segunda-feira, 3 de junho de 2013

PREFEITURA DE TOUROS INICIA CORTE DE TERRA COM AGRICULTORES DO MUNICÍPIO

Por Dione Nascimento

O Prefeito de Touros-RN, através da Secretaria de Agricultura Municipal, e a parceria com associações e proprietários de tratores, iniciou no dia 1º de maio o corte de terra, nas propriedades dos agricultores cadastrados pelo programa que visa atender a essa categoria, apesar dos números apontando para um ano muito ruim de inverno, os agricultores não perderam as esperanças de que as chuvas viriam a cair. 
Secretário Pachola

O prefeito de Touros, Ney Leite, superando as dificuldades e num gesto corajoso, atendeu ao pedido dos agricultores e colocou a disposição 18 tratores para o corte das terras, algo nunca visto no município.

Segundo o secretário de agricultura Erivaldo Costa e Silva(51) - Pachola, tanto o prefeito, quanto a secretaria teem sido parabenizados pela forma como o processo tem sido conduzido.  “O potencial é grande na área agrícola em nosso município e o corte de terra veio para o agricultor,  não importando em quem ele votou ou vai votar.   Não foi fácil implantar o sistema em 4 meses de administração, mas conseguimos”, disse o Secretário.

O agricultor Artur, residente em Zabelê, testemunhou que “o corte de terra está sendo muito proveitoso na sua região e que esta campanha está sendo a melhor já vista por ele.  Como exemplo, cita o povoado de Zabelê onde 300 agricultores estão sendo beneficiados com o corte de terra.  Duas horas de corte, totalizando 600 horas, foram autorizadas pelo prefeito Ney Leite”, concluiu Artur.  
Agricultores Jamilson e Artur

Outras regiões estão sendo contempladas, a Serra Verde, Chico Mendes I e II, Arribão, Tubiba, Cajá, Boqueirão, Vila Assis, Vila Mayne, Vila Israel, Baixa do Quinquim, todas as agrovilas e distritos estão sendo beneficiadas com a corte de terra.

A prefeitura em acordo com as associações, licitou 3 mil horas de corte de terra para atender 1.500 agricultores no município que tem 75% de área agrícola, com aproximadamente 5 mil agricultores.  “Por falta de equipamento não estamos atingindo um número maior.  Temos consciência de que é um número baixo, mas no futuro pretendemos aumentar a quantidade de corte chegando a atingir os 100%, pois essa é uma promessa de campanha do prefeito Ney Leite, que deseja ser cumprida”, concluiu Pachola.   

A satisfação maior do agricultor é porque o corte de terra chegou exatamente junto com a chuva que caiu em maio e todos receberão por igual o pagamento por hora trabalhada.