segunda-feira, 3 de junho de 2013

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE TOUROS PRESTA CONTAS DOS 100 PRIMEIROS DIAS NA ADMINISTRAÇÃO NEY LEITE

Por Dione Nascimento

A Secretaria Municipal de Educação de Touros, tendo a  frente a secretária Maria do Socorro Coutinho França, e sua equipe, traz a público os primeiros 100 dias de administração.   Durante os meses de janeiro, fevereiro e março a secretaria desempenhou um trabalho nunca feito antes em início de gestão no município. 
Coordenadora Neide, Secretária Socorro França e Sec. Adjunto professor Chagas
Segundo a secretária, “muitas das escolas reformadas na administração passada, ficaram com obras inacabadas como foi o caso de Cajueiro, Vila Assis, Boqueirão, Zabelê, Boa Cica e outras.  Na maioria delas com infiltração, o gesso caindo e instalação elétrica que tiveram de ser totalmente mudada.   E o pior, estas escolas estão com placas de inauguração como tenham sido reformadas até dezembro/2012”, lamentou a secretária.   Mesmo diante do quadro negativo encontrado, podemos avaliar e dizer que realizamos o trabalho de um 1 ano em 100 dias, graças a determinação do prefeito Ney Leite.  Vejamos:

Ampliação e melhoramento no transporte escolar;
Participação da SME na Assembleia Cidadã;
Recuperação de 665 alunos para rede municipal em 2013 que estavam estudando em outros municípios;
Pintura e reparos em 85% das escolas da rede municipal;
Reposição de material mobiliário;
Realização da Semana Pedagógica;
Implantação e adesão do pacto nacional de alfabetização na idade certa em parceria com governo federal e estadual;
Formação de orientadores de estudo em Natal;
Olimpíadas de Matemática;
Criação e ampliação de mais um CEMEI-Centro Municipal de Alfabetização na cidade, com 160 crianças;
Pagamento de transporte escolar em dia, além de intensificar a fiscalização do transporte;
Salas climatizadas;
Melhora na qualidade da alimentação escolar;
Planejamento e acompanhamento diretamente nas escolas;
Reforma do Conselho do FUNDEB, Educação e CAI;
Criação do Forum Municipal;
Aumento no atendimento aos universitários com mais 1 ônibus;
Transporte para alunos de Touros que estudam na Escola Técnica de Jundiaí;
Alunos do 9º ano são preparados para o IFRN;
Alusão ao Programa PACTO;
Renovação dos Programas  PROINF e Brasil Alfabetizado.

Segundo Socorro França, “a equipe da secretaria de educação está voltada para um trabalho de qualidade e não tem medido esforços para que sejam realizados.  Isto nos surpreendeu,  até porque os educadores estavam desestimulados com a administração passada.  Hoje, os educadores sentem-se acolhidos ao chegarem a secretaria.  O nosso sistema de trabalho é cooperativo e integrado para que todos cresçam juntos.  Os méritos não devem ser apenas da secretária, do adjunto ou de coordenadores, todos colaboram com o mesmo objetivo que é ensino-aprendizagem e trabalho em equipe”, concluiu a secretária.

A coordenadora Neide Alves da Silva(36), lembrou que uma das maiores dificuldades de se iniciar o ano letivo no município de Touros, foi a recuperação das escolas que estavam sem condições de receber os alunos em virtude da estrutura física e a falta de material que não foi encontrado.  Ou seja, faltava principalmente carteiras e quadros.   A luta continua, mas, já alcançamos 70% da meta desejada para este ano.

PARABÉNS AO ANIVERSARIANTE DO DIA

Igor com o avó Lindonor Patriota(in memoriam), e os primos Roberta e Carlos José
Felicitações ao aniversariante Igor Machado, recebendo o carinho da família Touros1501.  Parabéns!

EMPRESÁRIO TOURENSE FARÁ PALESTRA EM NATAL

Por Dione Nascimento
Marcelo Henrique Alecrim, presidente da Distribuidora de Combustível ALE, estará participando  da segunda edição do Fórum Empresarial do RN, no próximo dia 11, no Teatro Riachuelo em Natal.  
Empresário Marcelo Alecrim
Duas trajetórias de sucesso serão apresentadas pelos empresários potiguares, tendo como palestrante  e autor Jussier Ramalho.  

TOUROS: POPULAÇÃO DE BOA CICA AGRADECE AO PREFEITO NEY LEITE PELA ÁGUA DE QUALIDADE

Por Dione Nascimento
Jacy - Presidente do SAA de Touros
Atendendo a uma reivindicação antiga dos moradores do distrito de Boa Cica, a Prefeitura de Touros resolveu de forma definitiva o problema da falta d´agua no Tabuleiro. 

Segundo o presidente do SAAE, Jacy Silva do Nascimento, o prefeito Ney Leite pediu que todos os esforços fossem feitos para resolver o problema existente em Boa Cica.  “Procuramos substituir a bomba deficitária por outra mais potente, tendo-se também alongado a encanação até o Tabuleiro, possibilitando a população água de qualidade e resolvendo o problema da falta d´agua, existente a décadas”, disse Jacy.

Qualidade de vida, esse é um dos compromissos do prefeito Ney Leite.


COMERCIANTE DE TOUROS EXPLICA COMO MANTÉM O MESMO PREÇO HÁ 15 ANOS

Por Dione Nascimento
Comerciante há mais de 30 anos, Raimundo Felipe da Costa(58), mas conhecido por Raimundo da Lanchonete, recebeu a repórter1501 na noite deste domingo(2), com quem teve uma conversa de conterrâneos.
Raimundo Felipe com Dione Nascimento

Diante do aumento nos preços do leite, da farinha de trigo entre outros, a repórter perguntou ao tourense Raimundo, qual o segredo para que ele venha mantendo a 15 anos o mesmo preço do salgadinho.

Raimundo“Trabalho com a fé.  Nunca me preocupei com quanto custa o litro de leite, da farinha ou do produto para recheio.  Fiz votos a Deus de que o seria obediente e nunca mais trairia a minha esposa”, disse o comerciante casado com a tourense Sônia Oliveira da Costa.

Cantinho do Doce
Segundo Raimundo, desde 1998 nunca mais lhe faltou o necessário.   O preço do pastel que é de R$-0,50 (cinquenta centavos), vem sendo mantido há 15 anos, com uma produção diária acima de 2 mil salgadinhos, que depende de 15 funcionários em sistema rotativos, e diga-se de passagem, o melhor da cidade.


A Lanchonete Bom Jesus fica na rua Suburbana e funciona diariamente das 7 as 22 horas.  E, a partir deste domingo conta com a parceria do Cantinho do Doce, inaugurada neste domingo, uma doceteria da filha mais velha do casal, Sílvia de Oliveira Costa, conhecida por Silvinha.  

PREFEITURA DE TOUROS INICIA CORTE DE TERRA COM AGRICULTORES DO MUNICÍPIO

Por Dione Nascimento

O Prefeito de Touros-RN, através da Secretaria de Agricultura Municipal, e a parceria com associações e proprietários de tratores, iniciou no dia 1º de maio o corte de terra, nas propriedades dos agricultores cadastrados pelo programa que visa atender a essa categoria, apesar dos números apontando para um ano muito ruim de inverno, os agricultores não perderam as esperanças de que as chuvas viriam a cair. 
Secretário Pachola

O prefeito de Touros, Ney Leite, superando as dificuldades e num gesto corajoso, atendeu ao pedido dos agricultores e colocou a disposição 18 tratores para o corte das terras, algo nunca visto no município.

Segundo o secretário de agricultura Erivaldo Costa e Silva(51) - Pachola, tanto o prefeito, quanto a secretaria teem sido parabenizados pela forma como o processo tem sido conduzido.  “O potencial é grande na área agrícola em nosso município e o corte de terra veio para o agricultor,  não importando em quem ele votou ou vai votar.   Não foi fácil implantar o sistema em 4 meses de administração, mas conseguimos”, disse o Secretário.

O agricultor Artur, residente em Zabelê, testemunhou que “o corte de terra está sendo muito proveitoso na sua região e que esta campanha está sendo a melhor já vista por ele.  Como exemplo, cita o povoado de Zabelê onde 300 agricultores estão sendo beneficiados com o corte de terra.  Duas horas de corte, totalizando 600 horas, foram autorizadas pelo prefeito Ney Leite”, concluiu Artur.  
Agricultores Jamilson e Artur

Outras regiões estão sendo contempladas, a Serra Verde, Chico Mendes I e II, Arribão, Tubiba, Cajá, Boqueirão, Vila Assis, Vila Mayne, Vila Israel, Baixa do Quinquim, todas as agrovilas e distritos estão sendo beneficiadas com a corte de terra.

A prefeitura em acordo com as associações, licitou 3 mil horas de corte de terra para atender 1.500 agricultores no município que tem 75% de área agrícola, com aproximadamente 5 mil agricultores.  “Por falta de equipamento não estamos atingindo um número maior.  Temos consciência de que é um número baixo, mas no futuro pretendemos aumentar a quantidade de corte chegando a atingir os 100%, pois essa é uma promessa de campanha do prefeito Ney Leite, que deseja ser cumprida”, concluiu Pachola.   

A satisfação maior do agricultor é porque o corte de terra chegou exatamente junto com a chuva que caiu em maio e todos receberão por igual o pagamento por hora trabalhada.