quarta-feira, 22 de maio de 2013

TOUROS FOI REPRESENTADO NO 14º FORUM NACIONAL DA UNDIME PELA SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO

Socorro França (direita) no 14º Forum Nacional 
Durante o 14º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, realizado de 14 á 17 de maio no Município de Mata de São João/BA, o município de Touros esteve representado pela secretária de educação Maria do Socorro Coutinho França.

Conferências, palestras e mesas redondas debateram as seguintes temáticas:
- O DME e avaliação da Educação Básica.
- O DME e a articulação com o terceiro setor.
- O DME Valorização dos profissionais de Educação com formação e carreira.
- O DME Processo de inclusão Social.
Os participantes também tiveram a oportunidade de ter acesso as informações sobre politicas Públicas e programas oferecidos pelo Governo Federal.

TOUROS SUPERA META DA CAMPANHA CONTRA GRIPE

Na última campanha de vacinação contra a gripe em 2013, Touros superou a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, batendo recorde das campanhas anteriores num total de 78%, ficando a frente da maioria dos municípios.     

Enfermeira e coordenadora Kelly Lima
A Campanha teve como público-alvo idosos, crianças de até dois anos de idade, profissionais de saúde, indígenas e população prisional.  Mulheres com até 45 dias após o parto e pacientes crônicos foram inseridos no grupo prioritário esse ano por terem maior risco de desenvolver casos graves da gripe. O risco de morte também é maior neste grupo.

De acordo com Kelly Lima, enfermeira e coordenadora de epdeumologia  em Touros, “por ser uma campanha voltada para os idosos, a secretaria de saúde encontra dificuldade de conscientizá-los em tomar a vacina.  A meta de 78% foi comemorada, porque a maioria dos idosos não aceitam a vacina, por medo”, afirmou Kelly.  

Segundo a coordenadora, mesmo com o término da Campanha, os pacientes dos grupos prioritários, ainda podem procurar as Unidades de Saúde para tomar a dose da vacina, já que o período de maior circulação do vírus (Influenza) é entre os meses de junho e julho.

A vacinação contra a gripe tem como objetivo reduzir a internação e mortes causadas pela doença na população.

TOUROS TEM SALDO POSITIVO NOS PRIMEIROS 15 DIAS DO EXPRESSO JUDICIÁRIO NA COMARCA

Com um atendimento de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas, o Forum de Touros teve nesta semana o seu atendimento suspenso no auge dos trabalhos, para organizar de forma efetiva a Comarca, favorecendo um atendimento mais satisfatório durante a presença do Expresso Judiciário em Touros, tornando o andamento dos processos mais ágil.
Sede do Forum de Touros
De acordo com Fernando José Araújo Costa(45), atual diretor de secretaria da Comarca de Touros, “o Expresso Judiciário tem como principal objetivo, reorganizar a Comarca dentro de um modelo de gestão que possibilite uma administração processual melhor.   O Expresso tem uma atuação de quatro juízes designados e um grupo de servidores especificamente para agilizar, triar e organizar a comarca, é exatamente o que está sendo feito”, afirmou Fernando.
Montante de processos sendo organizados para  julgamento
Diversas audiências já foram realizadas e, segundo Fernando, a atuação maior é na área de família, onde há uma demanda reprimida inclusive com relação ao juizado e há também um número grande de execuções fiscais.

Mais de 3 mil processos deverão ser julgados nas áreas de família, cível, criminal e de juizados.   Só na área de Juizados Especiais, serão 650 processos a serem analisados pelo grupo integrante do Expresso Judiciário em Touros.

O MUNDO CATÓLICO CELEBRA SANTA RITA DE CÁSSIA

Em missão na cidade de Santa Cruz

DIA 22 – QUARTA-FEIRA
07h – Missa no Santuário – Celebrante: Pe. Vicente Fernandes
09h – Missa Solene (Matriz) – Celebrante: Dom Matias Patrício.
11h – Leilão
12h – Missa da Coroa – Celebrante: Pe. Aerton Sales
15h – Missa dos Peregrinos de Santa Rita – Celebrante: Dom Jaime Vieira Rocha (Arcebispo Metropolitano).
16h – Procissão da Imagem de Santa Rita de Cássia pelas ruas de Santa Cruz
18h – Bênção do Santíssimo no Largo da Igreja Matriz e Arreamento das bandeiras.

TOUROS RECEBE VISITA DE COMUNICADORES CONTRATADOS PELA CHESF PARA ESCLARECIMENTOS SOBRE A EXECUÇÃO DE PROGRAMAS


O Palácio Porto Filho, recebeu na tarde desta segunda-feira(20), representantes da Biodinâmica Engenharia e Meio Ambiente Ltda, contratada pela CHESF-Companhia Hidro Elétrica do São Francisco, para dar esclarecimentos sobre a execução do Programa de Comunicação Social e Educação Ambiental da Linha de Transmissão (LT) 230kV João Câmara – Extremoz II C1 e Seccionamento.
Mariana, Lilian, Dione Nascimento, Jean, Karoline, Socorro França e Neide e Andrea Karine(ausente na imagem) tomaram parte nas discursões
Com aproximadamente 84 Km de extensão, esse empreendimento atravessa oito municípios entre eles Parazinho, João Câmara, Touros, Pureza, Maxaranguape, Ceará-Mirim, Extremoz e São Gonçalo do Amarante.
As linhas de transmissão João Câmara e Extremoz II chegam até o complexo Zabelê, que compreende Quilombo dos Palmares, Santo Antônio e Aracati, no município de Touros.  

Duas linhas de energia eólica já começaram a trabalhar no município de Touros com pretensão para conclusão em setembro deste ano.  

Os técnicos da Biodinâmica, que é uma empresa de consultoria ambiental,  Jean Marx(educador ambiental) e Mariana Pollitano(socióloga), estão percorrendo a região de implantação desse empreendimento, visitando sedes municipais e instituições representativas, com o objetivo de levantar e repassar informações e dados necessários para a conceituação e execução das atividades do referido Programa.