terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Onda de insegurança pública volta a preocupar moradores e turismo de São Miguel do Gostoso

Depois de um período mais tranquilo, a segurança pública voltou a preocupar a população e o segmento de turismo de São Miguel do Gostoso. Nas últimas semanas, uma série de roubos a casas e pousadas tem assustado muito a cidade.
Está acontecendo na cidade aquilo que ocorre em todo o centro que se desenvolve. O aumento da criminalidade é como se fosse proporcional ao crescimento da cidade. No caso de São Miguel do Gostoso, a presença de turistas também atrai criminosos. Isso é comum em áreas de demandas turísticas, mas precisa ser combatido.
Nos últimos dias, estas ocorrências de violência têm aumentado. O caso mais grave ocorreu no dia 26 de novembro, quando o combate a um roubo ocorrido na cidade acabou na morte de um outro suspeito, em Lagoa do Sal, distrito de Touros.
O fato começou com o roubo a um morador de São Miguel do Gostoso. Este morador pegou uma terceira pessoa e saiu em busca do ladrão. Quando os dois grupos se encontraram, houve tiroteio e morreu o rapaz que acompanhava a vitima do roubo.
O assassino foi preso em sua casa, em São Miguel do Gostoso. Segundo a polícia, havia dinheiro e outros objetos que haviam sido roubados. O rapaz que morreu estava armado. A polícia investiga seu envolvimento em outras atividades criminosas.
Faz tempo que a comunidade de São Miguel do Gostoso vem se organizando para enfrentar esta onda de crimes. A AEGostoso, que reúne os empreendedores locais, criou uma comissão para discutir alternativas para enfrentar a insegurança pública.
Houve reuniões com as autoridades estaduais de segurança pública e os empresários locais ajudaram a recuperar uma viatura policial que estava parada. Mas o problema crônico é a falta de policiamento e a incapacidade policiai de investigar crimes.
Segundo o sargento responsável pelo policiamento, existem em média dois soldados para policiar a cidade, diariamente. Havia nove policiais no destacamento local, mas dois estão de licença médica. Com as folgas, sobram poucos para vigiar as ruas.
Além de amedrontar a população local, a onda de crimes na cidade é uma grande ameaça ao turismo local. Se isso não for combatido, o promissor turismo de São Miguel do Gostoso corre o risco de levar a atividade turística ao colapso.
Imaginem agora São Miguel do Gostoso sem turismo. Se isso ocorresse, deixariam de ser gerados milhares de empregos e a economia enfrentaria grande crise. Por este motivo, é urgente a adoção de medidas para combater a insegurança na cidade.
Na última semana, a comissão de segurança se reuniu com o responsável pelo policiamento. Decidiu-se procurar novamente as autoridades estaduais de Segurança para pedir ajuda. Também deve ser recuperado mais um veículo do policiamento.
A prefeita eleita, Fátima Dantas, diz que a segurança pública é uma de suas prioridades. Embora a segurança seja de responsabilidade do governo estadual, Fátima promete ampliar esforços para a cidade ter menos ocorrências policiais.
Uma das idéias de Fátima é criar uma espécie de patrulhamento motorizado. Vigilantes percorreriam os principais pontos da cidade, de moto, especialmente à noite, para conter a onda de criminalidade. Outras idéias podem ser adotadas.
Uma delas é a instalação de câmeras pela cidade, registrando atividades suspeitas e ocorrências. No futuro, as imagens destas câmeras poderiam ser interligadas com as câmeras que já existem em pousadas e residências. Mas este é um projeto caro.
Qualquer que seja a iniciativa da nova prefeita, o problema com a segurança da cidade só será resolvido quando todos – população, comerciantes, pousadeiros e donos de bares e restaurantes – se unirem para enfrentar este terrível problema.
Este blog já afirmou, em outros posts, que a questão da insegurança é um monstro que precisa ser combatido com eficiência, por toda a comunidade. Se isso não for feito, o monstro cresce e engole a todos – e aí o futuro estará comprometido.
Chegou a hora de toda a cidade se organizar para enfrentar o monstro da insegurança pública. Entre nesta luta.
Por Emanuel Neri

Vivas a Natália Carielo

Amor da minha vida!   Que esse seja apenas mais um de tantos aniversários.
Você é parte de nossas vidas.
Um beijo de seus pais Cidinha e Carlinhos.
Aniversariante Natália Carielo com a irmã Maria Luiza

Touros: Oca do Índio apresenta Deyvison Lima


Portal "TOUROS1501" premiará destaques de 2012

O portal TOUROS1501 premiará os destaques de 2012
O portal "TOUROS1501" premiará em janeiro/2013, várias personalidades do município de Touros e do Estado do Rio Grande do Norte. 

Você é convidado a participar das ENQUETES que serão apresentadas a partir desta terça-feira(4), escolhendo o vereador, prefeito, secretaria, pousada, colégios, comérciante, empresário, cabelereiro(a), manicure, atleta, professor(a), diretor(a), empresa, deputado(a), cantor, compositor,  banda, entre outros.   

Com o seu voto, você escolherá, aquele ou aquela que foi destaque no ano de 2012.
Boa sorte!

Os muito exibidos que me desculpem

Mas o retraimento é fundamental. Aprendi com a lua, mais do que se aprende com o Eclesiastes: há dias de minguar, dias de habitar-se. São dias solenes, dias de ritual e névoa. 

Dias que se fixam na gente por um tempo. Esses dias, a gente reconhece desde cedo: a gente se reconhece neles, nós, os retraídos. Esses são dias plenos de descobertas. O retraimento é bom para isto: descobrir. Essa é uma palavra de nobreza.
Por Carmem Vasconcelos

Eleitor que não votou no 1º turno tem até quinta para justificar

Termina na próxima quinta-feira (6) o prazo para que os eleitores que não votaram no primeiro turno das eleições municipais deste ano justifiquem sua ausência. Para os que deixaram de comparecer às urnas apenas na segunda rodada, o prazo se estende até o dia 27 de dezembro.

Para justificar o eleitor precisa preencher o Requerimento de Justificativa Eleitoral, que é obtido, gratuitamente, nos cartórios eleitorais de todo o País. O documento também pode ser baixado no site do Tribunal Superior Eleitoral. Além do requerimento preenchido, o eleitor também terá de apresentar um documento oficial com foto, que pode ser a carteira de identidade, certificado de reservista, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação.

O bebê de Rosemary


Touros: Turma da MGT em charge

TURMA DA MGT em TOUROS
A política passa, e os amigos e profissionais continuam suas tragetórias. 
Você identificaria essa turma?

Touros: Manhã cultural na Escola Isabel Vieira

Caros alunos e profissionais da educação das escolas públicas e privadas do município de Touros.    Nós teremos nesta quarta-feira(05), às 9 horas da manhã, na Escola Estadual Isabel Barbosa Vieira, uma apresentação do Grupo de Chorinho da UFRN.

É sempre um prazer recebê-los na escola, especialmente para ouvir uma boa música.   Convide seus amigos e venha participar conosco.

Telma Lúcia - Diretora da Escola

Touros: R$-270 mil reais para construção de prédio do CRAS



Conforme divulgação  do portal touros1501, no último dia 3, a cidade de Touros ganhará em 2013, um prédio do Centro de Referência de Assistência Social-CRAS.   

O recurso de R$ 270 mil reais, vem do Fundo Nacional de Assistência Social-FNAS e faz parte da estruturação da rede de proteção básica social, informou Rubenild Barros, coordenadora do programa Bolsa Família, em Touros.    Confira no Orçamento da União:
   
Dione Nascimento - touros1501

Duquesa de Cambridge está grávida - o mundo de olho na realeza

William e Catherine
O príncipe William chegou nesta terça-feira (4) ao hospital hospital King Edward VII, em Londres, onde sua mulher Catherine Middleton, a duquesa de Cambridge, está internada. A família real anunciou nesta segunda-feira (3) a gravidez de Kate.

A internação ocorre devidO a um quadro de hiperêmese gravídica, um mal estar repentino, com náuseas e vômitos.

Um texto divulgado pela família real confirmou que Kate, que casou com William em abril do ano passado, está grávida.

"Suas Altezas Reais, duque e duquesa de Cambridge, estão muito felizes em anunciar que a Duquesa de Cambridge está esperando um bebê", disse o comunicado do Palácio de Saint James, encarregados dos assuntos de William.
Fonte:  G1

OAB/RN comemora 80 anos de sua criação no Estado 5515

Governadora Rosalba Ciarlini participou da solenidade - Foto: Ivanízio Ramos
A seccional da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte (OAB/RN), criada em 22 de outubro de 1932 fez festa para comemorar seus 80 anos.

E acompanhada do Consultor Geral do Estado, José Marcelo; do Controlador Geral do Estado, Anselmo Carvalho e do presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, a governadora Rosalba Ciarlini acompanhou as homenagens feitas aos ex-presidentes da instituição, advogados e funcionários da Ordem.
Fonte:  Marcos Dantas

Site de notícias potiguar, Nominuto.com, fecha após cinco anos de existência no Rio Grande do Norte

Mais um veículo de comunicação fecha as portas no Rio Grande do Norte. Desta vez, o portal Nominuto.com, do jornalista Diógenes Dantas. A notícia do fechando de uma empresa jornalística é sempre triste para a comunicação potiguar, além de ser um grande transtorno para o grande número de profissionais que ficam sem emprego após isto. 

Diógenes Dantas informou hoje pelo seu twitter pessoal o fechamento do Nominuto, veja:
“Eu encerrei hoje um ciclo. Virei uma página. O Nominuto não existe mais. De modo definitivo. As dificuldades do mercado da comunicação no Rio Grande do Norte são conhecidas. Para o portal Nominuto, pequenino, elas ficaram intransponíveis. Vou guardar os bons momentos destes cinco anos de atividades. Sem dúvida alguma, foram muitas realizações. Muitas experiências. É hora de olhar adiante e seguir. Obrigado a todos pela audiência. Um dia a gente se vê por aí.”