sexta-feira, 23 de agosto de 2013

S.O.S TERRA DESTACA OS PARRACHOS DE TOUROS EM PUBLICAÇÃO NACIONAL

Revista Bravo! da Editora Abril, traz na edição de Agosto, um resumo sobre a Expedição S.O.S Terra 2013, idealizada pelo artista plástico Thiago Costackz e que passa pelo Rio Grande do Norte.
Os parrachos de Touros estão entre os destaques mostrados na edição de Agosto da revista Bravo!, na matéria sobre a Expedição S.O.S Terra 2013, coordenada pelo artista plástico Thiago Cóstackz. Durante dois dias, a equipe da Expedição esteve no município de Touros, acompanhada pelo secretário municipal de Turismo, Habib Chalita, e registrou a beleza dos parrachos e a importância da preservação do local.

A ação S.O.S Terra é um projeto artístico e ambiental que acontece há 5 anos nas ruas de São Paulo, realizando intervenções artísticas e manifestos interativos que visam alertar a população sobre a situação preocupante do Planeta e sobre as extinções em massa que aceleraram nos últimos anos, a um  ritmo até mil vezes mais rápido que o normal.

Nesta edição, visando inovar e crescer com o alcance do trabalho proposto, o artista Thiago Cóstackz idealizou uma Expedição que pretende visitar 10 lugares severamente ameaçados na Terra, passando por quatro continentes, usando a arte como veículo do discurso ambiental, instalando obras de arte nestes locais ameaçados, produzidas inteiramente com materiais certificados e sustentáveis.

“A idéia é fazer uma conexão direta com estes problemas, chamando atenção para a preservação e também alertando sobre a gravidade da situação. Trata-se da primeira Expedição artística e cientifica já realizada ao redor do mundo que se tem conhecimento. Uma ação pioneira que usa a arte e informações científicas como veículos na democratização da causa e na educação ambiental”, explicou o artista plástico.

A expedição S.O.S Terra 2013 percorreu até agora cerca de 54.858 km passando pela: Ásia, Europa, Américas do Norte e do Sul. No Brasil a expedição visitou a Caatinga nordestina (Bioma endêmico do país e um dos mais ameaçados pela desertificação na região) e os corais do Atlântico Sul no litoral nordestino entre Fernando de Noronha e Touros no Rio Grande do Norte. A Expedição passará ainda pela Mata Atlântica no sudeste brasileiro, pelo Cerrado no Centro-Oeste e pela Floresta Amazônica no norte do país.

A Prefeitura de Touros, por meio da Secretaria de Turismo está entre os apoiadores do projeto S.O.S Terra e pretende fazer parte da ação que visa preservar o meio ambiente e as belezas naturais do local, principalmente, por ser um dos municípios com grande visitação turística do Rio Grande do Norte.

Revista Bravo

A Revista Bravo! é uma publicação mensal brasileira da Editora Abril,  caracterizada por ter como pauta as artes plásticas em geral (pintura, escultura, gravura, fotografia), o cinema, a música, o teatro, a dança, a literatura, entre outras manifestações culturais.

Fonte:  Prefeitura de Touros

EMPRESA PROMETE NOVA DATA PARA ENTREGAR O GRUPO ESCOLAR CEL. ANTÔNIO DO LAGO

Empreiteira garante que entrega do prédio será dentro de 30 dias

Grupo Escolar Cel. Antônio do Lago poderá ser entregue dentro de 30 dias
Com uma reforma interminável sob a responsabilidade do Governo do Estado, há mais de 2 anos que o prédio do Grupo Escolar Coronel Antônio do Lago, no centro de Touros deveria ter sido entregue.

Mestre João Barbosa
A empresa responsável pela execução da obra afirma que realizará a entrega brevemente.   “A obra será entregue dentro de 30 dias”, afirmou João Barbosa, mestre de obras da Gaspar Serviços. 

Paulo Ernesto: ex-aluno
Diante da expectativa, a população tourense pergunta:  - Continuará Escola, ou será a Casa da Cultura de Touros? 

O município está carente, tanto de salas de aula, quanto de uma estrutura para ser ponto de identificação da cultura, que, por sinal, tem um conteúdo invejável.

Durante a visita de registro de imagens, a repórter encontrou o ex-aluno Paulo Ernesto do Nascimento, que carinhosamente visitava cada compartimento da escola, fiscalizando e dando opiniões quanto a reforma.  "Não entendo porque tanta demora para entregar um prédio histórico que tanto beneficia a população.  Precisamos fiscalizar, afinal, é o dinheiro do povo que está sendo investido", enfatizou Paulo Ernesto.

O prédio em estilo colonial da escola mais antiga do município de Touros, traz a história de uma geração aonde deram suas primeiras lições.


NÓS VIVEMOS TOUROS! ENQUANTO OUTROS USUFRUEM DO QUE TOUROS TEM. EIS, A GRANDE DIFERENÇA!

Na praia de Touros-RN, o fotógrafo Francisco de Assis, registra a fartura da pesca.  Este é o dia-a-dia do praeiro!  Bons ventos, boa pescaria!