sábado, 2 de março de 2013

Cardeal brasileiro é cotado para ser novo papa

Dom Odilo Scherer

Um grupo de cardeais americanos, europeus e de países em desenvolvimento começou a apoiar a candidatura do cardeal brasileiro dom Odilo Scherer ao posto de novo papa.

De acordo com O Estado de São Paulo, o cardeal-arcebispo de São Paulo não se apresentou oficialmente como candidato ao cargo, mas é citado em conversas informais entre os demais cardeais que participarão do conclave, ainda sem data definida para acontecer.

Cardeais dos Estados Unidos têm apoiado a saída do pontificado das mãos de religiosos europeus. No entanto, em razão de escândalos sexuais que envolvem cardeais americanos, a chance de um deles ganhar um número amplo de votos é praticamente nula. Assim, Dom Odilo Scherer é a escolha de vários deles.

Em Roma, esse grupo de cardeais já busca apoio de outros religiosos para que Dom Odilo Scherer tenha número significativo de votos. “Isso será fundamental na primeira rodada”, afirmou uma fonte próxima aos cardeais.

O perfil do cardeal-arcebispo de São Paulo é favorável, segundo os seus colegas americanos. Ele tem 63 e é o mais jovem dos cardeais, mas é considerado de grande confiança pelo clero. Ocupa o cargo de inspetor das contas do Banco do Vaticano, o Instituto de Obras Religiosas, que vive séria crise financeira.

Dom Odilo Scherer, contudo, afirmou que é uma “fantasia” a existência de algum candidato a papa. “Dizer que, antes do conclave, já tem os candidatos prontinhos, faz parte da fantasia, que a gente compreende muito bem, mas não é a realidade do que significa, daqui pra frente, o trabalho do colégio cardinalício", afirmou o cardeal.