sexta-feira, 18 de outubro de 2013

HORÁRIO DE VERÃO COMEÇA NESTE FINAL DE SEMANA E ALTERA A ROTINA DE MUITA GENTE

O horário de verão começa à 0h do próximo domingo, 20, em todos os estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país. Os moradores dessas três regiões deverão adiantar o relógio em uma hora. A medida segue até 16 de fevereiro de 2014.
Este ano, a Bahia não vai aderir à medida. Desde outubro do ano passado, quando foi publicado o Decreto 7.826, o estado não consta da relação de unidades federativas em que a iniciativa deve ser instituída.
A partir da próxima segunda-feira (21), as agências bancárias e lotéricas vão funcionar em horário diferenciado. Em vez de iniciar os serviços às 10h, os bancos vão abrir às 9h e encerrar o expediente às 15h, uma hora mais cedo.
A mudança altera, ainda, o horário de postagem nos Correios. Os clientes que desejarem enviar correspondência para seguir no mesmo dia devem fazê-lo uma hora antes do tempo-limite, que varia de acordo com o local de onde a postagem é feita.

TOUROS COMEMORA DIA DO PROFESSOR EM GRANDE ESTILO NA PRESENÇA DO PREFEITO NEY LEITE E VEREADORES

O maior presente para o servidor público é ser reconhecido nos seus direitos, de forma particular os educadores, e isto já está acontecendo em Touros.  – Ney Leite
Mister Professor Damião e Miss Professora Noelma
No último dia 15, a classe educadora reuniu-se na Chácara Pequeno Paraíso, há 8 quilômetros da sede do município, para comemorar em grande estilo o Dia do Professor. 
 
A Secretaria de Educação de Touros, promoveu uma grande confraternização  que reuniu mais de 1.200 educadores.   Muitos brindes foram sorteados entre os participantes, incluindo uma TV LD de 32 polegadas, presente do prefeito Ney Leite.   A contemplada com o presente, foi a professora Ana Lúcia Adeltrudes, residente em Vila Israel.
Prefeito Ney Leite com a Miss Professora 2013 e Socorro França, Secretária de Educação
No seu discurso, o prefeito Ney Leite lembrou das dificuldades encontradas para poder administrar a Prefeitura de Touros.  Mas, foi categórico ao falar da gratidão que tem aos professores que sempre caminharam lado a lado com ele quando vereador.  E agora, como prefeito, não tem sido diferente.  “Esta comemoração de 2013 é apenas o começo de muitas que acontecerão de forma grandiosa, porque você professor tem de mim todo respeito, carinho e admiração pela profissão, pelo trabalho que exerce e pela gratidão que tenho a todos ”, disse Ney.   LEIA MAIS

VEREADORA NALVINHA REALIZOU FESTA DAS CRIANÇAS

Vereadora Nalvinha da Colônia no Dia das Crianças
Mais de 300 crianças receberam no último dia 12, Dia das Crianças, o carinho da vereadora Marinalva da Silva(PT do B), que realizou um grande evento com distribuição de presentes para as crianças de Touros.  

Navinha da Colônia domo é conhecida, está no seu primeiro mandato, desenvolvendo um grande trabalho junto as famílias dos pescadores. 
PUBLICIDADE

TOUROS: CAMPANHA OUTUBRO ROSA CHEGA À VILA ASSIS DANDO CONTINUIDADE AO TRABALHO DA SECRETARIA DE SAÚDE DO MUNICÍPIO

Equipe de médicos, enfermeiras e agentes
A Campanha Outubro Rosa tem contagiado todo o País, e em Vila Assis, agrovila de Touros, não foi diferente.   Na última quarta-feira(16), a equipe de Saúde da Família, realizou uma programação especial, nunca acontecida na Unidade.  
78 mulheres participaram da programação
Sensibilizadas, 78 mulheres participaram do evento aderindo a prevenção de exames de rotina e auto exame de mama, que se descoberto precocemente aumentam as chances de cura.

Um café da manhã foi oferecido, com sorteio de brindes.  A doutora Marina Torquato e a enfermeira Érica Costa, ministraram as palestras sobre os assuntos em questão.   A equipe que foi formada pelos Agentes de Saúde, Eliane Nilo, Nísia Cavalcante e Elizângela, também contou com o profissionalismo da dentista Adrovânia Miranranda e o técnico de enfermagem Josenilson.

Fonte:  Enfermeira Érica Costa

DEPUTADO JOSÉ DIAS É O RELATOR DO OGE 2014

Deputado José Dias (PSD)
Na condição de relator do Orçamento Geral do Estado de 2014, o deputado José Dias(PSD), apresentou, na sessão desta quarta-feira(16), um calendário com os prazos para apresentação de emendas, deliberação na Comissão de Finanças e Fiscalização – onde a matéria se encontra, atualmente, e votação no Plenário da Casa. “Teremos 21 dias para examinar o Orçamento. Espero que não tenhamos atropelos e atrasos na entrega das emendas”, disse o relator.

José Dias estabeleceu que os deputados devem apresentar as alterações ao OGE até o dia seis de novembro.   O relatório deverá ser apresentado no dia 2 de dezembro e o prazo final para que a Comissão de Finanças e Fiscalização dê seu parecer é 4 de dezembro.   Para a deliberação no Plenário da Casa, o prazo final, segundo o Regimento Interno, é 15 de dezembro.
PUBLICIDADE

FRADES CAPUCHINHOS FAZEM PROFISSÃO DE FÉ EM BOM CONSELHO-PE

No sábado 12 de outubro, dia em que se celebra a festa da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, 12 noviços das províncias da Bahia e Sergipe–PROBASE, e da Província do Nordeste do Brasil–PRONEB, fizeram seus votos simples diante dos respectivos provinciais e confrades destas províncias.  Familiares e amigos presentes a celebração eucarística realizada na capela de Nossa Senhora do Bom Conselho, localizada em frente ao convento dos capuchinhos na cidade de Bom Conselho estado de Pernambuco.   Estes jovens, professaram os primeiros votos, “votos simples” após um ano de noviciado, sendo oito deles da PRONEB e quatro da PROBASE.
Frei Jordão Cardoso (de barba) (afilhado de Dione Nascimento)
A concelebração teve início às 10 horas, e foi presidida por Dom Severino Batista de França, OFMCap. bispo de Nazaré da Mata, e concelebrada pelos Provinciais Francisco de Assis Barreto da PRONEB, Liomar Pereira da Silva da PROBASE, Henrique Araújo da província do Ceará e Piauí - PROCEPI e demais frades e padres seculares presentes.   A emoção dos jovens frades e seus familiares foi o ponto alto desta celebração.   A partir dos votos celebrados os frades seguem para Caruaru onde iniciarão seus estudos em filosofia.   Os da província da Bahia, retornam a Salvador para também iniciarem seus estudos.   VEJA AS IMAGENS

EM TOUROS, NOVEMBRO PROMETE: FAROL FEST


PARABÉNS AS ANIVERSARIANTES DO DIA

Aniversariando nesta sexta-feira(18), Mariza Cunha Gomes e Alizângela Nascimento(Zanza de Victor).   Votos de muitas alegrias hoje e sempre!


CREAS DE TOUROS COMEMORA O DIA DA CRIANÇA E AUMENTO DE DEMANDA NO MUNICÍPIO

O Centro de Referência Especializado em Assistência Social de Touros proporciona acolhida e escuta qualificada, fortalecimento da função protetiva da família e reconstrução de relacionamentos familiares com assistência diária.

No último dia 16, o CREAS/Touros comemorou com as crianças que são atendidas “o Dia da criança com o tema “um mundo bem mais divertido”.  Mais de 50 crianças, que visivelmente felizes, foram contempladas na festa com doces, lancheiras, brincadeiras, sorvetes, presentes, entre outros.

O CREAS é um centro de referência que oferta as famílias um trabalho social especializado pelo SUAS as famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e ou social, violação de direitos.  Seu papel no SUAS-Sistema Único de Assistência Social, define, igualmente, na rede de atendimento.
Tereza Neri - Coordenadora

O serviço ofertado proporciona a acolhida e escuta qualificada, visa o fortalecimento da função protetiva da família, reconstrução de relacionamentos familiares, o acesso das famílias e indivíduos aos direitos socioassistenciais e a rede de proteção social.

Tendo como coordenadora Tereza Cristina Neri, o CREAS de Touros/RN atende 162 famílias referenciadas.  Estas famílias que tiveram seus direitos violados e que estavam em situação de risco pessoal e social.  Em 10 meses de administração da nova gestão, o CREAS obteve um grande salto na demanda, uma vez que antes a população tourense não tinha conhecimento dos serviços oferecido pela rede de Assistência Social.  Com uma equipe de excelência, que desenvolve um trabalho especializado e associados a outras politicas públicas, têm como parceiro a Prefeitura, Ministério Público (MP), Conselho Tutelar(CT), Centro de Referencia em Assistência Social(CRAS), Escolas, Programa Saúde da Família(PSF), Fórum, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais(APAE) e órgãos de defesa de direitos, diretamente relacionada á articulações eficiente da Secretária Municipal de Assistência Social do Município. 
Imagens:  Cedidas