segunda-feira, 19 de agosto de 2013

PÁROCO DE TOUROS TOMA POSSE E PREFEITO LHE ENTREGA A CHAVE DA CIDADE

Prefeito Ney Leite entrega a chave da cidade de Touros a Pe. Edvaldo Brito
Numa grande missa festiva, o bispo arquidiocesano Dom Jaime Vieira Rocha, empossou o padre Edvaldo Alexandre de Brito, como pároco da cidade de Touros-RN, na noite deste sábado(17).
Multidão a caminho do Santuário
A solenidade que iniciou na entrada da cidade com uma carreata, teve continuidade com caminhada a partir do Terminal Rodoviário Otto Leite da Fonseca, aonde centenas de pessoas aguardavam o novo pároco que chegou acompanhado do arcebispo de Natal.   Durante o trajeto que seguiu até o Santuário do Bom Jesus dos Navegantes, a Banda Filarmônica de Touros,  entoava o hino do padroeiro, tudo registrado pela câmera da Rede Vida de Televisão. 

No Santuário, outra multidão aguardava a chegada do padre Edvaldo, que foi recebido com aplausos e gritos de seja bem vindo!  

Recepção na chegada a Matriz
Ao ser empossado pároco, padre Edvaldo Alexandre de Brito, disse em seu discurso “Estou aqui para ser  um irmão entre vós.  Como é bom poder me sentir acolhido por vós.  Esforçar-me-ei para dar testemunho de vida cristã e sacerdotal.  O padre é constituído para ser um bom pastor a fim de pastorear as ovelhas que não são suas, mas sim de Jesus.  Chego como discípulo de Jesus Cristo, para ser pastor, sacerdote e profeta.   Tenho consciência da missão que estou assumindo pois para isso tornei-me padre para amar e servir a Cristo na pessoa do irmão, do próximo.  Não trago ideias prontas, quero dialogar, construir, somar, sendo  ponte de unidade, agindo com cautela e firmeza com discernimento e autoridade.  É meu desejo não impor mais propor.

Dom Jaime é entrevistado pela Rede Vida
Desejo caminhar junto com o povo, respeitando e valorizando a tradição desse povo, a cultura a religiosidade a história do povo de Touros.
Como autoridade da Igreja católica em Touros, quero trabalhar com todos os seguimentos da sociedade civil e governamental, com autoridades políticas e religiosas que visem o bem comum a justiça e a paz, disse padre Edvaldo.

Nas palavras do novo pároco, sua intenção é de transformar o Santuário de Touros em um ponto de encontro e referência espiritual para o estado do Rio grande do Norte.  “Vamos fazer desse lugar o centro de referencia espiritual para o litoral Norte potiguar, o Mato Grande, Agreste e Trairi, onde o povo de Deus possa se reabastecer na fé e serem enviados em missão as suas comunidades”, enfatizou o novo pároco.


Pe. Edvaldo(Pároco) e Pe. Jailson(Vigário)
Além do Arcebispo de Natal, foi registrada a presença de diáconos, padres, seminaristas, o jornalistas, prefeitos, vereadores, representantes das paróquias de Morro Branco-Natal, Pureza, Santo Antônio, Ceará Mirim, Parnamirim, Campina Grande-PB e João Pessoa-PB, irmandades, Filhas de Santana, Filhas do Amor Divino, Irmãs Franciscana de Maria Auxiliadora, que foram convidadas pelo novo pároco a retornar à Touros e ajuda-lo na evangelização.
Familiares e autoridades presente a cerimônia

Durante a homilia, o arcebispo de Natal, pontuou a responsabilidade do sacerdote ao assumir o comando da Paróquia e falou sobre a riqueza que tem a história e a cultura de Touros. 

O médico Carlos Penha, lembrou as famílias tradicionais tourenses, e fez memória ao seu tio, monsenhor João Penha Filho, Lucilo Afonso do Nascimento, Joaquim Gomes, Lindonor Patriota, Joaquim de Ana, entre outros.
Médico Carlos Penha abraça o Arcebispo

O prefeito Ney Rocha Leite, disse que “é motivo de muita alegria para Touros receber o seu pastoreio, padre Edvaldo.  Saiba, que a prefeitura estará de prontas abertas para caminhar junto a com a Paróquia.  Somos vizinhos, a poucos passos poderemos nos encontrar.  Não precisa bater na porta, ela estará sempre aberta, ressaltou o prefeito, que, em seguida, fez a entrega da chave da cidade ao novo pároco e pediu que o ajudasse a administrar Touros, com as bênçãos do Bom Jesus dos Navegantes.  
Dentro do Santuário
Vereadora Bel assina livro de posse
Religiosos(a) e Leigos


Fora do Santuário
Após a benção final, todos foram recepcionados no Centro Pastoral da Capela de São Pedro, no conjunto habitacional Ponta do Calcanhar.