sábado, 3 de novembro de 2012

Imagem da Semana

Respeito é bom...e eu gosto!

Forrozão Canários volta ao município de Touros

A Banda Forrozão Canários está de volta ao município de Touros. Neste sábado animará mais uma grande festa no assentamento Santo Antônio a partir das 22 horas, no bar de Moisés.
Na festa deste sábado a banda Forrozão Canários estará apresentando seu novo repertório e promete muita animação. Vale a pena curtir.

Ex-prefeito de Touros é condenado a ressarcir em quase R$ 400 mil os cofres públicos


O ex-prefeito de Touros Heriberto Ribeiro de Oliveira foi condenado a resarcir os cofres públicos em 372.686,10. A decisão foi do Tribunal de Contas do Estado que apontou irregularidades na prestação de contas do ex-gestor referentes ao ano de 2005.

Em Touros abstenção do ENEM chega a 20%


Em Touros, no primeiro dia do ENEM, assim como em todo o País, quatro provas  objetivas de português, inglês ou espanhol, geografia e história foram realizadas com 45 questões cada uma.
Rodrigo Matias
Rogério Simonsem
Um número de 869 participantes inscritos, sendo 518 participantes na Escola Tabelião Júlio Maria e 351 inscritos na Escola Municipal doutor Orlando Flávio Junqueira Ayres, já às 15 horas, muitos alunos tinham encerrado a sua participação no primeiro dia das provas do ENEM, neste sábado.  
Rodrigo Matias de Oliveira(18), residente em Natal, veio realizar as provas em Touros, porque estudou na Escola Estadual Izabel Vieira. 
     
Rogério Simonsem(34), encerrou o ensino médio em Natal, na Escola Ferreira Itajubá, mas reside em Touros.

Jaynara Patrícia(22), estudou em Touros, mas reside em São Gonçalo do Amarante.    E, Miguel Francisco, concluiu o ensino médio em Touros, onde reside.   

Jaynara e Miguel Francisco
O coordenador local Roosevelt Oliveira Lima(41), informou que a abstenção chegou a 20%, o que chega a ser surpreendente, para exames que são realizados em Touros.   Duas grandes regionais, uma Sudeste, que é abrangida pela Universidade de Brasília-UNB, e a segunda Norte e Nordeste, parte do Centro-Oeste  que é abrangida pela Fundação CESGRANDIO.   Esse, é o consórcio vencedor dos 2 últimos certames que aconteceu.   Estamos em torno de  3 milhões de escritos no ENEM, dentro do pessoal  da CESGRANRIO,  na nossa região que temos como polo Natal e um outro em Pau dos Ferros, acrescentou Roosevelt.
Roosevelt - Coordenador
Neste domingo(04), será a vez das ciências, ou seja, matemática, física, química e biologia, mas a redação, com tempo adicional de 1 horas.  Ou seja, das 12 às 5h30.
A abertura dos portões será às 11 horas, com início das provas ao meio dia.

Em dezembro acontece encontro de prefeitos eleitos para discutir “transição e a fiscalização do TCE”

Prefeito eleito Ney Leite
O Tribunal de Contas do Estado (TCE), através do conselheiro Paulo Roberto Alves anunciou que, no dia 10 de dezembro, a Escola de Contas vai realizar um encontro com os gestores eleitos no último pleito municipal para tratar da “transição e a fiscalização do TCE”, orientando os novos prefeitos como proceder a transição de forma transparente, sem maiores percalços. 
E o encontro será realizado em parceria com a Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), Controladoria Geral da União (CGU) e Tribunal de Contas da União (TCU). O presidente do TCE, conselheiro Valério Mesquita, informou que a Consultoria Jurídica do TCE está elaborando um documento de orientação aos novos gestores, que deverá ser divulgado durante o encontro.

Falta fiscalização no litoral Norte

Foto:  Magnus Nascimento
A falta de fiscalização por parte das autoridades tem transformado um dos mais importantes atrativos turísticos do Estado - a praia de Jenipabu, no litoral norte - uma "terra" onde as leis são ignoradas por motoristas que aproveitam para exibir seus carros em meio aos pedestres, frequentadores ou moradores da praia.

Os riscos e a falta de cuidados com um dos cartões postais do Rio Grande do Norte são rapidamente observados. O "feriadão" maximiza as infrações e, consequentemente, os riscos aos quais estão expostos os banhistas. É um vai e vem de bugres e outros veículos, especialmente os de tração 4x4, na faixa de praia repleta de crianças e adultos.

Enquanto os banhistas curtiam o sol deitados no chão da praia ou usufruíam do espaço com a prática de algumas modalidades esportivas, era necessária uma atenção constante, ou poderia ser atropelado. "É complicado. Você vem à praia para tentar fugir do trânsito e da rotina diária. Mas quando chega, se depara com o mesmo trânsito", reclama Daisy Nunes, de 30 anos. A turista sul-riograndense Alda Osório, de 80 anos, está pela primeira vez em Natal e não imaginava a praia de Jenipabu dessa forma.

São Miguel do Gostoso inicia temporada de verão com ares de abandono de obrigações da Prefeitura

A menos de 60 dias do final de 2012, São Miguel do Gostoso não está nem um pouquinho preparada para enfrentar a temporada de verão. E isso porque a cidade tem grande parte de sua economia – empregos e renda – sustentada pela forte atividade turística local.
 
Os problemas começam na entrada da cidade. As obras iniciadas no pórtico da cidade não foram concluídas. Está uma buraqueira desgraçada, não há desvios sinalizados e, além da péssima impressão causada aos visitantes, há riscos de acidentes.
 
Então, senhor prefeito, quando é que as obras da entrada cidade vão ser finalizadas?
 
O mesmo problema ocorre com o posto de saúde. As obras de reforma começaram, mas não terminaram. Com isso, o sistema de atendimento da saúde na cidade, que já era precário, está em péssimas condições. A população sofre muito com isso.
 
Há outros problemas sérios na cidade. Um deles é a coleta de lixo. A cidade nunca esteve tão suja como está atualmente. Há lixo nas praias e nas ruas. Não há a mínima preocupação de limpar a cidade, que beneficiaria a população e os turistas.
 
A impressão que se tem é que São Miguel do Gostoso está entregue às baratas. O prefeito Miguel Teixeira está em fim de mandato, mas não pode deixar a cidade assim ao Deus dará. O cuidado tem que ser o mesmo com o que começou o mandato.
 
Há problemas também com o abastecimento de água. E o pior é que, com o início do verão – quando aumenta o calor e cresce a população flutuante da cidade – este problema se agrava muitíssimo. Este ano, como antes, vai faltar água novamente.
 
Outros problemas são com a segurança pública. O policiamento da cidade é muito deficiente. Nem todos os crimes são esclarecidos. A segurança é responsabilidade do governo do Estado, mas a cabe à Prefeitura pedir ajuda para reforçar o policiamento.
 
Outra coisa. O verão está aí e a Prefeitura não disciplinou ainda o trânsito nas praias urbanas. Carros e motos continuam trafegando livremente pelas praias, pondo em risco a vida da população. Há sérios prejuízos para a fauna e flora da orla urbana.
 
A estrada que liga a BR-101 a São Miguel do Gostoso até que melhorou. Os buracos foram fechados, com a colaboração do governo do Estado. Mas quando você chega à cidade e vê aquela buraqueira toda, dá vontade até de voltar correndo para Natal.
 
O prefeito Miguel Teixeira não fez uma má administração. Manteve as finanças da prefeitura organizada e fez algumas obras, como a estrada que liga o Reduto aos Morros, pela orla. Mas abandonou muito a cidade no final de seu mandato.
 
É preciso que o prefeito retome o cuidado com a cidade, principalmente agora que está chegando o verão e o período de maior demanda turística. É o período em que a cidade fatura alto -pousadas , restaurantes e comércio funcionam a todo vapor.
 
O turismo é importantíssimo para a economia de São Miguel do Gostoso. É importante, portanto, que a Prefeitura esteja sintonizada com isso, preparando a cidade para que o turista se sinta confortável na sua visita, que não se decepcione.
 
Se a Prefeitura cumprir com suas obrigações, a economia da cidade e o turismo vão agradecer muito.
Por:  Emanuel Neri

Locais de provas abrem às 11 horas

Na reta final de preparação para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cujas provas serão aplicadas hoje e amanhã em todo o país, centenas de estudantes recorreram aos aulões organizados por cursinhos em várias escolas da capital durante todo o dia de ontem. Para esses candidatos, não foi feriado.

 O Ministério da Educação recomenda que os participantes do exame verifiquem com antecedência o local da prova no site do Enem e procurem conhecer antes o caminho para não haver atrasos.

O Enem terá quatro provas objetivas, com 45 questões cada uma, e a redação. Hoje, acontecem as provas de ciências humanas e suas tecnologias, com 4h30 disponíveis para respostas. Já amanhã, serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias. Os estudantes terão 5h30 para concluir as provas.

Neste ano, a UFRN vai disponibilizar metade das vagas para a seleção através da nota do Enem.
Fonte:  Tribuna do Norte