilegiados que acham que dominam a cidade com chicote e que querem ludibriar a consciência do sofrido povo tourense). Isso é fato e notório na cidade basta comparar as duas campanhas e perguntar aos eleitores do município. E o senhor já sabe muito bem disso! Hoje na passeata das mulheres 55 terá a prova que a derrota já está a caminho e o poderio financeiro da máquina não dará jeito. E eu garanto que essa será a maior vitória política que esse município já viu!!!
Postado por Ricardo Teixeira – Blog Pedra Preta Real
:::::::::::::::::::::::::                            
sábado, 8 de setembro de 2012

Na opinião do secretário de Articulação Política e um dos coordenadores da campanha da prefeita Luciana Farias, Solano Gomes, o falso atentado contra o candidato Ney Leite ocorrido supostamente na madrugada desse sábado revela claramente a que ponto anda o desespero da oposição de Touros que apela para todo tipo de absurdo na tentativa irresponsável de enganar a população de Touros com uma farsa. Solano explicou para a nossa reportagem que a campanha da prefeita Luciana Farias vem sendo conduzida com muita responsabilidade e trabalho. "Graças a Deus não precisamos apelar para esse tipo de artimanha, somos pessoas da paz e toda a população de Touros conhece bem a vida da prefeita Luciana, uma mulher evangélica, temente a Deus jamais aceitaria qualquer tipo de violência em sua campanha. Essa tentativa absurda da oposição de Touros é um tiro no pé", explica.

O coordenador Solano Gomes explicou que esse tipo de comportamento é típico de um grupo político que sabe que vai perder a campanha eleitoral e tenta fazer de tudo para confundir o eleitorado de Touros e tirar algum proveito da situação. "Quem em seu juízo perfeito a essa altura da campanha iria atentar contra a vida de um candidato? Ninguém vai engolir uma história fantasiosa dessas aonde tudo é encoberto, nada está as claras. Quem foi que atentou contra a vida do candidato Ney? Qual o carro usado? Quantas pessoas atentaram contra o candidato? Não adianta tentar vencer uma campanha em cima de mentiras e armações. Isso que a oposição acaba de fazer é um crime contra a inteligência da população de Touros, um desrespeito grave contra todo cidadão de bem desse município", desabafa Solano.
Fonte: Folha do Mato Grande
::::::::::::::::::::::::::
quinta-feira, 6 de setembro de 2012

A pesquisa do IBOPE aponta 44% para Carlos Eduardo e Wilma na corrida sucessória em Natal para Prefeitura
http://touros1501.blogspot.com.br/2012/09/catolicos-encerram-os-festejos-do.html#links

17 de agosto de 2012 - G1
Justiça Eleitoral do RN orienta como denunciar abusos de candidatos

Em ano de campanha, os eleitores têm, além do poder do voto, o da denúncia. O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), orienta os eleitores a denunciarem candidatos que infringem leis eleitorais e cometem crimes de campanha.

Desde que a campanha eleitoral foi oficialmente iniciada, no início de julho, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte realizou 107 autuações contra candidatos a prefeito ou vereadores por propagandas irregulares.

Dentre as infrações listadas pela Corte Eleitoral estão propagandas subversivas, com o intuito de alterar ou perturbar a ordem; difamação de candidato; tentativa ou confirmação de compra de voto; divulgação de situações ou informações inverídicas; agressões contra candidatos adversários nas redes sociais; utilização abusiva de paredões de som; uso de símbolos dos governos Federal, Estadual ou Municipal; fixação de cartazes em ambientes públicos - ruas, praças, viadutos, monumentos, templos religiosos, clubes.
http://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/eleicoes/2012/noticia/2012/08/justica-eleitoral-do-rn-orienta-como-denunciar-abusos-de-candidatos.html
::::::::::::::::::::::::::::

PEC acaba com salário de vereadores em 90% das cidades

da Agência Senado:

Número de vereadores no País pode superar a marca de 59 mil nas eleições de 2012 

O fim do pagamento da remuneração de vereador em municípios com até 50 mil habitantes é o objetivo de proposta de emenda à Constituição (PEC) em análise na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). De autoria do senador Cyro Miranda (PSDB-GO), o texto foi subscrito por outros 30 parlamentares. Se aprovada pelo Congresso Nacional, a proposição deverá atingir cerca de 90% das câmaras municipais do país.
Além disso, a PEC limita o total da despesa das câmaras de vereadores dessas cidades a no máximo 3,5% da arrecadação municipal. “Estamos seguros de que a adoção causará impactos positivos consideráveis, tendo em vista que 89,41% dos municípios brasileiros possuem até 50 mil habitantes. Dessa forma, pouco mais de 600 municípios brasileiros continuarão a remunerar seus vereadores”, argumenta o senador.
Com essa medida, acredita ele, os vereadores passarão a assumir o cargo eletivo “em razão da condição cívica, da honorabilidade ou de sua capacidade profissional”. Portanto, para o senador, serão selecionados candidatos comprometidos com a ética, o interesse público e o desenvolvimento local. Cyro Miranda avalia que a proposta, se aprovada, trará um impacto positivo para os cofres públicos dos pequenos municípios. 
O número de vereadores no País pode superar a marca de 59 mil nas eleições de 2012. Quase 7 mil a mais do que o número de eleitos para as câmaras municipais em 2008, o que representa. Para Miranda, “um aumento significativo nos gastos públicos municipais”.
Na justificativa da PEC, o senador também lembra que a própria Constituição Federal permite aos vereadores ocupantes de cargo público acumular outras funções no caso de compatibilidade de horários. Ele ressalta ainda que, na maioria dos municípios, os vereadores reúnem-se duas ou três vezes por mês, o que viabiliza a manutenção de outras atividades profissionais por parte desses parlamentares.
A proposta, que tramita no Senado como PEC 35/12, aguarda a designação de relator na CCJ e, se aprovada pela comissão, segue para análise do Plenário.

 :::::::::::::::::::::::::::: 
quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Negado 13 registro de candidaturas para vereador em Touros

13 indeferimentos para vereador em Touros
dione nascimento - repórter1501
O TSE-Tribunal Superior Eleitoral nega o registro a mais 10 nomes de candidatos a vereador, no município de Touros, perfazendo um total de 13 indeferimentos. 

Confira na relação abaixo:

Ana Cláudia Pinto de Moura Rocha-PSDB, Carlos José Penha de Araújo-PSDC, Ecio Torres Francisco –PV, Edneide Alves da Silva—PP, Fernando Antonio de Melo Rocha –PP, Gildenes Raimundo dos Santos-PTdoB, Izabel Cristina de Melo Ferreira-PP, Jorge Justino Dantas-PMD, Luiz Augusto dos Santos-PP, Natanael Ferreira do Nascimento-PCdoB.
Fonte: DivulgaCand

Juízes eleitorais rejeitam nove candidaturas a prefeito

Publicação: 07 de Agosto de 2012

Os juízes eleitorais do Rio Grande do Norte indeferiram nove dos 413 pedidos de registro de candidatos a prefeito e 342 das 7768 candidaturas a vereador. Os números estão no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A quantidade de registros negados pode aumentar, uma vez que nem todos os processos estão disponíveis no portal do TSE, devido ao congestionamento de dados do último dia de julgamento, segundo informações da Justiça Eleitoral potiguar. As candidaturas oficialmente suspensas são de Nei Rossatto (PSB), de Alexandria; José Pinheiro (PR), de Apodi; Carlos Zamith (PMDB), de Barcelona; Felipe Muller (PP), de Caiçara do Rio dos Ventos; Carlos Lucena (PR), de Campo Redondo; Hélio de Mundinho (PMDB) e Mozaniel Melo (PMN), de Guamaré; Wilson Roberto (PT), de Macau; e Augusto Aquino (DEM), de Pilões. 
::::::::::::::::::::::::::::
Site do TSE divulga o deferimento de Luciana e Tetê

O site do Tribunal Superior Eleitoral apresentou nesta tarde de terça-feira(07/08), o DEFERIMENTO da coligação "Touros seguindo em frente", com a candidata a prefeito Luciana Farias e Tetê.  No entanto, permanece o lembrete "apresentada impugnação".
::::::::::::::::::::::::::::

ELEIÇÕES 2012 - 06/08/2012 - 14:43h
Entidades lançam cartilha Vote Limpo 2012

Nesta terça-feira (7), às 10h30, a OAB/PE, a Arquidiocese de Olinda e Recife e a Universidade Católica de Pernambuco vão lançar a cartilha Vote Limpo 2012. A iniciativa faz parte  das ações do Comitê de Combate à Corrupção Eleitoral, formado pelas três entidades.
O evento será realizado na sede da OAB/PE e contará com as presenças do presidente da OAB/PE, Henrique Mariano, do arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, e do Reitor da Unicap e presidente da Federação Internacional das Universidades Católicas, Padre Pedro Rubens.
A cartilha é uma contribuição do Comitê de Combate à Corrupção Eleitoral para que o voto seja exercido com liberdade e consciência, sem se subjugar aos poderes econômico e político. Além de ensinar a como votar com consciência, a publicação traz diversas informações sobre a Lei da Ficha Limpa,  financiamento de campanha e sobre as regras da propaganda eleitoral. Informa também onde o eleitor deve denunciar irregularidades.

::::::::::::::::::::::::::::

Candidata do PPS mobiliza a cidade de Touros com seus colerigionários

Como estava previsto, a coligação "Touros seguindo em frente" iniciou a sua caminha com uma grande carreata, que só chegou ao palanque às 22 horas.  Os candidatos vieram em carro aberto acenando para o povo que acomnpanhava pelas ruas.   




::::::::::::::::::::::::::::
Ministro e Senador Garibalde Alves prestigiará manifestação política em Touros
O ministro Garibaldi Filho, dedicará este sábado(04/08) para o Mato Grande, onde prestigiará movimentações políticas nos municípios de Pureza, às 18h, São Miguel do Gostoso, às 20 horas e Touros, às 22h, na coligação "Touros seguindo em frente", com Luciana e Tetê, conforme agenda de sua assessoria.

É grande a movimentação na cidade de Touros, que já está com palanque armado ao lado da matriz.

:::::::::::::::::::::::::::: 
Deferido registro de Ney Leite

Candidato do PSD

Publicado deferimento do registro da candidatura de Ney Rocha Leite  a prefeito de Touros, na coligação “Unidos para Vencer”, PSD, PSDC, PIN, PSDB, PSB, PP, PT DO B e PC do B, acompanhado de lideranças políticas do município e estado do RN, trazendo na chapa o vice Júnior da Emater.

 :::::::::::::::::::::::::::: 
Ex-prefeitos de Caiçara do Norte e São Bento são condenados a devolver mais de meio milhão
O pleno do Tribunal de Contas do Estado(TCE) rejeitou a prestação de contas do ex-prefeito de Caiçara do Norte, José Edilson de Menezes, o condenando a ressarcir aos cofres públicos R$ 105.524,00(Cento e cinco mil, quinhentos e vinte e quatro reais) e mais R$ 204.848,94 referente as contas do ano de 2001.
O TCE também rejeitaram as contas do ex-prefeito de São Bento do Norte, Aldemir Elias de Morais o qual terá que devolver R$ 346.912,96 (Trezentos e quarenta e seis mil, novecentos e doze reais e noventa e seis centavos) aos cofres do município.
Também tiveram suas contas rejeitadas, a ex-prefeita de Santo Antonio, Liliane Regis Ribeiro que devolverá R$ 603.587,10.
 ::::::::::::::::::::::::::::

Carlinhos da Biomar explica seu afastamento em carta a população 

Carlos Bezerra também fala que não vai apoiar nenhum candidato

Por: Carlos Costa //
Foto: Arquivo
O empresário Carlos Bezerra, o "Carlinhos da Biomar", enviou carta para a nossa reportagem aonde explica os reais motivos que o levaram a não mais concorrer ao cargo de prefeito de Touros nas eleições desse ano. Em conversa com nossa reportagem Carlos, que representava uma verdadeira bandeira renovadora na política tourense, explicou que sua pessoa não vai apoiar nenhum dos candidatos que concorrem ao pleito municipal deste ano em Touros, mas disse também que a decisão do diretório sobre alguma posição política local do partido vai depender do deputado Henrique Alves.
 
CARTA AOS CONTERRÂNEOS DE TOUROS
Dirijo-me a todas as pessoas que de qualquer forma se interessam pelos destinos deste potente e aplausível município de Touros, para apresentar-lhes satisfações em decorrência da minha forçada decisão de retirar a candidatura ao nobre cargo de Prefeito Municipal na eleição de 07 de outubro próximo.
Inicialmente devo registrar minha satisfação em sentir a alegria demonstrada por todos os segmentos da população de Touros, acatando o meu nome para concorrer a eleição que se aproxima.
Muito me alegrava a proximidade da realização de um sonho que era o de bem fazer, ou melhor dizendo, trabalhar para mudar as condições de vida dos nossos conterrâneos, e, em especial, dos mais carentes.
Não imaginava que teria que me render a uma desconfortável e séria enfermidade, que obrigou a submeter-me a uma intervenção cirúrgica às vésperas da magnífica e festiva convenção ocorrida em 29 de junho corrente, com a presença das mais ilustres lideranças políticas do Rio Grande do Norte. Ocorre que tal procedimento convergiu para uma forçada fase de repouso, culminando com a necessidade de tratamento em outra praça fora do nosso Estado.
Decorrendo de tal indesejada situação, outra não poderia ser a decisão de retirar minha candidatura a Prefeito, esperando com as bênçãos do Bom Jesus dos Navegantes e a sua costumeira proteção para que eu tenha êxito no tratamento a que estou me submetendo, e, muito em breve, possa voltar ao convívio dos nossos conterrâneos, desenvolvendo todos os esforços para ajudar nossos futuros dirigentes na busca da melhor qualidade de vida de todos os Tourenses e suas famílias.
Recebam um cordial abraço e despeço-me com um até breve.
CARLINHOS DA BIOMAR. 

::::::::::::::::::::::::::::
Luciana e Tetê esta é a chapa do PPS em Touros

Conheça o seu candidato a Prefeito de Touros (PARTE III)

A atual prefeita de Touros, Luciana Vieira da Silva Farias-PPS, se apresenta como candidata a reeleição no município, desta feita, trazendo como vice a vereadora Terezinha dos Santos Teixeira-PR, Tetê de Cajueiro.
Conheça melhor o seu candidato: 
Este ano, as eleições serão concluídas dia 7 de outubro.
dione nascimento- repórter1501 
 ::::::::::::::::::::::::::::

Carlinhos da Biomar candidato a Prefeito de Touros, confira

Conheça o seu candidato a Prefeito de Touros (PARTE II)
Trazemos até você eleitor tourense, o candidato a Prefeito de Touros, Carlos Cesar Bezerra de Souza, Carlinhos da Biomar, pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro-PMDB, acompanhado do seu vice, João José de Souza, Jota Jota-PT.  
Conheça melhor o seu candidato:
Este é um trabalho gratuito, e transparente, com fins de apresentar aos eleitores tourenses, e aos nossos leitores, os candidatos nas eleições de 2012, no município de Touros.
dione nascimento - repórter15011
::::::::::::::::::::::::::::

Ney Leite é o candidato do PSD a Prefeito de Touros

Conheça o seu candidato a Prefeito de Touros (PARTE I)


Apresentamos ao eleitor tourense, os dados do candidato a Prefeito de Touros, pelo Partido Social Democrático-PSD, Ney Rocha Leite, para a sua avaliação.
Autorizados, apresentamos a sua música de campanha, que traz como tema "abra a porta da casa".

Lembrando, que este espaço está aberto para todos os candidatos, que desejem apresentar-se aos seus eleitores de forma transparente. 
dione nascimento - repórter1501  
::::::::::::::::::::::::::::

Deputado cobra melhorias para município de Touros
Publicação: 15 de Julho de 2012 às 16:06

Problemas de abastecimento de água e na infraestrutura de esportes no município de Touros foram tema de cobranças na Assembleia Legislativa. O deputado estadual Dibson Nasser (PSDB) apresentou quatro requerimentos solicitando melhorias direcionados ao Governo do Estado cobrando providências para a cidade.

Depois de ouvir apelos da população da cidade, Dibson Nasser cobrou o abastecimento de água para as comunidades de Canudos e Nova Redenção, na área rural de Touros. Segundo relatos dos moradores, o desabastecimento é um dos problemas mais graves da região.

"Não poderíamos simplesmente virar as costas. Apresentei o requerimento solicitando providências imediatas e vou cobrar constantemente", garantiu.

Ainda para Touros, o deputado focou em ações voltadas ao esporte. O parlamentar, também após apelo dos moradores da cidade, solicitou à Secretaria de Educação do Estado construa uma quadra poliesportiva na Escola Estadual Isabel Vieira. Além disso, o deputado também cobrou que a quadra existente na escola estadual Tabelião Júlio Maria seja reformada.

"O esporte é a forma mais eficiente de afastar os jovens das drogas e da criminalidade. É por isso que não podemos deixar esses jovens sem condições de praticar esportes por falta de estrutura", justificou o deputado.

Os quatro requerimentos foram apresentados na Assembleia e serão votados após o recesso. Porém, a cobrança pelas soluções já teve início. "Vou buscar a solução dos problemas o mais rapidamente possível", ressaltou.

Com informações da assessoria do parlamentar.
::::::::::::::::::::::::::::
 
Confira o ranking dos colégios eleitorais no Município
Cássio José, Chefe do CE e Carlos Lima

Eleitores aptos a votar no município de Touros chega a 22.942, que irão as urnas em outubro de 2012, com um crescimento de 1,7% referente ao prazo final para cadastramento e recadastramento de eleitores, em 9 de maio deste ano.

O município de Touros alcança atualmente no Rio Grande do Norte o 16º lugar, em número de eleitores, perdendo para Canguaretama e ganhando para  Macau,  Pau dos Ferros,  Areia Branca, São Miguel,  Extremoz e Santo Antônio.

O maior colégio eleitoral do município é o distrito de Santa Luzia, com 2.632 eleitores, seguido pelo distrito de Cajueiro, com 2.061, e Boa Cica com 1.446 eleitores aptos a votar em outubro de 2012.

Confira o ranking dos colégios eleitorais do município, conforme dados passados pelo Cartório Eleitoral da 14ª Zona:

LOCAL DE VOTAÇÃO
SEÇÕES
APTOS A VOTAR
Sede do Município
24
7.527
Santa Luzia
08
2.632
Cajueiro
07
2.061
Boa Cica
05
1.446
Vila Assis
03
1.054
Boqueirão
03
948
Carnaubinha
03
877
Chico Mendes
04
869
Lagoa do Sal
02
776
São José
02
615
Zabelê
02
588
Baixa do Quinquim
03
565
Santo Antônio
02
465
Vila Israel
01
377
Perobas
01
337
Geral
01
322
Vila Mayne
01
292
Cajá
01
276
Agrovila Aracati
01
273
Monte Alegre
01
271
Carnaubal
01
228
Planalto do Retiro
01
143
TOTAL
77
22.942

Chama atenção, a quantidade de cancelamento e suspensão, que chega a um total de 1.801 eleitores, que,  segundo Carlos Lima, Servidor da Justiça Eleitoral, isto dar-se, em virtude da falta de comprovação de residência, morte, ou transferência para outros municípios.

A novidade que a Justiça Eleitoral apresenta é a biometria digital.   Esta é uma tecnologia de segurança baseada no reconhecimento de uma característica física, como impressão digital, por exemplo, que só será aplicada no Brasil, em 2018.
dione nascimento - repórter1501
::::::::::::::::::::::::::::

Filho de Josafá fala sobre a candidatura do pai

Lourdinha e o esposo Josafá
O comerciante Josafá Araújo da Costa, 56 anos, empresário, casado, 2 filhos, é o nome escolhido pelo povo do município de João Câmara, para ser o candidato a vice-prefeito, na chapa de  Vavá .

Josafá, conhecido como homem de grande potencial no ramo empresarial nas cidades de Touros, João Câmara, Bento Fernandes, Jadaira e Pureza, atua no ramo desde os 19 anos de idade.

De família tradicional, atendeu ao apelo do povo e do grupo político de João Câmara, no qual atua o seu irmão, o vereador Luiz de Berré.

Com o apoio da esposa Maria de Lourdes S. Gomes, 52, e dos filhos Fábio e Flávio, filiou-se ao DEM, confirmando o seu nome para a chapa de vice-prefeito de João Câmara nas eleições de outubro de 2012. 

Um dos fatores que levam Josafá ao pleito de 2012, é “não precisar da política”.  Confirmou o seu filho Fábio Araújo, 30, em entrevista a repórter1501, nesta manhã(18).

Honestidade, trabalho, firmeza, coerência, dignidade e simplicidade são pontos importantes para um político nos dias atuais, e estes, o meu pai tem, acrescentou Fábio.

O convite foiaceito na manhã deste domingo(17/06), durante uma reunião na Fazenda Cardoso.
dione nascimento - repórter1501


::::::::::::::::::::::::::::
Ney Leite é o nome apresentado pelo PSD de Touros

Nesta sexta-feira(15/07), o Partido Social Democrático-PSD, realizou às 18 horas, no Ginásio de Esportes Irmã Aloísia, a convenção partidária, que apresentou o nome do seu candidato a prefeito de Touros, nas próximas eleições, em outubro.


O atual Vereador Ney Rocha Leite, foi o nome indicado para disputar o cargo de Prefeito, contando com o apoio do PSDC, PIN, PSDB, PSB, PP, PT DO B e PC do B além de lideranças do município e do Estado.

Ney  é de família tradicional de Touros, filho do tourense Nivaldo Leite da Fonsêca e da natalense Evany Rocha Leite, nomes muito conhecidos e acolhidos por todos.
dione nascimento - repórter1501


::::::::::::::::::::::::::::
Lista do TSC aponta três políticos de Touros

O Plenário do Tribunal de Contas do Estado, aprovou na manhã desta terça-feira(12/07), a relação dos gestores que tiveram suas respectivas contas julgadas irregulares, no âmbito da Corte de Contas, por decisão transitada em julgado. São 575 gestores e 1148 processos abrangendo o período de julho de 2004 até a data de hoje.  A medida obedece ao que preceitua o art. 71, II da Constituição Federal. 

A relação será entregue ainda hoje ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Francisco Saraiva Sobrinho, e ao procurador chefe da Procuradoria Regional Eleitoral, Paulo Sérgio Duarte da Rocha Júnior, pelo consultor jurídico do TCE, Cláudio Dantas Marinho.
A lista inclui três político de Touros, são eles:
Vereador FERNANDO ANTONIO DE MELO ROCHA 
Ex-vereador JOÃO MARIA FRANÇA
Ex-prefeito HERIBERTO RIBEIRO DE OLIVEIRA

::::::::::::::::::::::::::::
Eleições 2012 em Touros

fotos:  dione nascimento
Até o próximo dia 9/6 (quarta-feira), a Justiça Eleitoral de Touros, estará atendendo de segunda à sexta-feira, no horário das 8 às 15 horas, no prédio do Cartório Eleitoral, na Rua Coronel Antônio Antunes, a todos os eleitores que desejarem requerer alistamento eleitoral, transferência de título e revisão de dados cadastrais, visando as próximas Eleições 2012.  Nos informou Carlos Lima, Servidor da Juswtiça Eleitoral, que diariamente estão sendo atendidas 150 pessoas, o que para Carlos, é considerado um número pequeno, e esperam que aumente nos últimos dias.

Atualmente o Município de Touros registra 21.800 eleitores, aptos a votar nas próximas eleições de 2012, o que provalvelmente aumentará a partir do dia 9/7 quando se encerra o trabalho da Justiça Eleitoral para alistamento e transferência de títulos.
dione nascimento - repórter1501 
::::::::::::::::::::::::::::
Bispos orientam eleitores a não votar em ficha suja

Arcebispo de Natal apresenta resoluções e orientações da CNBB para seus fiéis, como a defesa da ficha limpa


Dom Jaime - Arcebispo de Natal
Dom Jaime destacou o significado das 50 assembléias realizadas pelo episcopado brasileiro, ao longo desse meio século (atualmente, todos os bispos do Brasil se reúnem em Assembléia, para tratarem de assuntos de interesses da Igreja Católica e da sociedade).  
O encontro reuniu 335 bispos do Brasil que discutiram além das eleições municipais, a reforma do Código Penal, aprovação do aborto de anecéfalos, o desafio de conter o avanço do crack e as comunidades quilombolas.

 ::::::::::::::::::::::::::::
Heriberto é inocentado em prestação de contas

A Câmara Municipal de Touros abriu as suas portas nesta segunda-feira(21), para apresentar o Processo de Nº 5332/2008 – Relatório Anual referente a 2007 – PRESTAÇÃO DE CONTAS do ex-prefeito Heriberto Ribeiro de Oliveira, com defesa e parecer da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final e Finanças e Orçamento.
Durante a XV Sessão Extraordinária, que teve início às 11:10 minutos,  fez parte da Tribuna Popular, Décio Fernandes de Oliveira Filho “Decinho”, irmão de Heriberto, que apresentou defesa, por escrito, apontando documentações já citadas nos autos do Processo.

Na concluso final, os vereadores presente, aprovaram por unanimidade a Prestação de Contas do ex-prefeito Heriberto Ribeiro de Oliveira, com a ausência do vereador Ney Leite.
dione nascimento - repórter1501, 21/05/2012

::::::::::::::::::::::::::::
Tetê de Cajueiro, faz avaliação da atual administração de Touros

A vereadora Tetê de Cajueiro, em entrevista concedida a repórter1501, nesta segunda-feira(21), em seu gabinete, na Câmara Municipal de Touros, fez uma rápida avaliação da administração da atual prefeita Luciana Farias. 

Perguntada que NOTA daria, de 1 à 10, aos itens apresentados, a sua resposta foi:
TURISMO:  ZERO
EDUCAÇÃO:  QUATRO
SAÚDE:  CINCO
LAZER:  ZERO
SEGURANÇA:  TRÊS
AÇÃO SOCIAL:  QUATRO
TRABALHO PARA A POPULAÇÃO:  ZERO

A vereadora Tezerinha Teixeiura "Tetê de Cajueiro", do PR, falou dos benefícios que trouxe para alguns distritos, graças aos Requerimentos apresentados na Câmra.  E lebra, que aproximadamente 50% dos seus pedidos foram atendidos pela prefeita.  Vejamos:
- Posto de Saúde de Cajueiro;
- Calçamento da rua Santo Antônio, rua da Assembléia e travessa Santo Antônio, em Cajueiro;
- Iluminação de várias ruas e do Cemitério de Cajueiro;
- 01 refletor na pria de Cajueiro;
- benefícios as comunidades de Aracati, Golandin, Lagoa do Sal e Geral.

Em seu segundo mantado, é provável, diz Tetê, que nas próximas eleições, apresente o seu filho Flávio, que deverá substituí-la, na cadeira que ocupa na Câmara Municipal.
dione nascimento - repórter1501
::::::::::::::::::::::::::::
No discurso do Dia do Trabalho, Dilma volta a cobrar dos bancos juros mais baixos
Agência Brasil - 30/04/2012
Presidente do Brasil - Dilma Rousseff
Brasília - No pronunciamento transmitido em rede de rádio e televisão para comemorar ao Dia do Trabalho (1º de Maio), a presidente Dilma Rousseff cobrou dos bancos privados mais esforços para reduzir as taxas de juros cobrados em empréstimos, cartões de crédito e no cheque especial.  E aconselhou o brasileiro a procurar os bancos que ofereçam as taxas mais baixas.
http://www.em.com.br/app/noticia/economia/2012/04/30/internas_economia,291798/no-discurso-do-dia-do-trabalho-dilma-volta-a-cobrar-dos-bancos-juros-mais-baixos.shtml
::::::::::::::::::::::::::::
Filho de Pedro Ribeiro será vice de Luciana

Um dos filhos do ex-prefeito de Touros, Pedro de Andrade Ribeiro, poderá ser apresentado como vice da atual prefeita tourense, nas eleições de 2012.
dione nascimento - repórter1501
Prefeita Luciana e ex-prefeito Pedro Ribeiro