sábado, 3 de novembro de 2012

São Miguel do Gostoso inicia temporada de verão com ares de abandono de obrigações da Prefeitura

A menos de 60 dias do final de 2012, São Miguel do Gostoso não está nem um pouquinho preparada para enfrentar a temporada de verão. E isso porque a cidade tem grande parte de sua economia – empregos e renda – sustentada pela forte atividade turística local.
 
Os problemas começam na entrada da cidade. As obras iniciadas no pórtico da cidade não foram concluídas. Está uma buraqueira desgraçada, não há desvios sinalizados e, além da péssima impressão causada aos visitantes, há riscos de acidentes.
 
Então, senhor prefeito, quando é que as obras da entrada cidade vão ser finalizadas?
 
O mesmo problema ocorre com o posto de saúde. As obras de reforma começaram, mas não terminaram. Com isso, o sistema de atendimento da saúde na cidade, que já era precário, está em péssimas condições. A população sofre muito com isso.
 
Há outros problemas sérios na cidade. Um deles é a coleta de lixo. A cidade nunca esteve tão suja como está atualmente. Há lixo nas praias e nas ruas. Não há a mínima preocupação de limpar a cidade, que beneficiaria a população e os turistas.
 
A impressão que se tem é que São Miguel do Gostoso está entregue às baratas. O prefeito Miguel Teixeira está em fim de mandato, mas não pode deixar a cidade assim ao Deus dará. O cuidado tem que ser o mesmo com o que começou o mandato.
 
Há problemas também com o abastecimento de água. E o pior é que, com o início do verão – quando aumenta o calor e cresce a população flutuante da cidade – este problema se agrava muitíssimo. Este ano, como antes, vai faltar água novamente.
 
Outros problemas são com a segurança pública. O policiamento da cidade é muito deficiente. Nem todos os crimes são esclarecidos. A segurança é responsabilidade do governo do Estado, mas a cabe à Prefeitura pedir ajuda para reforçar o policiamento.
 
Outra coisa. O verão está aí e a Prefeitura não disciplinou ainda o trânsito nas praias urbanas. Carros e motos continuam trafegando livremente pelas praias, pondo em risco a vida da população. Há sérios prejuízos para a fauna e flora da orla urbana.
 
A estrada que liga a BR-101 a São Miguel do Gostoso até que melhorou. Os buracos foram fechados, com a colaboração do governo do Estado. Mas quando você chega à cidade e vê aquela buraqueira toda, dá vontade até de voltar correndo para Natal.
 
O prefeito Miguel Teixeira não fez uma má administração. Manteve as finanças da prefeitura organizada e fez algumas obras, como a estrada que liga o Reduto aos Morros, pela orla. Mas abandonou muito a cidade no final de seu mandato.
 
É preciso que o prefeito retome o cuidado com a cidade, principalmente agora que está chegando o verão e o período de maior demanda turística. É o período em que a cidade fatura alto -pousadas , restaurantes e comércio funcionam a todo vapor.
 
O turismo é importantíssimo para a economia de São Miguel do Gostoso. É importante, portanto, que a Prefeitura esteja sintonizada com isso, preparando a cidade para que o turista se sinta confortável na sua visita, que não se decepcione.
 
Se a Prefeitura cumprir com suas obrigações, a economia da cidade e o turismo vão agradecer muito.
Por:  Emanuel Neri