sexta-feira, 21 de junho de 2013

SAÚDE DE TOUROS ATINGE META DE EXAMES DE PREVENTIVOS NO PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2013

Por Dione Nascimento
O programa Municipal de Saúde da Mulher, da Prefeitura de Touros, divulgou esta semana que a realização de exames preventivos atingiu e ultrapassou a meta a ser alcançada no ano de 2013, com relação a anos anteriores.   A realização dos exames é disponível em toda rede pública de saúde. Mulheres dentro da faixa etária estipulada pelo Ministério da Saúde devem realizar os exames citopatológicos do colo do útero.

De acordo com a Coordenadora do PSF, Marilac Pinto, “o município de Touros é o único da região do Mato Grande onde foram realizados um número maior de preventivos, incluindo sede e distritos”, concluiu a coordenadora.

Os exames que são realizados durante todo o ano e em todos os postos, são indicados para mulheres com idade entre 25 a 59 anos.   

O exame de Papanicolau, ou exame preventivo do câncer do colo do útero, tem reduzido as mortes por câncer de colo uterino em 70%.   O exame é simples e pode ser realizado na unidade de saúde, tanto pelo médico como pela enfermeira. O teste é importante, pois pode diagnosticar se uma mulher tem risco de ter o câncer de colo de útero, além de detectar outras doenças que podem ocorrer antes do desenvolvimento do câncer.   Há também a possibilidade de diagnosticar o câncer em sua fase inicial.


Touros saí na frente, atingindo a meta de preventivos realizados no primeiro trimestre de 2013.   Enquanto, muitos municípios da Região do Mato Grande não chegaram ainda a dar início ao atendimento neste ano de 2013.