terça-feira, 8 de outubro de 2013

TOUROS-RN DARÁ INÍCIO A PROGRAMAÇÃO “OUTUBRO ROSA” DE FORMA DIFERENCIADA

O início as atividades da Campanha Internacional Outubro Rosa em Touros, estão previstos para esta quarta-feira(8), a partir das 8 horas, no Posto do Largo de Nossa Senhora. 

Segundo Andréia Cristina dos Santos Rocha, enfermeira do Largo, “essa campanha será diferenciada, isto porque, além de se tratar da prevenção de câncer de mama , acrescentar-se-á a prevenção de colo de útero, que será apresentada através de palestra.  Como ensinar a fazer o auto exame, coleta de preventivo, planejamento familiar, método contraceptivo e saúde bucal, também serão assuntos de grande relevância para o momento”, enfatizou Andréia.

A  Secretaria Municipal de Saúde, através da coordenação de Epidemiologia de Touros, estarão se empenhando para alertar a população local sobre a importância da campanha.  A ideia é chamar a atenção das mulheres de como se prevenir o câncer de mama, colo de útero e da importância ao diagnóstico precoce.

Oficinas de prevenção, caminhada e a decoração de prédios públicos, também fazem parte do acontecimento que terá o objetivo de divulgar esta ação.  LEIA MAIS

TOUROS-RN: MÉDICO UCRANIANO INICIA ATENDIMENTO NA PRAIA DE CARNAUBINHA

Dr. Dimytro Petruk "Mais Médico" com equipe no Posto de Carnaubinha em Touros-RN
O médico Dimytro Petruk, ucraniano, é dos enviados pelo Programa Mais Médicos que chegou ao Brasil no último dia 15 de setembro.  Doutor Dimytro, que é casado há seis anos com uma brasileira escolheu o município de Touros para exercer a sua profissão.  “Está certo que a Europa está em crise”,  disse ele,  mas salientando que “o clima bom, quente e úmido, mas sem inverno e verão” como na Europa, foi um preponderante na sua escolha, disse o médico ao chegar ao Brasil.

Destacado pela Secretaria de Saúde para a praia de Carnaubinha, o médico deu início ao atendimento ao público, nesta manhã de segunda-feira(07/10), onde atenderá de segunda à sexta-feira das 8 às 17 horas, com intervalo para almoço.

PUBLICIDADE

DUAS GANHADORAS RECEBERÃO CAMISETA DO PORTAL “TOUROS1501”

No último domingo(6), o portal colocou a pergunta sobre em que ano se deu a imagem apresentada do Bloco Os Caramujos  CLICK NO LINK E CONFIRA A MATÉRIA.   

Diante do resultado, apresentamos as ganhadoras que responderam corretamente:  1978. Confira as respostas enviadas por e-mail:

Marcelly Varella 19:30
Boa noite, Dione!!
De acordo com informações sedidas  pela  porta-bandeira da época essa é referente ao carnaval de 1978.

COMENTÁRIO DO BLOG:  Marcelly se refere a porta-bandeira Judite Varela de Souza.
Marcelly Varella - moradora de Touros-RN 

Isabella Pontes  -  19:40
Olá,
Segundo a minha mãe, a foto postada no site do bloco dos caramujos é de 1978.
O nome dela é Sílvia Fernanda de Oliveira ......, filha de Miguel Lopes e sobrinha de Ivonete.

Isabella Pontes
Mestranda do Programa de Pós-graduação em Psicobiologia
Laboratório de Estudos da Memória - Departamento de Fisiologia - UFRN
NOTA DO BLOG:  A direção do portal, sensibilizada agradece a todos que participaram curtindo ou deixando a sua opnião sobre a matéria.

TOURENSE USA REDE SOCIAL PARA AGRADECER AO PREFEITO DA CIDADE

A cidadã Francisca Medeiros, enviou comentário para o facebook agradecendo ao prefeito Ney Leite pelo apoio no tratamento de glaucoma e fala das dificuldades que os mais necessitados teem em não poder adquirir um colírio. 


VEM AÍ: NOVEMBRO AZUL - PREVENÇÃO DE CANCÊR DE PÊNIS E PRÓSTATA

Diretoras dos institutos Ecodesenvolvimento e Lado a Lado pela Vida, foram recebidas pelo superintendente da Liga Norte-Riograndense Contra o Câncer, Dr. Ricardo Curioso, na manhã desta segunda-feira(7), onde foi solicitado o apoio da Liga na campanha “Novembro Azul”.

Assim como o “Outubro Rosa” que é o mês dedicado ao diagnóstico precoce do câncer de mama, o “Novembro Azul” é o período para discutir e mobilizar a sociedade no descobrimento e prevenção dos cânceres de próstata e de pênis.    A Liga será uma das parceiras da ação e durante todo o mês de novembro iluminará todas as fachadas dos seus prédios com a cor azul.

Na pauta da reunião também foi divulgada a 34ª edição do Congresso Nacional de Urologia que ocorrerá em Natal no período de 14 a 20 de novembro e trará os principais nomes da área. Na programação do evento está inserida uma atividade no município de Macaíba, onde será realizado um mutirão com palestras educativas sobre o câncer de próstata e ações em benefício da população.