terça-feira, 16 de outubro de 2012

Em Touros mar avança causando danos e preocupação


Bar do Brisa e Pousada e Restaurante Samburá

Ação emergencial dos  problemas da praia de Touros, incluindo o calçadão da orla marítima, trazem a tona a fúria da natureza.    As últimas medidas de proteção foram tomadas, na administração do prefeito Josemar França, quando “Espigões” foram construídos para evitar o avanço do mar.    
Também em consequência do avanço do mar, foi  reconstruído o calçadão na orla marítima, na administração do prefeito Heriberto Ribeiro de Oliveira.   O avanço do mar, se encarregou de destruir os “Espigões”, deixando a praia completamente sem proteção para as grandes marés. 

Nelsinho do Brisa
Uma ação emergencial se faz necessária, isto porque, é do conhecimento de todo “praeiro” que a cada ano, existe três grandes marés, que provocam a invasão do mar.  

Nelson Luiz de Oliveira(49), conhecido por “Nelcinho do Brisa”, proprietário do bar Brisa Del Mare, compara essas marés as de 1997, ou seja, passados 15 anos, quando causaram grandes danos a praia de Touros, destruindo casas residenciais, bares e o calçadão. 
 
O que mostra as imagens é um estado de calamidade e exige medidas urgente dos governantes do município de Touros.
Maré alta assusta os moradores
 
Empresário Marcos Varela e Nelsinho do Brisa

Casas de veraneio da Família Varela
 
 
Bares da orla marítima interditados
Centena de casa danificadas
Espigões destruídos pelo tempo e pela força do mar

Achado planeta similar à Terra no sistema estelar mais próximo


Concepção artística mostra o planeta recém-descoberto
O Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês), divulgou nesta terça-feira a descoberta de um exoplaneta no sistema estelar de Alfa Centauri, o mais próximo da Terra.   O planeta tem massa similar à da Terra, mas está muito próximo de suas estrelas, mais do que Mercúrio está do Sol.   O sistema é composto por três estrelas - Alfa Centauri A e B, que orbitam uma à outra e estão próximas, e uma mais distante, Alfa Centauri C, ou Próxima Centauri, a estrela mais próxima do Sol. A distância da Terra até esse sistema é de aproximadamente 4,3 anos-luz.

"Este resultado representa um enorme passo em frente na detecção de um gêmeo da Terra, na vizinhança imediata do Sol. Estamos vivendo uma época excitante", conclui Xavier Dumusque.
Fonte: Portal Terra  - LEIA +

Com câncer raro, repórter do “TV Fama” morre aos 29 anos



Thiago de Angelis, o repórter "Linguarudo" do "TV Fama", morreu vítima de câncer, na manhã desta terça-feira.    De acordo com informações da Rede TV, Thiago, que tinha 29 anos, lutava contra um tumor raro, diagnosticado inicialmente no rim.     No entanto, a doença também teria atingido os pulmões e a garganta.    O repórter estava fazendo quimioterapia no Hospital do Câncer A.C.Camargo, em São Paulo, onde estava internado.     
O "TV Fama" desta terça-feira vai fazer uma homenagem a Thiago exibindo seus melhores momentos como o repórter "Linguarudo".     

O jogador Neymar,  lamentou a morte de Thiago de Angelis no Twitter.   "Hoje dedico meus gols ao Linguarudo.    Falei com ele há dois dias e prometi que faria um gol para ele.    E hoje fiz dois.     Descanse em paz", escreveu o jogador.

Bombeiros do RN atenderam a 183 ocorrências de Pipa a Touros neste ano

O Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) do Corpo de Bombeiros Militar do RN já registrou 183 ocorrências no litoral potiguar em 2012. Deste total, 127 foram salvamentos aquáticos, 11 afogamentos seguidos de morte e 15 buscas de cadáveres em meio líquido.

As demais ocorrências atendidas pelos guarda Vidas do CBMRN foram relacionadas a atendimentos pré hospitalar, pessoas perdidas, auxilio ao público, resgate de animal em perigo, resgate suicida, incêndio em edificação comercial na orla, entre outros.
Fonte:  Jornal de Hoje

Horário de Verão começa a meia noite de sábado

Praia de Touros
A partir do próximo domingo(22) já estará em vigor o chamado horário de verão. Apesar de não ser adotado nos estado da região Nordeste, haverá mudança de hábito em algumas áreas especialmente a programação de TV cuja geração é no Rio e São Paulo. O horário de verão se estende até o dia 17 de fevereiro de 2013.
O horário de verão é adotado em função do aumento da demanda por energia nesta época do ano, resultante do calor e do crescimento da produção industrial com a aproximação do natal.
A Bahia é o único estado do Nordeste a aderir ao horário de verão por opção própria em 2011.